fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Benefícios da Caminhada

A Caminhada é um esporte e um exercício natural e primário, aprendemos por instinto.

Só a partir do momento que utilizaremos a caminhada como atividade física voltado ao bem estar físico, psicológico e de performance é que precisaremos formalizar uma programação para maior aproveitamento dos exercícios e de seus benefícios.

Vantagens e benefícios da caminhada

•    Praticidade e segurança:

Praticada em qualquer lugar e espaço, não requer nenhum exame tão avançado para liberação da prática de atividade física, pois o caminhar já é uma atividade realizada no dia a dia. Os riscos de lesões articulares ortopédicas e cardiovasculares são mínimos perto de outras atividades.

•    Caminhada traz muita saúde:

A caminhada regular, desde que bem orientada, traz ao praticante uma série de benefícios como: melhora da estabilidade articular, aumento de massa óssea, aumento da taxa de hormônio do crescimento, diminuição da frequência cardíaca de repouso, diminuição da pressão arterial, melhor utilização da insulina produzida pelo organismo, controle da obesidade, diminuição do risco de varizes, diminuição do risco de derrame cerebral, diminuição do risco de arteriosclerose, aumento da resistência aeróbica, melhora a postura, aceleração da recuperação de várias cirurgias, melhora da qualidade do período gestacional, facilitação do parto normal.

•    Gasto calórico e redução de índices dislipidêmicos:

Principalmente para praticantes iniciantes e obesos, a caminhada é uma atividade que emagrece, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

•    Melhora o controle de doenças crônicas como o Diabetes:

Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, a caminhada queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.

•    Bem estar:

A caminhada provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas (os hormônios que tranquilizam e dão a sensação de bem-estar). Em sedentários a lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes, câncer de intestino e traz até a regulação do intestino.

•    Prevenção de Osteoporose:

Ligada diretamente a absorção de cálcio nos ossos que é estimulada através de exercícios de impacto ou sobrecarga (mesmo que a carga  seja o seu próprio corpo), tais como: caminhadas, corridas, tênis, esportes coletivos e até exercícios localizados com pesos e aparelhos são essenciais  para o paciente com osteoporose.

•    Músculos mais fortes:

Podendo ser praticado em subidas, descidas e escadas, a caminhada bem orientada e planejada pode gerar de forma estratégica músculos mais potentes, fortes e hipertrofiados (musculosos), protegendo o esqueleto e aumentando o metabolismo de repouso e o gasto calórico em repouso.

•    Melhora a imunidade:

Assim como qualquer exercício bem prescrito, orientado, praticado e recuperado de forma correta estimula a eficiência do sistema imunológico.

Dicas e Cuidados

•    Postura na coluna, nos braços e olhar no horizonte;

•    Cuidados com a proteção dos raios solares: Óculos, bonés, viseiras, cremes protetores, roupas leves e claras;

•    Atenção: É muito bom caminhar ouvindo música, mas o alerta com o trânsito de carros, bicicletas e corredores deve estar ligado!

•    Calçado adequado: Sem nada de avançado e nada muito sofisticado, o calçado deve ser o mais confortável possível sempre acompanhado de meias também leves;

•    Hidratação: Em locais sem a disponibilidade de bebedouros ou venda de água, deve-se carregar uma garrafa com água e tomar no mínimo 100 a 300 ml a cada 15’ / 25’;

•    Não sair em jejum: Uma alimentação equilibrada deve preceder a caminhada para dar energia e trazer conforto gástrico durante o exercício;

•    Controle de tempo e distância: Não precisa ser tão rígido, mas tente relacionar a distância e o tempo em que fez a sua caminhada para acompanhar a sua evolução;

•    Avaliação Física e Médica: Como em qualquer atividade, deve-se fazer uma avaliação e acompanhamento médico para liberação e prática da atividade;

Dica Extra

Agora que você já conferiu tudo sobre os benefícios da caminhada, precisa entender o tratamento completo do diabetes, pois isso é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida.

Sugiro a leitura do livro digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, para conhecer os detalhes de seu tratamento.

QUERO ENTENDER MEU TRATAMENTO

Conhecimento é o melhor remédio para o tratamento do diabetes!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

3 Comentários

  1. Caminho todos os dias 10 km ritmo de 9 seg por min e meu nível era de 160 e hoje 117 depois das refeições. Melhorou tudo na minha vida graças a Deus Estou viciado em caminhada.!

  2. Sou diabético tipo 2 – comecei a caminhar a 03 semanas 01 hora/dia, estou sentindo muito bem.

    • Educação em Diabetes

      Que bom contar com seu depoimento . Um belo exemplo e estimulo para outras pessoas . Participe sempre do nosso Blog de Educação, contamos com você

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"