fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

A Metformina e o Tratamento do Diabetes

Entenda como a Metformina age no Controle do Diabetes

A Metformina é um dos medicamentos mais antigos e o medicamento de primeira escolha quando se tem o diagnostico de Diabetes Tipo 2. Este é um medicamento distribuído gratuitamente pelos postos de saúde e também pelas farmácia credencias pelo programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

A maioria das pessoas que fazem uso deste medicamento nem sabem como ele age para ajudá-lo, muitas pessoas abandonam o tratamento devido aos efeitos colaterais que surgem com seu uso, mas nem sabe o que podem fazer para minimizar estes sintomas.

Você sabe como ele age em seu corpo? Quais são seus efeitos colaterais?

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre este medicamento que é um grande aliado em seu controle dos níveis de glicose no sangue.

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR MAIS VÍDEOS

Conhecendo seu Tratamento

Quer aprender sobre seu tratamento com clareza e objetividade, e assim melhorar o seu controle do diabetes? Conheça o Vídeo-Book de Monica Lenzi “Desvendando os Segredos do Diabetes”

Pela primeira vez, reuni em um único programa todo o meu conhecimento e metodologia, de maneira sistematizada e com a linguagem clara e objetiva que deu popularidade a meu trabalho. Ao organizar o conteúdo de meus artigos e videos em uma sequência lógica, somar a eles minha metodologia de atendimento e fornecer as pessoas minhas ferramentas até então exclusivas de trabalhos particulares, organizei um plano de transformação pessoal aplicável à realidade de qualquer pessoa, de qualquer classe social, de qualquer nível de renda, com a certeza de que ajudarei pessoas comuns a entenderem e colocarem em prática em suas vidas ou nas vidas de seus entes queridos a mesma (inteligência de controle dos níveis de glicose) Educação em diabetes que eu desenvolvi para assegurar tranquilidade e liberdade de escolha para todas as pessoas que têm diabetes e seus cuidadores.

Para conhecer o Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, no botão abaixo.

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

167 Comentários

  1. Monica eu tenho SOP, o medico deu este remedio pra mim, tomar, ele ajuda mesmo???

    • A Sindrome do Ovário Policístico acontece devido a resistência a insulina. A metformina ajuda muito neste aspecto.

      • Dra Mônica sou diabética a 2 anos
        Tomei glifagem 1 ano me dava muita diarreia a médica tirou o glifagem e passou nezina piu 24 .15 e jardiance de 10 mg e insulina lantus 10 C aí baixa controla bem, ai em rir insulina aí eu fico só c os comprimidos aí sob novamente de 90 p 160 188 em jejum me ajuda o q eu faco?

  2. Meu esposo foi fazer o exame admissional e sua glicose foi 380 . o medico deu uma semana para retornar. Se continuar alta perde a vaga do tao desejado emprego.Dr. Mónica o que fazerpara reverter esse quadro em tao pouco tempo? Me ajude por favor. Agora esta fazendo o uso do metformina 850 mg.

  3. Quando ingerido o metformina ele começa fazer efeito apartir de meia hora ,ou uma hora como fuciona?

  4. Bom dia!

    O meu pai toma esse remédio há mais ou menos um ano, mas de modo irregular, ele não segue a receita. Vinha tomando apenas um comprimido e médica tinha recomendado tres a cada refeição. Ele disse que se sentia muito cansado tomando tres de 850mg. Agora, ele está mal, a gliocse super alta e passou muito mal, vomitando muito na terça-feira passada. Ele não aceita a doença, . Ele tomou o remedio ha algumas horas, após o jantar, a glicemia estava de 384mg/dL. Gostaria de saber em quanto tempo o remédio metformina faz efeito. Obrigada!

  5. Olá Boa noite meu marido tem diabetes, então resolvi procurar saber mais sobre assusto… Hoje ele começou ficar com a boca seca e mal estar e viu que o diabete tava 541… Ele se assustou tomou insulina Nph e um comprimido metformina 850mg… Ele sempre teve diabetes alto 340 pra cima o mais baixo e 230 enfim mais ou menos isso. So que ele não sente nada as vezes… Ele toma insulina de manha e come doce Refrigerante todo dia principalmente… Queria saber seu comentário Dr…. Obrigada

  6. Muito obrigado pelas informações. Estava muito preocupado com as tais bolinhas ou cápsulas.Elas apareceram uns meses após começar tomar gliflage.

