fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Como Parar de Fumar Quando se Tem Diabetes: Dicas, Razões e Riscos

Já está mais que provado que fumar prejudica a saúde de qualquer pessoa. O cigarro aumenta o risco de doenças potencialmente fatais, como doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e muitos tipos de câncer. A dúvida de muitos que praticam o tabagismo, e que responderemos neste post é: como parar de fumar?

A nicotina nos cigarros faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais endurecidos e estreitos, reduzindo o fluxo de sangue em todo o corpo.

Estudos indicam que o tabagismo causa diabetes tipo 2. Na verdade, os fumantes são de 30 a 40% mais propensos a desenvolver diabetes de tipo 2 do que os não fumantes. As complicações do diabetes já incluem doença cardíaca, derrame e problemas de circulação. Fumar aumenta o risco de desenvolvimento de todas estas coisas.

Quanto mais cigarros você fuma, maior será o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2. Não importa que tipo de diabetes você tem, fumar faz do seu diabetes mais difícil de se controlar.

Fumantes com diabetes têm maiores riscos de complicações graves, incluindo:

  • Doença cardíaca e renal.
  • Fluxo pobre sangue nas pernas e nos pés, que podem levar a infecções, úlceras, e possível amputação.
  • Retinopatia (uma doença ocular que pode provocar cegueira).
  • Neuropatia periférica (nervos danificados nos braços e pernas que causa dormência, dor, fraqueza e falta de coordenação).

Em alguns casos, o fumo pode duplicar o risco destas condições, bem como dobrar as possibilidades de incidência de problemas renais e disfunção erétil. Para diabéticos tipo 2, a principal causa de morte é a doença cardiovascular.

Se você é um fumante com diabetes, parar de fumar irá beneficiar a sua saúde imediatamente. Pessoas com diabetes que param de fumar tem um melhor controle de seus níveis de glicose no sangue.

Conheça agora as 4 razões para você parar de fumar se você tem diabetes:

  • Fumar aumenta os níveis de glicose no sangue
    Manter os níveis de glicose no sangue o mais próximo dos valores normais (em jejum entre 70 e 99 mg/dL e até 2 horas após uma refeição < 140 mg/dL) não é uma tarefa das mais fáceis, mesmo para quem não é fumante e tem diabetes.
    O tabaco aumenta a resistência insulínica, ou seja os níveis de glicose no sangue ficam elevados, pois a insulina produzida pelo pâncreas não desempenha o papel dela adequadamente, que é permitir que a glicose do sangue entre dentro das células.
    Níveis de glicose elevados por muito tempo na corrente sanguínea prejudica a saúde de todos os órgãos do corpo, gerando complicações que podem incapacitar uma pessoa.
  • Fumar provoca danos no coração e na circulação do sangue
    Como diabetes, fumar também prejudica o sistema cardiovascular. Este duplo fardo pode ser letal. Cerca de 68% dos diabéticos com 65 anos ou mais morrem de doenças cardíacas, 16% morrem em consequências do AVC (acidente vascular cerebral). Ter diabetes, aumenta de 2 a 4 vezes mais as probabilidades de desenvolver doença cardíaca ou ter um derrame do que pessoas sem a mesma condição.
  • Fumar provoca doenças respiratórias
    Fumar afeta diretamente os pulmões e pode levar à bronquite crônica, enfisema e outras doenças respiratórias. As pessoas com essas doenças têm um maior risco de desenvolver infecções pulmonares, como a pneumonia. Estas infecções podem ser especialmente perigosas quando associadas à presença de diabetes. Infecções também aumentam os níveis de glicose no sangue. De acordo com o CDC – Centers for Disease Control and Prevention, órgão americano de controle e prevenção de doenças, as pessoas com diabetes apresentam cerca de 3 vezes mais riscos de morrer de pneumonia do que aqueles isentos da doença.
  • Fumar prejudica a visão de quem tem diabetes
    As pessoas com diabetes têm também um maior risco de desenvolver várias doenças oftalmológicas, incluindo catarata e glaucoma. Diabetes mal controlada também pode levar a uma doença ocular chamada retinopatia diabética (Clique aqui para saber mais sobre retinopatia). Fumar pode acelerar o desenvolvimento da retinopatia diabética podendo, eventualmente, levar à cegueira irreversível.

