quarta-feira , 25 de Abril de 2018
Home / Como Viver Melhor / Fim de Ano: 16 Dicas Para Aproveitar as Festas Quando Se Tem Diabetes
Christmas Turkey Dinner

Fim de Ano: 16 Dicas Para Aproveitar as Festas Quando Se Tem Diabetes

As comemorações de fim de ano (Natal e Ano Novo) são um verdadeiro convite para passar um pouquinho da conta nas refeições e bebidas, não é mesmo?

Nesta época de festas é complicado manter a mesma alimentação saudável do dia a dia. Sabemos que evitar as armadilhas da mesa farta na companhia de amigos e familiares, repleta de delícias salgadas e doces é um verdadeiro desafio.

Mas o excesso nas festas de fim de ano pode causar sensação de mal-estar por muito tempo!

Se você passou além da conta no fim do ano passado e quer fazer a diferença ainda em 2017, veja abaixo algumas orientações para uma ceia com uma melhor qualidade de vida:

  1. Evite os doces e chocolates Diets além de onerarem o seu bolso devido ao preço mais elevado, quando consumidos em excesso, podem provocar diarreia.
  2. Prefira as frutas e verduras, elas são ricas em vitaminas e minerais necessários para o funcionamento adequado do organismo. Como sugestão, coma hoje 2 frutas para sentir os benefícios.
  3. Prefira os alimentos assados e grelhados, evite as frituras, são mais saudáveis, te ajudam a perder peso ou na manutenção do seu peso, evitam o aumento do colesterol e assim diminuem o seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Escolha receitas que vão te dar mais qualidade de vida. Clique aqui e conheça receitas para sua vida com diabetes.
  4. Não esqueça da hidratação do seu corpo! Ela é fundamental para uma pele saudável e funções do corpo. Além disso, no verão é necessário cuidar em dobro da hidratação. O adequado é ingerir 2 litros de água por dia, o que vale em torno de 8 copos.
  5. Presenteie seu fígado com verduras escuras! Os vegetais verde-escuros ajudam no adequado funcionamento do fígado. Aproveite o almoço de hoje para escolher opções escuras e saudáveis.
  6. Não tenha pressa na hora de comer. Quando nos alimentamos mais lentamente, temos a oportunidade de comer menos, desta maneira ingerimos menos carboidratos e assim, a glicemia será menos impactada.
  7. Cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas,  que nesta época do ano é mais acentuada e dificulta na manutenção ou na perda de peso. Bebidas alcoólicas são ricas em calorias, mas não tem nutrientes, é o que se chama de calorias vazias.
  8. Nunca beba de estômago vazio e faça um lanche antes de dormir após a ingestão de bebida alcoólica, desta maneira você evita uma crise de hipoglicemia.
  9. Modere a ingestão de sucos também. Apesar de muitas frutas serem ricas em proteínas e fibras, algumas também são carregadas de açúcares e é preciso tomar cuidado com a quantidade. Modere a ingestão de laranja, manga, uva, melancia e caqui, que são ricas em nutrientes, mas também podem aumentar os níveis glicêmicos.
  10. Cuidado com as proteínas! Também é preciso estar atento à quantidade de proteína animal consumida nesta época. As doses de proteína podem se transformar em açúcar no sangue, e aumentar as taxas de glicose. A proteína piora a insuficiência renal que é um quadro comum para o diabético nessa época.
  11. Procure fazer alguma atividade física após as refeições, ao invés de se sentar no sofá na frente da televisão ou com o celular nas mãos postando os vídeos e fotos da ceia. Lave a louça, ajude na limpeza e organização do local da festa, faça uma caminhada…Se você tem diabetes do tipo 1 ou tipo 2, atividade física vai te ajudar a manter os níveis de glicose.
  12. Deixe de lado o mal-estar antes de dormir! As oleaginosas como nozes, castanhas, macadâmia, amêndoas, pistache e avelã estão super em alta nesta época do ano e são ótimas opções para sua ceia. Que tal comer uma castanha do Pará antes de dormir?
  13. Tenha uma boa noite de sono! Não esqueça de fazer uma refeição após o jantar, a chamada “ceia” evita as oscilações de glicemia noturna. O ideal é fazer a ceia aproximadamente 30 minutos antes de dormir auxilia no início da digestão antes de deitar. Uma excelente dica para quem tem problemas com gastrite, úlceras e refluxo.
  14. Meça sua glicemia antes de dormir. Embora a rotina se altere nesta época do ano, é importante sempre medir as taxas de glicose no sangue antes e depois de comer, controlando a ingestão de gorduras e açúcares para aproveitar as festas de forma saudável e com qualidade.
  15. O chá verde, chá branco e chá preto auxiliam na perda de peso pois aumentam as funções metabólicas. Quando aumentamos o metabolismo, nosso corpo não relaxa para termos uma boa noite de sono, portanto evite na parte da noite.
  16. Aproveite o ano novo para começar uma atividade física. Consulte seu médico antes de iniciar uma atividade física. Entender como ela vai afetar sua glicemia é fundamental. Quer uma sugestão? Vá de bike! Os efeitos de uma atividade física, para quem tem diabetes, é muito imediato. Você pode conferir no medidor de glicose.

Comemorar é muito bom mas cuidar da saúde é melhor ainda! Siga essas 16 dicas e comece o ano com o pé direito!

Dica Extra

Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde nas festas de fim de ano. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

E se eu te disser que sei exatamente o que você pode comer para manter seus níveis de glicose controlados? E ainda provar de comidas deliciosas? Sim, esse mito de que comida para o diabetes deve ser sem graça e sabor está ultrapassado. E você verá como isso é verdade no Livro Digital 200 Receitas para Diabéticos, do Makkalister Reis.

No 200 Receitas para Diabéticos você vai ver como pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital 200 Receitas para Diabéticos, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK 200 RECEITAS PARA DIABÉTICOS

 

Veja Também

Diabetes: o diabo mora nos detalhes?

O diabetes é uma doença que se caracteriza na elevação dos níveis de glicose no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *