domingo , 19 de maio de 2019
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Alimentos ideais para quem tem diabetes

O diabético deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de fibras solúveis.

Uma alimentação saudável é extremamente importante na vida de quem tem diabetes. A dieta para as pessoas que possuem a doença não precisa ser sem sabor nem sem tempero, mas ela deve ter alguns cuidados especiais.

Quem tem diabetes deve cortar de sua dieta alguns alimentos, como o açúcar, mel, caldo de cana, melado, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, como refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo; deve ainda evitar o consumo excessivo de sal.

É importante que o paciente que tem diabetes pratique atividades físicas de forma regular e orientada, pois isso melhora a ação da insulina, contribuindo para o controle da glicose. As refeições devem ser realizadas com intervalos máximos de três a quatro horas, totalizando de cinco a seis porções ao dia, evitando permanecer em jejum prolongado. É importante ainda realizar uma refeição leve antes de dormir e tomar café da manhã assim que acordar, explica Bruna.

Alimentos ideais para ajudar no combate do diabetes

Alimentos ideais que são fontes de fibras solúveis:

Em contato com o líquido no interior do estômago, os alimentos formam uma espécie de gel que retarda o esvaziamento gástrico, dificultando o acesso das enzimas digestivas aos alimentos e retardando o aumento da glicemia.

Veja alguns exemplos de alimentos que são fontes de fibras solúveis.

Farinha ou biomassa de banana verde: fonte de amido resistente, um tipo de fibra solúvel.

Aveia: fonte de betaglucana.

Semente de linhaça: fonte de fibras solúveis e insolúveis, que retardam a absorção da glicose, além de ser rica em ômega 3, de ação anti-inflamatória, que tem relação com o tratamento do diabetes.

Canela: a inclusão de canela na dieta de quem tem diabetes melhora o controle da glicose. Isso porque a canela aumenta a sensibilidade do organismo à ação da insulina.

Aloe Vera: é fonte da fibra solúvel glucomannam, responsável pela ação da aloe vera na redução do nível de glicose.

Vegetais folhosos verde escuros, oleaginosas, cereais integrais e sementes: além de serem fontes de fibras, são ricos em magnésio (mineral que melhora a ação da insulina), facilitando o transporte de glicose para dentro das células.

Levedo de cerveja, cereais integrais, cogumelos, oleaginosas, gérmen de trigo e brócolis: são fontes de cromo, mineral que potencializa a ação da insulina.

Cereais integrais, oleaginosas, carnes e ostras: são fontes de zinco. A deficiência dele está relacionada à diminuição da secreção da insulina, levando ao aumento dos níveis de glicose.

Flavonóides encontrados nas frutas, chá verde e suco de uva integral: úteis no tratamento do diabetes e na prevenção e controle das complicações crônicas.

Dica Extra

Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

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10 Comentários

  1. Gente mas que matéria confusa, café? Alto índice glicêmico?!? Que nutrição é essa que devemos cortar algo? Comida tbm é prazer e não só nutrir! Acho que só estigmatiza mais a condição do que esclarece!

  2. Maria Aparecida Lossio Barros

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem algum livro de receita sobre alimentação salgada para diabéticos. Adquiri​ o livro Diabetes e Você mas gostaria de um específico sobre receitas. Grata

  3. Maria Aparecida Lossio Barros

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem algum livro de receita sobre alimentação salgada para diabéticos. Adquire o livro Diabetes e Você mas gostaria de um específico sobre receitas. Grata

  4. Meu filho tem DM1. Tomava suco de uva integral e foi desaconselhado. É seguro bebê- lo?

  5. Gostei da reportagem

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