fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diabetes: só se controla aquilo que se mede

Como você sabe que seu tratamento de Diabetes esta sendo eficaz? Como você sabe que todas as atitudes que você esta tomando como alimentação balanceada e atividade física estão dando resultado no seu controle do diabetes? Você pode ter estas respostas usando um glicosímetro (medidor de glicose). Só se controla aquilo que se mede.

Preparei um vídeo com orientações de como você deve proceder para fazer seus testes de glicemia capilar.

Assista clicando no vídeo abaixo:

Gostou deste vídeo? Assine meu canal do Youtube e deixe seu comentário, pois ele é muito importante para mim.

Comentario

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

92 Comentários

  1. Adorei seu video muito bom pra mim aprender.

  2. Gostei muita coisas que eu nao sabia fiquei siente tenho diabete des do meu 15 anos e agora estou com 23 comecei a toma insulina faz pouco tempo na gravidez do meu filho e ate hoje depois que tive ele continuei tomando pois controlou minha glicemia e me sinto muito bem.

  3. Gosto muito do seus comentarios ,fico muito contente quando recebo os videos ,a cada quanto tempo tenho que trocar as lancetas

  4. Drª Monica, gostaria de orientações suas, pois eu já levei minha esposa em varios endocrinologistas e até hoje nós ainda não conseguimos controlar a taxa de glocose dela, pois eu gostaria de saber o nivel acitável, em jejum, apos as refeições. Pois ela toma dois tipos de insulina ou seja Tresilba e humalog, mais o comprimido de instanglid, os médicos dizem que ela é dependente de insulina, pois o pancreas dela não consegue mais produzir inulina, pois o exame de pepidieo dela o resultado é de 0,15. me ajude por favor.

    • Jomar,

      Todas suas dúvidas podem ser esclarecidas através de uma avaliação de seus controles glicêmicos através do Skype.
      O Skype é um programa gratuito de computador que permite que conversemos com voz e imagem. Para baixo-lo em seu computador, clique aqui.
      Esta consulta tem aproximadamente 50 minutos e nela avaliamos juntas suas dúvidas e ações para controle do diabetes, orientando nas melhores práticas que te levem a um melhor controle dos níveis de glicose e qualidade de vida.

      Fico no aguardo de um retorno positivo, pelo e-mail: monica@diabetesevoce.com.br, para que eu possa te ajudar nesta luta diária de controle do diabetes.

  5. Elias de Souza Gorayeb

    Muito bom o video. Gostaria que abordasse os valores aceitáveis da glicemia, em jejum, pós prandial e em outros horários. Grato.

  6. Obrigada pelas informações, e dicas valiosas!

  7. Obrigada pelas informações e dicas valiosas, somente com disciplina poderemos levar uma vida satisfatória e desfrutar de uma saúde equilibrada,! Um grande abraço!

  8. Mônica, seus comentários são muito importante, eu gosto muito e acho o máximo … eu tenho diabete tipo (2) . o que está sendo muito difícil pra me, as fitas , pois é muito caras , e pelo governo ninguém merece … é uma lenda ´pegar , gostaria de saber se tem uma maneira de conseguir essas fitas mais em conta e onde . desde já querida Mônica meu muito obrigada ! um forte abraço.

  9. Muito obrigado Drª Monica, pelas orientações, tem me ajudado bastante.

  10. maria regina burigatto

    Realmente foi com o controle da glicemia capilar em vários horários, comparando com o tipo e quantidade dos alimentos ingeridos que reduzi pela metade a dosagem do medicamento. Muito obrigada pelas instruções, precisamos estar sempre nos atualizando e trocando experiências.

  11. Gostei, acho que o video mais curto, direto, focado no assunto consegue melhores resultados. Continue nos ajudando. Obrigada.

  12. Muito bom a sua explicação com relação como medir e é as horas mais importantes! Muito obrigado, me tira uma duvida eu sinto às vezes taquicardia é por causa da glicose aita? Me responda por favor!

