sábado , 22 de setembro de 2018
Home / Cuidados e Tratamentos / Como escolher um medidor de glicose?

Como escolher um medidor de glicose?

O que eu preciso saber quando vou escolher um medidor para acompanhar mais de perto minha glicose no sangue?

Ter um medidor de glicose faz parte do tratamento de quem tem diabetes. Algumas pessoas necessitam fazer suas medições com mais frequência do que outras. A auto-monitorização da glicose no sangue é recomendada para todos com diabetes, mas especialmente para aqueles que tomam insulina. A quantidade de vezes que você deverá fazer os testes de glicose deve ser baseada na recomendação do seu médico.

As medições de sua glicose no sangue devem ser realizadas antes das refeições, 2 horas após as refeições, antes de deitar e sempre que sentir algum sinal ou sintoma de Hiper ou Hipoglicemia. É muito importante que você não faça nenhuma correção de sua glicemia sem antes fazer a medição. Para saber mais sobre hipo e hiperglicemia, CLIQUE AQUI.

Porque devo usar um medidor de glicose?

Os medidores de glicose são ferramentas de tomada de decisão e por este motivo, precisam apresentar resultados confiáveis. Ele é usado para:

  • Decidir a dose de insulina a ser aplicada no momento;
  • Verificar se a medicação esta sendo eficaz no tratamento;
  • Verificar se a alimentação esta impactando em seus níveis de glicose no sangue;
  • Verificar os níveis de glicose antes, durante e após a atividade física.

Descubra no vídeo abaixo a Importância do Automonitoramento dos Níveis de Glicose:

Algumas atitudes do usuário, também, podem interferir nos resultados dos testes, como por exemplo:

  • Sujeira ou resto de comida nas mãos;
  • Mãos molhadas com água ou álcool;
  • Armazenamento incorreto das tiras;
  • Falta de codificação ou troca do chip;
  • Uso de fitas vencidas.

E aí? Qual a melhor opção?

Existem cerca de 72 modelos de medidor de glicose no Brasil. Muitas pessoas tem dúvidas sobre como fazer uma boa escolha.

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão que regulamenta e aprova os medidores que são vendidos no comércio e nas instituições públicas.

Em 2014 o  INMETRO – Instituto Nacional de  Metrologia, Qualidade e  Tecnologia analisou 15 modelos diferentes de glicosímetros comercializados no Brasil, e apresentou um relatório sobre a análise dos manuais de instrução de uso de glicosímetros e seus acessórios (para acessar o relatório na integra, CLIQUE AQUI).

Os resultados deste estudo demonstraram que os usuários não conseguem utilizar o produto de forma adequada, com as informações fornecidas nas instruções de uso, sinalizando um possível risco não controlado, ou seja, possibilitando o erro tanto na execução do teste, como na interpretação dos resultados.

Na Europa e nos Estados Unidos, somente comercializam medidores de glicose que atendem os critérios da ISO 15.197:2013.  Estes critérios passaram a ser cobrados no final de maio de 2017, tempo necessário para adaptação dos fabricantes, para minimizar erros de resultado, uso e interpretação. Conheça abaixo quais são estes critérios:

  • Precisão: também conhecida como acuracidade,  que é saber se os resultados dos medidores são tão precisos como os resultados de análises de sangue realizadas no laboratório. No laboratório se utiliza somente a parte branca do sangue, já o medidor utiliza o sangue total (parte branca e vermelha). Pela ISO, é aceitável uma diferença de até +/- 15% para resultados acima de 100 mg/dL e +/- 15 mg para resultados abaixo de 100 mg/dL.
    Resultados imprecisos podem gerar erros, tais como: apresentar um valor acima do real, a dose de insulina pode provocar uma crise de hipoglicemia.
  • Facilidade de utilização: alguns medidores precisam de chip ou código para poder realizar o teste e fornecer o resultado corretamente. Os modelos mais modernos, já vem codificado de fábrica, evitando assim erros de resultados devido a falta de codificação adequada.
    Em nosso canal do YouTube você tem disponível vídeos de como manusear os medidores de glicose.
  • Instruções rápidas de uso:  é notório que a grande maioria das pessoas NÃO leem os manuais dos seus aparelhos e equipamentos, desta maneira, para minimizar erros de manuseio dos medidores de glicose, pelas pessoas leigas, todo medidor de glicose deve ser acompanhado de um pequeno manual, com ilustrações de como deve ser usado pelo usuário leigo.
  • Interferência de outras substâncias: como estes medidores usam o sangue total. Certos medicamentos, excesso de triglicerídeos, quantidade de hemácias (células vermelhas do sangue), entre outros, podem interferir no resultado, subestimando ou superestimando o mesmo, levando ao paciente a tomar decisões erradas no tratamento.

