fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
Metformina pode Causar Doença nos Rins

Diabetes: Metformina pode Causar Doença nos Rins?

Metformina a droga de primeira escolha para tratamento do Diabetes tipo 2

O Cloridrato de Metformina ou simplesmente Metformina é o medicamento mais usado para o controle do diabetes tipo 2.

Sua ação se baseia em 3 mecanismos diferentes:

  • Redução da absorção da glicose pelos intestinos;
  • Redução da liberação da glicose armazenada no fígado
  • Aumento da sensibilidade das células a ação da insulina produzida pelo pâncreas, desta maneira a glicose circulante no sangue é mais absorvida.

Quando se tem diabetes por muitos anos e não se controla os níveis de glicose no sangue, os rins podem ser danificados, levando ao que se chama de Nefropatia Diabética, ou seja, os rins perdem a sua capacidade de filtrar o sangue.

Pessoas que têm diabetes por muito tempo e já apresentam danos nos rins, não devem fazer uso de Metformina, assim como pessoas com doenças hepáticas graves, também não devem fazer uso.

Conheça mais sobre como a Metformina age em seu organismo assistindo o vídeo abaixo:

Gostou deste vídeo? então faça sua inscrição neste canal do YouTube:

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR MAIS VÍDEOS

Quer aprender a se alimentar sem descontrole dos níveis de glicose?

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

74 Comentários

  1. Olá Mônica,
    Meu marido toma o metformina, e passa muito mal de reação.
    É normal?

  2. Ronaldo Luis dos Santos

    boa tarde Mõnica o glifage é a mesma coisa da mediformina,esta prendendo o intestino é normal ?

  3. Posso tomar um comprimido de metformina toda vez que quero comer doce e guloseimas ? Tipo assim, tomo no café da manhã, depois no almoço, depois no lanchinho da tarde, ao sair na rua quero comer um doce aí tomo de novo, aí na janta tomo novamente. Tem problema?

  4. Bom dia, estou tomando Xigduo 5/1000 devido a diabetes tipo 2, porém possuo gordura no fígado. Gostaria de saber se este remédio agrava meu problema do figado?

  5. Parabéns,pelo seu vídeo bem explicado nota 1000

  6. Boa tarde Mônica,
    Descobri a diabetes há seis anos na gravidez, o diagnóstico foi diabetes tipo 2, porém recentemente o endócrino disse que sou LADA e incluiu a insulina lantus no tratamento. Atualmente tomo 12 unid lantus, 01 cp de nesina de 25mg, e dois cps de metformina de 850mg. No ano passado e nesse ano tive algumas internações por conta de infecção urinária e cálculo renal. A ultima hemoglobina glicada ficou em 5,7, um resultado maravilhoso que nunca consegui antes mas diante dessa informação de que a metformina é desaconselhada em pacientes com distúrbios renais eu fiquei em dúvida, você acha que deve ter alteração no tratamento? Meus exames de microalbuminuria estão crescendo de ano em ano, nesse ano está 68 e a urina de 24 hs resultou em 14 e minha taxa de produção de insulina está em 12,9.

  7. olá, estou em dúvida sobre o usar da metformina, eu não sei se tenho isso, mas meu problema é outro, SOP, e com algumas pesquisas vi muitas pessoas comentarem sobre a metformina e que ela ajudou com a Sop. tem alguma contra indicação para pessoas apenas com Sop usar metformina?

  8. Bom dia! Comecei a tomar xigduo a um mês por conta da glicose alta…. diabetes tipo 2. Agora em recente exame deu albimuria em 34. tem a ver com o medicamento? Isso indica algum comprometimento renal? Devo parar o remédio?

  9. Oi bom dia. Eu faço uso da Metformina. MAIS ouvi uma senhora comentando que o médico dela falou que há muitos pacientes com insuficiência renal por causa desse medicamento confesso que estou com receio de continua tomando esse medicamento. Por favor me ajude isso é verdade .obrigada. meu nome é Marilene.