  13. muito boas suas orientacoes ajuda bastante no nosso dia a dia que Deus te abencoe e que continue ajudando as pessoas muito util maravilha para mim ,, principalmemte obrigada

  14. gostei muito das dicas video ,a respeito das lancetas ,quais os dedos que devo aplicar,enchugar bem os dedos

  15. Muito importantes as informaçoes , eu nao praticava algumas , vou começar a dar atençao aos procedimentos

  16. Obrigada, Mônica, pelo seu carinho e a preocupação de passar informações que nos trazem mais sabedoria e conhecimento sobre a diabetes. Não é fácil principalmente quando a adquiri com a idade adulta. Você está sempre informando algo importante para nós e isto é muito bom. Gosto muito dos seus vídeos e fico feliz quanto recebo. Bjd

  17. Ótima explicação, me ajudou muito, acabei de comprar meu glicosimetro e vou seguir suas orientações.

  18. Monica muito obrigado pelas informações , mais quero perguntar para a senhora como devo proceder quanto a dentição , falam que perdemos a consistência de nossos ossos da gengiva isso é verdade pois os meus dentes estão ficando moles , tem algum remédio para isso

  19. Grata por aumentar nosso conhecimento, mto interessante esse vídeo ” só se controla o que se mede” , eu era das que só média em jejum.
    Mais uma vez, mto obg!!!
    Um abraço e Deus a abençoe!!!

  20. PARABÉNS MUITO IMPORTANTE SUAS ORIENTAÇÕES CONTINUE SUA LINDA MISSÃO DE AJUDAR AS PESSOAS DEUS A ABENÇOE

  21. Maria Fdolores Pineda Zanella

    Grata pelas excelentes orientações

  22. Monica,a minha taxa de glicose esta entre 103 e 127, sinto quando fico nervosa ela aumenta e parece uma coceira na mão e entre os dedos e as vezes uns comichões, isto faz parte das reações do diabetes?

  23. Gostei muito dos seus vídeos mas gostaria de saber mais sobre alimentos que ajudem baixar os índices de glicose ate 2010 eu era pro diabética dai então tive um enfarto e passei a biabetica 2 desde então faço tratamento minha endocrinologista fala que estou fazendo o melhor tratamento mas assim mesmo as minhas tachas estão difícil de abaixar queria uma orientação sobre o que posso ou não posso comer

    • Claudineti,

      Por melhor que seja o tratamento que esta sendo utilizado para controle do diabetes, sem informação, o controle fica comprometido. Além da medicaçção, você deve asociar uma alimentação balanceada e atividade física.

  24. JEANETTE MARIA GEDEON DE MENEZES

    Cara Monica, sou diabética tipo 2 desde julho de 2004, mais ou menos. Desde o início tomo insulina e hoje tomo em jejum, Tresiba 84U, 30m antes da novo rapid, que também é em jejum, medindo o carboitrato que vou comer e a diferença maior que 100 da glicose. Tomo a noite dois gliflage XR 1gr, além do Euthiroxy de 112mg. A médica diz que meu pâncreas faliu. Como posso fazer para diminuir meu sofrimento, pois se como aumenta a glicose, se faço dieta também?

  25. EU SOU DIABETICA A 20 ANOS SOU AMPUTADA MAIS SO APRENDI A CONTROLAR COM A SUA AJUDA LHE AGRADEÇO MUITO

  26. Ótimas explicações, só que são muito espaçadas os e-mails para nossas informações. Eu não sei nada sobre essa doença, por que faz pouco tempo que apareceu em mim essa coisa!
    Gratidão
    Zezé

  27. vlbmotta@uol.com.br

    Ótimas orientações

  28. Joao Tertuliano de Lima

    Estou gostando muito de receber suas explicações. Sua atitude é muito gratificante e seus vídeos são muito esclarecedores!
    Abraço e obrigado!

  29. mito boa as orientações

  30. Ola Dra.
    Seguindo orientações médica cortei todos os carboidratos e açucares, tinha a Glicose + – 180, depois disso ela subiu para 310, o que pode ter acontecido…????Grato Welington…

  31. Mônica OBRIGADA por dicas tão MARAVILHOSAS, a cada dia melhoro em relação a minha diabetes graças as suas informações…..abraços

  32. Excelente . gratidão!

  33. Gostei muito de suas orientações e esclarecimentos. Eu, por exemplo, diabetes tipo 2, só media esporadicamente, pela manhã, em jejum. Agora, vou tentar passar a medir conforme sua orientação. Grato.
    Expedito Neves (jenfilho@hotmail.com)

  34. Bom dia!!! Gostaria que vc me desce uma orientação, toma glifage xr só de manhã, antes de tomar café, depois vou medir minha glicemia ela está 170,190…e depois depois de duas horas vou medir de novo está 70,80.. Está totalmente desregulada o que posso fazer? Obrigada!!!

