fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Anvisa suspende importação de remédio para diabetes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação do remédio Glifage XR 500 mg, da Merck, usado por pacientes com diabetes. O remédio integra a lista do Aqui Tem Farmácia Popular.

05_18_diabetes

Fiscais da agência identificaram, numa inspeção feita na fábrica da empresa, na França, que exigências de boas práticas de fabricação não eram cumpridas. De acordo com a Anvisa, se a correção dos problemas for comprovada, a importação poderá ser retomada.

Além do Glifage, a Anvisa determinou, pelos mesmos motivos, a suspensão da importação do Glucovance, nas apresentações de 250 mg/1,25 mg, Glucovance 500 mg/2,5mg, Glucovance 500mg/5mg e Glucovance 1.000mg/5mg, também indicados para controle das taxas de açúcar no sangue. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 14, no “Diário Oficial” da União (DOU).

O Glifage tem como substância ativa o cloridrato de metformina. Pacientes que usam o medicamento podem consultar o médico e substituí-lo por produtos que levam o mesmo princípio ativo. A Anvisa suspendeu ainda a distribuição, comércio e uso de dois lotes do anabolizante Hormotrop (somatropina), pó para suspensão injetável.

De acordo com a agência, o produto é falsificado. Os insumos para a produção de Lamivudina (usada para pacientes em tratamento de aids) e Aciclovir (um antiviral) produzidos pela Blau Farmacêutica S. A. também tiveram a importação suspensa.

De acordo com a Anvisa, a empresa não possui registro dos insumos. A Anvisa recomendou às pessoas que tenham adquirido algum dos produtos suspensos ou apreendidos interrompam o uso do produto.

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

7 Comentários

  1. O que fazer quando a Anvisa proíbe um remédio não foi explicado com detalhe, e quem precisa do medicamento fica sem entender o que fazer se o mês acabar e não for possível obter o remédio.
    Seria muito se publicasse uma nota no Face com mais esclarecimento para não ficar sem o remédio recomendado !

  2. Jucelia Torres da Silva

    curiosidades

  3. Regina Albrectsen

    Obrigado pelo aviso, Passarei adiante.

  4. Regina Albrectsen

    Obrigado pelo aviso!

  5. Estou tomando o glifage 45 dias , o que faço a gicose a quase dois meses estava a 123.
    o que devo fazer ,se o remédio está condenado? avisar o médico?
    Teria que tomar + 15 dias e fazer outro exame de sangue…Aguardo alguma resposta .
    Estou aflita.Obrigado

  6. Vera Lucia Dias Baptista

    Faço uso continuo de Glifage XR a um bom tempo, 3 vezes ao dia….Devo interromper?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"