  10. Olá boa tarde,
    A três anos sofro com cálculo renal.
    A 5 meses estou usando o metformina para tratamento de SOP, desde então sinto muitas dores na bexiga, no trato urinário e nas costas lado direito e no abdômen direito. Tive o aumento da micção noturna e tem dias q parece q estou com infeção pois tenho aquela sensação de ir ao banheiro de 10 em 10 minutos e ardência ao fazer xixi.
    Quando a médica me receitou o metformina ela já sabia das minhas pedras nos rins e não parei de tomar o remédio sozinha(porque ele tem surtido efeito para o SOP), mas estou na dúvida se elas estava certa.
    Gentileza me informar se posso continuar com o metformina, e se me a conselha ir em outro médico.
    Grata

  11. Boa noite Mônica.. estou fazendo uso da metformina

    Pq o meu médico disse que tenho hipocrecemia meu açúcar sempre 80 ou 90 aí ele mandou tomar a de 500 uma vez ao dia sempre após o almoço… Agora estou tendo umas dores bem graças nos rins ..vc acha que pode ser por causa do remédio?tenho 67 anos obrigada Deus abençoe muito você bjs

  12. Minha glicemia em jejum e 86 posso toma Metformina para tratar policisto Inha médica passou mas tô com medo de toma e ter uma ipoglicemia

  13. Mônica, e para quem desenvolveu diabetes por conta de pancreatite crônica, o livro também seria útil, pois nesse caso a alimentação é mais restrita ainda. Obrigada.

  14. Oi Mônica devoro todas as informações que tu passas, meu esposo adquiriu o diabetes mas com a alimentação saudável e o medicamento está sobre controle agora só está faltando começarmos os exercícios fisicos… beijão e obrigada!

  15. Boa noite ! Meu esposo é diabético. Sempre foi dscontrolada. Em dezembro de 2016 ele começou a ser atendido por uma endócrina , especialista em diabétes . Nos primeiros exames foram constatado que seu fígado estava com aparencia cirrótica, podendo ser devido à uma HEPATITE . Ele nunca bebeu , bebida alcóolica e nunc fumou. Mas com as medições e o uso dos remédios , a diabete está bem controlada. Fez um segundo exame do qual apareceu apenas reagente à HEPATITE A . A médica passou para ele , o uso da METFORMINA 500 mg. Mas ele começou a ter vômitos e percebeu que era a METFORMINA . A médica achou que não , Mas, quando ele não usa não aparece os vômitos . Isso pode realmente acontecer ? Também constatou nos últimos exames falta de proteína. Aguardo o seu parecer.

  16. Dionísio Roberto Andrade

    Boa noite!

    Mônica Amaral Lenizi,

    Dizem que eu tenho diabetes Tipo 2. Tomava 2 metformina de 500 e 1 Jardiançe de 25 pela manhã e mais 2 metformina de 500 pela noite. Minha glicose baixava muito, e chegava a 50.
    Deixei de tomar a toda medicação por minha conta, e só excluir o açúcar de minha vida. Minha glicemia fica agora entre 75 e 90. A glicose em jejum ficar entre 75 a 86. Como se explica isso?
    Não estou tomando mais nenhuma medicação. Já fiz esta pergunta em vários site que falam em Diabetes, e todos se omitiram e não me responderam. Será que vai acontecer isso também com você Mônica?

  17. Roseli Aparecida de Oliveira

    Muito obrigda Dr Monica que Deus ti abençoe sempre ti dando sempre sabedoria p nos ajudar,,e de um modo bm claro sempre assisto suas informações que vale ouro muito obrigda msmo,,,Fika com Deus,,,

  18. Ola, assisti o video e entendi direitinho.
    TOMO METFORMINA DUAS X AO DIA.
    Pela manha, em jejum esta na faixa dos 180, no decorrer do dia mesmo com a medica~çao ela vai a 350 em media….. a dra. nao quer trocar a medicação pois diz que é devido ao meu stress que ela sobe… entendi que nao adianta tomar remedio algum que ela vai subir mesmo medicada pois estou sempre hiper tensa (nervosa).

    nao sei mais o que fazer.

