fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diabetes: Sintomas que não podemos Ignorar

Uma das chaves para levar uma vida saudável com diabetes é manter equilibrado seus níveis de glicose, ou açúcar no sangue. Como sua principal fonte de energia, a glicose desempenha um grande papel em manter seu corpo funcionando como deveria. Se você tiver qualquer tipo de diabetes, Tipo 1 ou Tipo 2, você precisa estar ciente dos sintomas que podem significar que sua glicose está em desequilíbrio.

Sintomas: Agindo como Bêbado ou com Perda de Consciência

Seu cérebro pode ser afetado se o seu nível de glicose está muito baixo (<70mg/dL de Sangue).

A hipoglicemia ou baixos níveis de glicose no sangue, pode fazer com que você ande cambaleando, fale coisas sem nexo, ou até mesmo desmaie.

O que fazer?

  1. Tenha sempre com você uma identificação de Diabético tipo: Pulseira ou Cartão de Identificação “Sou Diabético”. Isso vai permitir que as outras pessoas saibam que você tem Diabetes e como devem agir para te ajudar.
  2. Tenha sempre com você cerca de 15 gramas de carboidrato, tipo Glicose Líquida ou Pastilhas de Glicose.
    No Brasil, ainda temos disponível um hormônio Injetável, chamado Glucagon, cujo nome comercial é Glucagen. Este hormônio é responsável pela liberação da Glicose, que está armazenada no fígado e é usada para equilibrar a glicemia, quando ficamos muito tempo sem se alimentar. Mas esta é uma outra história, que conto outro dia.

Se tomou estas atitudes e se sentiu melhor, você deve se alimentar, para que sua glicose não caia a níveis indesejáveis novamente.

Comente com seu médico todos estes episódios de hipoglicemia, provavelmente seu tratamento precisa de ajustes.

Sintoma: micção excessiva

É normal liberarmos cerca de 2 litros de urina por dia. Como não medimos a quantidade de urina que produzimos diariamente temos uma certa dificuldade de saber se estamos urinando em excesso ou não.

Acordar à noite para urinar e urinar quantidades maiores do que o habitual pode significar que algo está errado. Pessoas com uma bexiga hiperativa ou homens com a próstata aumentada podem urinar com mais frequência também. Quando se tem Hiperglicemia, excesso de glicose no sangue, urinamos mais que o normal, na intenção de eliminarmos a quantidade de glicose que não esta sendo absorvida pelo nosso organismo.

Sintoma: sede excessiva

Sentir sede mais do que o normal pode ser causada por tempo quente, alimentos salgados, ou um aumento na sua rotina de exercícios. Mas a sua sede também pode ser causada por excesso de produção de urina, um dos sintomas da Diabetes, que foi explicado acima. Quando urinamos devido ao descontrole da Diabetes, além da glicose em excesso, eliminamos água e por isso aumentamos nossa sede.

Quando você tem sua glicose controlada,

Você deve continuar a beber água quando você está com sede. Caso você se desidrate, você precisará de cuidados médicos.

Sede é um sinal de que seu corpo precisa beber mais água.

Urinar em excesso e sentir muita sede diariamente é um sinal de que algo está errado. Procure seu médico para verificar o que esta ocorrendo com você.

Sempre que sentir algum destes sintomas, é importante que você faça o teste de glicemia capilar, para confirmar a relação dos níveis de glicose com seus sintomas.

A Falta de informação sobre Alimentação e Diabetes:

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 ✔Gostou do que acabou de aprender aqui? Compartilhe este artigo com seus amigos e deixe seu comentário.

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

116 Comentários

  1. Maria dos Santos Louça

    Querida Mônica,
    Leio sempre seus e-mails e agradeço a Deus e também a você, pelos esclarecimentos tão preciosos.
    Continue nos brindando com essas porções de conhecimento.
    Abraços de carinho.

    Maria Loussa

  2. josefa ruiz bienes

    obrigado Monica hoje lendo as perguntas e as suas resposta achei resposta a varias da minhas duvidas Deus te abençoe sempre pela ajuda

  3. Gostei do matéria, sou diabético e tem servido muito no meu dia a dia, estou cada vez mais disciplinado. Valeu.

  4. Porque na minha cidade Apucarana PR não consigo achar em nenhuma farmácia o glucagon ou glucagem.nem sob encomenda????

