fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Quem tem Diabetes deve Cortar ou Contar Carboidratos?

Quem pode usar a Contagem de carboidratos para controlar o Diabetes?

É comum as pessoas pensarem que contagem de carboidratos está apenas restrita a pessoas com diabetes tipo 1, que fazem uso de insulina, mas isso NÃO É VERDADE. A contagem de carboidratos tem um papel importante tanto para pessoas com diabetes que fazem uso de insulina, quanto para aquelas que não o fazem. Mas é um papel diferente para cada caso. Continue lendo o artigo e confira alguns detalhes sobre o assunto!

Insulina para Viver? Quem Depende?

Entenda a importância da contagem de carboidratos

Para as pessoas com diabetes tipo 1 e aqueles com diabetes tipo 2 que necessitam de insulina, a contagem de carboidratos é uma maneira de combinar as necessidades de insulina com a quantidade de carboidrato que você ingere.

Já para quem tem diabetes tipo 2 e não necessita de insulina, a contagem de carboidratos é uma maneira de regular a quantidade de carboidratos que consome e monitorar como isso afeta o controle glicêmico, o controle de peso e a ingestão de medicamentos, assim como permite uma qualidade de vida melhor.

Qual Tipo de Diabetes é mais Perigoso?

Realizar contagem de carboidratos, portanto, é a melhor forma de compreender como os carboidratos afetam o controle glicêmico, de controlar a quantidade da medicação e da necessidade de insulina. No entanto, requer paciência.

Como fazer a contagem de carboidratos?

É preciso verificar as tabelas de carboidratos dos alimentos ou os seus rótulos (no caso de alimentos industrializados), medir a glicemia, corrigir (se necessário) e fazer contas (sempre), aplicar insulina de ação rápida (dependendo de como estiver a glicemia) e realizar o monitoramento.

Ou seja, é preciso aprender a ajustar a quantidade de insulina ou medicação em conformidade com a ingestão de carboidratos e medir seus níveis de glicose no sangue regularmente.

É essencial o apoio e o acompanhamento do médico para realizar os ajustes. O ideal é até mesmo ser acompanhado(a) por uma equipe multiprofissional.

Há também cursos e manuais que ensinam a realizar a contagem de carboidratos. Com o tempo, esse comportamento passa a ser automático.

Acesse o Manual de Contagem de Carboidratos da SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes

Todos os carboidratos que ingerimos são convertidos em glicose, e impactam sobre os níveis de açúcar no sangue.

Então, o ideal seria uma dieta pobre ou sem carboidratos?

De acordo com Camila Faria, nutricionista, alguns carboidratos desempenham papéis importantes na nossa saúde. São eles que nos fornecem boa parte da energia necessária para as atividades diárias.

Cada organismo apresenta uma necessidade de hidratos de carbono. É variável conforme idade, peso e atividade.

Carboidratos são comumente encontrados nos seguintes alimentos:

  • grãos (pães, massas, cereais)
  • frutas
  • legumes
  • tubérculos (batata, batata doce, inhame e)
  • cervejas
  • vinhos e alguns licores fortes
  • sobremesas e doces
  • grande parte dos produtos lácteos, exceto o queijo
  • alimentos como sacarose, frutose, maltose

Como Melhorar meu Controle do Diabetes Usando Alimentação?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Fontes consultadas:
SDB – Sociedade Brasileira de Diabetes
ADA – America Diabetes Association
Diabetes.co.uk

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Glicemia Capilar e Cabelo: Qual a relação?

“Qual shampoo devo usar para normalizar minha glicemia capilar?” “Os resultados dos meus testes de …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"