fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Batata Yacon: há reais benefícios para o controle do diabetes?

Esta semana, publicamos uma receita, testada, da nossa Chef Diet, a Sabina Reis, de um suco bem refrescante: batata yacon com laranja. Sempre quis saber como consumir esta batata, que conta com alguns benefícios para pessoas com diabetes, e foi uma boa dica. Vou experimentar com outras frutas, como maracujá e limão. Vamos ver se dá certo.

A partir da receita, resolvi pesquisar um pouco mais sobre o tema, e encontrei um texto muito bom, publicado no site da Sociedade Brasileira de Diabetes. Ainda não evidências científicas de que a batata yacon tenha impacto no controle glicêmico, o que se sabe é que se trata de um bom alimento para substituir outros carboidratos em sua refeição. Por que? Segundo o Dr. Rodrigo Moreira, endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE) e autor do artigo, a batata yacon é rica em um carboidrato diferente, chamado inulina (um tipo de frutano). “Por ter uma menor absorção que os carboidratos comuns, a inulina tem um menor valor calórico e, com isso, acaba elevando menos a glicose no sangue”, explica.

Sua conclusão é que a batata yacon realmente pode ser utilizada pelo paciente diabético. “Mas importante: ela não substitui nenhum medicamento nem deve ser utilizada isoladamente para o tratamento do diabetes”, alerta. Sua sugestão é que seja utilizada como um substituto “bem interessante” para pequenas refeições ao dia, café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo. “Também é importante ressaltar que ela não deve ser consumida em excesso”, diz o médico em seu artigo.

Existe também o chá das folhas de Yacon. Em seu artigo, Dr. Rodrigo cita um estudo argentino com camundongos, que indicaria efeitos positivos nos níveis de glicose, pelo fato de algumas substâncias presentes na folha de Yacon terem efeito hipoglicemiante. O endocrinologista cita também um pequeno estudo de pesquisadores chineses, que demonstraria efeitos na absorção de glicose pelo intestino. No entanto, há um estudo mais recente, realizado em Ribeirão Preto, que mostra que o chá de folhas de Yacon, consumido a longo prazo, teria efeitos negativos sobre os rins, podendo causar lesão renal, sendo o efeito sobre a glicose, transitório.

Voltando à batata yacon, o ingrediente de uma das nossas receitas dessa semana, o médico José Egídio Paulo de Oliveira, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD, responde a uma pergunta sobre ela no site da SBD. Segundo ele, a raiz, de origem andina, “possibilitaria a pessoa com diabetes um aporte calórico maior de carboidratos, sem colocar em risco o controle metabólico”. E completa: “suspeita-se que esse alimento apresenta teor de frutose em 60% de sua composição. Isso poderia auxiliar a diminuição da glicose, embora ainda não se saiba como”,  afirma.

Interessante, também, destacar um outro estudo, não relacionado ao diabetes, mas que mostra benefícios da batata yacon para o sistema imunológico. A pesquisa é bem recente, teve seus primeiros resultados publicados em junho deste ano, e está sendo desenvolvida pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp). A raiz seria um aliado no combate à infecções, e teria efeito positivo sobre inflamações do intestino, contribuindo para melhorar o quadro de colite. A autora do estudo é a engenheira de alimentos Grethel Teresa Choque Delgado.

Aguardemos novos estudos! E lembre-se, sempre consulte seu médico e nunca substitua medicamentos por ele indicados sem consultá-lo. O nosso papel aqui é mostrar alimentos e práticas que podem ajudar no controle da glicemia, mas o que publicamos no blog não é prescrição e não substitui consulta médica e nutricional e as orientações do profissional que o acompanha.

Leia mais:

– A Batata Yacon e o diabetes – artigo do Dr. Rodrigo Moreira, para o site da SBD, na íntegra

– Pesquisa avalia ação da raiz andina no sistema imunológico – reportagem do Jornal da Unicamp sobre a pesquisa da engenheira Grethel Teresa Choque Delgado com a batata yacon

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Glicemia Capilar e Cabelo: Qual a relação?

“Qual shampoo devo usar para normalizar minha glicemia capilar?” “Os resultados dos meus testes de …

Um Comentário

  1. gostaria de saber se essa batata é boa para o diabete tipo 1 ?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"