  5. Qual o problema de deixar de aplicar a “insulina rápida”, quando o exercicio é intenso e qualquer dosagem, mínima que seja, leva a hipoglicemia ?

  6. Estou aprendendo bastante com esses vidios

  7. Eu urino muito pois bebo muita água não é por sede e um costume que tenho tenho adenoide crescida e Drumo d boca aberta
    Sinto sempre em leve cansaço qd baixa a glicose me dá calafrio e as mãos tremem
    E normal?

  8. maria socorro bueno

    não consigo tomar adoçante , me dá náuseas…o que faço?

  9. Oi sou diabética a 9 anos e faço uso de insulina nph e regular em jejum está 150 e antes de jantar 110 sempre acordo com ela mais alta e tenho constantes crises com ela baixa como agir

  10. Parabéns pelas informações. Gostaria de saber se o diabético não pode trabalhar a noite, pois meu esposo tem a tipo 1 e disseram a ele que não deveria trabalhar a noite devido a doença. Essa informação procede? Obrigada

  11. Monica, sou diabete tipo 1 e tomo tresiba de manha e apidra ates de todas as refeiçoes, mudei de medico recentemente e ela me disse q so devo tomar as rapidas se minha gricemia estiver maior q 180, p eu n tomar mais durante as refeiçoes, estou confusa

  12. Um bom serviço de utilidade pública.devemos divulgar

  13. Mônica, sou diabético tipo 2 há treze anos.Faço uma hora de bicicleta ergométrica todos os dias. Tomo glifage XR de 1g e glimepirida 4mg. Minha glicemia estava 140 a 150 em jejum até maio do corrente. Descobri que era hipertenso há dois anos. Observei que minha glicemia começou a modificar quando comecei a tomar o diurético tiazida(25mg) junto com o remédio de pressão valsartana (160mg). Glicemia dá 200 a 210. Fui à médica e ela me disse que me preocupasse mais com a pressão do que com a glicemia. Fiquei meio chateado e não fiz mais as medições capilares. Gostaria de receber um aconselhamento já que tenho consciência que a causa disso tudo é a síndrome metabólica.

  14. Mônica obrigado pela atenção.
    Tenho 31 anos e fui diagnosticado em abril com Diabetes, ela estava muito alta 250 em jejum e 450 pós prandial, minha endócrino passou um tratamento de 45 dias de insulina( 2un de manhã e 1 un a noite) em apenas 21 dias minhas taxas ficaram normais e segundo a endócrino eu estava com a diabetes tipo 1 e estava no período de lua de Mel e que em aproximadamente seis meses meu pâncreas iria voltar a ter falência e voltaria a tomar insulina, pois é, o período que ela me informou foi o período realmente que durou minha lua de mel e minhas taxas estão alterando, e provavelmente irei voltar ao tratamento com insulina, será que existe a possibilidade de meu pâncreas voltar a funcionar quando eu voltar a receber a insulina?

    • Edson,
      Pelo seu relato e pela sua idade acredito que você tenha diabetes LADA, que é a sigla em inglês para Diabetes Autoimune Latente do Adulto.
      A diabetes autoimune, leva a destruição das células beta pancreáticas, desta maneira seu pâncreas para de produzir insulina.
      Converse com seu endocrinologista para entender melhor esta situação.

  15. Maria dos Santos Louça

    Bom dia Mônica,
    Tenho acompanhado seus esclarecimentos e para mim tem sido uma bênção!
    Nesta oportunidade gostaria de saber o teor glicêmico da fruta JENIPAPO. Gosto muito, mas tenho receio.
    Agradecida e aguardando sua resposta.

  16. Bom dia Mõnica! Gostei do artigo e agradeço a sua ajuda! Sempre nos dando novas informações. Minha filha foi diagnosticada com Diabetes tipo I aos 10 anos, completou 15 anos dia
    30/11 e tem sido uma luta o controle glicêmico, não obter bons resultados no Canadá?