Outras características que devem ser observadas são:

Portabilidade: se você levar o seu medidor com você, tenha certeza de que ele é pequeno e portátil. A maioria dos medidores vêm com um estojo que tem espaço para suas tiras, lancetas e lancetador.

Velocidade: se você verifica sua glicose no sangue várias vezes ao dia, você precisa de um medidor que mostre os resultados mais rápido.

Tamanho da amostra: a quantidade de sangue necessária para realizar o teste é muito importante. Quanto menor a gota de sangue necessária para o teste, mais confortável é a punção e mais higiênico é o seu teste.

Custo das tiras: quando se faz muitos testes durante o dia é muito importante escolher um medidor que tenha tiras com melhor custo-benefício.

Memória de resultados: se você precisa discutir os resultados de seus testes com sua equipe de saúde, escolha um medidor que tenha uma boa capacidade de armazenamento de resultados.

Dica Extra

Agora que você conheceu as características que o medidor de glicose deve ter, para que seu tratamento seja eficiente, também precisa entender o tratamento, pois isto é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida.

Sugiro a leitura do livro digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, para conhecer os detalhes de seu tratamento.

QUERO ENTENDER MEU TRATAMENTO

Conhecimento é o melhor remédio para o tratamento do diabetes!

Veja Também

Benefícios da Caminhada

A Caminhada é um esporte e um exercício natural e primário, aprendemos por instinto. Só …

97 Comentários

  1. Bom dia
    Descobri hoje que meu filho tem diabete ele tem 06 anos, tem algum grupo do Zap pra que eu possa participar e entender mais sobre diabete…quero saber qual o melhor aparelho de medir pra min comprar.

  2. OLA MONICA, TESTEI 4 TIPOS(2 DE MARCAS DIFERENTES) DE MEDIDORES E O FATO ABAIXO OCORREU IGUALMENTE.
    COM A MESMA GOTA DE SANGUE OU NAO, OCORREM RESULTADOS DIFERENTES E GRITANTES. EX.: HOJE FIZ VARIOS TESTES NOVAMENTE. DE 5 TESTES, OS RESULTADOS FORAM: COM A MESMA GOTA DE SANGUE, DERAM OS VALORES 137 E 162. COM GOTAS DE SANGUE DIFERENTES DERAM OS VALORES: 149, 217 E 111.
    LIGUEI P MHA IRMA, Q TAMBEM FAZ USO, E PEDI P ELA TAMBER FAZER O TESTE. ELA FICOU IMPRESSIONADA COM AS ALTAS DIFERENÇAS. OBSERVANDO Q HOUVE OS CUIDADOS COM HIGIENE E QUE O ULTIMO APARELHO Q COMPREI É CONSIDERADO UM DOS MAIS MODERNOS EM TECNOLOGIA. O QUE FAZER. GRATO E UM ABRAÇO.

