fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Chia e seus Benefícios

semente de Chia, denominada Salvia hispânica, é um alimento originário do México e da Colômbia, muito consumida por civilizações antigas. Estudos comprovam que este grão tem grandes benefícios para o organismo, devido a grande concentração de nutrientes e seu alto valor nutricional.

07_08_nutricionista

Entre seus componentes estão presentes: proteínas de alto valor biológico, fibras, minerais, como cálcio, magnésio e potássio e os ácidos graxos essenciais Ômega 3 e 6. Vale ressaltar que a quantidade de Ômega 3 na chia e mais elevado que na linhaça.

Muito nutritiva, a chia possui vitaminas do complexo B, zinco e cobre. A semente ainda é rica em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e inibe ação de doenças.

A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea, contudo conseguimos prevenir, principalmente a osteoporose.

A Chia é o grão mais rico em proteína, representando 20 % da composição. Esse alimento possui uma grande quantidade de fibras, cerca de mais de 40 % da composição, sendo que, em média, 35 % são de fibras insolúveis, aquelas que auxiliam no funcionamento do intestino, aumentam o bolo fecal, aliviam a prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, além de auxiliar na redução da absorção de glicose, favorecendoo controle glicêmico e a perda de peso.

A chia também possui fibras solúveis, aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e formam um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico, aumentando o tempo de saciedade, favorecendo também a perda de peso.

O consumo da chia traz muitos outros benefícios à saúde: Reduz os níveis de triglicérides, auxilia na perda de peso, ação anti-inflamatória, desintoxicante, redução nos níveis de colesterol, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade, ou seja, ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como Diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial.

Recomendação Nutricional: Tanto para a farinha de chia quanto para o grão e o óleo a recomendação de conusmo é de 1 a 2 colheres de sopa por dia, para obter seus benefícios excelentes à saude. Pode ser consumida em sucos, frutas, vitaminas, saladas ou junto de qualquer refeição ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.

Atenção: Para resguardar a propriedade do grão lembre-se que o alimento deve ser conservado na geladeira.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

9 Comentários

  1. Como manter o produto em geladeira se quando compramos ele não se encontra assim ? Já não tera perdido as propriedades então ate chegar ate nós consumidores?
    Curiosidade mas que acho faz diferença. Obg.

  2. Aonde é encontrada??? Nunca vi em Supermercados…

  3. Heloisa Helena Silva

    Eu, preciso de ajuda! Onde encontro chia? Agradecida.

  4. ainda não experimentei mas pretendo, pois sou diabético e toda alimentação sadia é bem vinda.

  5. Vou repetir a pergunta ; o portador de diabetes água de coco e prejudicial /
    /

  6. MUITO INTERESSANTE ESTA REPORTAGEM.
    SOU DIABETICA TIPO 2 E COM COLESTEROL E TRIGLICERIDEOS ALTOS.
    VOU APOSTAR NA CHIA

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"