fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Atalho x Diabetes

Quem nunca pegou um atalho levanta a mão!  

Segundo o dicionário, atalho quer dizer: Caminho fora da estrada principal, pelo qual se encurtam distâncias.

Usamos atalhos para chegar mais cedo a um compromisso, nas teclas do computador para executar uma ação mais rapidamente, no smartphone para acessar nossos aplicativos preferidos, dentre muitos outros. Em geral, usamos os atalhos para obter resultados rápidos.

Será que os atalhos sempre valem a pena?

Em 2019, resolvi pegar um atalho e agora vou te contar essa história.

Um dia desses, estava com visita em casa, que lá iria ficar para dormir. Precisei pegar um travesseiro na parte mais alta do armário, e para ser mais rápido, resolvi subir na cama e de lá me apoiar no armário, mas infelizmente esta estratégia deu errado. Cai de uma altura com cerca de 1 metro, apoiei todo o peso do meu corpo no meu pé direito – só de lembrar, me dá arrepio, pela dor alucinante que senti.

Resultado do atalho: um pé com fratura em 3 lugares diferentes: calcâneo, tornozelo e 5º metatarso. 8 semanas de imobilização.

Existe atalho quando se trata de saúde?

Vejo sempre anúncios nas redes sociais sobre dietas milagrosas, onde se perde muito peso em pouco espaço de tempo, e cada dia tem uma dieta nova, e logo os meus seguidores me perguntam se vale a pena seguir.

Promessas de cura do diabetes em 30 dias, por exemplo, vixe… já perdi a conta de quantas vezes me perguntaram. São pílulas ditas naturais que controlam o diabetes sem medicamento ou chás desenvolvidos em outros países com a mesma promessa…

Já vi tantos relatos de pessoas que abandonaram o tratamento convencional, prescrito pelo médico, para adotar esses tratamentos e dietas que prometem melhoras em pouco tempo.

Mas será que estes atalhos realmente entregam o que prometem, resultados rápidos? Será que esses resultados encontrados em pouco tempo são duradouros e fazem bem para nossa saúde?

Normalmente as dietas da moda são um tanto restritivas, é necessário abrir mão de sabores que, com o passar do tempo, a maioria das pessoas não suportam mais e retornam para os hábitos antigos, voltando a ganhar peso.

Mas por que optamos por não fazer o certo?

Agora, vou te contar uma coisa, eu tenho uma escada daquelas dobráveis, na minha área de serviço, ela tem 3 degraus e é super leve de carregar. Tenho ela justamente para alcançar alturas maiores, mas não usei, pois tinha que ir buscar e depois guardar. Afinal, teoricamente eu iria perder muito tempo, né?

Pois é, temos o hábito de fazer aquilo que nos proporciona mais velocidade no processo. E com o diabetes não funciona diferente. Muitas pessoas não fazem uso da medicação de forma correta, pulando ou esquecendo uma dose. Fazem escolhas errôneas na hora da refeição, não praticam atividade física, pois acreditam que deveriam frequentar academias.

Acreditam que na hora de perder peso não são capazes, pois acham que devem perder uma enorme quantidade de peso e de forma rápida… A eliminação de 5 a 7% do peso inicial, é suficiente para mudar sua vida, por exemplo, se você pesa 100 Kg e eliminar cerca de 5 a 7 Kg, sua pressão arterial, seu controle glicêmico e sua disposição serão melhoradas.

A pergunta que eu faço agora é: será que vale a pena tentar encurtar o caminho? Pra mim, não valeu a pena, hoje estou totalmente dependente da minha família. Um verdadeiro exercício de paciência.

Então, aqui vai mais um conselho: a partir do momento que você verificar a necessidade de perda de peso, adoção de uma alimentação balanceada… não se iluda! Não tente encurtar o caminho e obter resultados rápidos. Cuide de você por um todo, sempre, os resultados que irão aparecer são duradouros. E assim, você retarda e/ou minimiza o surgimento de complicações.

Dica extra

Uma alimentação balanceada garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. E uma das principais perguntas que me fazem é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E, claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"