fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Diabetes – Hipoglicemia no Trânsito!

Informação é o melhor caminho para evitar acidentes automobilísticos. Sabemos que dirigir sob o efeito de bebida alcoólica e drogas é muito perigoso, mas dirigir com baixos níveis de glicose no sangue, conhecido como hipoglicemia, também é muito perigoso e este é um tema pouco discutido, mas que pode representar um perigo para o portador de diabetes. Para entender melhor o que é hipoglicemia, sinais, sintomas e tratamento, CLIQUE AQUI.

As crises de hipoglicemia podem causar tonturas, tremores ou desorientação. Felizmente, há maneiras de administrar o diabetes para que você possa desfrutar da liberdade de poder ir dirigindo onde quiser . Todo diabético que faz uso de insulina, deverá ter no carro carboidratos de rápida absorção, como por exemplo: sachês de açúcar, como aqueles de restaurante. #FicaDica

Alguns medicamentos usados para controlar os níveis de glicose no sangue, de quem tem diabetes, podem provocar hipoglicemia. Tais como:

  • Insulinas;
  • Glimepirida;
  • Gibenclamida;
  • Glicazida.

Para entender como os medicamentos orais para tratamento do diabetes tipo 2 podem provocar hipoglicemia, CLIQUE AQUI.

Dicas para evitar as crises de hipoglicemia enquanto dirige

Evite a hipoglicemia: monitore as taxas de açúcar no sangue por meio da dosagem de glicemia capilar e se informe sobre hábitos que podem ajudar a reduzir o problema, como por exemplo:

  • Nunca faça atividade física sem se alimentar;
  • Ao usar insulina antes do exercício, evite aplicar o medicamento no grupo muscular a ser exercitado;
  • Não aumente a quantidade de exercícios sem orientação correta, ou sem ajuste correspondente na alimentação ou na dose do medicamento;
  • Se for dirigir por um tempo prolongado, pare algumas vezes para testar sua glicose no sangue;
  • Se você tiver uma crise enquanto dirige, faça os ajustes necessários e aguarde cerca de 45 minutos, para estabilizar os níveis, antes de voltar a conduzir;
  • Tenha pastilhas ou sachês de glicose ou açúcar, sempre à mão;
  • Não pule refeições e nem coma menos do que o necessário;
  • Utilize o medicamento na dose adequada (exagerar na dose não melhorará o controle);
  • Evite a ingestão de álcool.

Acidentes de trânsito relacionados a uso de medicamentos

No início deste ano, tivemos 2 acidentes com vítimas fatais no mesmo dia, sendo um na cidade do Rio de Janeiro e outro em Brasília. Ambos estavam relacionados com a necessidade de medicação de uso contínuo. Devemos ficar atentos, mesmo se não temos diabetes, mas fazemos uso de medicação e vamos dirigir. Um simples antigripal pode diminuir os seus níveis de consciência fazendo acontecer um acidente.

No vídeo abaixo, você pode assistir a entrevista que dei para o jornalista Eduardo Barão da BandNews TV, onde falei sobre o uso de medicamentos e direção.

Dica Extra

Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"