fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Diabetes: 7 Cuidados Essenciais com a Alimentação

 

 

São incontáveis os mitos quer cercam a alimentação das pessoas com Diabetes. Uns dizem que os diabéticos não podem comer carboidratos ou, muito menos, qualquer tipo de açúcar, até a carne vermelha perde seu lugar na mesa.

Mitos são fontes de estudos científicos e podem ser quebrados. Aproveito a oportunidade para derrubar os mitos que envolvem a alimentação de pessoas com Diabetes! Não existe uma dieta padrão perfeita para todos os diabéticos, a dieta ideal, melhor dizendo, o plano alimentar é individual e varia de acordo com as características de cada diabético.

Um plano alimentar completo e fidedigno só pode ser oferecido ao paciente se ele uma consulta com um profissional qualificado, normalmente um Nutricionista, que observará os níveis glicêmicos e suas metas, Hemiglobina glicada ideal, e o colesterol, o peso, a atividade física e suas preferências alimentares. Entretanto, algumas recomendações, que visam à qualidade de vida são iguais para todos diabéticos ou não. Por exemplo, como fazer três refeições por dia intercaladas com pequenos lanches, evitar períodos de jejum, preferir por alguns alimentos saudáveis em detrimento de outros, importância do Café da Manhã, de ingerir as porções adequadas de cada grupo alimentar.

Agora, confira quais são esses 7 cuidados alimentares que reservamos para você:

1- Arroz, Pães, Farinhas e Massas Integrais:  Devidos a presença das fibras, os carboidratos complexos presentes nesses alimentos são digeridos mais lentamente, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico para o diabético, que não terá picos de índice glicêmico quando comer esse nutriente. Além do fato, os produtos integrais melhoram a ação da insulina.

2- Leite Desnatado: Para reduzir o consumo de gordura, principalmente de colesterol, a recomendação é trocar leite integral por desnatado e preferir derivados mais magros, como queijo cottage, ricota, minas frescal. Atenção! Não caia no mito de que a versão desnatada do leite tem menos quantidade de cálcio e proteínas que a integral. Na verdade, você ingere apenas menos gordura e não perde os benefícios; servidos em uma mesma quantidade, terão exatamente a mesma quantidade de lactose e cálcio.

3- Carboidratos simples e Açúcar: Doces, pães e massas não precisam ser abolidos completamente da dieta do diabético. Entretanto, é preciso estar atento à quantidade em gramas de carboidrato a ser consumida, não necessariamente a fonte. Estou falando de equivalência, que no caso da Diabetes umas as gramas de carboidratos, que se transforma em glicose,como método de substituição.

“Os doces podem ser consumidos esporadicamente, atendendo a princípios rigorosos de quantidade e frequência e acompanhados de compensação de carboidratos”. No geral, uma dieta para diabéticos deve ser constituída 50% de carboidratos, como a dos demais indivíduos.

Por isso, quando o portador de diabetes resolve comer um doce, deve reduzir o consumo de outras formas de carboidrato para manter a equivalência ou, no caso do dependente de insulina, aumentar a sua dose de insulina para aquela refeição, bolus correção.

4- Suco de Fruta Natural: Embora muito saudáveis, os sucos geralmente consomem mais de uma porção de  fruta, acaba sendo calórico e concentra mais gramas de carboidratos, por tenha cuidado ao escolher a fruta da vez.

A recomendação, portanto, é que as frutas sejam consumidas como tal, em lanches e sobremesas. Durante refeições, o ideal é evitar o consumo de líquidos ou optar pela água. E, caso de sucos dilua com água e utilize frutas com baixas concentrações de carboidratos ou frutas que rendem grandes quantidade, exemplo: limonada, maracujá, abacaxi, melão.

5- As Carnes: Qual a Melhor Escolha?

Carnes Vermelhas? Dar sempre preferências aos cortes magros:  São ricas em micronutrientes, como o ferro e a vitamina B12, já que as proteínas podem ser facilmente encontradas em carnes brancas e proteínas vegetais. Por isso, não só pode como de consumida, mas evite as que possuem uma quantidade muito grande de gorduras saturadas, como filé mignon, picanha e contra-filé.

Peixes:  São os mais indicados entre as carnes brancas. Os melhores são aqueles ricos em gorduras boas, como trutas, salmão e sardinha. Esses peixes, apesar de saudáveis, são muito calóricos e, por isso, as porções devem ser controladas e nunca preparadas fritas ou empanadas.

6- Não exagere na quantidade das porções: A pessoa com Diabetes pode até  estar fazendo uma dieta correta com alimentos saudáveis e diversificados, mas, pode estar exagerando na quantidade das porções e, ingerindo mais calórica que deveria, assim ao invés de perder peso pode estar ganhando.

7- Legumes e Verduras à Vontade: As hortaliças são ricas em fibras, vitaminas e minerais e  substãncias antioxidantes, os legumes e verduras são importantes à nutrição e à saúde de todas as pessoas, mais para os diabéticos, cuja dieta deve ser rica e variada nesses alimentos. A regra é colorir o prato e variar de acordo com da estação. Evite o sal como tempero e utilize ervas naturais na substituição.

Atenção: Batata, mandioca, milho, cará não são verdurase nem legumes, e sim, carboidratos! E, sim! Diabéticos podem comer Beterraba.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

3 Comentários

  1. Ola! Sou diabetico tipo 2, e descobri que tinha diabetes em ade 2008,hoje estou com 51 anos,, 62 kg e a dois anos tomo insulina, sendo que comecei com NPH , mais metformina 850 mais glibenclamida. Ha dois meses mudei para insulina Detemir 10 unidades a noite mais metformina 850 café, almoço e jantar. A partir dessas informações desejo saber qual a contagem glicêmica em média tenho que manter durante o dia, já que em jejum mantenho em média de 70 a 140 e durante o dia vai subindo chegando no inicio da noite a mais de 300, em tem que chega a 57….Mesmo com todo o controle não consigo estabilizar. Preciso de uma melhor orientação.

  2. Muito boa as dicas de alimentação para os diabeticos.
    Sempre tenho dúvidas com os carboidratos, que devo comer .

    obrigada

    Salmira

  3. tenho 53 anos e peso 110 kg. sou diabética, tomo 2 comprimidos de metaformina de500mg por dia, não consigo emagrecer e gostaria que voce dr. camila me ajude a fazer uma dieta que eu possa fazer mesmo sendo diabética.
    obrigada,
    sandra

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"