  7. Bom dia dr° Monica
    minha mãe fez uso de metformina durante anos e há 6 meses a geriatra trocou para glifage xr 500 sem.maiores explicações percebo q nas orientações pelo glifage ser liberação prolongada deveria ser melhor q o metformina dado no posto porém parece,- me q minha mãe está apresentando os sintomas da acidose lática…. Seria possível?
    Aguardo retorno

  8. Dr Mônica, tomo glifage xr 500, 1 comprimido por dia, no período da noite, tomo a mais de mês e na minha fezes saiu o comprimido dentro de uma massa amarelada, é normal? ( tenho pré diabete )

  9. Meu esposa ja não enxerga direito por causa do diabétes,esta fazendo uso do metformina, e gostaria de saber quanto tempo demora para que este sintoma da doença desapareça.

  10. Boa tarde DRA Monica. Tomo o Glifage 500 XR.Quanto tempo leva para fazer o efeito desejado apos tomar esse medicamento ,Obrigado

  11. Posso tomar cipide(100) e vaslip (10) juntos

  12. Mônica, gostaria de saber também se esse medicamento da uma sensação de sequidão na boca?

  13. Olá eu tenho diabete e estou tomando o suco de abóbora em jejum e estou me sentindo ótima daqui 20 dias eu irei fazer os exames para ver o resultado.

  14. Boa noite. Minha mãe de 86 anos toma metformina de 500 e glibencamida. A médica suspendeu a glibencamida e ficou com a metformina e agora vai fazer uso de insulina. No inicio tinha essas reações intestinais, mas mudei alguns alimentos e começou a normalizar. É tão cansativo essas adaptações, mas estou sempre procurando o melhor pra ela, mas parar não! Obrigada pela ajuda.

  15. Olá Dr . Tomo glifase para tratar ovario m. Policistico e Estou bem assustada , pois notei que nas minhas fezes tem saido umas bolas amareladas oque pode ser isso ??

  16. Ana Edith Bezerra Dias

    Eu fico sem apetite e com diarreia. O quê faço para melhorar?

  17. Elaine Lara A.Lima

    Bom diaaaaaaa!
    Fui diagnosticada com pré disposição diabética , , após 3 anos de uso de cloridato de metformina meu médico tirou a medicação dizendo que não era mais necessário.
    Enfim 7 meses depois comecei a sentir os sintomas muita sede, urinando demais, dores de cabeça, sonolência e fraqueza.
    Creio que mesmo fazendo controle e atividades físicas o médico não deveria ter tirado.Obrigada pelo esclarecimento.

  18. Bem Dra. eu já tomo o Glifage XR 500 e mesmo assim tenho muitas cólicas e diarréia.

  19. Olha achei muito interessante, eu usei por uns 3 anos o glifage, depois, o Janumet, mas comecei a ter dores abdominais, principalmente a noite, não tive diarréias, mas ficava com as dores e a sensação da barriga como se fosse um tambor. Hoje estou usando o jardiance, mas os efeitos dele em aumentar a diurese, está se tornando quase um problema social. O que me sujere?

  20. Maria Dolores Dias

    Ola gostaria de saber se o metformina absorve o ferro do organismo. tomo a muitos anos e estou com falta de ferro.obrigada

  21. Betinha JoannesTeizeira

    Gostaria de saber como se prepara o suco de abóbora.
    Obrigada!

  22. Elizabeth Santos

    Gostei muito. Obrigada pelo esclarecimento.

  23. Boa Noite
    Soube pelo meu professor pós graduação Farmácia Clínica que o metformina ajuda emagrecimento.Gostaria de saber sua opinião.
    Obrigada
    Vânia

  24. Rejane Maria Kersting Leotte

    Gostei !

  25. Como tomo esse suco de abobora

  26. Adorei o video,sempre esclarecedor.Estou tomando glifage a 10dias e estou sentido tudo isso.Tomo tb forxiga e victoza.

  27. gostei tomo glifage500 a 5 anos e jardiance e asucron30ml

  28. Gostei muito do vídeo, muito esclarecedor. Obrigada

  29. Parabéns.
    Otimos videos.

  30. Cassia Cristina Cruz

    Mônica, tomo 2 comprimidos de Metformina por dia e nas minhas fezes as vezes aparece algo esbranquiçado que boia do tamanho de uma moeda de 50 centavos isso seria normal?

