fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
O que eu Posso ou Não Comer

Diabetes: o que posso ou não posso comer?

Todos os dias pelo menos uma pessoa me faz esta pergunta:

O que eu posso comer tendo diabetes? Você pode me fornecer um cardápio?

Bom para fornecer um cardápio é necessário uma consulta com um profissional da área de nutrição (nutricionista), que vai determinar sua necessidade de calorias diárias e com esta informação e também conhecendo seus hábitos alimentares, vai traçar um plano alimentar especifico para você, pois você é uma pessoa única.

Conhecer os alimentos e saber como eles vão influenciar em sua glicêmia é uma ferramenta fundamental para quem tem diabetes.

Assista ao vídeo que gravei e entenda melhor como criar uma ferramenta para você se conhecer melhor em relação aos alimentos que você ingere.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR MAIS VÍDEOS

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

a imagem mostra uma bancada de fundo branco com alimentos fontes de vitamina B12: fígado bovino, carne vermelha, pedaço de salmão, camarões, queijos leite, coalhada e ovos quebrados em uma tigela. No meio da parte inferior, encontra-se uma placa escrita B doze

Sinais de que os níveis de vitamina B12 estão baixos

Neste artigo você vai entender a importância da vitamina B12 para o nosso corpo, em …

98 Comentários

  1. Oie minha sogra tem 42 anos ela é diabética toma muita cerveja come muitas coisas doce

  2. Minha mãe tem 46 anos ela tem diabetes estamos em duvida o ela pode come ou não..

  3. Boa noite. Minha mãe de 86 anos entrou na insulina. Há alguns anos tem diabetes e trocou uma medicação oral por uma insulina a noite. Agora estou em pesquisa constante sobre alimentos até pq não posso cortar tudo de vez a não ser o açúcar e a farinha branca. O demais, como você citou e fazer as boas escolhas…. diminuir pra substituir. Obrigada pelas dicas.

  4. Bom dia Mônica. Amore minha mãe tem 62 anos. Não tem plano de saúde. Toma insulina 20 unidades de manhã e 20 a noite. Se formos medir a glicose nesse intervalo e ser alta, qual procedimentos devo tomar??

  5. Isabel F da Sllva

    Bom dia, Monica.
    Hoje por exemplo, estou com o nível glicêmico de 322 e como trabalho num sindicato vivo me aborrecendo constantemente ficando, portanto muito difícil o controle. Quando fico uma semana fora do meu trabalho é uma maravilha baixa o nível e fico sem vista embaçada, acelerações no peito, e outras complicações. Então cheguei a uma conclusão, vou ter que me afastar do trabalho para poder ficar saudável. Ou será que existe uma outra maneira de mudar essa situação?

  6. Marivânia da Silva Souza

    gostei, só não sei se concigo faser este abito

  7. Amei.o vidio de hoje

  8. rebeca miceli souza

    Muito bom, temos sempre que nos testar para nos conhecer melhor .

  9. Edilsea Ataide Rocha

    Nunca é demais obter informações sobre diabetes . Mesmo que eu saiba tudo ,as palestras funcionam como lembretes úteis . Adorei !!!

  10. Muito bom este vídeo,assim ajuda me muito mais, para mim tem sido muito dificil viver com a diabetes

  11. Obrigado Mônica Amaral Lenzi, estais ajuda muito em minha família estou aprender muito consigo

  12. Adorei esse video é basicamente o que tento falar a 11 anos para os outros, cada um é cada um. ♡

  13. Adorei o vídeo. Tentava fazer o que foi ensinado, mas tinha receio de estar errada. Vou continuar agora com mais firmeza. Obrigada.

  14. estou me sentindo bem melhor comendo so legumes sem carboidrato e ovos cozidos

  15. Tenho uma filha diabética a 6 anos gostei muito da sua orientação e vou colocar em prática

  16. irani das graças da silva

    boa noite tenho diabetes a 12 anos esta sempre alta ja tirei todos carboidratos todas as frutas que tem frutoze minha alimentação super controladas ai que vem o pior sou muito ancioza ex fumante dez de 2000 estou com trombose na perna tenho asma controlada com medicamento e pra ajudar tenho uma visicula cheia de pedra dez de 1967 meu figado inchado e ingordurozo medico nenhum quer me operar tenho ernia de iato e reflucos não poço fazer exsercicios nenhum so na agua por calsa da coluna comprometida total me ajuda por favor me trato com 10 especialista indoq mas nutricionista ja não sei mas o que fazer tenho 67 anos

  17. Obrigada Mônica pelas orientacoes, cada dia aprendo mais com vc! Sou diabetica tipo 1 desenvolvi depois de adulta! Um forte abraço e fique com Deus Jeová! !

