fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
Man eating pills with a spoon . Self Medication .

Diabetes e Automedicação: Uma combinação perigosa

05 de Maio – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Você é do tipo de pessoa que quando sente algum mal-estar vai até a farmácia para comprar um remédio que seu vizinho te indicou e pratica a automedicação?

No Brasil, o acesso aos medicamentos é muito fácil, pois muitos deles não precisam de receita médica. Porém, esta atitude pode mascarar sintomas ou até mesmo prejudicar ainda mais a sua saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 50% das pessoas usa a medicação de forma incorreta. Abaixo, eu listo as formas mais comuns que encontramos:

  • Mudança de dosagem prescrita pelo médico. No caso de diabetes, muitas pessoas dobram a medicação oral quando exageram na alimentação, ou, ainda, suprimem alguma dose durante o dia.
  • Uso de muitos medicamentos ao mesmo tempo, que podem apresentar interações entre eles, prejudicando o tratamento e a saúde do paciente.
  • Armazenamento errado de insulinas.
  • Reutilização de seringas e agulhas, comprometendo o controle glicêmico.
  • Abandono do tratamento convencional por tratamentos naturais, sem comprovação cientifica, abandonando, também, o acompanhamento  médico.
  • Um dos problemas mais frequentes é a automedicação.

Para saber como a combinação AUTOMEDICAÇÃO e DIABETES podem prejudicar seu controle glicêmico, eu gravei o vídeo abaixo.

 

Os Segredos do tratamento do Diabetes Controlado:

O excesso de glicose no sangue impõe um custo muito alto e não planejado à sua saúde, que te limita nas refeições e no convívio com seus amigos e familiares. Isso acaba levando à frustração, que aumenta a ansiedade, prejudica seu sono, afeta sua capacidade de trabalho e coloca em risco sua saúde. Com o passar do tempo, o que está ruim, tende a piorar.

O que poucos percebem é que a falta de conhecimento sobre suas condições de saúde e sobre sua doença expõe seu corpo a um frágil equilíbrio, que a qualquer momento da vida pode ser perdido e também conduzir ao ciclo da frustração. Isso é uma constatação, não um palpite, percebida ao longo de anos atendendo meus clientes no balcão da minha farmácia especializada em diabetes e durante as centenas de palestras que já ministrei Brasil à fora

Pela primeira vez, reuni em um único programa todo o meu conhecimento e metodologia, de maneira sistematizada e com uma linguagem clara e objetiva que deu popularidade ao meu trabalho. Ao organizar o conteúdo de meus artigos e videos em uma sequência lógica, somar a eles minha metodologia de atendimento e fornecer às pessoas minhas ferramentas até então exclusivas de trabalhos particulares.

Organizei um plano de transformação pessoal aplicável à realidade de qualquer pessoa, de qualquer classe social e de qualquer nível de renda, com a certeza de que ajudarei pessoas comuns a entenderem e colocarem em prática a Educação em diabetes que eu desenvolvi para assegurar tranquilidade e liberdade de escolha para todas as pessoas que têm diabetes e para seus cuidadores.

Dica Extra

Para que seu tratamento seja eficiente, você precisa entendê-lo por inteiro, pois isto é fundamental para que consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida.

Sugiro a leitura do livro digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, para conhecer os detalhes de seu tratamento.

QUERO ENTENDER MEU TRATAMENTO

Conhecimento é o melhor remédio para o tratamento do diabetes!

Se você é profissional de saúde e tem interesse em se tornar um Expert em Diabetes, é só clicar aqui para conhecer o Treinamento DIABETES EXPERT | Curso para Farmacêuticos.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

4 Comentários

  1. Muito obrigada. São informações que não temos. E às vezes pensamos que se a glicemia está baixa então não somos diabéticos. Mas, as informações de hoje me colocou em alerta.

  2. Este vídeo é muito bom e alerta as pessoas para o perigo da automedicacao.

  3. Foi muito bom seu comentário! Que Deus te abençoe !

  1. Pingback: Gripe e diabetes

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"