  19. Qual a relação entre diabetes e tratamento de policistos ovarianos. Um cliente minha faz uso pra essa indicação. E quanto ao efeito emagrecedor? Qual mecanismo justifica esses efeitos?

  20. Monica gostei mto do vídeo. Tirou minha duvida sobre a eliminação da massa nas fezes, eu pensei q o meu organismo n estava aceitando a medicação. C essa medicação minha glicose está controlada. Estou sendo acompanhada tb. c a nutricionista do programa, além do médico. Obrigada Monica.

  21. Maria Emilia Marinho

    OBRIGADA POR MAIS UM VIDEO DE INFORMAÇÃO .

  22. Metformina controla diabetes e descontrola o
    s rins. Até quando que a indústria farmacêutica vai enriquecer as nossas custas? Obrigada Mônica pelo esclarecimento.

    • Nádia, você entendeu errado. A metformina é uma droga segura para tratar os diabetes de quem não tem problema renal.

      Alguns diabéticos, com o passar do tempo de diagnóstico, por descontrole glicêmico, apresentam problemas renais. Estes é que NÃO DEVEM USAR.

  23. MUITO BOA A EXPLICAÇÃO,COMO SEMPRE,MONICA COM BONS MATERIAIS DE APOIO AO DIABÉTICO E PROFISSIONAIS DE SAÚDE,PARABÉNS MONICA E OBRIGADO

  24. Foi esclarecedor para mim este vídeo no que diz respeito ao fato do comprimido aparecer nas fezes.Sinto-me agora tranquilo a esse respeito.
    Grato.

  25. Marco Hilario da Silva Tavares

    Prezada Mônica,

    Gostei muito do vídeo DIABETES E METFORMINA, porque veio responder a uma dúvida que sempre tive sobre o farmaco. Em especial por administrar 850 mg duas vêzes ao dia.Nunca tive nenhum efeito colateral no uso do medicamento, mesmo associado a outros medicamentos para outros fins. A minha preocupação sempre foi com a dosagem de 1.700 mgs diárias e efeitos acomulativos nos rins e no figado, entretanto nunca tive nenhum efeito de HIPOGLICEMIA, ou quaisquer outro. Observervei com monitoramento algumas vêzes os níveis glicêmicos terem oscilado entre 75 a 90 na administração de 02/Hs após alimentação e tomada do segundo comprimido de 850 mgs. sem nenhum efeito hipoglicemico, apenas monitorando a glicemia e observando comparativamente com a alimentação realizada.Informo aínda, que não faço uso de adoçantes, utilizo o AÇÚCAR DEMERARA e nem produtos dietes, talvêz responda assim o organismo ao equilibrio glicêmico diário de 90 a 98. Meu pico máximo até hoje foi de 245 num churrasco a noite, onde abusei nos refrigerantes e doces. Revertendo em 2 /Hora após adminitração do segundo comprimido de metformina de 850 mgs, para 135.

    Tratamento médico:

    02 comprs. de gliclazida 30 mg no café da manhã (só tomo 1 comp.porque os indices após 1 hora estão muito baixos).sem adoçante artificial e sem pão integral.
    02 comprims. de METFORMINA 850 mgs. 1 almoço e outro na ceia/noite.
    Eu procuro entender o meu organismo e o tratamento em todos os detalhes, principalmente com a alimentação e com a medicação,buscando o equilibrio.Atendo também, a todos os ensinamentos para os cuidados e necessidades básicas com a diabetes tipo II,

