fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Nutrição na Diabetes Mellitus: 7 dicas para uma boa alimentação

A Diabetes Mellitus é uma alteração no metabolismo da glicose causada pela deficiência na ação da insulina, devido a uma resistência periférica, ou por uma deficiência pancreática na produção da mesma.

De onde vem a glicose? Da quebra de nutrientes, principalmente dos carboidratos.

A Insulina é um hormônio produzido no pâncreas e tem como função levar a glicose do sangue para dentro das células, ou seja, é responsável por diminuir a taxa glicêmica sanguínea.

Portanto, para as pessoas que possuem a doença, a ingestão exagerada de alguns alimentos / nutrientes pode ser perigosa, por elevar a glicemia a níveis prejudiciais à saúde, as hiperglicemias.

Na questão da Nutrição, uma dúvida bastante comum entre as pessoas com diabetes, é exatamente sobre como criar e manter uma dieta saudável, que evite hiperglicemias e, também, hipoglicemias, mantendo um bom controle glicêmico.

É interessante que os diabéticos saibam que as suas Recomendações Nutricionais não são tão diferentes da população em geral. A Pirâmide Alimentar é um guia da alimentação único, que tem como objetivo propiciar uma noção saudável, baseada na proporcionalidade entre os grupos alimentares e a quantidade dos alimentos, de cada grupo, que devem ser consumidos ao longo de todo o dia.

Então, uma alimentação equilibrada e saudável é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras e água.

7 dicas para um boa alimentação na Diabetes:

1. Para evitar episódios de hipoglicemia (queda na tava de açúcar no sangue) ou de hiperglicemia você deve: Fracionar a dieta, fazendo de cinco a seis refeições por dia, de três em três horas, com alimentos variados em porções;

2. Realize as refeições em local tranquilo, mastigando bem os alimentos. A boa mastigação, em velocidade lenta, contribui para uma boa digestão e melhor saciedade.

Dica: Repouse os talheres sobre a mesa no intervalo entre uma garfada e outra;

3.Comece a refeição sempre pela salada para aumentar o consumo de fibras e, assim, reduzir o apetite e melhorar a saciedade, varie os tipos de hortaliças, verduras, legumes e frutas. Não só vai melhorar o controle glicêmico como também auxiliar na perda de peso.

Atenção: Batata, milho verde, mandioca, cará não pertencem a esse grupo, pois são fontes de carboidrato.

4. Evite tomar líquidos durante as refeições, pois aumenta o volume estomacal e retarda a absorção, mas mantenha a boa hidratação, consumindo em média dois litros de água por dia – se não houver nenhuma restrição – Em torno de 8 copos de água.

Atenção: Sucos Naturais, água de coco, bebidas eletrolíticas podem ser usadas para complementar a hidratação, mas fique atento pois possuem valor calórico.

5. Evite o consumo de frituras e alimentos gordurosos. Prefira assados, grelhados e cozidos.

Dica: Descarte a água de cozimento das preparações pois são ricas em gorduras;

6. Inclua na alimentação fontes de fibras (farelo de aveia ou trigo, linhaça, chia) e substitua os carboidratos simples pelos complexos (pão de forma integral, arroz integral, massas integrais);

7. Atenção ao consumo de sal! Deve ser reduzido, para isso evite adicionar sal extra a comida e tire o saleiro da mesa.

Dica: Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais. Eles realçam o sabor e dão cor aos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional;

As dicas acima complementam nosso conhecimento sobre a alimentação do Diabetes, pois não podemos deixar de lado, o fato de evitar comer açúcar e doces, quando possível substituir por adoçantes. O controle da ingestão de carboidratos simples também merece um atenção.

De fato, é imprescindível que o tratamento e o controle da Diabetes sejam acompanhado por um médico e por uma nutricionista para auxiliar a montar um plano nutricional individualizado, considerando características individuais, como:

  • Idade,
  • Nível de atividade física,
  • Peso,
  • Altura,
  • Hábitos e rotina alimentar,
  • Utilização de hipoglicemiantes e  da insulina, quando necessária.

Dica extra

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas com diabetes. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK 200 RECEITAS PARA DIABÉTICOS

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

4 Comentários

  1. Obrigada…sempre leio tudo sobre diabetes. Tenho tipo II. Uma droga…parabéns e obrigada por nós ajudar.

  2. Ouvi dizer que a tapioca não engorda e é otima para dieta de emagrecimento. Istoprocede?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"