  35. José Nilton de Figueiredo

    Muito boa a sua orientação.

  36. CARLOS ALBERTO ALVES

    Prezada Dra Mônica, tudo bem? Tenho acompanhado suas publicações e confesso-lhe que têm sido de extrema valia, pois quanto mais conhecimento possuímos sobre o assunto, nós conseguimos dominá-lo e com diabetes não é diferente. Tenho investido muito em conhecer mais e mais sobre o assunto e este video sobre controle da glicemia através da punção capilar é ótimo. Parabéns pela iniciativa! Um abraço,

  37. Maria Angélica Gomes Galisteo

    Monica, obrigado pelas orientações, estava errando na reutilização da seringa e não fazendo a higienização. Ótima ideia do Diário, vou utilizar. É verdade ou mito que o fator emocional interfere nos níveis de glicose? se é verdade como tratar ? Obrigado

  38. Sou muito relachada com minha Diabete, mas garanto q vou melhorar. Seus vídeos são fantásticos parabéns

  39. Adorei muito interessante seus vídeos e seus comentários…

  40. Meu Filho de 10 anos foi diagnosticado com diabete.os seus vídeo estão me ajudando a entende e cuidar melhor dele.obrigada.

  41. Adorei as informações. Sou diabética tipo2 e só faço a glicemia uma vez na semana e em jejum. Vou fazer conforme suas indicações. Obrigada. Ladjane

  42. Boa noite, Monica adorei seu video. ..e tb nao estava fz certo meus teste de glicemia, bom hoje pela manha nao fuz, timei leite e um fatia de pão integral, tomei o Galvus , almocei e bem a tarde umas 4 horas fiz e deu 164…ate achei que estava bom..pois hoje nsovtomei amaryl…mas vou seguir as tegras que bc passou aqui…Obrigada!

  43. ISAIAS LEITE DE OLIVEOIRA

    OBRIGADO PELO VIDEO,EU MEDIA SÓ DE MANHA E A NOITE,,AGORA VOU MEDIR TODOS OS HORARIOS ALTERNADOS
    QUE VOCE FALOU E VOU TROCA AS LANCETAS MAIS VESES OBRIGADO.

  44. Muito boa orientacao!

  45. Eu meço a glicose 3vezes na semana por ordem médica e só tomo os remédios e a alimentação, não está muito correta, mas tomo adoçante, e diminuir o arroz,e evito varias coisas,não tomo refrigerante, mas acho que preciso ir ao nutricionista, porque sinto muita dormensa nos pés e dores 24:00hs.

  46. Iolanda Pinheiro Marassi

    Achei o vídeo muito esclarecedor, pois procuro informações para ajudar meu marido que é diabético.Obrigado.
    .

  47. Faço o teste diariamente. Antes de qualquer refeição e depois de 2h após qualquer refeição. Só não estou entendendo uma coisa. às vez Monica eu deito com a glicose menos de 100 e no outro dia ela está alterada acima de 100. Porque isso?

    • Angélica,
      Isto pode ocorrer porque quando dormimos passamos um longo período se nos alimentar e nosso pâncreas libera um hormônio chamado Glucagon, que age no fígado, fazendo com que o mesmo libere a glicose que esta ali armazenada, mantendo a glicemia em equilíbrio.

  48. Muito bom… aprendi coisas q eu não sabia!!!! Muito obrigado!

  49. Monica me esclareca duas duvidas pois fiquei sem entender ,iniciei o tratamento com a insulina a um mes sou diabetica tipo 2 mas a divirgencias de informacao primeiro a insulina aberta apos 30 dias tem que ser jogada fora ou posso continuar utilizando e segundo a seringa de insulina pode usar mais de uma aplicacao obrigada aguardo resposta .

    • Erika,
      Se você ler a bula de sua insulina, você consegue confirmar esta informação sobre o prazo de uso da insulina após aberta. Algumas dizem 28 dias, outras 4 semanas.
      A seringa é descartável, conforme orientação do fabricante. A reutilização pode tornar sua aplicação desconfortável, pois a agulha perde o silicone, vai estar com a ponta da agulha rombuda e pode estar com a agulha entupida, devido a cristalização da insulina que sobra dentro dela.
      Fique atenta!