  3. Adalberto A. Ribeiro

    Bom dia!
    Meu nome é Adalberto, tenho diabetes, acompanho regularmente com endocrinologista, mas diariamente utilizo os aparelhos de glicemia do mercado; até hoje utilizava o accu active porém devido ao preço das tiras mudei para outro aparelho. O aparelho mais novo está dando resultado muito superiores ao antigo:
    Antigo : 107
    Novo : 124
    Na minha opinião esta diferença não deveria ser tão grande!
    Essa diferença é mesmo discrepante assim! Pois não deveria quem compra esses aparelhos e porque precisa de um acompanhamento +/- confiável.
    Nos exames de laboratórios os resultados estão coerentes com o aparelho antigo.

  4. tenho 53 anos e descobri hoje que minha glicose esta 113 isso diabete,tenho que tomar remedio?

  5. Olá, tudo bem? Sou gestante de 18 semanas e fazia o uso de glifage antes da gestação por conta de uma “pre diabetes”. Por conta disso estou tendo que fazer o controle de glicemia capilar 5 vezes ao dia, as vezes minha glicemia em jejum da por volta de 105 no meu aparelho que no caso é o injex sens 2, eu comecei a desconfiar e fiz glicemia em jejum no laboratório duas vezes, num dia em que a glicemia tinha dado 89 no meu aparelho, no laboratório deu 78, na outra semana quando repeti o exame no meu aparelho deu 106 e no laboratório 85, a minha GO me passou insulina a noite mesmo tendo dado dentro do aceitável no laboratório mas eu tenho medo de ter crises de hipoglicemia e de usar esse medicamento sem precisar, gostaria de voltar com o glifage mas ela diz que não funciona. Gostaria da sua opinião pois estou muito perdida quanto ao que fazer, devo procurar uma segunda opinião? Devo trocar o aparelho? Se sim, qual marca é mais precisa? O exame de laboratório não é mais confiável do que o aparelho?
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraços

  6. Dra o Gtech é confiável? Sou dm 1 e faço contagem de carboidratos.

  7. Boa noite! Gostaria de uma informação: sou recém formada em técnico de enfermagem, e gostaria de ter um kit completo para procedimentos. Qual medidor de glicose devo comprar nessa situação ? me indica algum com boa precisão e durável ? e onde encontro para comprar ? obrigada desde já!

  8. Olá Monica!
    Tudo bem?
    Minha mãe possui diabete tipo 1 e hoje recebemos o glicosímetro distribuido pelo SUS (Accu-check active), porém ela já vinha monitorando o nível de glicose a um certo tempo utilizando o One Touch Ultra Mini (comprado por nós). Por uma questão de segurança, resolvi comparar a precisão dos dois aparelhos e para minha surpresa os resultados divergiram bastante. No primeiro teste (jejum) o aparelho da Roche apontou 107, enquanto o One Touch apontou 125, já no segundo (sem jejum) os resultados foram 155 e 197 respectivamente. Você tem alguma referência de precisão entre estas duas marcas? Sabe se essa diferença é considerada ok? Vi que existe a margem de 15% e que pode ser que um errou para mais e o outro para menos, mas fiquei com medo dessa diferença.

  9. Boa noite
    Me tornei insulino dependente, a mais ou menos 1 ano, no inicio foi fácil pra mim conseguir seguir tudo que o endocrinologista pediu, regime alimentar, exercícios físicos, e infelizmente várias e várias agulhadas no decorrer do meu dia, medição de glicose, tomar a insulina……..mas sendo honesto com o passar do tempo isso fica absurdamente chato, cansativo, hoje estou em um ponto de jogar tudo pro alto…..imagino que muitos passem pelo mesmo sentimento…..gostaria de saber se existe algo definitivo para curar essa doença maldita…como por exemplo uma cirurgia ou qualquer coisa do tipo…..uma vida restritiva demais……se come um pedaço de pizza fora do limite no outro dia acusa um numero enorme na medição… e por ai vai… vc comentou sobre depressão ….como perceber os sintomas em um diabético?????? Desde já agradeço..um abraço

  10. Olá, gostaria de saber se a fita do one touch ultra é compatível com o aparelho onde touch ultra mini. Só vi dps de usar e vi em uma das medições variação de 152 para 116 com 2 min de diferença entre as medidas

  11. Dra. Monica, Bom dia!
    Minha esposa tem labirintite e ela não consegue ficar sem se alimentar por 3 horas. Qual o melhor aparelho hoje no mercado para estar fazendo a medição da glicose dela. Obrigado.