  31. Sou diabético uso metformina e nunca tive nenhum problema ok

  32. Gostaria de saber se é veridico q o uso do glifage por tempo prolengado pode interferir na absorçao de vitamina B12…..

  33. obrigada pelo tempo dedicado em seus videos,

  34. Olá meu esposo é quem tem a diabetes do tipo mellitus eu tenho ajudado ele com sua alimentação e tem sempre um bom resultado eu gostaria mesmo era de saber se existi um tipo de medicamento caseiro por favor se existir ma avise muito obrigada pelo video ajudo esclarecer muitas duvidas abraço

    • Claudia, Diabete Mellitus existe em 2 tipos principais: tipo 1 e tipo 2. O tratamento é individualizado, através de alimentação balanceada, atividade física e medicação (quando necessário) oral ou insulina.

      Diabetes não tem cura, tem controle.

  35. Muito esclarecedor.

  36. Adriana Mendonça

    Mônica,
    Tenho Diabetes tipo 2 e faço uso de insulina NPH e a Regular e tbm a Metformina.
    Mas observo que fico muito inchada! Rosto, corpo, pernas e pés… Fiz testes retirando cada medicamento e constatei q não usando a NPH o corpo desinchava.
    Não sei o que fazer…me ajuda?
    Desde já muito obrigada!
    Adriana Mendonça

  37. Ana Edith Bezerra Dias

    Obrigada pelo esclarecimento! Muito bom!!

  38. Maria de Fatima Souza Alexandre

    Gostei do video .SEMPRE TIVE UMA PREOCUPAÇAO POIS ALGUEM ME DISSE QUE ESSE MEDICAMENTO PROVOCA CANCER FIQUEI PREOCUPADA.GOSTARIA DE TER ALGUMA INFOMAÇAO SOBRE. ISSO E POSSIVEL?

    • Fátima,
      A metformina é um dos medicamentos para diabetes mais antigos e usados para tratamento de diabetes, podendo ser usado por longo prazo.

      • Boa tarde! Mônica, a Metformina foi passada para mim por ter SOP, comecei tomar ontem mais tenho medo das reações. O médico disse que se eu sentisse tonturas, sensação de desmaio mesmo, era para eu correr para o açúcar. O uso dessa medicação, pode vir a desenvolver algo futuramente por eu não ter diabetes e ele ser para essa especificidade?

  39. Eu estou tomando tbm forxiga de 10 mg o q vc acha

  40. Muito bom,esclareceu e não pediu dinheiro.

  41. mim a metformina não causou nenhum efeito colateral

  42. Pedro Luiz de Castro Barbosa

    me indicaram tomar suco de abóbora em jejum estou tomando e está surtindo efeito deixei de tomar o cloridrato de metformina de 500 gramas temporariamente e a minha diabetes é do tipo 2
    se está fazendo efeito pra mim pode fazer efeito para mais pessoas, não custa nada tentar!

  43. Marcia Andrade Gitti

    Eu tomo há muitos anos e não tenho efeitos colaterais….e tomo tb insulina….Gostei do vídeo…

  44. Dra. Miriam Zelikowski.

    Gostaria de mais informações sobre a Dibetes tipo LADA em pessoas adultas dependentes de insulina, obrigada.

  45. Neusa Jesus de Barros Silva

    Gostei muito, obrigada

  46. AluÍzio Solonio Nogueira Ataide

    Olá Monica,

    Há 5 anos sou diabético, sempre tomei metformina,4 comprimidos 3 vezes ao dia, mas sinto efeitos colaterais terríveis, as vezes tenho diarreia, tenho uma caloria terrível nas partes intimas, mas o que mais incomoda é uma ardência no canal urinário quando vou fazer xixi, já fiz todo tipo de exame para saber se é alguma infecção urinária, o resultado sempre foi negativo, e o médico me diz que é para eu tomar muita água, que deve ser resídios do açúcar que fica no canal urinário, mas eles sempre dizem que não tem certeza, e não me dá uma solução para o problema. Gostaria que você me orientasse como devo fazer.Ultimamente mudei para a metformina GLIFAGE XR 500 ação prolongada, e não melhorou nada. Aguardo uma resposta sua. Muito obrigado…

