fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diabetes X Pele: quais os sinais de alerta

Você sabia que sua pele é capaz de mostrar que seu diabetes está descontrolado?

Muitas manifestações de nossa pele podem estar relacionadas ao descontrole dos níveis de glicose no sangue, tanto em pessoas que têm diabetes, como nas pessoas que estão a caminho de desenvolver, pois já apresentam certa resistência insulínica (pré-diabetes).

Diabetes é quando temos o nível de glicose no sangue elevado. Isso ocorre porque o pâncreas não secreta uma quantidade de insulina suficiente para transportar a glicose para dentro das células ou a insulina secretada não consegue desempenhar o papel dela adequadamente, a chamada Resistência Insulínica.

Quer entender melhor o que é a Resistência Insulínica?

A glicose em níveis elevados é tóxica para todos os órgãos do nosso corpo, inclusive nossa pele, podendo levar ao surgimento de complicações dermatológicas. Normalmente complicações de pele podem ser o primeiro sinal de alerta de que seus níveis de glicose estão descontrolados, ou seja, que você tem diabetes.

A especialidade médica que cuida da pele é a dermatologia. Convidei a Dra. Renata Bertino, para explicar melhor para nós, como estas complicações na pele ocorrem em quem tem diabetes.

Assista abaixo ao vídeo de nossa aula juntas, basta clicar na imagem, que o vídeo já roda.

Porque a pele de quem tem diabetes é mais propensa a complicações?

Algumas complicações de pele podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, mas quem tem diabetes tem uma maior propensão de desenvolvê-las, devido a dificuldade de deixar a pele mais hidratada.

O excesso de glicose na corrente sanguínea é eliminado do nosso corpo através da urina, este é o motivo pelo qual, quem tem diabetes, aumenta o número de vezes que vai ao banheiro para urinar. O aumento do número de micções faz com aumente a eliminação de líquidos, desta maneira levando a desidratação do corpo, sendo um dos sintomas o ressecamento da pele, que pode passar a apresentar rachaduras, ficando mais propensas à contaminação por microorganismos, coceira, e lesões.

Temos ainda que lembrar, que quem tem diabetes, também têm uma maior possibilidade de desenvolver problemas de circulação sanguínea e complicações do sistema nervoso (Neuropatia Diabética). Estas complicações, levam a uma perda de sensibilidade de algumas regiões, como os pés, por exemplo, onde lesões simples podem se desenvolver de maneira devastadora (Pé Diabético), podendo chegar até a amputações de membros.

Clique aqui e entenda mais sobre Neuropatia Diabética

Se você tem diabetes, você deve ficar atento e cuidar bem de sua pele. A boa notícia, é que muitas dessas doenças de pele podem ser prevenidas e tratadas, quando detectadas no início.

dermopatia diabetica

Que tipo de complicações de pele posso ter?

Conheça agora algumas das complicações cutâneas (de pele) comuns que ocorrem em quem tem diabetes.

Infecções Bacterianas

Pessoas com diabetes podem desenvolver diversas infecções bacterianas. Dentre as quais podemos citar: a Terçol (Infecção da glândula sebácea dos olhos),Foliculite (infecção dos folículos pilosos), Carbúnculos ou carbunculose (infecções profundas da pele) e Infecções ao redor das unhas.

As áreas afetadas geralmente apresentam os sinais típicos de uma inflamação: calor, tumor (inchaço), rubor (vermelhidão) e dor. Para minimizar este tipo de infecções, as boas práticas de cuidados com a pele são fundamentais.

Infecções Fúngicas

A Candidíase é a infecção, provocada por fungos, mais comum das pessoas com diabetes, que podem apresentar erupções cutâneas avermelhadas, bolhas e coceira. Estas infecções ocorrem normalmente em áreas de dobras que são mais quentes e úmidas, como por exemplo:

  • Embaixo dos seios;
  • Ao redor das unhas;
  • Entre os dedos das mãos e pés;
  • Nos cantos da boca;
  • Sob o prepúcio (prega cutânea que recobre a glande do pênis);
  • Nas axilas e virilha.

