fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
diabetes tem cura?

Curar e reverter o diabetes é realmente possível?

Diabetes tem Cura?

Todos os dias me perguntam se diabetes tem cura, se o diabetes tipo 2 pode ser revertido… Quero convidar você para rever a definição destes conceitos comigo!

  • Curar
    • 1. recuperar a saúde de. “só se detinham para curar os enfermos”.
    • 2. debelar, eliminar (doença, ferida etc.). “curaram toda a maleita da região”.
  • Reverter
    • 1. retornar (à condição inicial, ao ponto de onde se partiu), retroceder, regressar.

Conheça o que dizem profissionais e entidades:

Estas perguntas chegam até a mim, pois existem inúmeros anúncios no Google e no Facebook oferecendo tratamentos para “Curar” e “Reverter” o diabetes. Veja o que diz o parecer emitido pelo CREMEC (Conselho Regional de Medicina do Ceará):

“Não há, até o presente momento, reversão ou cura para o Diabetes, e o seu tratamento fundamenta-se em dois pontos:

1. Modificação do estilo de vida quanto a atividade física e alimentação adequada.
2. Uso de fármacos de diversas classes terapêuticas, inclusive a insulina, sendo este último o único recurso eficaz para o controle glicêmico do Diabetes Mellitus Tipo 1. “

As pessoas com diabetes tipo 2, que mudam seu estilo de vida e conseguem perder peso, vão diminuir a resistência insulínica, podendo até deixar de tomar medicamentos, mas não devem abandonar, de maneira nenhuma, os seus cuidados com o diabetes. Veja o que diz a médica endocrinologista Dra. Andressa Heimbecher Soares:

‘Se uma pessoa teve o diagnóstico de diabetes e mudou seus hábitos, normalizando as taxas de açúcar em cerca de 3 meses, por exemplo, mesmo assim o seu corpo sentirá os efeitos desta descompensação no futuro, é a chamada memória metabólica do organismo.

“Dessa forma, mesmo que o paciente diabético esteja com suas taxas de açúcar normais e não esteja tomando nenhum medicamento, os exames de rotina anuais como fundo de olho para avaliar a retina, microalbuminúria para avaliar o rim, controle da pressão e colesterol devem ser feitos.”

Como é o tratamento do Diabetes Tipo 2?

Existem diferentes tipos de tratamentos para o diabetes tipo 2, tanto na forma de comprimidos, como medicamentos injetáveis, mas todos eles estão ligados à adoção de hábitos saudáveis, não é mesmo?

Não podemos esquecer que diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, muitas pessoas abandonam o tratamento, quando encontram valores de glicose no sangue normais em jejum. Será que isso é o certo a se fazer?

Cirurgia Metabólica pode Curar o Diabetes Tipo 2?

Para responder a esta dúvida, eu gravei o vídeo abaixo. É só você clicar nele para assistir agora!

Como Melhorar meu Controle do Diabetes Usando a Alimentação?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

41 Comentários

  1. Tenho histórico de diabetes na família e de manhã tenho sempre 139 ,tomo 1 comprimido de glifage XR 500 de manhã deveria tomar um à noite tb para diminuir esse 139 qto é o normal?

  2. Maria HERCÍLIA dos Santos

    Acabei de saber que desenvolvi diabetes tipo 2,Estou apavorada e não estou conseguindo lidar com a situação. Para mim é como se fosse uma sentença de morte ,Por favor me ajude.faço tratamento contra depressão e síndrome do pânico, os remédios podem ter interferindo para o desenvolvimento da doença.obrigada desde já.

  3. Monica, vc tem sido o melhor remédio para nós diabéticos, seus ensinamentos são reais, verdadeiros e insubstituíveis, sempre estive com vc, apesar de não me descuidar da prescrição médica. A minha glicose média é em torno de 90|95, tomo onglysa, sinto=me bem.Um abraço, vidal.

  4. Olá gostaria de saber se existe algum centro de tratamento de diabetes pelo SUS aqui em Niterói – RJ pois sinto.muitas dores nos pés e nas pernas. As dores são tão fortes que me acodam pela madrugada e sinto agulhadas nos pés.Existe tratamento,??

  5. O que a senhora acha dos integrais?

  6. não tomo insulina , tomo 3 x ao dia metoformina de 850, e diamicron MR de 30 mg ., a minha diabeti fica em 120 a 130 isto tem geito de abaixar ?