  12. Tenho 68 anos, a a 3 hs apos minha filha ser diagnosticada com LINFOMA DE HODGKIN, fiquei muito abalada e tb com DIABETES tipo2, desde esse dia tomo remedios orais para controle. Ha 3 anos comprei o aparelho G TECH FREE, para medir o sangue, na epoca lembro que paguei caro pelo aparelho, mas precisava ne. Estava muito satisfeita ate entao, só que agora comprei por R99.00 uma caixa com 50 fitas, achei carissimo, mas tb pensei no custo beneficio. Porem essa mesma caixa agora se encontra inutil pois mesmo usando varias fitas nenhuma marca nada. As fitas bem armazenadas, bateria do aparelho tb, entao me ficou a duvida o que esta acontecendo. Eu creio que seja as fitas, pois fui no posto medico e eles usaram o deles e funcionou normal, queria que usassem o meu, mas a enfermeira me falou ESSE AI??? fiquei ate chateada com o comentario. Agora minha pergunta, o que pode estar acontecendo, o aparelho tem tempo de vida util? as fitas que comprei podem nao prestar, ainda estao na data de validade. Nao tenho mais a nota da farmacia para destrocar, se aceitassem. A enfermeira me aconselhou a comprar outro aparelho, mas NAO essa marca kkkk. (desculpe eu falar isso.) Tudo de bom para vc, espero resposta.

  13. Boa noite Dra. Mônica. Quero saber se posso usar a fita do free style lite no aparelho free style freedom lite. E se as lancetas dessa marca servem para qualquer um dos modelos.

  14. Gostaria de saber se há algum efeito da luz sobre as tiras de glicemia se estas ficarem expostas e fora do frasco de acondicionamento. Pode alterar o resultado do teste?
    Pergunto isso porque durante a apresentação de um aparelho, a enfermeira frisou que todas as tiras de glicemia são fotosensiveis….procede essa afirmativa?
    Se sim, onde encontro artigos sobre isso?

    • Adriana,
      Nos mais de 10 anos que trabalho com diabetes, nunca ouvi dizer nada sobre este respeito. As tiras são sensíveis a exposição ao ar, devido ao oxigênio. Algumas usam como reagente a glicose oxigenase e outras a glicose dexidroxigenase. Por este motivo, algumas tiras após abertas tem sua data de validade aletrada.

  15. boa tarde,fiz uma cirurgia no dedo ontem atarde,tomeu uns antibioticos e uns remedios para dor,tomei anestesia e hj pela manha fiz exame de glicose e deu 108,sera q pode ser pelo uso dos remedios???

  16. Gostaria de saber porque que está dando resultados diferentes com a mesma gota de sangue (78 e 81) e também fazendo tiragens repetidas com outra amostra mas no mesmo momento (126, 110 e 101)? Foi usado o accu-check performa.

    • Mariana,
      Poque mesmo sendo a mesma amostra, são momentos diferentes.

    • Porque os aparelhos têm uma margem de erro que não deveriam.
      A legislação diz que a margem de erro pode ser de até 15% em 95% das medidas. Isso significa muito.
      Se você pegar dois glicosímetros diferentes no mesmo momento (diferença de um minuto entre as medidas) eles podem dar valores bem diferentes.
      E até usando o mesmo aparelho duas vezes numa diferença de tempo de um minuto pode dar diferença.
      A legislação é fraca, já deveria ter exigido equipamentos muito mais precisos.
      Uma diferença de 15% pode complicar a vida de um hipoglicêmico.
      Cansei de ler relatos de pessoas do mundo inteiro sempre preocupados com a qualidade do valor da leitura, mostrando discrepâncias muitas vezes de 50 de uma medida de um equipamento para outro. E qual deles está certo? Talvez nenhum.
      Não sei por que os médicos toleram isso.

