fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Atividade Física para quê? Oito razões pra começar já!

Escolher uma atividade física com a qual você se identifique é fundamental para o sucesso da prática e continuidade. Você deve procurar algo, de preferência, que lhe proporcione bem-estar, tanto físico quanto psicológico. E o que você sairá ganhando se der adeus à preguiça? Confira as respostas abaixo, baseada nos principais estudos já publicados sobre o tema:

1) Maior sensibilidade dos receptores de insulina. Isso significa que, com a mesma quantidade do hormônio, as células conseguem uma resposta melhor na queima de glicose. Ótimo para o controle de glicemia, não?

2) Aumento da captação de glicose pelo músculo e fibras musculares mais eficientes. O efeito dura até 72 horas após o exercício.

3) Melhor revestimento dos vasos, o endotélio. Problemas nessa camada podem causar arteriosclerose, que é a formação das placas de gordura, o que significa maior risco de infarto e derrame. A atividade física faz cair o risco cardiovascular.

4) Redução dos processos inflamatórios. Com menos lesões do endotélio, o corpo fabrica um número menor de células por trás das inflamações. Processos inflamatórios podem causar descontrole glicêmico.

5) Maior longevidade. A atividade física moderada e regular diminui a quantidade de radicais livres no organismo, retardando o processo de envelhecimento.

6) Emagrecimento e manutenção de peso adequado. A gordura é a grande responsável pela resistência à insulina, que favorece o aparecimento do diabetes tipo 2. Redução de peso sempre resulta em melhor controle

7) Mais resistência ao estresse. A prática de atividade física faz reduzir os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios que o organismo libera em situações estressantes e que também promovem o aumento da glicemia.

8) Bem-estar emocional, resultado da  elevação da quantidade de seratonina, um neurotransmissor diretamente relacionado ao bom humor.

Depois de tantos motivos para deixar a vida sedentária de lado, o que você está esperando? Vamos lá.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

6 Comentários

  1. Carlos da Silva Pereira

    Parabéns, por compartilhar benefícios!

  2. Hildeberto silva (Bioquimico)

    Parabens Luciana.

  3. Crispiniano Oliveira

    Para o meu bem preciso deixar a preguiça de lado e voltar a minhas atividades físicas. Os sintomas da diabetes me assustam e me paralisam, o que é pior. Grato pelas dicas e reforço da necessidade de viver bem.

  4. Amei as dicas, obrigada!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"