    Abaço,
    Marco Tavares

  26. Gestante diabetica tipo 2 crônica, pode continuar a tomar a metformina durante o período da gravidez todo.

  27. Neusa de castro dias

    Oi Monica gostei
    Com esse vídeo tive conhecimento que eu tive com uma cliente que me relatou, e qdo ela me disse eu fique sem saber orienta pois nunca tinha ouvido falar, e o fato do paciente que libera as capsula de metformina inteira pelas fezes, e me falando que o medicamento não estava sendo absorvido, mas agora eu sei como orientar meu próximo cliente que tiver essa dúvida, mas o medico trocou pela metformina de ação prolongada.
    obrigado
    Monica

  28. Gostei muito !Vídeo muito esclarecedor tirou minhas dúvidas pois sou usuária de metformina.Me ajudou bastante.Obrigado!!!

  29. Muito válido este comentário.

  30. Eloah Grana de Menezes

    Eu uso metformina há 25 anos e só tive diarreia quando tomei a metformina destribuida nos poostos médicos. ……dai em diante só tomo ccloridrato de metformina da Medley.e nunca mais tive diarréia.

  31. Aderson Uchoa Florencio

    Olá Mônica, como vai?
    Entendo que somente é diabético quem quer. Minha família ou quase todos ainda vivos são diabéticos. Hoje entendo também que a saúde e a doença entram pela boca. Há anos não vou ao médico e só consumo o que é natural, o que minhas células conhecem e não trabalham para escretar. Até ca já tive, antes da mudança de meus hábitos alimentares. Hoje, adeus médicos, farmácias e os et’s químicos! Um grande abraço

  32. Parabéns pela dicas muitos boas

  33. jair gabriel cordeiro

    Venho aqui agradecer a Dra. Mônica Lenzi…..á quem estou seguindo há algun tempo pelo tópico Diabetes & Você………são comentários importantíssimos aos portadores de Diabetes tipo 2…o qual fui alertado pelo médico do Hospital dos Rins (consulta periódica anual como Doador de um dos Rins) minha glicose estava alterada ao nível 126…….cortei radicalmente os refrigerantes e maneirei no uso de açucar (uso mascavo , orgânico ou mel)
    e tomo sempre que posso Metformina e segundo exames recentes baixou para o nível 105 com tendencia de diminuir…..se tiver de apontar uma causa…..estou convícto de que foi o abuso de refrigerantes….de Coca. mais uma vêz ,agradeço, e continuo seguindo seus conselhos….

  34. Oi Monica boa tarde. Recebo os seus email que é de grande ajuda pra mim. As suas dicas tem me ajudado muito no meu dia a dia. Tenho o controle diariamente da diabete graças a você.

  35. Tenho tipo 2 e uso esse medicamento, para mim parece-me tudo normal, eu tinha intestino preso e com o uso da metformina deu uma regularizada, tomo 2 comprimidos de 850 mg ao dia. será que posso voltar a tomar de 500 mg ?
    No inicio eu tomava de 500 mg, ai o médico passou para 850 mg, mas era no inicio quando percebi que tinha diabetes, isso com 67 anos, hoje tenho 68.
    Minha diabetes apareceu de uma hora para outra, ,eu não sentia nada e de repente foi a 440, hoje convivo na faixa dos 120/130, as vezes um pouco mais e as vezes menos,
    Obrigado.
    Joaquim.

  36. Gostei do vídeo,, muto bom.

  37. Como se sabe se os rins estão afetados, com que valores de análises não se deve tomar metformina?

  38. Cássio Cássio Aguni.

    Bom dia Mônica!!

    Muito boa a sua informação sobre este medicamento. Obrigado.

  39. evaldo Freire Gomes.

    Doutora monica obrigado pelas belas informações. agradeço sempre. abraços.

  40. tomo traienta duo esta não me tras até agora nenhum efeito colateral graças a deus.

  41. Achei bom mande a dieta do diabético pois é difícil

  42. O ômega 3 pode ser administrado pelo diabético.?

  43. Clelia Macedo Bomfim

    Bom dia!
    Gostaria de saber como baixar o índice de glicada no sangue? Tem algum remédio para isso?
    Obrigado

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"