  18. tenho 64 anos em jejum deu 110 depois de ter comido deu 95 duas horas depois

  19. fiquei triste ao descobrir que tinha diabete sempre comi muita massa sou filha de italiano meu pai teve em jejum deu 110 a ultima vez que medi depoide ter comido 2 horas depois deu 95

  20. Ótimo a gente saber cada vez mais sobre diabetesc, faço glicemia quase todas as refeições e mesmo assim tenho surpresas sempre.

  21. Olá Mônica,sou diabética tipo 2 descobri a 6 anos deste então faço minha medicação oral,sinto muitas dores nas articulação é normal? Obrigada.

  22. Josiane da Silveira Ávila

    Ainda estou em choque por me descobrir diabética….mas buscando me informar achei teus contatos e me reconheci capaz de algumas boas atitudes, minha vida começa a mudar a partir disso. Obrigada!

  23. Boa noite Mônica, minha filha tem 24 anos e há 3 se descobriu diabética. Desde então temos batalhado para obter o controle glicêmico, o problema é que minha menina é muito ansiosa e preocupada, principalmente com relação ao seu trabalho (ela é bancária) e tudo que precisa de sua atenção eleva, e muito, o nível de glicose. Neste momento estamos atravessando um período muito difícil, ela foi transferida e mesmo estando em contato com seu médico, os níveis não estão baixando. Estou muito preocupada, ela faz uso da insulina Lantus pela manhã, mas devido ao alto descontrole, seu médico prescreveu a rápida, Aprida, após fazer a medição antes das refeições e mesmo assim , ainda não obtivemos resultado. O que pode estar acontecendo???

    • Dilma,

      Para responder todas esta dúvidas, podemos agendar uma avaliação personalizada de como sua filha esta agindo em relação ao tratamento, pois existem muitos detalhes que podem alterar os níveis glicêmicos, armazenamento e conservação da insulina, local de aplicação, tamanho da agulha, etc…

      Caso tenha interesse, entre em contato pelo e-mail monica@diabetesevoce.com.br e agendamos uma avaliação via Skype, programa que permite a transmi~soa de voz e imagem.

  24. Gostei desse vídeo, sobre o que posso ou não, comer. Vou fazer essa experiencia sugerida, e ver como se comporta meu índice glicêmico!!!

  25. muito obrigada pela esplicacao ja tirei muita coisa que altera minha diabete mas ela so se comporta quando como um grelhado e saladas verdes mas ta bom.

  26. Meu Deus !!! Que trabalhão : tudo que comer depois medir a glicose.
    Existe uma coisa chamada IG ( indice glicêmico) dos alimentos. Muito simples qualquer diabético é só evitar alimentos de alto IG os carboidratos simples.

    • Suzana,

      Obrigada por sua contribuição!
      Você faz parte de uma pequena parte da população que tem acesso a este tipo de conhecimento. Existem 12 milhões de diabéticos no Brasil, se todos tivesse esta consciência, tudo estaria sobre controle.

  27. regina katia chieffi

    gostei muito de ter essas explicação obrigado

  28. Muito obrigada por seus esclarecimento, tenho ddiabetes ha 28 anos, e tem coisas que vc fala que não sabia, como da insulina..

  29. Descobri há três meses a minha diabetes 2, de lá para cá minha batalha tem sido com a alimentação… depois de alimentar-me por cinquenta e cinco anos com pão e demais variantes da farinha enfrento dificuldades para abandonar tal hábito…. tá difícil… minhas recaídas em busca do pão e massas em geral tem incomodado-me pois sei das consequências disso…. se alguém tem alguma dica aceito de bom grado….