  17. Goste de saber

  18. Sônia aparecida pestana

    Meu marido tem diabetes e toma vários medicamentos. A glicemia dele ficou 3 meses alterada, devido à perda do. Emprego, agora está controlada mas, Perseu 4 quilos e está urinando mais vezes ao dia.

  19. Oi Monica.Espero que esteja tudo bem com sua filha.Fiquei impressionada com o número de diabéticos. E feliz ,pelo alcance que você vem tendo informando a todos.Quando possível gostaria de ter alguma informação sobre o teste capilar.Obrigada

  20. Tenho quedas bruscas de glicose durante a madrugada, perco a consciência e é difícil conseguir engolir um pouco de açúcar… Vou procurar pela glicose líquida. Eu não sabia destes recursos!! Obrigada!

  21. Mônica nunca ouvi falar em glicemia capilar como é feito este teste….

  22. EU ESCREVI ALGUMAS COISAS SOBRE MIM ,E Ñ VI RESPOSTA………………

  23. José Reidnar Alves Rezende

    Foi de muita utilidade estes esclarecimentos pois minha taxa de glicose tem dado uns piques,.
    então eu me oriento.

  24. Obrigada ,estou sempre ligada em seus videos e comentários,estou com a glicemia controlada (103 )por metformina 500, 2 vezes ao dia.

  25. Gostei muito das orientações que voce nos passou obrigado.

  26. Eu bebo muita agua, e urino muito também, e gostaria de saber quais frutas e verduras que são mais saudaveis a crua ou cozida, obrugado.

  27. E a hiperglicemia? O que causa, se vc sempre teve a glicemia controlada?

  28. Cleide Batista Fossa da Paz

    Gostaria de saber se 6.2 de hemoglobina glicada é muito alto.

  29. Mônica ! Muito útil suas informações… Obrigado !

  30. Excelentes observações para serem tomadas em conta. Estou bem controlada e com alimentação adequada. Obrigada pelo apoio constante. Abraço.

  31. Zulmira de Castro Guimarães Lauar

    Eu tenho diabetes tipo 2 bem controlada, tipo 90 em jejum e 75 pós glandial. Tenho depressão fortíssima à ponto de quase nem levantar da cama. Bem, minha endócrino diante das minhas crises de ansiedade mandou eu parar de medir minha glicose. O motivo era pq se minha glicose se elevasse à 130 ou 140 eu apavorada e tomava insulina de efeito rápido. Ultimamente tenho acordado umas 3 vezes pela noite p urinar e acabando sinto sede, mas durante o dia é tranqüilo não urino tda hora poucas vezes. Pq será isto?

  32. Informação é o detalhe mais importante não apenas na diabete, mas em todas as enfermidades e também na saúde plena. Conhecer seu corpo, as reações dele. Saber o que comer e o que cada alimento produz no seu corpo e as reações. O ideal é não viver estressado para não chegar ao diabete, mas se chegou, não tem jeito temos que viver e conviver com a doença e os detalhes. Gostemos ou não. Seu artigo é uma preciosidade. Esclarecedor. Parabéns.

  33. Mônica meu grau de glicemia náo é mt alto, mas tomo tds os cuidados, e SP leio seus artigos , que sào mt proveitosos um abraço.

  34. Monica, adoro seus comentarios, isso nos facilita bem o tratamento, ainda mais para aqueles que estao começando. Tenho 31 anos de diabetes no meu organismo, já passei por muita coisa que voce conta graças a Deus superei todas. Muito obrigado mesmo. Sugiro a voce que coloque o cartaozinho de sou diabetico, para que as pessoas que nao tenham possa imprimi-lo, pois ja me ajudou bastante, pois ja fiquei 24 horas em observação no Hospital de pronto socorro joao XXIII, pois ninguem sabia quais eram os meus sintomas, fui confundido ate com drogados.Hoje nao tenho mais o cartao pois perdi.

