fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Afinal, Diabetes Emocional Existe ou Não?

“Emoção é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação.”

 “Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais. As pessoas frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais, como chorando, lutando ou fugindo. Ainda assim, se podem ter a emoção sem o correspondente comportamento, então nós podemos considerar que a emoção não é apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento não é a parte essencial da emoção.”

Afinal, Diabetes Emocional Existe ou Não?

A Sociedade Brasileira de Diabetes garante que não. Os tipos de Diabetes oficialmente reconhecidos são: o DM Tipo 1, DM Tipo 2, Diabetes Gestacional (DMG) e outros tipos de Diabetes, que ocorrem por doenças pancreáticas, genéticas ou hormonais. Ou seja, a verdade é simples: Diabetes Emocional não é um diagnóstico da doença propriamente dita, mas as emoções, positivas ou negativas, que sentimos pode desequilibrar o nível de açúcar no sangue, no caso de uma predisposição ao desenvolvimento da Diabetes o fator emocional pode ser o responsável pelo desencadeamento. – Diabetes Tipo 1: Se instala na infância e adolescência e é ocasionada pela destruição imunológica das células protetoras de insulina – e, nesse caso, é necessário o uso de insulina para o tratamento. – Diabetes Tipo 2: É a forma mais comum e abrange quase 90% dos quadros, acometendo primordialmente os adultos. Aqui a doença é provocada pela resistência do organismo à ação da insulina e produção insuficiente da mesma, em geral relacionada a quadros de obesidade e sedentarismo. – Diabetes Gestacional: Como o nome indica, se instala durante a gravidez. A explicação está nas alterações hormonais dessa fase de vida, que leva à resistência à insulina. Independentemente do tipo de diabetes, o controle dos níveis de açúcar no sangue e os exames periódicos são essenciais. Qual é a Verdade Que Envolve o Emocional à Doença? Apesar de não existir a Diabetes Emocional, a doença pode sim, ser desencadeada por um problema de ordem psíquica, porém, somente em quem apresenta condições para isso, quer dizer, alguma predisposição genética. O estresse emocional, tanto o bom quanto o ruim, pode funcionar como um gatilho que aciona o diabetes do tipo 1 e 2 em indivíduos com histórico familiar para a patologia.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR MAIS VÍDEOS

Tratamento Psicológico é Necessário?

Em todos os casos e, sobretudo, nos que foram alavancados por questões emocionais, é importante cuidar da parte psíquica. “A pessoa tem que tentar, na medida do possível, ter uma vida equilibrada. A receita não é fácil e muito menos rápida, e inclui o autoconhecimento, a descoberta de válvulas de escape e uma mudança na maneira de encarar os problemas e reagir a eles, de preferência com a ajuda de um psicoterapeuta. No caso do diabético, realizando tratamento médico conjuntamente”. “Praticar esportes e aulas de dança, tocar um instrumento, fazer meditação e relaxamento – essas atividades ajudam a liberar sentimentos guardados ou escondidos. Não adianta passar por cima de situações estressantes, é preciso vivenciar e sentir as tensões para, depois, tirá-las da mente. Tem que encarar os problemas, de forma a não somatizar e, consequentemente, não adoecer o corpo.”

7 Dicas Importantes para lidar com seu Estresse:

  • O diabético deve manter um equilíbrio emocional e contar com apoio social e familiar;
  • Ter motivação pessoal, disciplina e força de vontade;
  • Em situação de estresse procure controlar sua emoção: Respire fundo, beba água e conte até dez;
  • Praticar atividade física regular;
  • Realizar automonitorização da glicemia;
  • Usar a medicação nos horários corretos;
  • Alimentação adequada;
Resumindo… Não existe diabetes emocional , mas se a pessoa tiver uma condição genética favorável, pode sim desencadear o diabetes. Sabemos hoje que as emoções interferem consideravelmente no controle da doença, podendo ser emoções boas ou ruins. A maneira como se encara as situações cotidianas é fundamental para o bom controle ou prevenção da doença. Diante de alguns fatores, é como se o organismo ficasse imobilizado até que se encontre uma maneira correta de interpretar as situações, sofrendo as consequências e colocando em risco um possível aparecimento do Diabetes. Portanto, tenha sempre em mente atitudes positivas, use sempre o serviço de saúde e faça da sua família um pilar de sua existência.

Como Melhorar meu Controle do Diabetes Usando a Alimentação?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios. Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

6 Comentários

  1. Tive agora uma resultado alto no meu exame de glicemia.Os anteriores sempre dentro do nível aceito.
    É verdade que terei de esperar o próximo exame(sempre anual) para confirmar isso ? Acho que foi con
    sequência de uma notícia de doença grave na minha família .Tenho 77 anos.Obrigado .

  2. Uma dúvida, tenho diabetes tipo 1, desenvolvida aos 6 anos por questões que os médicos dizem ser emocionais e hoje tenho 22, porém não possuo nenhum histórico familiar e mesmo sendo desenvolvido, entra como uma pré disposiçao genética ao meu herdeiro? Pois no caso eu tenho um filho e mesmo minha doença vir sendo desenvolvida sem ter na árvore genealógica ele tem risco de ter por mim, sendo somente eu, o pai?

  3. Ricardo Haltemberg

    Tenho diabetes tipo 2, controlo o açúcar no sangue ,mas quanto fico nervoso ela literalmente dispara..de 100 a 400.
    Fiz duas cirurgias e não conseguiam baixar com insulina, estava muito estressado.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"