sábado , 22 de setembro de 2018
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Como curtir o carnaval sem imprevistos

Os cuidados com uma alimentação balanceada e uma hidratação eficaz são fundamentais para garantir toda a energia e disposição que os quatro dias de Carnaval exigem.

Na maioria das vezes as pessoas não se preocupam com os cuidados de uma alimentação diferenciada durante o Carnaval. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a agressão acentuada que o excesso de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, alto gasto energético e poucas horas de sono podem causar ao organismo, diminuindo as chances de contrair doenças infecciosas já que o estresse físico diminui o sistema imunológico e debilita o organismo.

Este artigo é para orientá-lo (a) sobre como manter o pique no Carnaval, para que você fique informado e curta os quatro dias de festa com muita saúde e alegria!

Antes da folia:

A hidratação é fundamental para garantir a disposição e recomenda-se:

  • Para um homem adulto: 3,5 litros de água, sucos de frutas ou água de coco por dia;
  • Para uma mulher adulta: 2,5 litros de água, sucos de frutas ou água de coco por dia.

Importante: as recomendações acima são indicadas para um clima médio de 20-25ºC. Em temperaturas mais elevadas a necessidade da ingestão de líquidos é maior. Deve-se iniciar a hidratação com antecedência e realizá-la não somente antes, mas durante e após o Carnaval para repor as perdas.

Dicas de como se preparar para a folia:

  1. Evite alimentos gordurosos: eles tornam a digestão muito lenta causando sonolência e comprometendo o desempenho físico, além de serem calóricos favorecendo o aumento do peso pelo excesso de energia;
  2. Consuma carnes magras: filé de frango, de peixe ou peito de peru são ótimas opções, lembrando que a proteína é essencial e construtora. Queijos magros e leite desnatado também são boas escolhas;
  3. Antes de sair para a folia: faça uma refeição de porção moderada, mas rica em carboidrato complexos como pães, arroz, batata, mandioca, milho ou macarrão; esses alimentos são bons fornecedores de energia rápida e lhe darão pique para pular pelas próximas horas, mas cuidado com o tamanho das porções. Eles agem transformando a glicose em fonte energética, a glicose entra na célula e fornece energia de rápido consumo, por isso, o ideal é consumi-los até 30 minutos antes do esforço físico;
  4. Pratique atividade física: É importante também preparar o corpo para as atividades do Carnaval. Os esforços realizados pelo corpo durante a folia podem ser comparados a exercícios de média e alta intensidade. Nos dias que antecedem ao Carnaval, não deixe de praticar a sua atividade física, principalmente a aeróbica que lhe ajudará a aumentar o condicionamento físico;
  5. Repouse: Quem não está acostumado a praticar atividade física deve repousar e preparar o corpo com uma alimentação balanceada.

4 Erros Graves Durante a Folia:

Lembrando que uma alimentação balanceada e uma hidratação eficaz são essenciais não só antes da folia, mas também durante a festa, garantindo toda energia e disposição necessárias ao organismo, já que o esforço físico durante os quatro dias é bem grande.

Normalmente as pessoas não costumam fazer uma alimentação diferenciada durante o Carnaval, cometendo 4 erros graves que são:

  1. Excesso de bebidas alcoólicas;
  2. Ingestão de alimentos gordurosos;
  3. Elevado gasto energético;
  4. Poucas horas de sono ou nenhuma.

Esses 4 erros podem provocar uma séria agressão ao corpo, como baixa imunidade, aumentando as chances de contrair doenças infecciosas, provocadas pelo estresse físico que debilita o bom funcionamento do seu organismo.

Para evitar esses males, aproveitar a festa e manter seu corpo saudável, siga as dicas abaixo e divirta-se!

Dicas para manter-se bem durante a folia:

  1. Hidrate-se bem: a transpiração excessiva causa desidratação, para evitá-la ingira muita água, sucos de frutas que além de hidratar, fornecem energia provinda do açúcar natural (frutose), além de água de coco e bebidas isotônicas que repõem os eletrólitos como potássio, sódio, cloro e magnésio perdidos na transpiração. O Magnésio é um mineral importante no metabolismo da glicose e na produção de energia celular, além de estar presente no relaxamento e contração musculares;
  2. Alimente-se de forma adequada: alimentos ricos em magnésio e em vitaminas do complexo B são importantes para dar disposição. O magnésio pode ser encontrado em frutas, verduras, hortaliças verde-escuras, cereais integrais, nozes, castanhas, amêndoas, semente de gergelim e girassol, quinoa, tofu e queijo de soja. Carnes, laticínios, cereais integrais e sementes são ricos em vitaminas do complexo B que atuam na melhora da circulação e metabolismo de carboidratos, auxiliando ainda na remoção de dióxido de carbono (CO2) dos tecidos, reduzindo câimbras e a fadiga muscular;
  3. Beba com moderação: caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. Mas cuidado, bebidas alcoólicas são muito calóricas e para os que já estão acima do peso podem garantir uns quilinhos a mais no fim da comemoração. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos, esses auxiliam retardando o efeito do álcool. A água auxilia no efeito diurético propiciando a eliminação mais acentuada dos metabólicos do álcool;
  4. Durma bem: seu corpo precisa repor a energia gasta a cada dia de festa e a melhor maneira de descansar é dormindo, de preferência 8 horas por noite, ou o máximo de horas que puder. O ideal é dormir em um ambiente escuro e silencioso, favorecendo o corpo e a qualidade do sono, que ficará sem dúvida muito melhor.

Tem diabetes e gosta de Carnaval? Este vídeo é pra você, pois Monica Lenzi explica quais os cuidados você deve ter.

 

Dicas para recuperar-se após a folia de Carnaval:

Se você seguir bem as dicas, preparando-se para antes da folia e, durante a festa mantendo-se com uma alimentação balanceada, uma hidratação eficaz, não abusando de bebidas alcoólicas, evitando alimentos gordurosos e dormindo adequadamente durante o período de agito intenso, certamente após o Carnaval seu organismo estará em melhores condições, diminuindo as chances de doenças infecciosas causadas pelo excesso de esforço físico. Porém, após esses 4 dias são necessários alguns cuidados extras com seu organismo, afim de recuperar-se completamente e voltar às suas atividades cotidianas com força total.

Como agir depois da folia:

  1. Repouse, descanse e durma bem: um sono de qualidade ajuda a repor as energias;
  2. Consuma alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais: sirva-se de frutas, legumes e verduras. Com baixo valor calórico eles possuem os principais nutrientes perdido no suor. Alimentos ricos em vitaminas antioxidantes (vitaminas A, C e E) que diminuem a ação dos radicais livres que prejudicam o vigor causando desgaste físico. Bons exemplos de alimentos ricos em antioxidantes são a cenoura, abóbora, agrião, couve, brócolis, espinafre, vegetais de folhas verdes, cereais integrais, gérmen de trigo, mamão, laranja, limão e acerola;
  3. Desintoxique-se: uma dieta desintoxicante com muita água, água de coco, limonada, laranjada e chá verde e pobre em gordura saturada e carboidratos refinados, ajudarão a eliminar toxinas que se acumulam no seu organismo durante o Carnaval.

Aprenda a fazer boas escolhas alimentares

Uma alimentação balanceada garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

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Um ótimo Carnaval a todos!

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