  47. Sou DM2 e utilizo a MetFormina e tenho como reação adversa um forte mau estar, ânsia,… encontrei uma solução, o laboratório, só não tenho esse tipo de reação com os comprimidos da Merk, os outros laboratórios eu quase morro, o mau estar é muito forte, o que me leva a pensar que pode ser o insipiente usado nos comprimidos…

  48. Eu tinha muito medo de tomar o medicamento metformina ! mas com o passar do tempo descobri o quanto ele é eficaz !

  49. Adorei o video

  50. Maria Stella Viviani

    De fato meu intestino está um pouco solto. às vezes nem consigo segurar para ir ao banheiro. Alguém havia dito que eu tinha vermes mas agora, sei de onde provem o distúrbio. Obrigada

  51. Olá bom dia. No início do tratamento tive muito todos esses efeitos colaterais citado pela Dra. Mônica, mas conversei com minha endocrinologista que me orientou e disse que em breve os referidos efeitos iriam diminuir e com o tempo passar, o que realmente ocorreu. Obrigada pela informação, muito válida. Um abraço.

  52. Boa tarde, Mônica!!!
    Acompanho suas postagens desde que descobri que tenho diabetes (há aproximadamente um mês) e acho os teus vídeos muito úteis.
    Tenho uma dúvida: comecei a fazer um tratamento com uma endocrinologista, na qual me indicou o uso de Victoza e eu sinto diversos efeitos colaterais, desde hipoglicemia a febre. Gostaria de saber se a Metformina tem o mesmo intuito da victoza!
    Desde já agradeço a tua atenção! Abraço

  53. adauto aparecido de almeida

    uso metiformina á muito tempo e não sinto nada de anormal uso com glibencamida
    um comprido antes e um após as refeições está certo isso? assim minha glicose consegue manter nos niveis 100 a 130 sem mais obrigado bjussss

  54. adauto aparecido de almeida

    estou tomando metiformina há muito tempo e não sinto nada de errado comigo sinto só minha diabetes
    mais controlada

  55. Uso Metifhormina todos os dias, 2 comprimidos, não acontece nada de anormal comigo, pelo contrário regulou meu intestino,

  56. Eu estava preocupada pois estou tendo diarreias e antes tinha muita prisão de ventre. Seu vídeo me deixou mais calma.

  57. Joao Tertuliano de Lima

    Dra. Monica,

    Gostei da informações e parabéns pelo seu trabalho!

    Joao

  58. Ana Isabel Oliveira

    Sou diabética rebelde e o video me fez repensar o que estou fazendo de errado.

  59. MARIA MADALENA KEBIAN OMONTE

    É muito bom aprender sobre o funcionamento do nosso organismo e saber das reações adversas aos medicamentos…Algumas vezes passam com o tempo…Deus te abençoe muito por esse seu trabalho! É um verdadeiro SACERDÓCIO!

  60. Gostei muito. Bastante esclarecedor.

  61. Muito bom. Claro e preciso. Obrigada.

  62. MARIO MASSAO MATSUMOTO

    Boa tarde Monica,

    Assisti e foi muito esclarecedora a sua infomação sobre Metformina, eu tomo todos os dias junto com glimiperida 4g

  63. Obrigada pela iinformação e parabéns pelo excelente trabalho. Tomo Glifage XR 500, 2 vezes ao dia e observei as “capsulas” nas fezes. Ao ler a bula do remédio, verifiquei qual era a causa.

  64. Ametfomina me ataca o fígado, e me dar dor de cabeça. Um abraço.

  65. Gostei muito obrigada. Esse video é de grande avalia

  66. Boa tarde, muito esclarecedor o video, valeu.

  67. Muito bom. Já aconteceu alguns efeitos. Procurei médico e substituiu por glifagem XR.

  68. Marco Hilario da Silva Tavares

    Gostei muito do vídeo sobre o CLORIDRATO DE METFORMINA, já faço uso aproximadamente a 20 anos de 2 comprimdos de 850 mg diáriamente e tinha muitas dúvidas sobre efeitos colaterais e outros. Muito obrigado pelo esclarecimento.