      • Alberto,
        No Brasil não temos regulamentação muito específica para os medidores de glicose, mas na Europa e EUA eles devem atender aos padrões de precisão estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO). De acordo com a norma ISO 15197 os medidores de glicose de sangue devem proporcionar resultados que estão dentro de ± 15% de um padrão de laboratório para concentrações superiores a 100 mg/dL ou dentro de ± 15 mg/dL para concentrações inferiores a 100 mg/dL, pelo menos em 95% dos resultados.

      • Concordo com o comentário do Sr. Alberto e os valores obtidos pela Sra. Marina exemplificam esta questão de imprecisão das medições.
        Partindo da suposição que o valor de 78 seria o real (valor supostamente concordante com um teste de laboratório) então os valores de 81, 126, 110 e 101 implicariam em erros de 3.84%, 61.53%, 41,02% e 29,48%, respectivamente.
        Considerando que a margem de erro de 15% deve ocorrer em 95% dos resultados, observa-se que o aparelho neste caso estaria reprovado pois só 40% dos resultados estão dentro da margem de erro referenciada na norma.

        É claro que 5 medições é um número muito pequeno pra um posicionamento conclusivo mas já vi diversos relatos semelhantes ao depoimento do Sr. Alberto e particularmente também tenho observado as mesmas coisas.

  17. Silmara Regina dias seara

    Dr Mônica Boa tarde
    As tira do aparelho one touch select ser para o aparelho one touch ultra mini ?

  18. Gracenilda Ribeiro da Feminino Lacerda

    Muito interessante, acabei de entrar em contato com o fabricante do meu aparelho. Tenho um G-Tech Free Lite medi e deu 185 pós prandial, medi também no mesmo instante com o mesmo sangue e deu 116 com o Active Accu-Check.

    Difícil usar uma aparelho com essas proporções. O Active Accu-Check usei na gestação, e as diferenças do laboratório eram minimas.

    Mo meu G-tech medi em jejum e deu 76, usei mais 6 tiras e furei todos os dedos e repeti no meso dedo e teve variação de 76 a 90.

    Quero comprar o freestyle, mas vi que o valor das tiras é pouco mais elevado. O G-tech tem o menor preço, bem acessível. Uma pena essa insegurança.

    • Celia mara fernandes krunfli

      Estou com o mesmo problema que vc , tenho um continue da Bayer que sempre da baixa a glicose mesmo naoneatando em jejum da tipo 78 e até menos e com o açúcar chec acrive da 96 , não sei Mais em qual confiar

      • A FDA e a ANVISA aprovam margens de erro de 15% em 95% dos casos.
        Isso é arcaico.
        15% de erro significa que se a pessoa está com 70 significa que o aparelho pode indicar 59 (hipo) ou 80 (normal).
        Se o aparelho mostrar 59 e você medir de novo o aparelho poderá mostrar (se estiver funcionando bem, e por isso dentro da margem) o valor de 80.
        E daí, como fica essa pessoa? Vai fazer uma terceira? Essa insegurança é complicada.

        • Alberto,
          No Brasil não temos regulamentação muito específica para os medidores de glicose, mas na Europa e EUA eles devem atender aos padrões de precisão estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO). De acordo com a norma ISO 15197 os medidores de glicose de sangue devem proporcionar resultados que estão dentro de ± 15% de um padrão de laboratório para concentrações superiores a 100 mg/dL ou dentro de ± 15 mg/dL para concentrações inferiores a 100 mg/dL, pelo menos em 95% dos resultados.

  19. bom dia dra , hoje pela manha medi a glicose e deu 3 resultados bem diferentes em questão de 20 minutos

    109 , 128. e. 103

    gostaria de saber porque tanta diferenca?

  20. Bom dia!
    É possível utilizarmos as tiras reagentes do Accu-chek |Performa no Accu-chek Active?

  21. Tenho hipoglicemia, ah anos tenho sofrido com ela e agora o médico me indicou comprar um medidor de glicose para ver se a dieta que eu estou seguindo tem trazido benefícios. Ansiosa por melhora, obrigado pelas informações pois acho que serão igualmente valiosas para o meu caso! ????

