fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
Hábitos Saudáveis que Controlam o Diabetes
Imagem por Steve Buissinne/Pixbay

4 Dicas para Hábitos Saudáveis que Controlam o Diabetes

Mudar a sua mente e ficar consciente, pode ser a chave para seu sucesso da perda de peso e consequentemente controle do Diabetes.

Estar consciente significa simplesmente dar a sua total atenção ao seu ambiente, pensamentos, comportamentos e experiências. Você pode adquirir hábitos saudáveis que controlam o diabetes, mudando sua mente.

É sabido que ao perder peso, você consegue diminuir a resistência a insulina e consequentemente controlar os seus níveis de glicose. Desta maneira você terá o controle da sua saúde em suas mãos.

Abaixo você vai conhecer quatro táticas que vão te ajudar a adquirir hábitos saudáveis que controlam o diabetes e atingir seus objetivos:

1. Enxergue a vida com os olhos de sua mente

Antes de cada refeição, faça uma pausa e pergunte a si mesmo: Eu estou com fome? Em seguida, avalie a sua fome , usando uma escala de 1 a 10, onde 1 é uma fome leve e 10 é uma fome de leão.

Quando você perde um tempinho para ouvir o seu corpo, você pode descobrir que você está apenas com uma fome na escala do 6.

A verdade é que muitas vezes precisamos apenas de um lanche para ficarmos satisfeitos, mas vamos no automático e comemos muito mais do que temos necessidade.

2. Gosto não se discute

Você já notou como as primeiras mordidas em um alimento são sempre as mais saborosas? Pois é, isso é verdade. Após a primeira garfada, nossos sensores do paladar (dos quais temos milhares) param de enviar mensagens para o nosso cérebro.

Quanto mais cedo você percebe que o nível de prazer esta diminuindo, mais cedo você vai largar o seu prato e assim, menos você vai comer. Legal isto, né?

3. Coma devagar

Atualmente temos pouco tempo para realizar todas as atividades diárias e por este motivo, comemos cada vez mais rápido, gastamos cerca de 8 a 11 minutos em uma refeição. No entanto, nosso corpo precisa de 20 minutos para perceber que ele está satisfeito.

Ao invés de engolir e logo colocar na boca a próxima garfada, deixe seu garfo descansar no prato, em seguida, mastigue lentamente. Saboreie cada pedaço. Tome o tempo necessário para que sua mente envie a mensagem de que você já esta satisfeito.

4. Faça um registro de suas refeições

É fato que as pessoas que mantêm um diário, onde elas registram todos os alimentos que comem, perdem mais peso . Estudo indicam que as pessoas que registram seus alimentos, perdem duas vezes mais peso do que as pessoas que não escrevem nada.

Registrar o que você come, em forma de diário, vai fazer com que você tenha mais consciência do quanto você come, além de também ajudá-lo a fazer boas escolhas alimentares, mantendo a qualidade dos alimentos que você come.

Esta consciência vai te levar a comer menos e perder peso. Perdendo peso, você consegue diminuir a resistência à insulina, melhorando seu controle glicêmico.

►►CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 500 RECEITAS PARA DIABÉTICOS

Dica Extra

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

38 Comentários

  1. Bom dia!
    Minha mãe tem Diabetes tipo 2 e ela gostaria de saber se ela pode comer pimenta?
    Desde já agradeço

  2. bom dia .
    Sou mãe de um menino diabético , hoje ele esta com 8 anos , e cada dia que passa esta mais difícil , para controlar a glicemia dele , já não sei o que fazer … gostaria de alguma dica .

    Desde já obrigada .

  3. Muito objetiva sua orientação.

  4. Amei bem legal ,principalmente que eu leigo nessa área , um abraço.

  5. Achei o maximo a ideia do diario.

  6. Maria José Ferreira bonetti

    Gosto muito das dicas que vcs passan acrediten agente precisa ser lembrado de como é importante nosso alto controle todos os dias

  7. Gostei do que li ,sobre como comer ,obrigada Doctora

  8. Esse tipo de informação é bom pra todos, não só pra quem está preocupado com diabetes. Valeu Monica‼

  9. Paulo Ricardo Freitas da Silva

    Tinha 163k700g diabetes estava 482, estou agora com 145kilos e diabetes 105

  10. Agradeco muito pelas informacoes é de grande importancia para mim. mais nao consigo abaixar o diabete menos de 132, e tudo que como que contem qualquer tipo de farinha me deixa com asia e um paladar azedo. mais sigo suas orientacoes , pra quem ja teve com a glicemia em 408.

