fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
5 Pilares do Tratamento do Diabetes

Os 5 Pilares do Tratamento do Diabetes

Para controlar os níveis de glicose no sangue são necessários adotar os 5 pilares essenciais para o tratamento do diabetes: controle_diabetes_5_pilares_tratamento

  1. Alimentação balanceada
  2. Atividade física regular
  3. Medicação prescrita
  4. Automonitoramento
  5. Educação em diabetes

Agora, vamos entender a importância de cada pilar no controle dos seus níveis de glicose

Alimentação balanceada:

Os alimentos que ingerimos são digeridos e metabolizado pelo nosso sistema digestório. Os carboidratos são transformados em glicose, que são absorvidos, até chegar em nosso sangue.

Quando a glicose chega no sangue, a insulina, hormônio produzido pelo nosso pâncreas, promove sua entrada nas células para ser usada como energia, para o nosso corpo funcionar.

Quando se tem diabetes, o pâncreas não produz insulina na quantidade necessária, ou produz uma insulina que não desempenha seu papel adequadamente. Isto faz com que a glicose continue na corrente sanguínea em níveis tóxicos para o nosso corpo.

Adotar uma alimentação saudável rica em fibras e com todos os grupos alimentares em equilíbrio, ajuda a controlar seus níveis de glicose, colesterol e pressão arterial.

  • alimentação balanceada contribui com a perda ou manutenção de seu peso.
  • As fibras retardam a absorção da glicose pelo seu sistema digestório, desta maneira seus níveis de glicose no sangue ficam mais equilibrados.

Aprenda a fazer boas escolhas alimentares!

Atividade física:

A atividade física é o maior aliado de quem tem diabetes:

  • Aumenta a absorção de glicose pelos músculos.
  • Aumenta a sensibilidade das células a ação da insulina.
  • Ajuda na perda e manutenção do peso corporal.
  • Auxilia no controle da pressão arterial.
  • Melhora as funções cardíacas.

A dica para conseguir manter uma atividade física regular é escolher uma que seja prazerosa, nem que seja levar seu cachorro para passear todos os dias ou fazer uma boa faxina em casa. O importante é não ficar parado. Mexa-se!

Medicação prescrita:

Caso seu médico prescreveu alguma medicação para auxiliar o controle dos níveis de glicose no sangue, você deve:

  • Tomar como foi prescrito, seguindo corretamente o horário e a dosagem.
  • Não deixar de tomar a medicação mesmo que seus níveis de glicose estejam normais ou que você não esteja tendo nenhum sintoma. Lembre-se: o objetivo do seu tratamento é normalizar os níveis de glicose no sangue.

Se você tem dificuldade de se lembrar da hora da medicação existe um aplicativo muito legal que te ajuda a lembrar do horário e da dosagem. O nome dele é Dr.Cuco, é só baixar no seu celular e cadastrar a sua medicação, com nome, dosagem e horários que você deve tomá-los, que o aplicativo te avisa no horário cadastrado. Eu testei e achei muito legal!

Automonitoramento:

Fazer as medições de glicose é primordial para um bom controle, pois vai permitir que você conheça as reações de seu corpo em relação a medicação, alimentação e atividade física. Estes 3 fatores Podem interferir diretamente em seus níveis de glicose no sangue.

Se você não verificar seu saldo bancário periodicamente, você pode gastar mais do que tem disponível, entrando em dificuldade financeira, assim funciona com os níveis de glicose no sangue.

Só se controla aquilo que se mede.

Educação em diabetes:

Conhecer os detalhes do tratamento é essencial para manter sua glicose em níveis seguros para sua saúde.

O tratamento de diabetes é individualizado, pois cada um é cada um, com suas particularidades, metabolismos diferentes, fazendo com que a medicação, alimentação e atividade física tenham diferentes impactos na glicemia. Fique atento, pois o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você.

A educação em diabetes é conhecimento e conhecimento é poder. Diabetes com educação é diabetes sem complicação.

Se você quer saber mais sobre os detalhes sobre o seu tratamento de diabetes, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes”. O Conhecimento é a ponte para uma vida plena e saudável de quem tem diabetes. Clique no botão abaixo e conheça melhor o seu tratamento:

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

Alimentação Completa

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

7 Comentários

  1. Prezada Sra. Mônica,depois que descobri a minha doença aconpanho todos os seus vídeos,tenho cirrose hepática e tomando a medicação para controlar a diabetes não vai ser pior para o meu fígado?Obrigado.

  2. Boa noite Dra quando meu indice glicemico oscila entre 90 a 100 significa que sou diabético ou como posso através de qual exame saber se sou diabético

  3. Jan dirá Ferreira dos Santos

    Gostei muito deste dos 5 PILARES

  4. Prezada Dra. Mônica
    Gostei muito das informações, pois foram bastante valiosas para mim! Procurarei seguir passo-a-passo os “Cinco Pilares para Tratamento do Diabetes”. Muito obrigado!
    Edmilson Cerqueira, RJ

  5. evaldo Freire Gomes.

    Obrigado doutora pelas belas informações. abraços.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"