  22. Dra. Monica, tudo bem ?
    Tenho um aparelho da Bayer que é o Contour Next e não encontro as tiras de teste aqui no Brasil, a senhora sabe se tem uma similar ou as próprias para que eu possa comprar ?

  23. Luciane Alves Bezerra

    Minha mãe tem diabete tipo 2. Os valores dela oscila muito, ora ta alta demais, ora ta muito baixa. O que poderia ser essa variação nos resultados. Quero dar para ela um medidor de glicemia, qual vc me indica?? Ela tem 63 anos.

    • Luciane!
      As oscilações dependem de como é o tratamento dela, se ela usa a medicação como é indicado, se ela se alimenta corretamente, etc..

      O medidor de glicose depende de quantos testes ela vai fazer por dia/semana/mês e como ela tem de conhecimento para manipular o medidor.

  24. Alfredo Brandão Monteiro

    Tenho diabetes tipo 2, e minha glicemia medida peloaparelh accu-chek performa nano a alguns meses atraz variava de 220 â até 280, ultimamente tem variado de 107, 115, 117 em jejum e 143,145 e 146 depos de se alimentar.Oque pode estar havendo para que ela tenha ficado tão baixa?

    • Alfredo,
      Os valores atuais estão próximos do ideal. Isto quer dizer que seu tratamento esta sendo eficaz.

    • Aproveita e passe a tomar 3 capsulas/comprimidos de cromo. Sua glicose vai baixar e ficar mesmo que coma mais, em nível baixo. O cromo, mineral, faz o mesmo que a insulina, leva a glicose para o interior das células. Tome cromo com os remedoios e serás mais feliz e poderá abusar mais das comidas.

  25. como sempre as corporações nos rouba- com coisas que tem problemas na medição- Comprovado por testes recentes vistos em programa de TV- tem graves diferenças com a realidade. E ainda aprovados por Anvisa- ate esse lugar chega a deficiência.

  26. ola gostaria de saber se as tiras teste do aparelho free style optium H servem para o aparelho free style neo

      • Monica, pesquisei e confirmo que após meses após tomar 3 capsulas de cromo, diariamente, juntamente com os remédios a taxa diminuiu em muito. O mineral cromo (picolinato de cromo) é igual a insulina. Já que não posso ultrapassar os limites dos remédios, somo cromo aos mesmos. Tomava 2 comprimidos de glucovance antes do almoço e 2 antes do jantar. Agora, tomo apenas 1 no almoço e 1 capsula de cromo e 1 no jantar mais 1 capsula de cromo. Pela manha tomo 1 capsula de cromo. São 3 capsulas de cromo ao dia. Ontem a noite comi 1 pamonha feita de um inimigo nº 1 dos diabéticos: o milho. E, hoje, o resultado do pré-prandial foi de 98. Recomendo a todos que tomem três capsulas de cromo juntamente com os remédios. Depois de alguns dias verão que podem comer mais e diminuir os remédios. Cuidado: os médicos/endocrinologistas não gostarão da ideia.

  27. Bom dia Dra Mônica. Segundo sua resposta, é exatamente a minha dúvida. Como devo ler então um resultado 112 mg/dL em jejum medido num aparelho G.TECH free sendo erro padrão de + ou – 20%, qto na realidade está minha glicemia nesse momento???
    Tenha um ótimo final de semana!