Coceira

Quem tem diabetes pode desenvolver coceira na pele com mais frequência dos que as pessoas que não tem. Esta coceira pode ser causada devido a uma infecção fúngica, ou ressecamento da pele ou devido a problemas circulatórios.
Para aliviar a coceira, limite o número de banho no dia principalmente em regiões onde a umidade do ar é muito baixa. Evitar usar água muito quente, use sabonete neutro e hidrate a pele após o banho usando cremes específicos.

Conheça agora quais são estas complicações dermatológicas que podem acometer quem tem diabetes:

Acanthosis Nigricans

Se manifesta como manchas escuras com espessamento da pele e aspecto aveludado. Acontece principalmente em regiões de dobra como axilas, virilha e pescoço, mas podem ocorrer também nas mãos, cotovelos e joelhos.

Ocorre mais em obesos e pessoas com resistência à insulina que já desenvolveram diabetes tipo 2 ou que tem fortes tendências para desenvolver.

A perda de peso associada a mudanças de hábitos, diminuem a resistência à insulina minimizando o problema.

Necrobiose Lipoídica

Acontece nas pernas, na região da canela. Se manifesta como forma de manchas na pele que variam de amareladas a avermelhadas, com a pele fina e as bordas brilhantes, muitas vezes sendo possível visualizar os vasos sanguíneos do local.

No início ela se assemelha como pequenas pápulas elevadas, parecendo uma espinha, que progride até formar uma mancha.

Esta é uma manifestação mais rara e que acomete normalmente diabéticos tipo 1. Quando ocorre o rompimento da pele, ela deve ser tratada, para evitar infecções, que podem levar a complicações mais sérias.

Dermopatia diabética

A dermopatia diabética é uma alteração muito comum em diabéticos, ela ocorre normalmente nas pernas e se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras de forma arredondada ou oval, que podem se transformar em feridas.

Esta condição está relacionada ao comprometimento dos pequenos vasos sanguíneos, que dificultam a circulação sanguínea no local e a neuropatia diabética.

Cuidados com a pele de quem tem diabetes

dermopatia diabetica

Existem vários cuidados para evitar complicações com a pele de quem tem diabetes. Conheça abaixo quais são eles:

  • Mantenha os níveis de glicose no sangue sob controle sempre. Descontrole glicêmico faz com que sua pele fique menos hidratada, aumentando as chances de infecções.
  • Mantenha a pele sempre limpa e seca.
  • Evite banhos quentes.
  • Use uma loção hidratante para pele, evitando passá-la entre os dedos do pés, pois a umidade extra pode proporcionar o crescimento de fungos.
  • Não deixe sua pele seca ou ressecada. A falta de hidratação adequada da pele promove coceira. A coceira pode levar a lesões na pele aberta, permitindo a penetração de fungos e bactérias.
  • Use sabonete neutro e para lavar os cabelos, use um shampoo suave.
  • Use roupas íntimas folgas confeccionada usando 100% algodão, pois permitem um fluxo de ar saudável.
  • Use meias com tecido 100% algodão, com o punho frouxo, pois melhora o retorno do sangue dos pés ao coração.
  • Evite meias com costuras, pois estas podem causar bolhas e feridas em seus pés.
  • Escolha, sempre, sapatos confortáveis, que não machuque seus pés.
  • Use meias brancas, pois no caso de alguma lesão que sangre, fica mais fácil de perceber.

Entenda Diabetes e Pele

Eu, Monica Lenzi e a Dra. Renata Bertino criamos um material educativo, super legal, para que você possa baixar e ler no seu dispositivo eletrônico (celular, tablet ou computador) e aprender mais sobre como sua pela manifesta as complicações do diabetes.

Para baixar, gratuitamente, basta clicar no botão abaixo.

BAIXE O MATERIAL EDUCATIVO GRATUITO

[Este post foi patrocinado pela Servier do Brasil. Saiba mais: www.cedraflon.com.br]

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"