fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
Fadiga e dores no Corpo

Diabetes pode causar fadiga e dores no corpo?

Muitas pessoas com diabetes se queixam de fadiga, dores nas pernas e costas. A própria doença, provavelmente, não é a causa de nenhum destas mazelas. Porém as coisas que causam o diabetes tipo 2 (também chamado de diabetes do adulto), tal como o excesso de peso e a falta de exercício, são geralmente a causa destes sintomas.

A fadiga incorpora três componentes:

  1. A incapacidade de iniciar uma atividade.
  2. Capacidade de manter a atividade reduzida.
  3. Dificuldade de concentração e memória.

A fadiga deve ser distinguida da sonolência, da falta de ar ao fazer esforços e da fraqueza muscular, embora estes também possam estar associados à fadiga.

Fadiga com uma duração de seis meses ou mais é referida como fadiga crônica. A fadiga crônica não é necessariamente a entidade conhecida como síndrome da fadiga crônica, que é um diagnóstico após a exclusão de todas as outras causas.

Fadiga em qualquer pessoa deve ser avaliada por um profissional de saúde para excluir todas as possíveis causas e para obter aconselhamento sobre como tratá-la. Outras causas médicas da fadiga são o efeito colateral de medicamentos, disfunção da tireoide, níveis elevados de cálcio, doenças reumatológicas, problemas renais, supra-renais ou hepáticos.

Algumas infecções como a tuberculose ou hepatite podem causar fadiga e, de fato, a fadiga pode ser o seu único sintoma. A depressão é também uma das principais causas de fadiga.

O diabetes pode causar fadiga se não controlado

Embora raro, a diabetes não controlada pode ser a causa da fadiga. Esses pacientes geralmente têm também outros sintomas de diabetes, como sede excessiva, micção frequente e visão turva. Alguns medicamentos usados ​​para tratar a diabetes podem causar fadiga, provocando anemia ou alteração metabólica conhecida como acidose láctica. Estes são efeitos colaterais incomuns.

Muitos pacientes usam a palavra fadiga para se queixar de sonolência. Uma proporção significativa dos adultos e, especialmente, uma parte significativa das pessoas que são obesas têm apneia obstrutiva do sono. Esta é uma condição em que a pessoa dorme, literalmente, pára de respirar por alguns segundos, várias vezes por noite. Cada vez, eles acordam para começar a respirar de novo.

Pessoas com apneia obstrutiva do sono geralmente não percebem que eles interromperam o sono várias vezes durante a noite. Isto leva à sonolência durante o dia, porque a pessoa literalmente não tem uma boa noite de sono. A apneia do sono é geralmente tratada com uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas, vulgarmente conhecido como CPAP, o que aumenta a pressão do ar respirado durante a noite.

Se a causa da fadiga não pode ser encontrada, muitas vezes pode ser tratada com uma terapia cognitivo-comportamental ou terapia de esforço progressivo. Um regime de atividades e exercício físico são freqüentemente bem sucedidos.

Apesar de suas queixas não serem as mesmas, muitos diabéticos vivem com dor nos pés e pernas por causa dos danos nos nervos. Isto é conhecido como a neuropatia diabética. A neuropatia diabética também pode se manifestar como uma dormência nos pés e perna. A neuropatia diabética é muito comum e pode ser tratada.

Dores inespecíficas na parte inferior das costas e nas pernas são mais comumente causadas por fraqueza muscular. O fortalecimento dos músculos das costas e abdominais pode freqüentemente trazer alívio incrível para um um bocado dessas dores lombares. Dores descendo das costas para as pernas são possíveis sinais de irritação nervosa podendo até mesmo causar  impacto na coluna vertebral. Isto também, muitas vezes, pode ser tratado com exercícios adequados supervisionado por um fisioterapeuta.

Dica extra

Como você pode ver, fadigas e dores podem ser muito complicados e envolvem vários problemas diferentes. Uma medicina interna ou médico de família geralmente pode começar a avaliação e determinar se um especialista deve ser consultado.

Entender seu tratamento para diabetes é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida. Por isso, sugiro a leitura do livro digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, para você conhecer os detalhes de seu tratamento, clique no botão abaixo:

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

Gostou do artigo? Então compartilhe e deixe o seu comentário.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

3 Comentários

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Olá boa tarde. É possível informar se o livro em questão está à venda em Portugal ? Agradecia que me respondessem.

    Obrigada

    Maria

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"