fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diagnóstico de diabetes: Crise ou Oportunidade?

Se a vida te deu limões, faça uma limonada…. Você já ouviu este ditado popular? Pois é, com diabetes também é assim, transforme seu diagnóstico em uma oportunidade de ter uma vida saudável.

O diagnóstico de diabetes é uma oportunidade para você ter uma vida saudável. Pois você deve ter uma alimentação equibrada e atividade física. Este é o estilo de vida que todos nós deveríamos seguir.

Quando se recebe um diagnóstico de diabetes se instala uma crise na vida das pessoas. Pais de crianças diabéticas ficam procurando de quem ou do que é a culpa de seu filho ter uma “doença” tão devastadora. A primeira pergunta que vem na cabeça deles é: onde foi que eu errei? Não param para pensar que está é uma disfunção que se instala por um distúrbio auto-imune, uma desordem do sistema de defesa, que destrói as células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

Já as pessoas que tem diabetes tipo 2, o processo é diferente, normalmente uma vida desregrada, onde se tem sobrepeso, sedentarismos, tabagismo, leva com que se desenvolva pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Receber um diagnóstico assim, leva a um sentimento de culpa muito grande.

A outra pergunta é: e agora, não poderei comer mais nada? Vou ter que mudar minha vida totalmente? Bate um desânimo….

Mas afinal, o diabetes está aí e você vai ter que conviver com ele, pois mesmo que haja muitas promessas de chazinhos da vovó, água de quiabo, promessas de reverter o diabetes, que estão pipocando na internet atualmente, o que eu posso te falar é que diabetes não tem cura, mas tem controle.

Abaixo, seguem 4 conselhos para você fazer de seus limões uma limonada:

  1. Faça uma análise de consciência e descubra o que você quer de seu tratamento do diabetes. Defina uma meta para você, uma meta que seja específica, mensurável e realista. Pense em uma meta que você tenha condições de alcançar.

  2. Descubra, em sua análise interna, como está seu tratamento atualmente, o que você tem feito de acertos e erros. Como estão os resultados de seus exames? Qual a distância que você se encontra da sua meta? Se possível, faça um registro.

  3. Tente encontrar quais as alternativas você disponha para poder alcançar as metas em seu tratamento. O que você pode fazer para mudar a sua situação atual? O que posso fazer de atividade física? Quais as melhoras escolhas alimentares eu posso fazer? Minha medicação está adequada? Estou medindo minha glicose corretamente? Qual outra alternativa você teria?

  4. Após fazer suas escolhas, crie um plano de ação que te permita alcançar suas metas e transforme seu diagnóstico de diabetes em seu aliado para uma vida saudável.

Mude seu foco, o diabetes não é o problema, o problema é a forma como você o encara.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Mude sua mente e você mudará a sua vida!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

36 Comentários

  1. Então, me explica!?
    Eu, uma pessoa que nunca gostei de doce, não fumo, não bebo, peso 59kg, sempre fui ativa… fui diagnosticada com diabete tipo 2.

  2. francisca aparecida candido

    tenho diabetes e tomo insulina so que a minha taxa de glicose cai muito desde que eu comecei a me alimentar mais saudavel MONICA SERA QUE UM DIA VOU ME LIVRAR DA INSULINA

  3. Tenho 26 anos…tive diabetes gestacional…..por um tempo ela sumiu…..mas voltou…..descontrolada ela chega a 300 pela mabha e a noite ja chegou a 600…..não sei mas o que faço mudei minha alimentação perdi mais de 5 kg e ela não controla….estou tomando glibenclamida e metformina e mesmo assim não ta controlando……passei pela médica ela me pediu uns exames agora é só esperar os resultados…..aff é difícil isso hein

  4. é um longo e difícil aprendizado…

  5. orderina pinheiro doares

    A minha glicose é alta hoje ta 277 tomo metiformina

  6. Boa noite! Monica
    Suas palavras são um incentivo para que possamos refletir e mudar o habito alimentar.
    Obrigada continuarei lendo seus artigos.
    Margarete

  7. meires regina caberlini damiani

    seu texto é de uma leveza, sabe com dar a responsabilidade de cuidar do diabetes sem acharmos que esta doença é para muitos uma sentença de morte.

  8. Boa tarde! Olhe depois que comecei a ler suas informações, acredite passei a ver o diabetes com mais animo, pois onde eu ia os comentários e diagnósticos era tremendamente assustadores, me sentia uma condenada a morte ou mutilações, obrigada por mesmo distante vc fazer parte do meu universo diabético.Abraços.

  9. Carmem Regina Gemelli

    OLÁ, MÔNICA, MUITO AGRADECIDA POR NOS AJUDAR ASSIM, COM TANTA CLAREZA E DISPOSIÇÃO! ‘ADOREI’ OUVIR E VER VOCÊS, APRENDER MAIS E MELHOR SOBRE OS CUIDADOS, MITOS E DICAS DE ALIMENTOS PARA VIVER BEM COM O DIABETES. TENHAM SEMPRE ESSE ENTUSIASMO DE NOS TRANSMITIR UMA ‘DOCE-VIDA’! BOM FIM DE SEMANA.