  30. Maria das Graças Almeida

    Boa tarde Monica! obrigada, sempre acompanho suas informaçoes, sao muito validas. um abraço

  31. obrigada ……..esse seu video e de grande valia pra mim….vou colocar em pratica. qto tempo acha necessario fazer as anotacoes..

  32. Ola monica minha filha e diabética tipo 1 e tenho muita dificulfafe na contagen dos hidratos de carbono pode me ajudar obrigada.

  33. Hanani Ferreira da Silva

    Muito clara sua exposição, gostei, muito grato.

  34. Monica sou diabética, tenho 53 anos tomo cervejas demais, stou acima do peso, quase não como muito mas meu erro é a cerveja . Fico vendo as pessoas se desisperarem com a glicemia em 170 a minha normal é 290 já cheguei á 530. Preciso de ajuda pois estou desenvolvendo problemas cardiacos sobre a diabetes não tenho nenhum conhecimento sobre que frutas posso comer e quais os alimentos devo consumir por favor me ajude.

  35. Gostei muito………….. vou começar a fazer como vc explicou ………..

  36. Eduardo Martins De Faria

    valeu muito pra mim obrigado

  37. Marco Hilario da Silva Tavares

    Mônica, realmente essa é uma dúvida constante em saber o que comer, para manter os índices glicêmicos sob controle, visto sermos diferentes um dos outros, cada pessoa reagindo diferentemente aos medicamentos,alimentos, exercícoos físicos e ainda observei recentemente em mim, o controle emocional e o controle da pressão arterial que também apresentaram variação no auto monitoramento.Parabéns, gostei muito dos esclarecimentos.
    Att/
    Marco Hilário da Silva Tavares

  38. Suas informações são essenciais!!!

  39. Monica, meu filho de 5 anos é diabético e acho muito difícil regular sua alimentação na parte da manhã, pois ele acorda tarde. Mas a noite seu apetite é imenso.

  40. Obrigada pela resposta Monica.

  41. amei . vou fazer tudo que aprendi com vc,
    me deprime muito quando vejo minha pele alterada, e sei que é por causa da glicose que está alta!
    vou procurar colocar em prática tudo que tenho aprendido.
    obrigado.

  42. Vilma de Fátima Ramos

    Boa tarde Mônica muito obrigada gostei muito do seu video. Deus te abençoa.

  43. Mauro Macedo Filho

    Muito bom doutora. Adorei as suas informações. Foram de muita valia para meu controle. Gostaria que me informasse em até quanto é normal a medição através do glicosímetro. Já me disseram que até 150 está bom, outros dizem que no máximo 120. A minha mediçao oscila entre 110 e 130 pela manhã. Obrigado.

    • Obrigada Mauro!

      O glicosímetro serve somente para controle. É permitido, pela ANVISA, um desfio padrão de +/- 15%, portanto use o glicosímetro somente para controlar seu tratamento.
      Os valores ideais encontrados pelo glicosímetro dependem da idade da pessoa com diabetes.

  44. Mônica, adoro escutar você falar. Sou diabética, fiz uns exames no dia 03/0815, tenho 60 anos, e o resultado foi o seguinte: em jejum: 116, 2h depois da refeição deu 155, H1BAC 6,5. eu acha deste resultado?

  45. FRANCISCA MARLY ALBINO DE LIMA

    bom dia é muito díficil controlar a diabetes.

    • Francisca,
      Realmente é difícil, mas não impossível.
      Com disciplina e Educação, você consegue. Associar seu tratamento medicamentoso com uma alimentação balanceada, atividade física e Educação em diabetes, é fundamental para o seu sucesso.

  46. gostaria de saber sobre como armazenar a insulina de caneta,obrigada.

    • Silvia,

      A caneta reutilizavel não deve ser armazenada na geladeira, pois seu mecanismo pode ser danificado. Com o entra e sai da geladeira, há a possibilidade de condesanção do ar dentro da caneta deixando o mecanismo molhado.

  47. Tudo que tu comenta, é muito importante para mim, pois através do teus comentários eu consigo ajudar meu marido que tem diabetes. Obrigada????

  48. Primeiro de tudo obrigado pelos conselho, mas queria colocar duas questões.

    1- É verdade que a ansiedade ou dormir mal pode alterar a glicémia? O que fazer? Aumentar a medicação se não conseguir baixar com a alimentação?
    2- a Stevia é adequada a diabéticos ou é mito?

