fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
foto de alimentos saudáveis, frutas (uva verde, pêssego, morangos) e verduras (pepino, tomates, brocolis). Tambem temos ao centro um copo de leite e um pote de iorgute

Alimentos saudáveis: controle o diabetes

Escolher se alimentar de forma saudável pode ajudar seu organismo no equilíbrio do nível de açúcar no sangue.

Mas quais são esses alimentos saudáveis?

Por muitas vezes, esta escolha não é fácil. E um guia de alimentos no formato de pirâmide auxilia você a escolher alimentos saudáveis para manter sua saúde em dia. Os alimentos que você mais deve comer estão na base da pirâmide. No topo estão os alimentos que devem ser menos consumidos. Isso ajudará o controle do diabetes.

Os alimentos sugeridos formam uma seleção balanceada de açúcar, carboidratos, gordura, proteína, vitaminas e minerais. Uma combinação de alimentos muito mais saudável para você.

Escolha alimentos ricos em fibras

Adicionar alimentos ricos em fibras previne que o nível de açúcar no sangue suba muito rapidamente após comê-los. Outro fator positivo é que as fibras ajudam evitar constipação (prisão de ventre) e podem dar uma sensação de saciedade, o que ajudará você a comer menos.

Os alimentos ricos em fibras são:

– Frutas e vegetais frescos;
– Pães e cereais integrais;
– Feijões e legumes;
– Arroz integral, cevada e aveia.

Prefira alimentos com pouca gordura e sal

Alimentos com muita gordura possuem muitas calorias. Escolha os alimentos com pouca gordura e pouco sal. Essa substituição ajuda a controlar o seu peso e diminui o risco de doenças cardíacas. O excesso de peso dificulta no controle do diabetes.

Não use manteiga, margarina, óleo, molhos de saladas e cremes na comida.

Evite carne com gordura, leite integral, queijo e frituras. Para isso, retire a pele do frango, separe a gordura da carne antes de cozinhar ou comê-la. Tome leite semidesnatado ou desnatado;

Seja cuidadoso com o que pedir em restaurantes e lanchonetes. As comidas rápidas (fast-food) geralmente possuem muita gordura;

Coma queijos e sobremesas com pouca ou nenhuma gordura. Prepare os alimentos no forno ou de forma grelhada, ao invés de fritá-los.

Dicas para reduzir o sal da sua alimentação

Um problema comum em pessoas com diabetes é a pressão arterial alta. Se você é hipertenso, é importante que reduza a quantidade de sal em sua alimentação. Desta forma, é possível controlar melhor a pressão arterial.

Entenda como o sódio afeta sua saúde

  • Não use sal nos alimentos, mesmo no seu preparo;
  • Não ponha o saleiro na mesa;
  • Use temperos sem sal, como alho em pó, cebola, pimenta e ervas;
  • Evite os alimentos como carnes defumadas, embutidos (como mortadela, salsicha, etc…),
    pepinos curtidos, batatas fritas.

Aprenda a controlar a quantidade de alimentos a ser ingerida durante a refeição. É importante para manter em equilíbrio o nível de açúcar no sangue. Para isso, use copos dosadores ou uma balança.

A maioria das pessoas come mais do que pensa. Pesando frequentemente os alimentos, com o tempo se aprende qual a quantidade certa só pelo olhar.

Muitas embalagens atualmente traz o valor nutritivo e as calorias dos alimentos, além dos ingredientes que entram em sua composição, tais como calorias, quantidade, carboidratos, sal, gordura, etc. Isso ajuda você a escolher alimentos saudáveis que se encaixam no seu plano alimentar.

Faça um diário do que você come durante todo o dia. Isso ajudará você a controlar a quantidade e qualidade dos alimentos e a saber qual deles pode estar afetando o nível de açúcar no seu sangue.

Alimentos saudáveis: mantenha a rotina fora de casa

  • Carregue bebidas dietéticas com você se achar que estes não serão servidos;
  • Nos restaurantes, ao invés de frituras, peça alimentos assados ou grelhados;
  • Prefira saladas e tempere você mesmo. Peça tempero separado;
  • Sempre leve um lanche com você em caso de seus planos terem sido mudados na hora de comer.

Manter um horário para suas refeições, selecionar os alimentos e a quantidade deles, além de regulamentar e realizar atividade física e tomar os medicamentos necessários, com certeza será o caminho para você conseguir controlar o seu diabetes.

Mas é importante saber: alimentos saudáveis é para todos, tenha você diabetes ou não. Você e sua família podem desfrutar de uma dieta balanceada com alimentos saudáveis, saborosos e funcionais.

Alimentação Completa

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

7 Comentários

  1. GILMAR ANTONIO GAMA

    Excelente matéria

  2. zuleica castro silva santos

    Eu tenho diabete tipo 2 eu como verduras , rucula , tomate cebola roxa,frango,peixe,mamao, manga,maçã,uva,banana e outros., gostaria e se possivel pasassem para mim, uma dieta ficarei muito grata.

    bjos

    fiquem com DEUS

    • Zuleica,

      Consulte um nutricionista em sua cidade ou região. Este profissional é habilitado a montar um cardápio com suas preferencias alimentares.

  3. boa informação

  4. Gostei muito da publicação e das receitas, gostaria que me informace um Endocrinologista aqui em Brasília DF. ficarei muito grato, vcs estõ de parabens.

  5. Obrigado pela dica, assim fica mais na escolha dos alimentos abraços.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"