  50. Gostei muito das dicas parabens sempre acompanho e sigo a risca .

  51. armando alves de carvalho

    Só temos a agradecer por suas informações facilitadoras para o nosso equilíbrio. Muita paz.

  52. Muito útil seus concelhos, eu usava as lancetas duas vezes, e achava que poderia usar mais vezes, agora estou fazendo o correto. Obrigado Monica, e bom fim de semana.

  53. Maria Helena O. Damásio

    Mônica,obrigada pelas informações,me são muito úteis,sou diabética tipo 2.Eu faço o controle medindo 1 vez a cada semana ou 15 dias,em casa,mas tb faço controle laboratorial cada 6 meses,mas sempre em jejum,não sabia q podia fazer em outros horários tb,e o resultado será como o de jejum?Obrigada.Um abraço

  54. Bom dia Mônica Lenzi!
    Eu comprei um aparelho que mede a glicose mas sempre na farmácia falta as tiras ou as agulhas, você me indicaria um aparelho de facio acesso?

  55. Jose Helder Gouveia da Silva

    Olá, muito obrigado por suas dicas importantes que tem me ajudado muito a entender este problema porque até agora não entendia e ainda não entendo certas coisas Mônica se o meu problema é no pâncreas, figado e rins não deveria tratar dos três órgãos e não super acelerar o pâncreas a produzir insulina, acho que o grande segredo está na alimentação desde já lhe agradeço as dicas as quais muitos médicos não dão.

  56. Obrigada Mônica, por nos esclarecer a cada vídeo. Obrigada

  57. Adorei!! As orientações são claras facilitando as nossas condutas!! Excelente!! quero estar sempre em contato e receber todas as orientações.

  58. Maria Antonia Silva

    Descobri diabetes tipo 1 aos 40 anos, hoje estou com 49 anos, a dois anos faço contagem de carboidratos e foi uma benção na minha vida, recebo sempre seus emails e leio todos e aprendi muito, mais ainda tenho duvidas, gostaria de saber um meio onde ficasse mais próxima a você para esclarecer algumas duvidas, Um grande abraço, considero você uma amiga, pois suas instruções nos ajudam muito a viver de bem com a vida e com os alimentos.

  59. marta Gomes Viana resende

    Olá Mônica meu marido tem diabetes tipo 2 só que ele não medi todos os dias ele está errado.Podemos pegar no posto o aparelho com os acessorios para medir em casa só que ele não diabético insular.

  60. Maria Manuela Antunes

    Eu estou sempre esperando por suas notícias…adoro ouvi-la falar….Eu já estou mais magra, devido à dieta k eu pensei em fazer…cortar com todos os açucares…como só grelhados e cozidos acompanhado com mtas verduras ou saladas. Bebo água durante o dia com limonada, e está dando resultado (na balança). Em Setembro tenho a mha 1ª consulta médica e vou ouvi-la, pois tenho mtos ???? para lhe fazer…Gosto mto de si

  61. Adorei com relação a higienização, não fazia sempre, acordo na cama mesmo faço aferição e aplico a insulina

  62. gostei muito ,estava perdida com este assunto d automitoramento

  63. GOSTEI MUITO DE SEU COMENTÁRIO ,PARA MIM FOI MUITO APROVEITOSO OBRIGADA..

  64. CARLOS ALBERTO TRINDADE COSTA

    Portador do Diabetes Mellitus II, a aproximadamente 23 anos, sou um paciente usuário do controle glicêmico, o faço três vezes ao dia e tenho obtido resultados que contribuem para a eficácia da manutenção do meu tratamento. Obrigado Dra. Monica pela contribuição que somada a minha experiencia, torna eficaz a conduta que tenho levado na terapêutica diabética.

  65. Foram ótimas explicações.

  66. Dra. Monica A. Lenzi, obrigado ! Gostei muito das orientações dadas neste vídeo. Foi bastante esclarecedor. Seguirei suas orientações e repassarei para alguns amigos que também são diabéticos.

  67. Gostei muito pois. tenho diabete tipo 2 .

  68. Excelentes explicações.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"