  7. zaqueu bueno de paula

    tomoglifage 1500mg por dia e um comprimido forxiga mas minha glicose nao muda fiz exame de sangue e da sempre 160 en jejun que faço pra coseguir abaixar mais

  8. muito obrigado pelas orientação francisca
    francisca

  9. Iracema Pereira de Souza

    Muito boa a sua explicação. Eu tenho muitas dúvida principalmente o que posso e não posso comer eu gostaria de saber uma dieta com alimentos que eu posso comer. Eu tomo metfomina duas vezes ao dia

  10. MAURO CLÁUDIO DE ANDRADE

    GOSTO DE TOMAR SUCO DE COUVE COM HORTELÃ MANJERICÃO LIMÃO E GEMGIBRE ISTO E BOM MESMO

  11. MAURO CLÁUDIO DE ANDRADE

    FAÇO CAMINHADAS, E TENHO EMAGRECIDO, A ULTIMA VEZ QUE OLHEI A GLICOSE ESTAVA EM 138 TENHO FEITO DIETA MUDANDO MEU MODO DE ALIMENTAR O QUE FAÇO PARA A GLICOSE VOLTAR AO NORMAL ELA JA FOI A 475

  12. Li dois artigos estou aprendendo viver cada dia controlando o diabete os seus artigos me ajuda muito obrigada

  13. Muito bom esse esclarecimento,quanto mais informação melhor.

  14. OLÁ MONICA

    O QUE EU QUERO É UMA DIETA COM ALIMENTROS QUE POSSO COMER , ESTOU TOMANDO METFORMINA DE 750MG 2 Á NOITE.
    NO FINAL DA TARDE ESTOU SEMPRE COM 126 A133. TOMO O METFORMINA A NOITE E QUANDO LEVANTO FAÇO O TESTE ESTA EM 160 A 180 É ISSO QUE NÃO ENTENDO O PORQUE .

    EU TRABALHO E NÃO TENHO O TEMPO DE VER SEUS VIDEOS.
    CMO POSSO ENTRAR EM CONTATO ?

    ERIDE

  15. Olá gostaria de saber sobre o medicamento Forxiga de 10 mg. Realmente é bom?

  16. no caso eu só tenho um pedaço do pancreas e ai consigo reverter

    • Adeilde,

      Ter diabetes não significa que seu pâncreas parou de funcionar. O pâncreas é responsável pela produção de Insulina, Glucagon e sucos digestivos. Quando se tem diabetes, as células Beta do pâncreas não produzem insulina, ou produzem em baixa quantidade ou produzem uma insulina que não funciona adequadamente.

  17. magna de paula santos

    Descobri que tinha diabetes tipo 2,mas me sinto muito bem,realmente ter uma rotina correta ajudae muito,e cuidar da alimentacao,comer de tudo com moderacao.Uso insulina e tomo os comprimidos,atualmente estou tomando uma vitamina,tenho uma pergunta,sinto muito sono e da diabete?Um abraco e obrigado.

  18. Ok obrigado pela resposta…abraços

  19. Aqui em São Luis do Maranhão existe uma operação (desvio no estomago) com um medico especialista nesta área, em que vc fica boa da diabetes. O preço é mais de trinta mil reais, será verdade fica bom mesmo? (obs só vejo comentários). Abraços…

  20. Fiquei muito feliz no momento li aquela matéria com reverter o diabetes…fiquei animado…agora fiquei triste, depois que li seu comentário, poque? As pessoas tentam engar a gente? Confio muito em suas palavras…Já existe um tratamento eficaz que substitua a agulha da insulina??? Abraço….

    • Neres,

      Outro dia ouvi de um médico endocrinologista, que é diabético tipo 1, a seguinte frase: “Devemos todos os dias agradecer a Deus pela descoberta da insulina, pois é ela que nos mantém vivos.”
      A insulina é o medicamento mais antigo usado para o tratamento do diabetes, é o que apresenta menos efeitos colaterais e o que tem o melhor controle glicêmico. O inconivente é que só pode ser administrado de forma injetável.

  21. Td q eu leio, ou minha médica fala é q não existe cura. Sei q podemos controlar a doença (isso quando o organismo responde bem, pois tem organismos e organismos) com alimentação e exercícios físicos, controlar o peso corporal, e procurar na medida do possível evitar o estresse. Agora… cura… ainda não!

  22. Daniel Acacio dos Santos

    Perdi cerca de 20 Kg e para mim foi muito importante ler aqui sobre a existência de memória metabólica.
    Muito Obrigado,
    Daniel

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"