  28. Bom dia Mônica. Tenho um medidor de glicemia G.TECH free. quando o comprei, levei junto no dia que fui fazer exame de sangue e fizemos teste com ele. Os resultados aparelho X laboratório foi completamente diferente. Entrei em contato com a firma e me explicaram a diferença de sangue da veia para o do dedo, mas o que nós utilizamos foi o da seringa que foi mandado para o laboratório. Dizendo isso a eles, me mandaram um kit para aferir meu aparelho, o que estava certo feito a aferição e me disseram que esse aparelho conta com uma diferença de 20% para mais ou para menos. Aí eu lhe pergunto: como ler um dado que me deu como 112?? Ontem fui no pronto socorro da Unimed e mediram meu sangue com um aparelho semelhante ao meu, só que de outra marca. Perguntei diversas vezes ao médico e ao enfermeiro se aquela marca de aparelho dava um resultado preciso e nenhum dos dois me respondeu. Poxa, como é difícil, como vou saber como está minha glicemia desse jeito. Você conhece uma marca de aparelho que seja preciso???
    Aguardo um retorno.
    Tenha um bom final de semana!

  29. Hoje de manha fiz o teste e tinha 275 em jj depois comi e fui fazer uma Caminhada com amigos 11km voltei e fiz novamente e o teste e deu novamente os 275 .

    Serra da maquina algem me sabe dizer se é normal só tenho consulta em Agosto de diabetes .
    Sou tipo 2 .
    MUITO OBRIGADO .

  30. Olá o que uso não está na lista como sei se é bom?
    Uso o Accu Chek Active e tenho diabetes tipo 2
    Geralmente faço duas medições diárias ou uma pela manhã em jejum todos os dias.

  31. Porque existe tanta variação no teste?
    Ex.: verifiquei uma vez e deu 417. Achei muito alto e aí fui aferir novamente e deu 332. Depois verifiquei mais uma vez e deu 401. Como saber se o aparelho está medindo certo?

  32. Olá Dra. Monica adorei esse seu post. Me tirou muitas dúvidas. Gostei de saber que o freestyle é o mais preciso é confiável aparelho, pois minha gata está diabética e eu estava usando o OneTouch ultra pra os testes, mas minha veterinária sugeriu que usasse o Freestyle Optium pois os resultados eram mais precisos e ele era mais indicados aos bichanos. Sei que a senhora não é veterinária, mas sabe dizer se essa informação procede? O Freestyle é realmente mais preciso? Obrigada.

  33. Boa tarde Ming sogra tem diabetes essa semana a dela deu 288 ela ainda não tem medidor mais quer comprar quem vc indica ela tem 53 anos

  34. jessica sampaio santos

    ola tenho um aparelho accus-chek so que queria saber quais sao os tipos de fita qui servi pra ele

  35. 1) Quero comprar um medidor para controlar para controlar a glicemia de meus alunos, qual você me recomenda?

    2) quando eu comprar somente o pacote de tiras elas vem acompanhado do objeto que fura o dedo?

    • Oi André!
      1) depende da quantidade de testes que você irá fazer mensalmente, pois você deve se preocupar com o custo das tiras.

      2) O lancetador que acompanha os medidores, é de uso INDIVIDUAL. Seu uso não deve ser coletivo. Para uso coletivo, você deve usar as lancetas que atendem a NR32 que diz respeito as normas de biossegurança.

  36. Elton Buffon Araujo

    Monica, qual desses Medidor de Glicose você usa?

  37. Olá! Tudo bem?
    Não sou diabética, mas tenho tendencia e minha glicose costuma ser alta (98,99,100). Gostaria de comprar um aparelho para verificar de vez em quando. Mas achei complicado essas coisas de chip, códigos… Eu queria comprar um aparelho, comprar umas tiras de reserva, levar pra casa e usar. Simples assim. Me indicaria algum? Gostei desse da G-Tech, acha que seria bom pra mim?
    Obrigada!

  38. Olá, meu gato foi diagnosticado com diabetes e temos q medir diariamente. comprei um aparelho freestyle optyum porem não gostei, porque da muito erro, exige uma gota de sangue enorme,entre outras coisas . tem algum q vc indicar para essa finalidade ?obrigada.

