fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Como economizar com os medicamentos para o diabetes

Diabetes e hipertensão são exemplos de doenças crônicas que exigem medicação de uso contínuo. Algumas dessas medicações são possíveis obter através do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo necessário uma consulta com o médico do posto de saúde que atende o seu bairro e que o mesmo lhe dê a receita com a medicação, para que você possa buscá-la gratuitamente todos os meses, no posto ou na farmácia comunitária da sua cidade.

Alguns medicamentos e insulinas são disponibilizados gratuitamente pelas farmácias credenciadas no programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, basta que você leve a receita do seu médico, que não tem necessidade de ser um médico do SUS, podendo ser também do seu médico particular ou do convênio, cuidando, somente, para que a data da prescrição seja inferior a 120 dias.

As insulinas disponibilizadas pelos postos de saúde e pelas farmácias credenciadas no programa “Aqui Tem Farmácia Popular”são as NPH e Regular. Mas os postos de saúde só liberam em frasco de 10ml, para usar com seringa. Nas farmácias credenciadas, você pode encontrar também os refis de 3ml, para uso com caneta, mas as agulhas e seringas para a aplicação da insulina não são disponibilizadas gratuitamente.

Como o SUS é municipalizado, ou seja, a responsabilidade das medicações disponibilizadas é da prefeitura de cada cidade, algumas cidades disponibilizam alguns medicamentos diferentes da lista básica, como exemplo temos a prefeitura de Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Joinville, que distribuem insulinas como Lantus, Levemir, Novorapid e Humalog. Insulinas estas que não fazem parte do pacote básico de medicamentos do SUS.

Os grandes laboratórios farmacêuticos, que produzem insulina e medicamentos orais, têm Programas de Benefícios de Medicamentos, conhecidos como PBM. A finalidade destes programas é fidelizar o paciente ao tratamento, possibilitando que o paciente não abandone-o, podendo levar a um descontrole dos níveis de glicose e o surgimento de complicações como retinopatia, neuropatia, cardiopatia,  disfunção erétil, etc.

Estes programas fornecem descontos na compra das insulinas ou medicamentos orais, e podem chegar até a 70%.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o funcionamento destes programas:

Aqui estão alguns sites para te ajudar, basta clicar no link!

Insulina Lantus – http://www.starbem.com.br/Cadastro

Insulina Humalog – https://www.lillymelhorparavoce.com.br

Galvus – http://www.valemaissaude.com.br/

Januvia – http://receitadevida.com.br/

Trayenta – www.programasaudefacil.com.br

Forxiga – http://www.programafazbem.com.br/

Dica extra

O Fim do Alto Custo Com Diabetes!

Descubra como reduzir custos mantendo seu tratamento em dia.

Clique aqui e confira o meu mais novo guia para te ajudar a controlar, além do seu nível de glicose, seus gastos com os produtos voltados para o seu tratamento.

GUIA RÁPIDO DIGITAL DIABETES CUSTO BAIXO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

75 Comentários

  1. Como faço para ter algumas caixas de xigduo de amostra grátis,.?

  2. Não sei. Entre em contato direto com o laboratório, ok?

  3. Gostaria de saber se realmente o sus é obrigado a fornecer tinhas e qual marca para medir a glicose.

  4. O Forxiga não está mais disponibilizado, o link perdeu sua função. Obrigado

  5. Gostaria de saber como obter desconto no Jardiance 10mg?

  6. Boa noite! Por gentileza, o medidor de glicemia, as tiras, as lancetas e demais acessórios são disponivilizados pelo SUS? Há alguma possibilidade de receber doação ou um bom desconto para ter o medidor e todos os seus acessórios? Obrigada!

  7. Boa tarde me chamo Patrícia e sou mãe da Júlia de 9 anos que foi diagnosticada com DM1 a um mês.
    Gstaria de saber se eu posso ganhar a canetinha de aplicação de insulina pelo os postos de saúde ou pela as farmácias populares perto da minha casa???

