fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Carnaval sem imprevistos com o diabetes

Os cuidados com uma alimentação balanceada e uma hidratação eficaz são fundamentais para garantir toda a energia e disposição que os dias de Carnaval exigem.

Na maioria das vezes, as pessoas não se preocupam com os cuidados de uma alimentação diferenciada durante o Carnaval.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a agressão acentuada que o excesso de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, alto gasto energético e poucas horas de sono podem causar ao organismo, diminuindo as chances de contrair doenças infecciosas já que o estresse físico diminui o sistema imunológico e debilita o organismo.

Este artigo é para orientá-lo (a) sobre como manter o pique no Carnaval, para que você fique informado e curta os dias de festa com muita saúde e alegria!

Antes da folia do carnaval

A hidratação é fundamental para garantir a disposição, e recomenda-se:

  • Para um homem adulto: 3,5 litros de água, sucos de frutas ou água de coco por dia
  • Para uma mulher adulta: 2,5 litros de água, sucos de frutas ou água de coco por dia

Importante: as recomendações acima são indicadas para um clima médio de 20-25ºC. Em temperaturas mais elevadas a necessidade da ingestão de líquidos é maior. Deve-se iniciar a hidratação com antecedência e realizá-la não somente antes, mas durante e após o Carnaval para repor as perdas.

Dicas de como se preparar para a folia:

  1. Evite alimentos gordurosos: eles tornam a digestão muito lenta, causando sonolência e comprometendo o desempenho físico, além de serem calóricos favorecendo o aumento do peso pelo excesso de energia;
  2. Consuma carnes magras: filé de frango, de peixe ou peito de peru são ótimas opções, lembrando que a proteína é essencial e construtora. Queijos magros e leite desnatado também são boas escolhas;
  3. Antes de sair para a folia: faça uma refeição de porção moderada, mas rica em carboidrato complexos como pães, arroz, batata, mandioca, milho ou macarrão; esses alimentos são bons fornecedores de energia rápida e lhe darão pique para pular pelas próximas horas, mas cuidado com o tamanho das porções. Eles agem transformando a glicose em fonte energética, a glicose entra na célula e fornece energia de rápido consumo, por isso, o ideal é consumi-los até 30 minutos antes do esforço físico;
  4. Pratique atividade física: É importante também preparar o corpo para as atividades do Carnaval. Os esforços realizados pelo corpo durante a folia podem ser comparados a exercícios de média e alta intensidade. Nos dias que antecedem ao Carnaval, não deixe de praticar a sua atividade física, principalmente a aeróbica que lhe ajudará a aumentar o condicionamento físico;
  5. Repouse: Quem não está acostumado a praticar atividade física deve repousar e preparar o corpo com uma alimentação balanceada.

4 Erros Graves Durante a Folia

Lembrando que uma alimentação balanceada e uma hidratação eficaz são essenciais não só antes da folia, mas também durante a festa, garantindo toda energia e disposição necessárias ao organismo, já que o esforço físico durante os quatro dias é bem grande.

Normalmente as pessoas não costumam fazer uma alimentação diferenciada durante o Carnaval, cometendo 4 erros graves que são:

  1. Excesso de bebidas alcoólicas;
  2. Ingestão de alimentos gordurosos;
  3. Elevado gasto energético;
  4. Poucas horas de sono ou nenhuma.

Esses 4 erros podem provocar uma séria agressão ao corpo, como baixa imunidade, aumentando as chances de contrair doenças infecciosas, provocadas pelo estresse físico que debilita o bom funcionamento do seu organismo.

Para evitar esses males, aproveitar a festa e manter seu corpo saudável, siga as dicas abaixo e divirta-se!

Carnaval sem Hipoglicemia: Bebidas Alcoólicas com Moderação!

