fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diabetes Insípidus: Entenda o que é

Para entendermos o que é diabetes insípidus e qual a diferença entre ela e o diabetes mellitus, temos que entender o que significa a palavra diabetes.

A palavra diabetes tem origem grega e significa sifão (passagem de líquidos), ela foi usada pela primeira vez pelo médico grego Aretaeus da Capadócia    para descrever a sede intensa provocada pelo aumento do número das micções ou urina excessiva.

Qual é a semelhança e a diferença entre o diabetes insípidus e o diabetes mellitus?

O aumento do número de micções acontece em quem tem diabetes, tanto mellitus quanto insípidus, mas as causas são bem diferentes.

Quando urinamos mais vezes que o normal (poliúria), eliminamos mais líquidos e consequentemente podemos nos desidratar mais rápido.

O primeiro sinal de desidratação é a sede. Por esse motivo, quem tem diabetes passa por um processo chamado polidipsia, que é o aumento da vontade de ingerir líquidos.

O aumento do número de micções (poliúria) em quem tem diabetes mellitus é devido ao excesso de glicose no sangue, que é eliminado pela urina.

Já o processo do aumento de eliminação de líquidos (poliúria) no diabetes insípidus, acontece por outro motivo. Essas pessoas têm níveis normais de glicose no sangue, mas mesmo assim apresentam dificuldades de regular o volume de urina formada.

A palavra insípidus (insípido) nos remete a algo sem sabor, diferente de quem tem diabetes mellitus, que apresenta uma urina adocicada devido a presença de glicose.

Quais os tipos de diabetes insípidus?

O diabetes insípidus ocorre quando nosso corpo não consegue regular a quantidade de fluidos produzido. O excesso de fluidos é eliminado pela urina, desta maneira aumenta-se a vontade de urinar, ocasionando o aumento da sede.

A quantidade de líquidos eliminada pelos rins é controlada pelo hormônio produzido pelo hipotálamo, chamado de vasopressina ou ADH – Hormônio Antidiurético.

O ADH, após produzido, é armazenado na glândula pituitária, que se localiza na base do cérebro. O ADH é liberado na corrente sanguínea quando o corpo começa a ficar desidratado, dessa maneira, ele concentra a urina ativando os túbulos renais para liberar a água de volta à corrente sanguínea, em vez de excretar tanta água na urina.

O tipo de diabetes insípidus é determinado conforme esse sistema é interrompido. Segundo Mayo Clinic, o diabetes insípidus é classificado em 4 tipos, conforme abaixo:

Diabetes insípidus central

A causa do diabetes insípidus central em adultos geralmente é tida por conta de uma lesão na glândula pituitária ou do hipotálamo. Esse dano interrompe a produção normal, armazenamento e liberação do ADH (hormônio antidiurético). O dano é comumente causado por cirurgia, tumor, doença (como meningite), inflamação ou traumatismo craniano. Para as crianças, a causa pode ser um distúrbio genético hereditário. Em alguns casos, a causa é desconhecida.

Diabetes insípidus nefrogênico

O diabetes insípidus nefrogênico ocorre quando há um defeito nos túbulos renais, as estruturas renais que fazem com que a água seja excretada ou reabsorvida. Este defeito faz com que os rins não respondam adequadamente ao ADH. O defeito pode ser resultado de um distúrbio hereditário (genético) ou de um distúrbio renal crônico. Certos medicamentos, como o lítio ou os medicamentos antivirais cidofovir e foscarnet (Foscavir), também podem causar diabetes insípidus nefrogênico.

Diabetes insípidus gestacional

O diabetes insípidus gestacional é raro e ocorre apenas durante a gravidez, e quando uma enzima produzida pela placenta destrói o ADH da mãe.

Como é feito o tratamento?

O diagnóstico do diabetes insípidus é feito pelo médico, através de:

história médica e familiar
exame físico
exames de urina
exames de sangue
teste de privação de líquidos
ressonância magnética

O tratamento vai depender de qual foi o tipo de diabetes insípidus diagnosticado. Ele pode ser realizado na reposição do ADH, através do uso de desmopressina, um hormônio sintético que eliminará o aumento de micções, aumento da ingestão de água, dieta reduzida de sal.

Diabetes insípidus é uma doença rara, ao contrário do diabetes mellitus que acomete aproximadamente 425 milhões de pessoas em todo o mundo.

Dica Extra

Agora que você aprendeu mais sobre diabetes insípidus, também precisa entender o tratamento, pois isto é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida.

Sugiro a leitura do livro digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, para conhecer os detalhes de seu tratamento.

QUERO ENTENDER MEU TRATAMENTO

Conhecimento é o melhor remédio para o tratamento do diabetes!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"