    PS: Tenho diabétes tipo 2.

    • Nelson,

      Noites de sono mal dormidas atrapalham vários aspectos de sua saúde, por exemplo, podem te levar a comer mais à noite e ganhar peso, que por consequência vai te fazer a ter um descontrole glicêmico.
      Com relação a medicação, somente seu médico poderá alterar a dose. Converse com ele.
      A Stévia é um adoçante natural, derivado de uma planta e por este motivo ele é indicado para crianças e gestantes. Algumas pessoas não gostam, pois ele pode alterar o sabor dos alimentos.

  49. monica suas orientações são muito importante para mim. que Deus te ilumine sempre. abraços

  50. Maria Odete Schaurich Bernardes

    Mônica, muito prazer em te conhecer e tomar conhecimento de teu trabalho. Adorei em poder saber tudo sobre diabetes. Ando assustada, pois ao fazer um exame, descobri que minha taxa de glicose estava em 127. Retirei o açúcar da minha dieta alimentar, mas meu problema continua porque não consigo diminuir ou tirar os carboidratos, principalmente o pão. Então, ao te descobrir resolvi te ouvir e amei. OBRIGADA pela informações, quero continuar te ouvindo. Bj no coração.

  51. Gostaria de saber qual a glicemia ideal em jejum e duas horas após as refeições para um diabético de 50 anos ?

  52. Heloisa Helena Silva

    bom dia Dra Mônica! Você fala e eu, te obedeço agradecida!

  53. Seu trabalho é excelente!!!!

  54. Sou eu mesma, 50 anos !

  55. Ah, gostei de saber que eu posso fazer a substituição de alimentos. Às vezes tenho vontade de comer uma fatia de bolo. Vou lá e como. E assim fazendo , aprendi que tenho que substituir por outro alimento na próxima refeição. E também que tenho que diminuir a quantidade de alimento para me sentir confortável. Uma beijo fraterno, Mônica! Obrigada sua admiradora, Ilma

  56. Obrigada Monica. Sempre pensei como faria pra saber… Mas ninguém me orientou da forma que você faz. Agradeço muito!

  57. Gosto muito dos seus temas, gostaria de que você falasse um pouco de hipoglicemia, o que comer quando tiver hipo e como podemos tomar cuidado para não aumentar a hemoglobina glicada, obrigada

    • Legal Simone! Bom tema para um novo post.

    • Oi Simone, a hipoglicemia é tão prejudicial quanto a hiperglicemia, quando acontecer beba, coma açucar normal ( refrigerante normal, suco com açucar, bolo normal etc), geralmemte ela cai por falta de alimentação ou dosagem remedio/insiluna estar alta, imediatamente ingira açucar, converse com se medico, mas todo diabetico deve ter bombons normais ao alcanse, tenho dentro da minha bolsa e tambem bombom diet quando estou com vontade de um doce, mas tudo com muita conversa com seu medico, sou diabetica a 19 anos. Grande abraço, apenas passado experiencia propria.

      • Claúdia,

        Evite usar chocolate para corrigir as crises de hipoglicemia, pois o chocolate é rico em gordura e vai retardar a melhor dos níveis de glicose.
        Escolha carboidratos simples (Balas, refrigerantes, etc), pois eles se transformam em glicose mais rápido.

  58. gostei, muito bom e educativo.

  59. Gostei muito ! Gostaria de saber para um diabético qual a glicemia ideal após 2 horas das refeições e em jejum ?

  60. Legal… esclarece bastante!!!

  61. Ótimo, são muito importantes suas orientações, sempre se aprende um pouco mais.
    Obrigada!

  62. Obrigada, Mônica Amaral Lenzi, por sua dedicação em ajudar os portadores de diabetes. Não sou diabética, mas minha irmã é, então procuro estar sempre bem informada sobre o assunto. Ela é extremamente rigorosa com a alimentação, não gosta de fazer substituições e entra em desespero quando a glicemia de jejum está maior que 140. Que Deus continue abençoando a sua jornada.

  63. Muito bom…perfeito.
    Tudo que vem de você só tem me tornado mais sábia, minha doutrina só tende a aumentar.
    Obrigada!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"