fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Alimento Funcional: A Banana Verde

“A Legislação Brasileira definiu da seguinte maneira o Alimento Funcional, como: “é um alimento que possui uma propriedade funcional (nutriente ou não nutriente) importante para o crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo.”

O Consumo da Banana Verde pode ajudar no controle e redução do risco de doenças, além de promover e proporcionar benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos para a saúde humana.

Na Banana Verde, o seu principal componente é o amido, este pode corresponder, cerca de, 55% a 93% da quantidade total, dependendo do grau de amadurecimento da fruta. Na banana madura, o amido é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose, dos quais 99,5% são fisiologicamente disponíveis.

Além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas quantidades de vitaminas e minerais, destacando o potássio, mineral que atua no equilíbrio de líquidos e de sódio do organismo, nesse sentido é ótimo contra câimbras.

Quando verde, a Banana tem dois tipos de amidos resistentes: O Tipo 1 retarda ou impede a ação de enzimas digestivas e o Tipo 2 apresenta uma lenta digestibilidade.

O amido resistente é uma parte do amido que apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar, portanto, não é digerido e nem absorvido pelo organismo. Estimula a produção das bactérias benéficas do intestino, além de manter a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros intestinais, como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

O uso da biomassa em diversas receitas auxiliará na absorção gradativa da glicose no sangue, evitando picos na glicemia, reduzindo a liberação de insulina, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de Diabetes e auxiliando no cuidados glicêmicos dos portadores.

Na Revista Diabetes Care,m um estudo científico mostra que, em mulheres, o consumo de alimentos contendo maior teor de amido resistente e fibra solúvel podem melhorar o metabolismo da glicose.

Farinha de Banana Verde

O amido resistente diminui a absorção de gorduras e açúcares no intestino, que por si só já é uma grande vantagem. Quando está verde, a Banana possui uma substância chamada amido resistente – uma porção de amido e produtos do amido que resistem ao processo de digestão no intestino delgado, e dá uma sensação de saciedade maior ao consumidos.

Desta forma, esse ingrediente ajuda na perda de peso, pois inibe a vontade de comer, aumento a saciedade, melhora o funcionamento intestinal, diminui a absorção da glicose, preveni contra doenças, tipo o câncer.

Receita Caseira

A Banana deve estar realmente bem verde, longe de agradar a qualquer paladar.

1-     Primeiro, corte a banana verde em rodelas finas;

2-    Levar ao forno por volta de 30 minutos;

3-    Depois de bem secas, batas as rodelas no liquidificador;

4-     Pronto! A sua farinha caseira de banana verde está pronta para ao consumo

5-     Pode ser usada como acompanhamento de frutas, no preparo de bolos ou em sucos e iogurtes;

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

2 Comentários

  1. Gostaria de informar que a Biomassa de Banana Verde é produzida e comercializada pela VALE MAIS, facilitando muito a sua utilização nas mais diversas preparações.

  2. ADOREI SABER DISSO! MUITO BOA A MATÉRIA, CAMILA!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"