fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Comer manga ajuda a controlar o diabetes

Se a manga não está na sua lista de compras, talvez seja hora de você reconsiderar. Uma série de estudos indicam que a inclusão da manga em sua dieta, ou como um suplemento, pode ter um impacto positivo significativo sobre a sua saúde, inclusive na luta contra a diabetes tipo 2 e câncer.

Manga tem uma elevada quantidade de açúcar (frutose), mais do que muitas outras frutas, mas isso não significa que você não deve comer manga. A clínica Mayo recomenda que uma porção de fruta deve conter 15 gramas de carboidrato, que se traduz em cerca de ½ xícara de manga. Se a fruta tem baixa quantidade de carboidratos ou açúcares, geralmente significa que você pode desfrutar uma maior porção dela, mas isso não significa que você esta impedido de desfrutar das frutas com maior teor de carboidratos! Basta lembrar de manter o controle do total de carboidratos em um dia.

Quer saber mais sobre controle da quantidade de carboidratos na dieta? CLIQUE AQUI

Qual é a mágica da manga?

Em uma reunião na Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB), pesquisadores apresentaram algumas das mais recentes informações sobre os benefícios da manga para a saúde. Em particular, explicaram que animais obesos que consumiram 10 gramas de manga liofilizada a cada dia durante 12 semanas, obtiveram uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue, um resultado que poderia revelar-se útil no tratamento da diabetes tipo 2.

De acordo com Edralin Lucas, PhD, que liderou o estudo, “Embora o mecanismo pelo qual a manga exerce seus efeitos mereça mais investigação, sabemos que as mangas contém uma mistura complexa de compostos polifenólicos.”

Os polifenóis são um tipo de produto químico natural encontrado em plantas. Mais de 4.000 polifenóis diferentes já foram identificados, e a sua principal vantagem para nosso corpo é a atividade antioxidante contra um causador de doenças, as moléculas que danificam as células chamadas radicais livres.

Em um estudo de 2011, os pesquisadores exploraram o efeito da manga liofilizada comparando-a com medicamentos para baixar os lipídios e diabetes (por exemplo, fenofibrato, rosiglitazona) em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. Eles descobriram que o uso da manga “melhora a tolerância à glicose e perfil lipídico e reduz a adiposidade [gordura] relacionada com uma solução para a dieta de HF [alta gordura]“.

Mais informações sobre a manga

Mangas (Mangifera indica), são naturalmente ricas em fibras, vitaminas antioxidantes A e C e vitamina B6. A fruta também contém substâncias chamadas triterpeno e lupeol, que foram comprovadas inibir o câncer de pele e do cólon em laboratório.

Por exemplo, um novo estudo em Photodermatology, Photoimmunology e photomedicine relata que o extrato de manga dado aos ratos os protegeram contra o fotoenvelhecimento (tradução: danos à pele, como rugas e câncer de pele), geralmente associados com os raios ultravioleta B. Um outro estudo no Texas relatou que o extrato de manga foi eficaz na inibição do crescimento de células de câncer no cólon.

Um dos estudos mais interessantes a respeito de manga vem de pesquisadores da Polônia, onde analisaram a mangiferina, um ingrediente ativo nas mangas. Os autores relataram que a mangiferina mostrou combater a dor, possuindo propriedades antidiabéticas, antimicrobianos, que proporcionava proteção ao coração, outros benefícios anti-inflamatórios e anti-alérgica, bem como tendo uma capacidade para melhorar a memória e proteger o sistema nervoso.

Uma análise realizada por especialistas na Índia sugeriu que os poderes antioxidante, anti-diabético e anti-inflamatórios da mangiferina são devidos à sua estrutura única. Mangiferina também mostrou-se capaz de inibir eficazmente uma via de sinalização específica, que os autores disseram “explica parcialmente a sua capacidade anti-inflamatória e, adicionalmente, aponta para o seu potencial antineoplásico.”

Manga pode ajudar na perda de peso?

Alguns pesquisadores pensam que sim. Vários estudos indicam que o extrato da manga Africana (Irvingia gabonensis) é eficaz na redução do peso corporal e melhora os fatores metabólicos em pessoas que estão acima do peso.

Um exemplo vem de um estudo no Jornal de Suplementos Dietéticos que informou sobre os resultados de três estudos randomizados controlados. Os autores observaram que, enquanto os estudos indicaram reduções significativas no peso e circunferência da cintura quando comparado com o placebo, ainda é necessário mais investigação, porque eles sentiram uma qualidade de comunicação pobre durante os estudos.

No geral, parece que a manga, como alimento ou um suplemento, oferece uma variedade de potenciais benefícios à saúde nas áreas de diabetes, câncer e perda de peso. Não seria então hora de providenciar mais manga em sua dieta?

Mas não se esqueça, sem exageros, pois esta é uma fruta muito calórica.

 

Dica Extra

Uma alimentação balanceada garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

2 Comentários

  1. Anderson Mühlenbruch

    Olha aí “amor”? De quem? Será que ninguém percebe que esses ” médicos e nutricionistas”, que querem te dizer o que comer ou não, para controlar e até “curar” o diabetes. São todos uns PICARETAS? E que só querem vender algo ou alcançar fama? Falam em “ajudar” os diabéticos mas querem mesmo é ajudar a si próprios.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"