fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Água: Elemento Essencial para a Vida

Como diz o ditado: “Mais fácil morremos de sede, do que morrer de fome”

A água é um das substâncias mais abundante em nosso planeta, ou seja, aproximadamente 70-80% da superfície da terra encontra-se coberto por água, o restante, encontra-se na forma sólida, como as geleiras, ou na forma gasosa na atmosfera, sendo fundamental para a vida de todas as espécies.

Resumindo, a água é um recurso natural de valor inestimável para a vida na terra. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.

Em 1992, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu a data de 22 de Março como o Dia Mundial da Água.  Atualmente, a data deixou de ser comemorada, sendo usada para conscientizar a população da importância da água, alertando contra seus desperdícios e seu racionamento.

Água x Desperdício

Mesmo com toda a sua importância, está havendo um grande desperdício desse recurso natural. O uso da água potável é destinado para as atividades econômicas, onde 69% é destinado a agricultura, 22% para indústrias e apenas 9% para o consumo humano.

7 Atitudes que VOCÊ pode ter para Reduzir o Desperdício de Água:

1- Beba água ao longo do dia: Entre 2 a 3 Litros, sendo uma média de no mínimo 8 copos diariamente;
2- Leve água sempre que trabalhar ou participar de eventos no campo exterior;
3- Hidrate-se antes, durante e após a prática de exercício físico;
4- Ingira mais água nos momentos de maior risco de desidratação;
5- Lembre-se: Bebidas alcoólicas desidratam e as bebidas açucaradas não são eficazes para hidratar;
6- Aumente o consumo de alimentos ricos em água, como frutas e legumes;
7- Oferecer água aos idosos e às crianças, várias vezes ao longo do dia;

Todas as mudanças de hábitos são pequenas, no entanto, geram grandes diferenças!

Água x Saúde Humana

Sabemos que a água é um líquido essencial para a nossas vidas e sua falta causa diversos prejuízos à saúde humana.

Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água, o que faz dela um nutriente essencial á nossa saúde.  Porém, o corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta para manter a saúde e as funções básicas do mesmo.

Todo o funcionamento do nosso organismo depende da água: Além distribuir os nutrientes para todos os sistemas e órgãos do corpo, a água ainda auxilia no controle da temperatura corporal, no controle homeostático, na eliminação de toxinas através da urina e da transpiração, ajuda a estimular o trânsito intestinal, principalmente quando existe o consumo de fibras solúveis.

Sendo assim, diante de tantas funções, quando há pouca água disponível no nosso corpo, e o mesmo se encontra desidratado, o organismo sofre prejuízos.

A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande, através de uma ingestão insuficiente ou de uma perda excessiva, como, por exemplo, pela transpiração.

A sede é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. Quando chegamos ao ponto de senti lá, o nosso corpo já está cerca de 1 a 2% desidratado.  A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. É importante, criarmos o hábito de beber água constante ao longo de todo o dia, evitando que a sede apareça.

A verdade é que a ingestão necessária de água por dia depende de cada um, estando relacionada ao peso de cada indivíduo. Mas, de maneira geral, a recomendação nutricional é de ingerir, no mínimo, 2 Litros de água por dia.

O indivíduo deve observar a presença de sintomas de sede ou de urina escura, nestes casos, a recomendação e ingerir mais água. Portanto, beber muita água equilibra o nosso organismo, fazendo com quer ele fique mais resistente e funcione melhor.

Os 2 Litros de água recomendados devem ser ingeridos em quantidades e intervalos regulares, ao longo de todo o dia.

Água x Estética

A água oferece um papel importante sobre a nossa pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção de nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida a pele sobre desidratação, tonando-se áspera e favorecendo ao envelhecimento, formação de rugas e flacidez.

Hidratação x Diabetes

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a hidratação é importante para qualquer pessoa, mas para a pessoa com Diabetes pode ser ainda mais.

No caso da Diabetes do tipo 2, o baixo consumo de água pode elevar a glicemia, dependendo do grau de desidratação que o paciente se encontra pode levar a um quadro que exija cuidados especiais. Já no caso do paciente DM tipo 1, a desidratação pode ser consequência da hiperglicemia, contudo, da alta frequência urinária e, também, pode levar a resultados graves.

Cuidado: Em caso de desidratação, bem comum em idosos e crianças, o uso do soro deve feito com cautela, pois o mesmo contém açúcar em sua composição. O soro só deve ser utilizado com acompanhamento médico e administração de insulina para manter a glicemia em ordem.

Dica: O melhor líquido para hidratar é a água! Existem pessoas com possuem aversão ao sabor da água, neste caso, pode acrescentar umas gotas de limão ou algumas folhas de hortelã, mas não se deve deixar de privilegiar a água.

É bom enfatizar que sucos, chás ou outras bebidas entram apenas como complementação da hidratação, mas o papel principal deve ser sempre o da água.

7 Dicas Para Manter o Organismo Hidratado:

1- Beba água ao longo do dia: Entre 2 a 3 Litros, sendo uma média de no mínimo 8 copos diariamente;
2- Leve água sempre que trabalhar ou participar de eventos no campo exterior;
3- Hidrate-se antes, durante e após a prática de exercício físico;
4- Ingira mais água nos momentos de maior risco de desidratação;
5- Lembre-se: Bebidas alcoólicas desidratam e as bebidas açucaradas não são eficazes para hidratar;
6- Aumente o consumo de alimentos ricos em água, como frutas e legumes;
7- Oferecer água aos idosos e às crianças, várias vezes ao longo do dia;

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"