  35. Maria Luiza G. C. Machado.

    Olá Monica, melhoras pra filhota.. Aqui sempre lutando com a Bétinha, é incrivel, o horário de verão me tira do sério, todo ano é a mesma coisa, descontrola tudo e a culpa é das mangas mas este ano, não tenho frutas o quintal e até agora ainda não voltou ao normal, mas só vai abaixar quando acabar esse danado horário, tenho muito sono, mas não vou dormir , só a noite. Porque será ? como deverei me alimentar se como a mesma quantidade e até menos ?Maria Luiza.
    Parabens pelos novos ensinamentos.

  36. Adorei sua explicações, valeu!

  37. Monica,quero desejar pronto restabelecimento à sua filha e parabenizá-la pelo excelente e reconhecido trabalho que tanto nos esclarece.Uma das formas que tenho usado é divulgar o trabalho indicando o site.Um abraço.Neusa

  38. Maria Stella Viviani

    A menção do glicofast para corrigir a hipoglicemia foi muito oportuna. Costumo andar com um tabletinho de chocolate no bolso mas acho que o elemento acima seria mais oportuno. Estou certa?

  39. Oi! Eu sempre senti muita sede, desde a infância, uma sede que não passava, mas só próximo aos 40 anos eh que foi detectado o diabetes… Mas meu maior problema, que acho ser um Sintoma, eh a visão turva, muito frequente.

  40. Sou muito grata a qualquer descoberta ,da diabetes..pois tomo insulina NPH E AREGULAR. 3x ao dia.mais 3 comprimidos metformina de 850 mg ao dia.Não é fácil…..

  41. Oi Mônica! Tem sido muito útil suas orientações e informações. Mas tem sido difícil manter as taxas estáveis. Acho que o componente equilíbrio emocional, estresse, ansiedade, interferem nesse equilíbrio. Ontem fia atividade física e quando retornei medi: 79. Comi salada de alface, arroz integral, sardinha em lata. Hoje pela manhã, imaginei que estaria com uma boa medição, mas não foi assim: 184. Por que?

    • Vitor, um dos problemas do Diabetes tipo 2 é o aumento da liberação da glicose que fica armazenada em nosso fígado. Esta glicose do fígado é liberada quando passamos muito tempo sem nos alimentar, para manter o equilíbrio da quantidade de glicose na corrente sanguínea.

  42. Excelente contribuição

  43. Cid Roberto de Oliveira Timponi

    O seu curso foi muito esclarecedor quanto a diabetes e também me ajudou a convencer a minha funcionária a tomar a quantidade adequada de água por dia para evitar a prisão de ventre,pois mostrou na descrição da digestão
    do vidéo enviado a importância da água na mesma e ela tomava muito pouca água e por isso mesmo tinha muita prisão de ventre.

  44. Muito importantes essas informações e que muito pode nos ajudar no nosso dia a dia. Sou tipo 2

  45. edleuza santana pereira

    Mônica você e um anjo mandado por Deus na minha vida vc tenhe minha ajudado muito com os seus Artigo sempre que posso eu leio eu sou uma pessoa muito ocupada mais no próximo ano eu vou folga mais se deus quiser ai vou poder ler mais

  46. Monica, gostei dos assuntos e estou procurando controlar com uma reeducação alimentar, estou no começo mas chego lá, meu nivel de glicose esta melhor.

  47. Texto excelente, muito esclarecedor, parabéns!

  48. Monica,vc é muito importante com seus ensinamentos,rogo a Deus que lhe dê Saúde eterna pra continuar orientando todos que sofrem com essa doença.Obrigada pir exustir! Gistaria de saber se o Galvus met,tem efeito colateral nocivo..Obrigada Monica!

  49. Maria dos Santos Louça

    Mônica, gostei muito de suas dicas. E me cadastrei para continuar recebendo mais informações. Gostaria que me esclarecesse algo sobre remédios: uso Glifagem 850 e Glibenciamida 5 mg. Nosso organismo não corre o risco de acostumar com esses medicamentos e eles não fazerem os mesmos efeitos?

  50. Marcelino de Sousa Pinto

    Aprender a prestar atenção no que fazemos, sentimos, comemos e bebemos, o tempo todo. Conversar sobre isso com alguem. Conhecer a si proprio. Não resolve mas, ajuda muito. Dai a importância de comhecer os sintomas. Abraço.

  51. Monica fiquei contente com seus ensinos tenho sofrido muito com a diabetes pois nunca ela tinha sido mais que 150 tomava um comprimido só por dia de metformina de 850 mas para minha surpresa Derrepente ela subiu para 600 e fui para o pronto socorro onde me medicaram com insulina na veia e no outro dia go para 450 voltei para o pronto socorro ai tomei insulina no braço e fui ao posto de saúde onde a médica mandou eu tomar glicazida em jejum e 3 comprimidos por dia de metformina mas agora não estou conseguindo tomar pq logo depois me da diarreia e a glicose vai para 53 já foi até para 42 então estou tomando só a glicazida em jejum e fazendo dieta mas não consigo comer arroz ,feijão ,macarrão , me esforço para come saladas e batata cozida e pouquíssima carnes só me alimento mais de leite pao e frutas mas mesmo assim sinto aquela fraqueza muscular ,tremedeira é muito suor queria saber se pode me ajudar pq o posto de saúde nunca tem agenda já fiz todos os exames a 6 meses e não consigo uma consulta obrigada por sua atenção e delicadeza de compartilhar comigo Deus. Te abençoe ?

  52. Na drogaria em que trabalho temos um cliente que necessita fazer uma cirurgia dentaria e esta medindo todos os dias a glicemia de jejum. Porem ele esconde informacoes sobre sua alimentacao ao ponto de uma manha com a glicemina de jejum em torno de 148mg/dl, admitiu que no dia anterior tomou uma garrrafa de vinho e “chutou o balde”. Alguns pacientes nao admitem que sua alimentacao e o seu maior inimigo. Ele tem um glicosimetro mas prefere todos os dias ir ate a drogaria para fazer a glicemia, Vejo que ele tem um grande problema em aceitar sua condicao clinica. Outro paciente que tem medo de se tornar diabetico, vem mensalmente medir a glicemia. Outro dia ao medir a glicemia com outra colega, o valor de sua glicemia de jejum acusou 78mg/dl. Ficou furioso e disse que nosso aparelho nao estava funcionando, nao tinha sintoma algum. A farmaceutica, nu gesto passional, mediu a propria glicemia para provar que estava correta. Moral: primeiro ela deveria ter verificado a medicacao do paciente, que era propranol. Descobri o propranol porque no seguinte ele retornou para fazer a glicemia e contando o caso, eu disse que primeiramente as fitas estavam na validade, ficam acondicionadas na embalagem original, sem contato com ar ou umidade, a bateria nao estava descarregada, pois o aparelho acusa “bateria fraca” e quando perguntei quais medicamentos ele utilizava veio a palavra magica “propranol”.

  53. David de Oliveira Machado Filho

    Eu sentia muitas dores abdominais desde rapaz, e o diagnóstico foi tardio, meu pâncreas empedrou e numa das crizes, operei e perdi o pâncreas, hoje vivo tomando insulina e medindo à glicose diversas vezes por dia.
    Fui muito desleixado e hoje sofro com às consequências. Tenho que fazer seções de laser nas vistas, sou renal crônico e hipertenso. Hoje tenho mais cuidado e vivo bem, apesar das restrições. Tenho 61 anos e sofro desde os 18.
    Parabéns pela sua preocupação conosco.
    Melhoras pra sua filha

  54. Tenho dm1, trato pelo sua, eles deram todo suporte porém, os intervalos de retorno são longos, tive várias vs hipo durante o sono, acordava com o coração batendo estranho e muito confusa, parei com a nph da noite por conta e agora está bem mais regular

    • Kassia,

      Você fez os exames para verificar como estão seus níveis de glicose e hemoglobina glicada, após você modificar seu tratamento por conta própria?
      Lembre-se que a insulina NPH age por aproximadamente 14 horas, desta maneira ao suspender a dose noturna, você esta sem insulina em um período do dia. Acredito que um ajuste de dose seria melhor que suspender a dose totalmente. Converse com seu médico.

  55. Ainda não sou diabética. Tenho caso na família, por isso meu interesse das sua pesquisas. Grata

  56. Mônica, tenho 54 anos e descobri diabetes a 15 anos. Tomo 10mg de insulina de manhã, 1 azukon e após as refeições galvus met 500/1000. Assim mesmo as vezes fica elevado a glicemia. A minha dúvida é se posso tomar shake da herbalife substituindo 1 das refeições.Agradecida!

