fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
7 Maneiras de Usar Chia

7 maneiras de usar Chia, a semente do verão

Você já provou a tão falada Chia? Ainda não? Pois tem que provar! Existem várias maneiras de consumi-la. Eu já conhecia e inclusive uso bastante em casa as sementes de chia. Também é possível comprar na forma de farinha e um dia desses fiquei sabendo que ela agora é vendida em cápsulas.

Como meu objetivo é falar sobre como inserir a chia no nosso cardápio, vamos falar sobre a semente e a farinha. Já ouvi várias pessoas dizerem que gostariam de usar chia mas não sabem como, então vou dar 7 dicas sobre como utilizá-la de maneira rápida e prática no seu dia a dia. Você vai ficar impressionada com a facilidade!

Isso sem falar na variedade de opções. Como a chia é muito versátil, já que combina bem com doces e salgados, existem inúmeras maneiras de usá-la. A partir de hoje não tem mais desculpa para não usar! Todas as sugestões que eu der aqui foram testadas e aprovadas por mim e por outras “cobaias”, então pode confiar!

Lembrando: nenhum exagero é bom. Não precisa usar em tudo. E adicione a chia sempre na hora de consumir e não antes. Também não ultrapasse a quantidade recomendada por seu nutricionista. Eu não consumo mais que uma colher de sobremesa rasa por dia. Se você quiser mais idéias, dê uma olhada em nossas receitas. Já usamos Chia algumas vezes como ingrediente delas e estamos sempre testando novas formas de utiliza-la.

1. Saladas! Salada de folhas. Muitas pessoas adoram comer croutons (aqueles quadradinhos de pão assados ou fritos) com salada porque eles são bem crocantes. Que tal testar a semente de chia? Salpique sobre a salada na hora que for consumir. Também fica crocante e é uma delícia! Salada de tomate. Eu corto os tomates em cubinhos, rego com azeite de oliva e finalizo com alguma erva fresca picada bem fininha. Normalmente uso coentro, salsinha, cebolinha ou manjericão. Semana passada adicionei um pouco de chia. Aprovadíssimo. Já é mais um jeito de mudar a saladinha de sempre. Salada de grãos. Finalizando a sessão saladas: cozinhe os grãos de sua preferência, deixe esfriar, misture todos e tempere. Na hora de comer, jogue sementes de chia e misture. Quando tem essa salada aqui em casa não sobra nada!

2. Sucos. Não vou dar idéias de suco aqui. Já faço isso nas receitas. Adicione farinha de chia ao suco de sua preferência, mexa bem ou bata no liquidificador. Pronto, já deu uma turbinada no seu suco. Isso também vale para vitaminas e shakes. Você pode inclusive pedir um suco na lanchonete e ter sempre um potinho pequeno com sua chia na bolsa para adicionar na hora que ele chegar na mesa. Para você que sempre come fora de casa também existe solução!

3. Farinha. Substitua parte da farinha de trigo da sua receita por farinha de chia. Como já falei, a chia combina com doces e salgados, então vai se encaixar bem em qualquer receita: bolos, pães, panquecas, biscoitos…

4. Sorvete. Por incrível que pareça, fica gostoso. Deixei o sorvete dar uma boa derretida do lado de fora, misturei a chia e voltei o pote para o freezer. Gostei muito dessa opção. Além de diferente, é muito bom! Também é possível servir a bola de sorvete e salpicar chia na hora de servir.

5. Geléia. Abra o pote, adicione 2 colheres de semente ou farinha de chia, misture bem e use normalmente. Quer coisa mais fácil?

6. Iogurte. Esta é uma das maneiras mais fáceis de comer chia. Só precisa abrir o iogurte, misturar a chia e está pronto. Ótima opção para lanchinho da manhã ou da tarde, assim você chega ao almoço ou jantar mais saciada e não come tanto.

 7. Frutas! Salada de frutas. Vamos para a sessão frutas. Com a salada você pode usar a farinha ou as sementes, é só uma questão de gosto. Misture na taça que você vai comer e não em tudo. Banana. Amasse a banana e salpique as sementes de chia. Pode adicionar mais alguma coisa ainda: canela, chocolate em pó, leite em pó … Todos ficam uma delícia. Teste ainda comer esta banana amassada com bolachas cream cracker ou uma fatia de pão integral. Hummmm …

Depois destas dicas, é impossível você não começar a usar Chia. Fique sempre de olho porque de vez em quando postamos uma receitinha com este ingrediente maravilhoso!

Gostou do Artigo? Então Compartilhe Deixe o seu Comentário!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

3 Comentários

  1. Bom dia Ariane,

    A Chia tem ótimas propriedades funcionais pois é rica em gorduras boas como o ômega 3 (o mesmo do salmão e da semente de linhaça), proteínas, fibras, minerais como cálcio, magnésio, boro, cálcio e vitaminas do complexo B. Por conter esses nutrientes, está associada a perda de peso saudável, funcionamento do intestino (onde a fibra ajuda a ter saciedade e melhor o funcionamento intestinal), diminuição do colesterol e ajudar a aumentar a imunidade. Porém sim, o consumo exagerado de chia pode levar ao aumento do peso pois a chia contém carboidratos e gorduras. assim como todo excesso pode fazer mal. O consumo exagerado da chia sem o consumo de água pode levar a constipação intestinal, ou seja, ao invés de “soltar” o intestino pode “prender”.

    Os benefícios da chia são alcançados com 2 colheres de chá por dia. Porém não esqueça de ingerir líquidos, preferencialmente a água.

    Mais informações sobre a chia você pode encontrar em: http://www.educacaoemdiabetes.com.br/2012/08/01/chia-e-seus-beneficios/

    Espero ter contribuído com sua dúvida. Obrigada!

  2. Gostaria que falassem mais sobre os riscos do uso exagerado e a recomendação para uso geral, incluindo o risco com o ganho de peso

    • Ola Adriane,

      Muito importante a sua preocupacao.
      No texto foi mencionado que o uso nao deve ser exagerado e que a quantidade deve ser passada pelo nutricionista responsavel.
      Na verdade e um texto com dicas culinarias de como usar o produto.
      Vou passar sua preocupacao para as nutricionistas do nosso blog e poderemos colocar em pauta a importancia de um texto com as informacoes que voce sugeriu.

      Um abraco,

      Sabina

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"