  39. Monica,
    Para as fits do aparelho accu-chek performa existe um tipo de codigo? Eu comprei 100 fitas e no frasco consta o codigo 222, mas no aparelho quando insiro a fita aparece o 059 e depois vem o erro 1. Já contactei a empresa mas ate agora não me retornaram.
    Grata,

  40. Olá Dra Mônica,

    Fui diagnosticada com diabetes tipo dois a pouco mais de um Mês,minha glicose estava em 260 e agora se mantendo na casa dos 113 antes das refeições e 129 após,comprei o Active para fazer essas medições e uso a Glifage de 850,dieta com nutricionista,gostaria de saber se esse aparelho está indicado pra mim e se esses indicies estão dentro da normalidade.
    Outra duvida é se tomando o Glifage eu posso tomar uma cervejinha?

    • Adriana,

      O medidor de glicose é usado para controle dos níveis de glicose. Os valores normais em jejum devem estar entre 70 e 99 mg/dL de sangue e até 2 horas após uma refeição < 140.A ingesta de bebidas alcoólicas deve ser moderada em 1 dose diária, quando os níveis de glicose se encontram controlados. Converse com sua nutricionista.

  41. Joaquim Botto de Medeiros Barbosa

    Tenho um Accu Chek Performa Nano, faço medições diárias e o resultado varia entre 114 e 125. Esclareço que não tomo nenhuma medicação, apenas consumo a batata Yacon que dizem fazer bem para pessoas com a glicose alterada. Faço duas indagações: a primeira é que se de fato a batata acima mencionada realmente faz bem a quem é considerado diabético?; e a segunda é se pessoas com os índices retro citados corre os mesmos riscos como cegueira, problemas renais, amputação de membros inferiores e outros de pessoas com índices glicêmicos mais elevados. Grato pela atenção.

    • Joaquim,

      A batata Yacon esta sendo alvo de pesquisas para saber como ela abaixa os níveis glicêmicos, o importante é não abandonar o tratamento prescrito pelo seu médico sem o conhecimento dele.
      Com relação aos seus resultados, você deve realiza-los antes das refeições e após as refeições, sendo que antes devem estar abaixo de 99 e até 2 horas após, devem estar menores que 140. É assim que você tem feito?

      • Joaquim Botto de Medeiros Barbosa

        Dra. Mônica, bom final de semana e obrigado por ter me respondido.
        Como ficou dito acima faço medições diárias mas só antes da primeira refeição. O que eu gostaria de saber é se pessoas com níveis glicêmicos entre 110 e 125 corre os mesmos riscos citados no meu comentário anterior, de quem tem níveis bastante elevados?.Não tomo medicação específica para diabetes, apenas consumo a batata Yacon. Um abraço do agora seu cliente virtual, Joaquim Botto.
        .

        • Joaquim,

          Se você só mede uma vez ao dia e sempre no mesmo horário, não tenho como saber se seu tratamento esta sendo eficaz. Existe casos de glicemia em jejum estarem dentro da faixa alvo estabelecida pelo médico, mas após as refeições estarem bem altas.

          Podemos agendar um horário via skype para uma avaliação de sua controle glicêmico. Caso seja de seu interesse, entre em contato pelo e-mail monica@diabetesevoce.com.br

  42. Dra Mônica boa noite, moro no Japão e gostaria de saber se esses aparelhos podem usar tiras, lancetas daqui ou somente as vendidas ai no Brasil,faz pouco tempo que fiquei sabendo que tinha diabetes tipo 2,desde já agradeço,Edna

  43. Como vai, Dra.??

    Fui diagnosticado há pouco com pré diabete, (é isto???)..Tenho necessidade de comprar um aparelho de monitoramento do açúcar para minha segurança??…
    Grato, Maurício Queiroz

  44. Edmundo Santos Nogueira

    Dra. Monica, boa noite!
    realmente são muitas marcas de medidores, fiquei com duvida de qual comprar. Entre todos qual o de melhor precisão? Desde já agradeço, muito obrigado!!

    • Edmundo,

      A precisão deles é muito parecida, leve em questão a quantidade de testes que você vai fazer por mês e o grau de dificuldade você tem para realizar o teste sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *