fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

7 fatos sobre contaminação cruzada: o que é isto?

Já ouviu falar de contaminação cruzada? Não? Pois deveria. É um assunto bem importante e que muita gente nunca ouviu falar ou simplesmente não dá bola.

O que é contaminação cruzada

1 – Afinal o que é essa contaminação cruzada? Ela ocorre quando direta ou indiretamente, por meio das mãos, utensílios, equipamentos, ou outro meio, ocorrer a transferência de microorganismos causadores de doenças de um alimento contaminado para outro.

2 – Não se preocupe, não precisa ficar de cabelo branco já de cara. Existem maneiras de evitar que esta contaminação aconteça e você vai ver que não é difícil, só requer um pouco de cuidado. Tanto em casa quanto fora dela.

3 – As cozinhas de restaurantes hoje em dia já são projetadas para evitar que exista contaminação cruzada. A ANVISA faz diversas exigências a este respeito. Se tiver dúvida sobre algum restaurante que você frequenta, peça para visitar a cozinha.

4 – Dá para evitar? Claro que sim! Para evitar esta contaminação, frutas e verduras não podem ser armazenadas com as carnes; a pia de louças sujas que vem do salão não pode estar no mesmo ambiente de preparo das refeições; o lixo não pode passar pelo meio da cozinha para ser jogado fora e nem sair pela mesma porta que entram as compras; tudo na geladeira tem que ser tampado; dentre outras muitas coisas.

5 – Esta é a regra geral para os estabelecimentos que manipulam alimentos: seguir uma lista de requisitos na hora de construir uma cozinha. Existem profissionais especializados em consultoria para este fim e eles não cobram barato não, pois é um trabalho bem minucioso. Hoje em dia não é nada fácil abrir um estabelecimento de alimentos e bebidas. Ainda bem!

6 – Apesar de todo este cuidado, é claro que ainda existem cozinhas por aí que fariam qualquer um desistir de comer na hora, algumas talvez até por vários dias. Existem locais que o salão é a coisa mais linda do mundo e a cozinha é o maior chiqueiro. Mas é bom saber que hoje em dia para cada uma dessas cozinhas sujas e mal cuidadas existem várias que seguem o padrão correto. Muitas foram projetadas corretamente e outras mais antigas já se adequaram. E tem a fiscalização, que pelo menos aqui em Santa Catarina é bem rigorosa. E está ficando ainda mais rigorosa a cada dia. Os clientes agradecem.

7 – Infelizmente, não é possível seguir todas as regras na cozinha da nossa casa. Afinal de contas, não tem um fiscal batendo na nossa porta a cada 3 ou 6 meses pedindo pra verificar tudo. Mas existem algumas atitudes que podemos tomar em casa (algumas com certeza a maioria de vocês já deve fazer) para evitar este tipo de contaminação. Já que estamos cozinhando para as pessoas que mais amamos, não custa nada cuidar um pouco mais no preparo. Concorda? Agora você já sabe o que é a tal da contaminação cruzada. Fique ligado porque na nossa próxima conversa traremos uma lista de dicas sobre o que fazer para evitá-la na cozinha da sua casa. Boa semana e até lá!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Bolo de Chocolate com Doce de Leite Diet

E aí, vamos de receita doce e deliciosa para melhorar a nossa semana? Abaixo, segue …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"