  8. Patrícia Schneider Lima

    Mônica boa tarde, gostaria de saber se o medicamento Jardiance é fornecido pelo SUS.

  9. TRAYENTA … QUEM PODE COMPARTILHAR

    A) Puxa, o Trayenta oferece desconto apenas nesse – http://www.programasaudefacil.com.br ?
    O Meu 5mg 30unid ainda é um *pouco* caro R$ 170,00

    B) Em Farmacias populares ou Farmacia do Trabalhador nunca houve nenhuma oferta ?
    C) E no SUS também não existe algum programa de desconto ?
    D) Existe genérico para Trayenta ?

    Espero que minha duvida seja também a de Tantos outros leitores interessados.

    Desejo Saúde a todos !

  10. Monica gostaria de saber como faço pra adquirir o xigduo xr
    mais em conta

  11. Gostaria de saber como faço para conseguir Forxiga num preço mais em conta. Está muito caro preciso utilizar o medicamento.

  12. Olá! Meu caso é um pouco mais complicado, pois é o meu cachorro que tem diabetes e é uma luta para manter controlado. Comprei o glicosímetro da roche e é o que tem as fitas mais caras e preciso medir duas vezes, todos os dias. Se conseguisse um bom desconto ou qualquer ajuda nessas fitas já seria ótimo. Vc sabe se existe algum programa da roche? Obrigada!

  13. MARIA LUZIA DE OLIVEIRA

    OLÁ BOA NOITE , LOGO ABAIXO DO VIDEO,MOSTRA O ENDEREÇO ELETRONICO PRA SE CADASTRAR E OBTER DESCONTO NO MEDICAMENTO “FORXIGA” MAS QUANDO A GENTE ENTRA PARA CADASTRAR NO PROGRAMA, O FORXIGA NÃO FAZ PARTE DA LISTA PARA SE OBTER O DESCONTO,COMO PROCEDER NESTE CASO? DESDE JÁ AGRADEÇO.

  14. A endocrinologista mudou minha medicação para Xigduo 5/1000 1 no Almoço Glifage xr 500mg 2 no jantar e Glibenclamida 1 no café, Gostaria de saber por qual medicamento eu poderia trocar o Xigduo visto que ele é caro e não é fornecido pelo SUS. Eu gostaria de saber de um que seja pelo SUS…e se não tem, por outro mais barato.

    Agradeço a atenção!1

  15. Sobre o Jardiance de 25 mg , onde consigo um bom desconto

  16. Boa tarde Monica. Aqui na minha cidade (Araçariguama – SP), as autoridades estão dizendo que a prefeitura é “proibida por lei” de comprar a insulina Lantus por licitação pois a mesma não está na lista de medicamentos do SUS e que por isso não está fornecendo mais esta insulina aos pacientes. Esta informação procede?

  17. Diego da Cruz Kuhn

    Como consigo desconto para comprar o Nimegon Met 50/850mg Dra Mônica ? desde ja obrigado

  18. Bom dia!

    Em relação ao Trayenta, sugiro retirar o link da Saúde Fácil, pois me cadastrei nesse site para conseguir desconto neste remédio, porém pela Saúde Fácil ele sai mais caro do que nas farmácias. Simples assim!

  19. Maria da Conceição

    Muito boa suas informações. Estarei atenta. Obrigada

  20. quero saber como faço pra compra insulina pra minha mãe ela usa a lantus e a humalog

  21. Rosimere Antunes da Silva

    Boa tarde Mônica, gostaria de saber se a insulina Trisiba tem alguma farmácia que disponibilize desconto.Minha mãe comećou a a fazer uso dessa insulina a 15 dias.Essas 15 primeiras doses ela conseguiu gratuita na farmácia Popular, mas agora em diante ela terá que comprar.Fui ver quanto custa essa insulina 754 reais 15 doses, minha mãe aplica com a caneta que custou 149 reais 10unidades de manhã.Vc sabe me informar de um site, telefone que possamos comprar mais barato?Além da insulina ela toma mais 3 tipos de remédios para o diabetes , e outros para problemas do coracao , hipertensao, e rim.Infeluzmente minha mae é aposentada com um salário minimo nao temos condições de custear essa dispesa com esses remédios.O gasto fica em torno de 2500reais..Os remédios que ela faz uso: Depura 500ui, Rusovas 20 mg,Corus 50 mg,Pantozol 40 mg,Xigduo 5/1000 mg,Nesina 25 mg, Osteonutri 600 + 400 ui , Actos 30 mg e a Insulina Trisiba (Degludeca) basal.Vc pode me ajudar se algumas dessas medicacoes minha mae consiga gratuita, ou com algum desconto?Existe algum orgão onde ela possa ganhar esses medicamentos? Estou preocupadaFazem 15 dias que o médico trocou as medicações que ela tomava muitas dessas ela conseguia pelo Sus , mais essas que citei acima o Sus nao fornece.Desde já agradeço se puderes me ajudar.

  22. Boa noite a médica me receitou o Victoza você sabe se consigo um bom desconto,pois é muito caro, moro em Sorocaba SP. Obrigada.

  23. patricia gomes de souza pontes

    Foi ótimo esse comentário, eu não sabia que existia esse projeto. Sempe peguei os medicamentos e insumos na estado ou municipio, só que agora não estão dando. Fui tentar fazer o cadastro e não consegui pois a médica não é cadastrada, vou pediu que ela se cadastre para eu comprar mais barato. Obrigada.

  24. Excelente artigo!!! Só quem sofre de diabetes sabe o quanto é desgastante controlar a doença. Sem contar o preço dos medicamentos, que estão cada vez mais absurdos. Hoje mesmo eu me cadastrei no programa de descontos da Pfizer, para ver se consigo comprar meus remédios por um preço mais acessível. Vou deixar o link caso alguém também tenha interesse http://www.maispfizer.com.br

  25. Ivone Feitosa Silva

    tenho diabete tipo 2. desde 1995, faço uso de Galvus de 50 por 850. e foxiga de 10mg. So que o meu medico substituiu o foxiga por Jardiance de 25mg. nao consegui me cadatrar no programa nao tenho condiçôes de compra não sei o que fazer

  26. Tenho diabetes tipo 2 e depois de muitas tentativas o medicamento victoza controlou a minha glicemia. No entanto este medicamento é muito caro e não faz parte de programas do governo. Entretanto como falei em um comentário anterior entrei com processo na justiça comum com laudo médico e comprovante de renda, constando neste que meu salário é baixo, depois de um ano recebi o medicamento por três meses e depois não consegui mais o Estado está alegando que está em falta. Todavia, para comprar não está, por isto gostaria de saber como faço para conseguir o medicamento mais barato ou seja com desconto.

  27. Janumet XR 50/500 mg do laboratório MSD – Merck Sharp & Dohme tirou o desconto prejudicando milhares de pessoas baixa renda.

  28. Meus pais e demais pacientes do estado da Paraíba que possuem diabetes utilizam o Janumet XR 50/500 mg de forma continua devido o laboratório MSD ter um sistema de desconto para quem é cadastrado no Site.
    Porém houve um aumento elevado sem justificativa, em 28/07/16 pagaram 167,79 e agora 03/10/16 passou para 193,14.
    Disseram que foi retirado esse desconto simplesmente, é procurar outro laboratório Similar.

  29. José Ribeiro de Freitas Filho

    Tomo a insulina Novorapid por muitos anos e costumo comprar o frasco de 10 ml. No entanto, esse medicamento está ficando caro. Assim, gostaria de saber como faço para adquiri-lo a um valor mais acessível?

    • Nao consigo mais comprar insulina levemir,o galvuns estão caro..minha glicose está alta todos os dias..porque estou pegando no posto de saúde nph e regular não fazem mais efeitos..não sei o que fazer passo mal todos os dias.

  30. Maria clesia de souza feitosa

    Boa noite
    Eu não estou conseguindo fazer o meu cadastro , quando coloco a opção Roraima ele não me dar as outras opções , mas se coloco outra estado ai o sistema me dar as opções o remédio que eu quero cadastrar e o januvia. Gostaria de saber o porque não tem a opção Roraima para cadastro.

  31. FERNANDA DOS SANTOS MOREIRA DA SILVA ITO

    Fui a famacia pegar a insulina gratuita com a caneta, conforme o programa do laboratório divulga. Porém por inoperância no sistema, só foi liberado a insulina e não a caneta. Deixamos A insulina lá e esperamos a liberação da caneta…. Bom esse empurra empurra, JS se estende por 30 dias. A farmácia diz que o sistema não libera o que dou prometido eo laboratório diz que está tudo liberado…. Enfim. Estou a ver navios.

  32. Para a Humalog não desconto também, eles dão gratuitamente uma vez a caneta e 2 frascos de 3ml para o consumidor com o intuito de fidelização. O valor dessa insulina na caneta é absurdamente caro.

  33. Oi! minha sogra precisa tomar o jardiance , mas ela nao tem condicoes de pagar o preco que vale… como consigo o desconto?

  34. Olá, você indicou um site para desconto do Medicamento Forxiga que não dá desconto para este medicamento: Forxiga – http://www.programafazbem.com.br/

  35. Euzebio costa carneiro

    Sou cadastrado, gostaria de daber o nome do remédio q tomei

  36. Boa tarde, Dra Mônica
    Meu irmão é diabético desde os 2 anos de idade e atualmente, descobrimos através de um endocrinologista que a medicação dele precisava ser trocada de Regular para Lispro. Gostaria de saber se existe algum programa que possa beneficiar meu irmão? Pois não temos condições de comprar este medicamento todo mês e não queremos que isto, influencie no descontrole da glicose dele.
    Parabéns pelo seu trabalho, seu site e seus videos tenham contribuído muito para o melhor controle da diabetes.

  37. a insulina NPH, da picos, entrei em coma, tenho que usar a Lantus, o custo e alto, o que fazer.

  38. Entra na justiça, Jorge Edson, para conseguir os seus insumos DE GRAÇA MENSALMENTE!!! Tem que ter um laudo médico que comprove a sua doença, exames, a quantidade de cada medicamento que vc usa e conseguir um advogado para apresentar esta petição ao juiz! É um direito nosso a “saúde”, estou fazendo meus exames e meu laudo médico, já tenho advogado e vou levar tudo isto pra justiça para pegar meus insumos sem maiores dificuldades! Estou aconselhando todos os diabéticos e hipertensos como eu, a fazerem o mesmo!

  39. Tenho diabetes tipo 2 e depois de muitas tentativas o medicamento victoza controlou a minha glicemia. No entanto este medicamento é muito caro e não faz parte de programas do governo. Entrei com processo através da assistência social com um defensor público e ganhei o processo, pois meu salário é baixo, isto foi em março/2015 e até hoje o medicamento não foi liberado. O que devo fazer?

  40. Uso Galvus 50 do Laboratório Novartis e tenho o desconto de 70,00 por caixa….

  41. jorge edson vandelli

    Gostaria de comentar sim a respeito desses programas que os laboratórios nos apresentam e posso dizer que quase em todos esses programas os remédios que necessitamos descontos como o Januvia de 100 mg os descontos não representam absolutamente nada para quem consome muitos medicamentos e principalmente aqueles que mais necessitam destes descontos como os aposentados e velhos desta pequena nação…..
    Venho tentando ha algum tempo conectar com o laboratório que me fornece um pequeno desconto neste medicamento pois quando comecei meu tratamento vinha me dando um desconto de 60% e vem me retirando o que me fornecera em cascata até retirar-me todos os percentuais de desconto………
    Descrente destas promoções e laboratórios pois fantasiam muito estes programas……….

  42. o forxiga não faz parte desses programas.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"