  11. Agradeço muito pelas dicas. São muitíssimo importantes

  12. Eu não sou diabética e sim o meu esposo que não gosta de medir sua glicose? Então eu tenho um grande problema em controlar sua diabete.

  13. Angelita de Oliveira

    Oi gostei muito de tudo que li é pura verdade eu logo que descobri a diabetes eu comia demais comia muito e sempre com a diabetes muito alta ficava 450 agora que vi que não preciso comer p viver ficou bem mais fácil viver pq eu tinha muita fome comia toda hora agora consigo me controlar.

  14. Oi, Minica!! Bem qto ao primeiro video, sobre a importância de monitorar o nivel de glicose, achei muito esclarecedor e comprovo, porque, faço isso e me ajuda muito!! E o diabetico tem qye ser consciente que seus habitos alimentares rem que serem controlados na qualidade e quantidade!!
    Como sempre seus vídeos são esclarecedores e muito importanres para cada ve mais conseguirmos controlar o diabetes!!
    Muito obrigado!!

  15. Estas dicas são maravilhosa era o que eu estava precisando obrigada.

  16. Gostei muito das dicas sobre alimentação mas apesar de ter consultado nutricionista, não conseguiu perder nem 100gr.
    Estou desesperada porque meu cardiologista disse que a revascularização pode tornar-se inútil e a diabetes é um grande perigo

  17. Iracema Pereira de Souza

    Achei ótima a dica tenho Diabete , as vezes eu não consigo controlar sinto muita ansiedade.

  18. Gostei das dicas, passei para meu filho q é diabético . E até pra mim, pois preciso controlar o peso

  19. Obrigada pela sua explicação estou muito grata. Bjo

  20. É pura verdade. Às vezes a gente come é com os olhos. Hoje almocei da maneira correta. 2h depois medir minha glicose. Resultado. 133.

  21. DRª MONICA , GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE PERDER PESO , EU NÃO ENTENDI JÁ QUE EU ERA GORDINHA E MUITO SEDENTÁRIA E FUI PERDENDO PESO SEM FAZER NENHUM TIPO DE DIETA OU EXERCÍCIOS , OUVI DIZER QUE EXISTE DOIS TIPOS DE DIABETES A QUE ENGORDA E A QUE EMAGRECE ISSO REALMENTE EXISTE E PORQUE ESTOU EMAGRECENDO E MEU APETITE AUMENTOU MAIS DEPOIS QUE PASSEI A SER DIABETICA E MEU APETITE É NÍVEL 6 A 7 .

    OBRIGADA

    • Aglaé,

      Como esta o seu controle glicêmico? Quando a glicose esta alta no sangue, quer dizer que ela não esta sendo utilizada como energia, desta maneira existe a queima das células de gordura de nosso corpo, para que assim tenhamos energia para realizar as atividades diárias. Por isto existe perda de peso e também aumento da fome.

      Verifique como se encontra os seus níveis de glicose.

  22. Adorei Mônica quanto mais informação melhor, isso serve também pra quem não tem diabetes e pode se prevenir.

  23. diga muito em portante mi ajuda muito obrigada .

  24. Adorei ler sobre as dicas, preciso muito de dicas! Parabéns!

  25. Monica, no meu caso o problema é falta de peso. descobri que tenho diabetes em 2008 e antes com 22 anos tive hipertireoidismo que esta curado mas, nunca mais voitei ao peso normal, no máximo cheguei aos 66 kg com 1,76 de altura. a mais de 10 anos meu peso se mantém entre 62 e 64 kg tenho 52 anos. Ou seja, a minha grande dificuldade é que todas as dietas para diabéticos são de baixa caloria. Tomo Insulina Levemir em média 13 unidades com um aplicação as 22 horas mais Cloridrato de Metformina 850 , café, almoço e jantar. Já procurei infinitas dietas e ainda não consegui me adequar.
    Obrigado

  26. CARLOS DA SILVA PEREIRA

    Parabéns pela matéria, de grande proveito.

  27. Gostei das dicas…..quanto mais informação sobre a diabete melhor.

  28. ANA PAULA DOS SANTOS

    Dra Monica obrigada pelas dicas, por se preocupar conosco que tem diabetes, você é uma benção para nós.

  29. Roberto FGranz de Andrade

    Ótimo o Conselho sobre controle do Diabetes.

    Entrei em contato com Vocês algumas vezes e não obtive resposta. Mas continuo lendo as informações do Site

  30. Muito boa as informações, práticas, simples e verdadeiras.
    Muito obrigada

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"