fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Emagrecimento Correto

Utilize seus sentidos como aliados do emagrecimento

O processo de emagrecimento demanda uma conscientização sobre seus hábitos alimentares, o aprendizado de novos comportamentos e, sobretudo, uma negociação consigo mesmo.

Aprender a lidar com a vida, com todas suas dificuldades também é um aprendizado. Por muitas vezes descontamos nossas frustrações, decepção e ansiedades na comida.  O que podemos fazer?  Podemos aprender a neutralizar nossas emoções negativas, do dia a dia, em outra atividade que não seja atacar a geladeira. Sim, comer é um prazer altamente sensorial, e, por diversas vezes, abusamos e acabamos repetir, em excesso, essa experiência tão prazerosa.

Quando aprendemos a apreciar os nossos cinco sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar), tiramos nosso foco da comida e do prazer que o alimento nos traz naquele momento, nesse instante, passamos a cuidar mais de nós mesmos. Aprendemos a lidar com as emoções e sem pecar no excesso.

Seguem algumas sugestões para ajudá-lo a completar o seu processo de transformação:

Visão:

Tente embelezar tudo que se relaciona com o alimento, com a aparência do prato bem apresentado, o jogo de cores, a geladeira bem organizada, a fruteira diversificada e tão coloridas, a mesa bem-posta e inicie sua refeição com o prazer que aquela visão te proporciona.

Cuidado! Em Restaurantes self-service pode ser vilã… Sabemos que se come primeiro com os olhos e quando a oferta é muita, ela nos confunde. O ideal é aprender a lidar com o “olho maior que a barriga” e selecionar antes de servir os alimentos que mais te atraem. A visão deve ser bem educada, evitando compulsões e gulas.

Paladar:

A cada colherada um prazer imensurável.

Descubra novos sabores, texturas, temperos, novas receitas, novas frutas e vegetais. Busque por alimentos ainda não conhecidos. Cultive o prazer pelo sabor agradável dos alimentos saudáveis, sim eles são uma delícia. Tente se interessar pelo mundo da gastronomia e da cozinha. Cozinhar é uma arte, e vale a pena aprender a saborear o paladar que pode vir do uso de novas ervas e condimentos.

Atenção! O Paladar muda com a idade e o passar do tempo, prove alimentos antes restringidos ou excluídos da sua alimentação, traga de volta sabores da infância e conquiste novos sabores. Fique atendo as essas mudanças com o passar dos anos o paladar  não mais tolera alguns sabores ou alimentos, mais ácidos, por exemplo.

Olfato:

Os aromas se conectam mais rapidamente com o nosso cérebro do que o sabor, por isso sentimos tão atraídos pelo cheiro de uma deliciosa comida.

Nos últimos anos, a Aromaterapia (um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo) vem crescendo e propõe óleos essenciais para as mais diversas finalidades, podendo fornecer auxílio nesse tempo de mudanças.

Ao fim do dia, quando chegar em casa cansado, use velas aromatizadas, óleos essenciais ou borrife lavandas em suas roupas de cama, para que pelo menos o sono seja mais perfumado.

Sabemos que a qualidade do sono interfere na perda de peso, quando melhor for esse momento, melhor é seu humor para encarar um novo dia e novas mudanças alimentares.

Na hora de comer, busque sintonia com a comida, saboreie o aroma de cada preparação e coma devagar, assim a saciedade será melhor percebida.

Audição:

“A música alimenta a alma”, não só nas refeições, mas também em diversos momentos do dia.

Para quem gosta somente de músicas agitadas e pesadas, é preciso encontrar  sons mais calmos que lhe tranquilizem e deem prazer. Tenha pelo menos uma vez ao dia uma pausa musical, um momento somente seu. Além disso, descubra o sabor do silêncio, que muitas vezes no excesso de ruídos nos permitimos escutar.

Quando entramos em contanto com nos mesmos, conseguimos decifrar melhor os sinais enviados pelo nosso corpo. A agitação do dia a dia, trás a ansiedade com ela e junto a ansiedade a falsa sensação de fome e os diversos ataques nas comidas.

Tato:

Completando nossos cincos sentidos, por último, mas não menos importante vem o tato.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, e falar de corpo, também é falar de pele, assim também de tato. O ato de tocar traduz nossa relação com o mundo e com a vida, e distingue a maneira pela qual a cada pessoa exprime suas emoções.

Não existe intimidade mais profunda do que ato de tocar, por isso muitas civilizações realizam suas refeições com as mãos.
A conscientização da interdependência entre corpo e mente nos faz regastar terapias usadas há milênios, como as massagens corporais. Após um longo dia, um dia de estresse, uma massagem relaxante alivia a musculatura, evitando que canalizemos as tensões diárias para focos errados como a comida, o cigarro ou a bebida.

Como já vimos, comer é um ato altamente sensorial e de muito prazer, por isso, diversas vezes abusamos em excesso da comida para repetir essa experiência tão prazerosa.

Ao aprendermos lidar e conectar nossos cinco sentidos, tiramos o foca da comida, o alimento deixa de ser uma válvula de escape, e passamos a cuidar mais de nós mesmos.

Gostou do Artigo? Então Deixe seu Comentário!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"