  69. Respondo outro dia pos internet. Muito fraca

  70. Obrigado pelas informações.
    Abs

  71. carlos alberto rodrigues

    Me ajuda na minha alimentação Dra. Preciso saber melhor de minha alimentação e de minha medicação, pois tenho pressão alta e tomo hidro e losartana e que posso fazer??? Obrigada

  72. Gostei muito de receber essa informação !

  73. Jarlene F de Almeida

    Muito feliz ao assistir o vídeo!
    Acercar-se seis meses, muito assustada com o surgimento de objetos ovóides nas fezes , procurei dois médicos (um clínico e um gastro ) relatei a ocorrência. Nenhum dos dois conseguiu me tranquilizar qto o q ocorria, incrédulos com meu relato, pediram q colocasse o objeto no álcool e levasse para eles. Foi o q fiz! Nem assim, conseguiram me responder o q era aquilo…Fui então orientada a levar o material para análise em um Laboratório de anatomia patológica…imagine a minha angústia até a chegada do resultado? Que sufoco!
    Parabéns pela iniciativa de discutir os efeitos colaterais, o que evitará q muitas pessoas gastem uma grana preta e tenha o stress emocional q tive até descobrir q o q está ocorrendo no seu organismo é “normal”
    Muito obrigada! Abçs

  74. Adoro seus filmes eles tem esclarecido muito.

  75. CANDIDA ANGELICA ALVES DE LIMA

    Eu tomei o Glifage XR500 no início e depois o galvusmet mas eu emagreci muito, meu peso normal é entre 48kg e 50kg pois meço apenas 1:52, e cheguei a pesar 43 kg. Mesmo com alimentação orientada pela nutricionista não conseguia recuperar o peso e estava me sentindo mal com a magreza. Meu clínico sugeriu que conversasse com a endocrinologista e ela mudou para o galvus 50. Recuperei o peso e hoje voltei aos 48, 49.
    Você acha que realmente o emagrecimento foicausado pela metformina?
    Obrigada por suas orientações. São muito esclarecedoras.

  76. Maraisa Freire Lacerda

    Muito esclarecedor, felizmente não senti nenhum efeito colateral.

  77. Dra. Monica, tomo metiformina a mais de 6 anos, mas meu intestino é preso, não sei se é por tomar azukom-mr, losartana potássica, aas ou sinvastatina,esses eu tomo todos os dias, obrigado pelas informações . . .

  78. MARCO ANTONIO DA SILVA

    Muito legal,esses esclarecimentos,tinha algumas duvidas sobre a metformina,me ajudou bastante,obrigado.

  79. Mônica, sou diabética tipo 2, desde o início do meu tratamento, tomo GLIFAG XR 1g, e noto que esse medicamento ( que é metformina com mais alguma outra droga) prende meu intestino, voltando ao médico ele me passou um outro medicamento para o intestino, pra eu tomar quando eu sentisse a prisão do intestino, acontece que sinto isso direto. Gostaria que se você pudesse me dissesse alguma coisa sobre o GLIFAG XR 1G, por favor. Grata Selomith

  80. Adoro teus videos! Parabens por este lindo trabalho e muito obrigado pelas dicas.

  81. Sinto gosto amargo direto e com isso bebo muita agua, a noite sinto uma massa cefalica na garganta e secura, tudo isso apos recomecar novamente a usar metformina.
    Uso insulinavtambem mas estou notando que nos dias dos pedais de 20 a 30 km so usanfo metformina resolve o indice da glicose.

  82. Antônio Magno Jerônimo

    Gostei porque foi bem esclarecedor.

  83. Muito bom. Realmente eu não tinha esseconhecimento.

  84. Maria Nazareth Ornellas Branco

    Gostei muito, faço uso da Metaformia 850 mg a muito tempo. Sou diabetes 2. Não poço ficar sem, me sinto muito bem com ela. Pergunto; Meu neto tem diabetes 1, e muita prisão de ventre. A Metaformina para ele seria indicada?

    • Maria,
      A Metformina é um medicamento indicado para controle glicêmico de diabéticos do tipo 2. Converse com o médico do seu neto, para verificar que tipo de intervenção é mais adequada para ele melhorar o intestino dele, sem interferir no controle glicêmico.

  85. MANOEL AUGUSTO DOS SANTOS

    OBRIGADO, PELAS DICAS

  86. Ivo Antônio sanzovo

    Isso sempre nos ajuda suas informações é importante pra nos que sofremos com a diabete obrigada pela sua ótimas informações

  87. Obrigada pelo esclarecimento! !!

  88. Eneida Pereira Gondim

    Muito obrigada pela excelente aula.