Dicas para manter-se bem durante a folia

  1. Hidrate-se bem: a transpiração excessiva causa desidratação, para evitá-la ingira muita água, sucos de frutas que além de hidratar, fornecem energia provinda do açúcar natural (frutose), além de água de coco e bebidas isotônicas que repõem os eletrólitos como potássio, sódio, cloro e magnésio perdidos na transpiração. O Magnésio é um mineral importante no metabolismo da glicose e na produção de energia celular, além de estar presente no relaxamento e contração musculares;
  2. Alimente-se de forma adequada: alimentos ricos em magnésio e em vitaminas do complexo B são importantes para dar disposição. O magnésio pode ser encontrado em frutas, verduras, hortaliças verde-escuras, cereais integrais, nozes, castanhas, amêndoas, semente de gergelim e girassol, quinoa, tofu e queijo de soja. Carnes, laticínios, cereais integrais e sementes são ricos em vitaminas do complexo B que atuam na melhora da circulação e metabolismo de carboidratos, auxiliando ainda na remoção de dióxido de carbono (CO2) dos tecidos, reduzindo câimbras e a fadiga muscular;
  3. Beba com moderação: caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. Mas cuidado, bebidas alcoólicas são muito calóricas e para os que já estão acima do peso podem garantir uns quilinhos a mais no fim da comemoração. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos, esses auxiliam retardando o efeito do álcool. A água auxilia no efeito diurético propiciando a eliminação mais acentuada dos metabólicos do álcool;
  4. Durma bem: seu corpo precisa repor a energia gasta a cada dia de festa e a melhor maneira de descansar é dormindo, de preferência 8 horas por noite, ou o máximo de horas que puder. O ideal é dormir em um ambiente escuro e silencioso, favorecendo o corpo e a qualidade do sono, que ficará sem dúvida muito melhor.

Se você chegou até aqui é porque gosta de Carnaval, certo? Então, este vídeo abaixo é pra você. Confira!

Dicas para recuperar-se após a folia de Carnaval:

Se você seguir bem as dicas, preparando-se para antes da folia e, durante a festa mantendo-se com uma alimentação balanceada, uma hidratação eficaz, não abusando de bebidas alcoólicas, evitando alimentos gordurosos e dormindo adequadamente durante o período de agito intenso, certamente após o Carnaval seu organismo estará em melhores condições, diminuindo as chances de doenças infecciosas causadas pelo excesso de esforço físico. Porém, após esses 4 dias são necessários alguns cuidados extras com seu organismo, afim de recuperar-se completamente e voltar às suas atividades cotidianas com força total.

Como agir depois da folia:

  1. Repouse, descanse e durma bem: um sono de qualidade ajuda a repor as energias;
  2. Consuma alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais: sirva-se de frutas, legumes e verduras. Com baixo valor calórico eles possuem os principais nutrientes perdido no suor. Alimentos ricos em vitaminas antioxidantes (vitaminas A, C e E) que diminuem a ação dos radicais livres que prejudicam o vigor causando desgaste físico. Bons exemplos de alimentos ricos em antioxidantes são a cenoura, abóbora, agrião, couve, brócolis, espinafre, vegetais de folhas verdes, cereais integrais, gérmen de trigo, mamão, laranja, limão e acerola;
  3. Desintoxique-se: uma dieta desintoxicante com muita água, água de coco, limonada, laranjada e chá verde e pobre em gordura saturada e carboidratos refinados, ajudarão a eliminar toxinas que se acumulam no seu organismo durante o Carnaval.

Vai viajar no carnaval?

Se você respondeu SIM, você precisa entender todos os detalhes que envolvem uma viagem por terra, por mar ou por ar de quem tem diabetes, tais como:

  • O que levar de medicamentos (oral ou injetável, incluindo insulinas) e insumos (tiras, lancetas, sensores, etc.) e qual quantidade levar de tudo isso.
  • Qual a documentação necessária no aeroporto se seu voo for nacional? E se for para o exterior?
  • Se faz uso de bomba de infusão de insulina ou sensor de monitoramento continuo, posso passa pelo RX do aeroporto? Meus equipamentos não vão danificar?
  • Existe alguma coisa que preciso saber sobre controle glicêmico e dias muito quente e muito frios?
  • Em viagens terrestres, onde devo ficar atento?
  • Como proceder em viagens para lugares com diferente fuso horário?

Para responder todas estas perguntas e muitas outras eu, Monica Lenzi, escrevi o e-book: “Viajando com Diabetes – O Guia Completo para o Sucesso da sua Viagem”. Para adquiri-lo, basta clicar no botão abaixo.

VIAJANDO COM DIABETES

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"