O que acontece quando se para de fumar?

Parar de fumar só traz benefícios para a saúde. Não importa há quanto tempo você fume, ao parar, você se sentirá melhor, terá mais disposição, além de que irá economizar um bom dinheiro…

Esta não é uma tarefa fácil. É uma tarefa que exige muita força de vontade, pois o tabaco causa dependência. Por isso, mudanças comportamentais são necessárias.

O motivador é que quando se para de fumar os benefícios são quase imediatos:

  • Após 20 minutos: a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas: não há mais presença de nicotina no sangue.
  • Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue normaliza.
  • Após 12 a 24 horas: seus pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias: seu paladar e seu olfato já começam a melhorar.
  • Após 1 ano: os riscos de doenças cardiovasculares reduziu em 50% e seus pulmões recuperam a capacidade de se limparem sozinhos.
  • Após 5/10 anos: o risco de doenças cardíacas é igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Se você chegou até aqui e decidiu que está na hora de parar de fumar, conheça abaixo as algumas dicas que podem te ajudar nesta caminhada.

14 dicas para parar de fumar

Se você tem diabetes, aqui estão algumas dicas para ajudar você parar de fumar, com base nas diretrizes da American Cancer Society.

  1. Defina uma data para parar. Você não tem que parar imediatamente. Se você acredita que é mais fácil para você acabar com este hábito depois de um grande evento ou uma data limite, faça dela a sua meta.
  2. Converse com seu médico sobre sua decisão, ele poderá te ajudar.
  3. Dificulte o seu ato de fumar. Mantenha longe das mãos e dos olhos tudo aquilo que te remete ao cigarro, como cinzeiros, isqueiros ou fósforos.
  4. Respire profundamente quando você pensar em um cigarro. Prenda a respiração por 10 segundos e depois expire lentamente.
  5. Passe algum tempo em lugares onde não se pode fumar porque é proibido, como uma biblioteca, teatro ou museu.
  6. Saia com amigos que também estão se empenhando em abandonar o hábito, indo a lugares onde fumar é proibido.
  7. Tenha ao alcance das mãos alimentos de baixo teor calórico, melhor se alimentar ao em vez de fumar. Escolha frutas frescas e legumes crocantes.
  8. Adote uma atividade física para aliviar o seu stress em vez de acender um cigarro.
  9. Evite bebidas ricas em cafeína, como café e refrigerantes e, também, bebidas alcoólicas, elas podem aumentar o desejo de fumar.
  10. Mantenha suas mãos muito ocupadas para o cigarro. Desenhe, escreva um texto, costure alguma coisa, faça palavras cruzadas por exemplo.
  11. Mude seus hábitos. Se você sempre fumava um cigarro na sua pausa do trabalho, faça uma caminhada ou converse com um amigo.
  12. Enrole o maço de cigarro em uma folha de papel e colocar um elástico em torno dele, dificultando o seu acesso. Você terá tempo para perceber o que está fazendo e parar.
  13. Deixe bem claro  para sua família e amigos que você está parando de fumar. Peça o seu apoio. Se eles fumam, peça-lhes para não fazê-lo perto de você. Se um deles acender um cigarro, saia de perto.
  14. Seja gentil com você mesmo. Faça coisas que te dê prazer. Você vai perceber que você não precisa de um cigarro para se divertir.

 

Dica de como controlar o Diabetes

Acabamos de conhecer algumas dicas importantes para abandonar a prática do tabagismo. Dicas estas que podem salvar o paciente diabético de complicações muito mais graves e letais no processo de tratamento.

Conhecer bem as características do seu tratamento é ainda a melhor maneira para evitar complicações (como as provocadas pelo tabagismo) ao longo do tempo de diagnóstico. Para isso é necessário ter informações confiáveis. Por isso, convido-o a ler o meu Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”.

Nesses mais de 10 anos que tenho de experiência no atendimento ao paciente diabético, percebi que o tratamento é rico em detalhes, que muitas vezes passa despercebido, comprometendo o controle dos níveis de glicose no sangue de quem tem diabetes. Reuni no meu Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes” todos estes detalhes, para proporcionar à você uma vida plena e saudável.

Clique no botão abaixo para conhecer melhor o seu tratamento:

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"