fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
Receita de Guacamole de Brócolis

Brocomole – Receita de Guacamole de Brócolis

Você gosta de comida mexicana? Então aqui vai uma dica de um prato muito saudável no estilo mexicano. Nossa sugestão de hoje é o “Brocomole”- um guacamole feito com brócolis e não com abacate, como o tradicional.

O guacamole é uma pasta (ou patê) tradicionalmente feito com abacate amassado, temperado com sal, limão e pimenta e acrescido de cebola, tomate, alho e pimentão picados. Muitos usam inclusive como acompanhamento de refeições e não apenas como aperitivo. Como aperitivo ele é servido com tortillas (pequenos triângulos crocantes, parecidos com Doritos). Você pega uma tortilla, passa no guacamole e come.

Ficou curioso? Pois uma coisa eu garanto para você: pode testar porque é delicioso! Picante como todo prato mexicano deve ser, porém mais leve e menos calórico. Perfeito para comer como entrada com um grupo de amigos ou quando não é necessária uma refeição completa, apenas um aperitivo. E tudo que você vai precisar além dos ingredientes é de um processador de alimentos. Pode testar, provar e aprovar! Bom apetite!

Receita de Brocomole – Guacamole de brócolis

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

  •  3 xícaras de brócolis bem picadinho (120g)
  •  1 pimenta dedo de moça (5g)
  •  2 colheres de sopa de cebolinha verde picada (10g)
  •  1 colher de sopa de azeite de oliva (6g)
  •  3 colheres de sopa de cream cheese light (60g)
  •  1 pitada de sal
  •  1 colher de café de gengibre em pó (2g)
  •  1 colher de sopa de coentro picado (3g)
  •  1 sachet de Fiber Mais (5g)
  •  1 pacote de Doritos Sweet Chilli (55g)

Modo de preparo: 

1. Cozinhe o brócolis já picado em água fervendo por uns 2 a 3 minutos. Escorra bem.

Dica da Chef Diet: Coloque a água para ferver sem tempero nenhum. Como o prato já é bem temperado, você pode se perder e deixar muito salgado se colocar sal na água. Prefira sempre acertar o tempero no final. É mais fácil acrescentar um pouco de sal no final da preparação do que perder todo um prato que ficou muito salgado.

2. Coloque no processador com todos os outros ingredientes e misture bem.

3. Guarde na geladeira até a hora de servir.

4. Sirva com os Doritos, mas abra o pacotinho também somente na hora de servir para ele não perder a crocância.

Contagem de carboidratos pela nutricionista Camila Almeida

Esta receita rende 8 porções de aproximadamente 25g, ou seja, 1 colher de sopa cheia da preparação. No total, apresenta 208kcal, 8g de carboidratos e 8,5g de fibras alimentares, podendo ser considerada uma receita com pouco carboidrato e grande quantidade de fibras.

Cada porção apresenta apenas 26kcal, 1g de carboidratos e 1 grama de fibra. Se adicionado o doritos, esse valor calórico e de carboidratos aumenta, pois a quantidade de 55g usada na receita representa 275kcal, 31g de carboidratos e 2,4g de fibras. Portanto, moderação no doritos e pouca preocupação no Guacamole de Brócolis.

Nutrição Funcional

O Brócolis é um vegetal do grupo das brássicas, como o repolho, a couve, couve flor e nabo. Esse grupo possui compostos que apresentam enxofre em sua molécula, sendo o glicosinolato o de maior destaque. O glicosinolato possui ação anticarcinogênica e destoxificante. Além de conter compostos enxofrados, apresenta importantes quantidades de cálcio, ferro, magnésio e betacaroteno, além de demais antioxidantes importantes para o combate dos radicais livres.

A pimenta dedo de moça é um das pimentas vermelhas que apresenta a capsaisina (que está em maior quantidade na semente) e possui diversas propriedades. Atua como antiinflamatório e analgésico por liberar endorfinas, que amenizam a dor, ajudando nas doenças como artrite e dores musculares.

A piperina e capsaisina também tem um papel interessante no sistema digestivo, onde melhoram a digestão por aumentar a secreção de ácido clorídrico e ainda evitar flatulências (gases). Tem um potencial antioxidante importante para prevenção do envelhecimento precoce e prevenção de câncer.

Os temperos naturais são ótimas opções para ajudar você a reduzir o consumo de sal nas preparações. Dão frescor e um sabor inigualável às receitas. Quanto mais fresco o tempero, melhor são as propriedades funcionais do mesmo, pois conservam as substancias bioativas contidas nas folhas, caules e flores.

Quer aprender mais receitas saborosas e saudáveis?
Clique no botão abaixo e conheça o livro digital 400 Receitas para Diabéticos.

400 RECEITAS PARA DIABÉTICOS

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Até mais e Boa Refeição!

Gostou? Então deixe o seu Comentário e Compartilhe essa Deliciosa Receita.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Bolo de Chocolate com Doce de Leite Diet

E aí, vamos de receita doce e deliciosa para melhorar a nossa semana? Abaixo, segue …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"