  89. jose antonio de souza monteiro

    Aconteceu comigo no inicio do meu tratamento,porém após um breve tempo,tive a impressão de que meu organismo acostumou e não tive mais problemas de diarreia, que no meu caso,foi muito doloroso,pois tiveem vias de abandonar o tratamento.

  90. Manoelito Santos das Neves

    Bem esclarecedor gostei tenho tipo 2 controlada….

  91. Muito esclarecedor este vídeo .gostei demais.

  92. Oi, gostei da informação, pois tenho muita colica à noite e não entendia o pôr que delas, agora já sei que é a Metformina a causa.

  93. Gostei muito do vídeo. Gostaria de saber Dra Monica se esse medicamento trás impotência sexual e se mexe com o figado e rins. Abraços.

  94. Dra Mônica gostei do vídeo e faço uso do glifage XR de 1000.2 ao dia.Sinto as vezestontura que deve ser da labirintite que tenho ha quasr 20 anos.

  95. É costumo usa GLIFAGE XL 500, só que dá muita diarréia

  96. oi Dra tudo que a sr puder falar que seja para nos orientar será otimo

  97. mariza chaves nogueira

    Gostei muito, sempre assisto os seus videos, gosto muito pois me ajudam muito.Obrigada.

  98. Eu sou diabética tipo 1 e faço uso deste medicamento também. Inicialmente tive muitas dificuldades para o organismo se acostumar. Mas hoje, após um ano de uso,quase não sinto nada.

  99. neusa staut morassi

    Querida Mônica Lenzi…foi excelente a sua abordagem sobre a Metformina! Realmente tem efeitos colaterais mas, compensados pelo retorno positivo da medicação! Adorei sua abordagem! parabéns, mais uma vez! Abraços!

  100. Obrigado Mônica, é precisamente isso que acontece, para quem abandona a metformina, erra totalmente!

  101. Cesar José Salgueiro

    Gostei muito dos videos, mas preciso saber mais sobre alimentação, vc disse que preciso medir a glicemia depois de alguma alimentação, mas preciso saber mais de alguns alimentos que influenciam mais para baixar a glicemia, exemplo, o ovo, abacate, ou mesmo algum chã, que vc conheça. meu
    e: mail: cesar.aposse@yahoo.com.br

  102. carlos alves vieira

    Diabetes não tem cura!!! Temos que obedecer orientação dos Médicos…
    Comecei a brigar com controle minha chegava o máximo 170,, Janeiro de repente chega a 200
    a 300,
    Estou mudando habitats de alimentação caminhadas. Verificar o que esta acontecendo comigo,

  103. Jose R. Coelho Filho

    Valeu Monica, muito útil as informações que vc tem passadas de maneira direta de fácil entendimento.

  104. Gostei deste vídeo. Foi bastante esclarecedor pq não tomava regularmente a metformina vou começar a tomar e medir regularmente meus indices de glicose. Obrigado Monica Lenzi

  105. Excelente Monica valeu , obrigada continue fazendo este trabalho pois precisamos de você e dique você orienta …..

  106. Mônica bom dia ! Eu tenho uso de metformina há 12 anos. Mas aquela que é distribuida pelo governo federal,eu não uso não. Já observei muita gente piorar e morrer,com o uso constante de metformina gratuita. Agora estou usando XR DE AÇÃO PROLONGADA E ESTOU MELHORANDO.MAS A ALIMENTAÇÃO É CUIDADA CONSTANTEMENTE. OBRIGADA PELAS TUAS INFORMAÇÕES. e parabenizo-te pela valorização do teu trabalho em outros países. Bom fim de de semana………..

  107. evaldo Freire Gomes

    Gostei do vídeo. dr . muito sucesso que a senhora continue ajudando sempre ao próximo..Deus ti abençoe . abraços.

  108. Ótimo vídeo. Muito esclarecedor. Tomo metformina há alguns anos e não tenho nenhum efeito colateral.

  109. gostei da explicação

  110. Bom dia gostaria de saber.tenho o virus da hepatite.b.o metformina.mi e prejudicial ao meu figado.obrigado.beijo

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"