  57. olá fui ao medico ele disse que estou com diabete só porque estava um pouco acima do normal 135 parei de comer doce estou evitando frituras ,faço caminhadas e hidro tomo metformina de 500 uma vez por dia tenho que me privar das frutas como bananas e as outras que dizem que quem tem diabete não pode

  58. Marco Hilario da Silva Tavares

    Mônica, muito importante que todos conheçam os sinais de hipoglicemia, muitas vezes até passam despercebidos e confundidos com stress ou fadiga.Gostei muito do assunto,obrigado..

  59. Descobri a pouco tempo que tenho diabetes, glecimia 227 em jejum. Tomo metiformina depois do almoço um comprimido depois do almoço. E em jejum esta dando 130 em média, veo todo dia.
    Isso é normal, bom assim?

  60. Insira seu comentário aqui… Por favor me ajudem sou diabético desde os quatro anos. Hoje eu tenho 25, também descobrir que sou celiaco e eu estou sofrendo muito. sinto muitas dores de cabeça, na perna, cansaço extremo, muita sonolência etc… me ajudem por favor! não aguento mais sofrer.

  61. Como devo tomar insulina antes ou despois do café e a noite antes ou despois da janta

  62. maria de lourdes barbosa cracco

    Oi Monica,eu tomo Metformina de 850 tres veze ao dia e glimepirida de 2mg e dois comprimidos ao dia,mas a minha glicose nao esta controlada,sobe e desce o que eu faço?

  63. Bom dia qual o nível certo da glicose?

  64. maria de jesus ribeiro

    pq o stress faz subir 220,sendo controlada com medicamentos,e como controlar o stress?

    • Maria,

      O estresse libera alguns hormônios em nosso organismo que fazem aumentar a glicose, além de muitas vezes nos levar a se alimentar de forma errada, contribuindo também para o descontrole glicêmico.
      Associe ao seu tratamento a atividade física, pois ela é muito benéfica no controle do estresse além de ajudar no controle de peso e da glicemia.

  65. Estou tomando atualmente diamicron 2 em jejum e 4 glucobay antes das refeiçoes e a insulina para ver se controla mas o que voce acha de eu pedir ao medico para usar so insulina sua resposta é muito importante para min

    • Fatima,

      Insulina é a melhor medicação para controle dos níveis de glicose. É a medicação mais antiga, que apresenta menor efeito colateral e que tem o melhor controle glicêmico. Converse com seu médico sobre o uso da insulina em seu tratamento. Associe a ele a atividade física regular e uma alimentação balanceada.

  66. sonia maria dos Santos

    Gostei muito das dicas. Tenho diabetes e tento me libertar desse mal.

  67. Oi…bom dia!! Estou aprendendo muito com vc…eu tomo Galvus Met mais forxiga de 10mg estes medicamentos é que fez minha glicemia baixar…de 400 para 140.

  68. Obgada como sempre gostei mto de ler os seus vastos conhecimento sobre esta doença invisível e mto perigosa

  69. Eu tomo o GALVUS MET e o DIAMICRON, mais minha glicose não baixa ainda continua em 260, esse medicamento é bom?

    • Mônica Amaral Lenzi

      Edmilson,

      Estes medicamentos são bons sim, mas cada pessoa reage de uma maneira diferente.
      Converse com seu médico, para rever seu tratamento, pode ser que ele não esteja adequado ao seu perfil.

  70. gostei da matéria vou seguir mais atento

  71. jose do carmo reis

    como faço para comprar a pulseira que possa indentificar que eu seu diabetico

  72. Faço uso do onglyza e gostaria de saber se ele ao longo do tempo nao prejudicara minha saude.
    Obrigada

    • Mônica Amaral Lenzi

      Gislaine,

      O Onglyza é um medicamento testado com mais de 5.000 pessoas, antes de sua liberação para venda e já em uso a algum tempo. Os efeitos colaterias são: infecção do trato respiratório superior, infecção do trato urinário e dor de cabeça.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"