  10. Marco Hilario daSilva Tavares

    Prezada Mônica,

    Dei uma passada no Blog de Educação em Diabetes, e não me contive, em ficar calado. Achei ótimo esse texto, onde você apresenta a Diabetes como uma CRISE OU OPORTUNIDADE, somados aos quatro conselhos básicos para o controle da Diabetes.
    Parabéns, gostei muito da matéria e acredito que muitos outros também.

    Abraço,
    Marco Tavares

  11. hugo martins fonseca

    So tenho que lhe agradece pelas palavras de auto estima, hoje ja encaro esse problema de uma forma muito natural. Hoje a minha diabete si estalou d 465mg pra 135mg estou me sentindo muito bem obrigado por tudo oro por ti e sua equipe!!!

  12. Mônica, dou graças a Deus por ter te encontrado na net. Suas palavras tem trazido um alento para mim, pois a um.ano descobri q meu filho de 16 anos é diabetico e isto tem me trazido muita preocupação. Ele não aceita muito bem a doença e em 01 ssemana teve 02 crises de hipoglicemia com convulsao tendo q ir para o hospital. Estou muito confusa com relação a contagem de carboidrato, pois ainda não sei fazer isso. Já procurei uma nutricionista, mas ela simplesmente me deu a tabela, mas não sei quanto que ele pode ingerir de carbo. Me ajude por favor obrigada.

  13. ola,dra monica bom gostaria de sabe tenho 47anos 2anos atraz fiz exame medico me passou toma ,metformina ,qual seria meu tipo diabete,so passei clinico nao fui ainda por outro especialista.as veses tomo dia sim dia nao faz mal ?e se fica por 1 mes sem toma tbm faz mal?

    • Clovis,

      o tratamento para diabetes é um tratamento continuo, ou seja, não se deve deixar de tomar a medicação como foi indicado pelo seu médico. Também é necessário fazer um controle com idas ao endocrinologista e exames laboratoriais pelo menos 2 vezes ao ano. Somente assim você poderá saber se o tratamento que você esta seguindo esta sendo eficaz no seu caso.

      Deixar de tomar a medicação vai lhe trazer um descontrole glicêmico.

  14. Este texto é excelente!
    Já compartilhei no Facebook e muitos gostaram.
    É excelente termos um site que apresenta informações e diálogos de outros assuntos relacionados ao diabetes.
    Parabéns!

  15. Bom dia, Mônica!
    Agradeço imensamente o suporte que estás nos disponibilizando.
    O e-Book é muito mais que um livro, é um Guia diário, um passo a passo muito importante.
    Recentemente minha filha adolescente foi diagnosticada com diabetes tipo 1.
    Quando recebemos o diagnóstico tudo fica nebuloso e nem sempre encontramos todas as respostas necessárias ou as orientações não são tão específicas.
    Suas informações são como um bálsamo ao nosso coração que reconhece esta mistura de conhecimento, desprendimento e amor ao próximo.
    Sou muito grata as suas informações.
    Estás incluída em nossas orações diárias.
    Um grande abraço e muito obrigada.
    Sirlei M. Mascarin

  16. Querida Mônica, antes de tudo, quero agradecer a Deus pela sua vida e por esse trabalho maravilhoso que faz, dedicando um pouco do seu tempo para nos ajudar. Muito obrigada>Todos os dias procuro seguir suas instruções que está me ajudando muito.

  17. Parabéns. Ótimos artigos e orientações. Estarei acompanhando. Trabalho na area de saúde com Massoterapia relaxante, terapeutica e também com Atividade Física com meu sócio e companheiro, que é médico cardiologista ,homeopata, médico do trabalho e do esporte

  18. Excelente este texto.
    Precisa ser muito divulgado, principalmente para quem descobriu há pouco tempo e está tendo dificuldades para aceitar o tratamento, dieta.
    Tenho diabetes desde 1975, tive limitações, estudei, trabalho e também faço o que gosto e me diverto, tendo cuidados, mas sem me privar do que me faz bem.

  19. Olá Drª Monica

    Sou muito grato ao seu belissimo trabalho.
    Sua dedicação em nos educar quanto ao tratamento do diabetes
    tem ajudado muita gente… Principalmente a mim que sou diabetico a 7 anos.
    Confesso que ainda não me lido muito bem com essa situação mas a cada e-mail
    que recebo da senhora eu procuro me educar…
    Que Deus abençoe seu trabalho…

    MUITO OBRIGADO!!!!

  20. Eu encaro o Diabetes como uma oportunidade de aprender coisas que ate entao nao sabia-mos e tambem fazer-mos coisas que viram a nos ajudar, inclusive com exercisios , os quais poderam nos ajudar muito.

  21. Cara Mônica:
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer vc pois nunca ouvi de um médico endocrinologista colocações como as que vc faz. Sou diabética do Tipo I desde 1985 (hoje tenho 52 anos) e com o uso da insulina eu acho que posso comer o que quero pois controlo com a HUMALOG.
    Uso a LANTUS também, mas nunca tratei minha doença como deveria, sempre tive muita hipoglicemia e hoje todos os meus problemas estão voltados para a diabetes. Eu preciso mudar o modo como olho para ela. Este artigo ” Diabetes Crise ou Oportunidade” me mostra que faz vinte anos que estou em crise pois nunca me cuidei. e isto é muito frustante! Mas obrigada Dra Mônica pois vc começou a me ajudar a entender como encarar esta doença.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"