fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
Suplementos vitamínicos para diabetes

Quais vitaminas quem tem diabetes tem necessidade de suplementar?

Suplemento Vitamínico é essencial para quem tem Diabetes?

O diabetes causa, frequentemente, deficiências nutricionais, muitas vezes iniciadas por mudanças na dieta ou medicamentos, causam deficiência de vitaminas. Como resultado, as pessoas com diabetes devem usar suplementos vitamínicos.

Os profissionais de saúde devem ajudar a identificar suas deficiências nutricionais, alertando sobre a importância de vitaminas essenciais na sua recuperação da saúde global diária.

Que cuidados quem tem diabetes deve ter para fazer uma cirurgia?

Sabemos que o diabetes realmente afeta os pequenos vasos sanguíneos e a função das células imunológicas quando o açúcar no sangue não está bem controlado, dificultando a cicatrização de feridas.

Entenda o processo de Cicatrização e Diabetes.

A boa notícia é que com uma alimentação adequada e bom monitoramento de glicose, as pessoas com diabetes estão aptas a colocar próteses de joelho ou passar por cirurgia abdominal, além de muitos outros procedimentos mais simples, como cirurgias dentárias, sem que apresentem quaisquer efeitos colaterais.

Conheça as vitaminas essenciais para quem tem diabetes

O fundamental, é claro, é que as pessoas com diabetes e que se submetem a cirurgia, estejam em estreita colaboração com o seu médico para monitorar o nível de glicose no sangue. O suplemento vitamínico também é uma parte vital da recuperação.

Vitamina B12

A vitamina B12 está ligada às proteínas dos alimentos. A atividade de ácido clorídrico na digestão das proteínas no estômago libera vitamina B12. Uma vez que ela é liberada, a vitamina B12 começa a trabalhar rapidamente.

Ela é importante para a formação das células vermelhas do sangue, função neurológica e a síntese de DNA. Ela também auxilia o sistema digestivo a manter os níveis de glicose estáveis, e isso é muito bom, não é mesmo?

Um teste de sangue simples pode determinar o nível de vitamina B12 no corpo. Adultos que têm um valor abaixo de 170-250 UI são considerados deficientes nesta vitamina. 

Os sintomas da deficiência de vitamina B12 são:

  • Anemia megaloblástica (glóbulos vermelhos que são maiores do que o normal),
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Dificuldade em manter o equilíbrio
  • Depressão
  • Confusão mental
  • Demência
  • Memória fraca
  • Irritação da boca e da língua
  • Algumas pessoas sentem dormência e formigamento nas mãos e pés.

Se a deficiência de B12 não for sanada, danos permanentes ao sistema nervoso podem ocorrer. Neuropatia é um problema comum em pessoas com diabetes, que sentem dor, formigamento e dormência nos braços, mãos, pernas e pés, resultando em feridas.

Entenda a Neuropatia Diabética

A suplementação com vitamina B12 pode ser por via oral ou por injeção.

Vitamina D

Nós todos sabemos que o cálcio é um bloco de construção para ossos fortes, mas o cálcio precisa da presença de vitamina D, a fim de fazer o seu trabalho. Uma das complicações físicas enfrentadas por pessoas com diabetes é a perda de densidade óssea, e uma deficiência de vitamina D coloca a pessoa com diabetes em maior risco de fraturas e osteoporose.

A carência de vitamina D também dificulta a estabilização dos níveis de açúcar no sangue, tornando mais difícil o controle da diabetes. A deficiência de vitamina D pode resultar em:

  • fraqueza muscular,
  • aumento da incidência de infecção,
  • aumento do risco de queda,
  • defeitos no processo de mineralização óssea,
  • desconforto e dores nas articulações e músculos.

A principal fonte de vitamina D para a maioria das pessoas é a exposição à luz solar. Apenas alguns alimentos contêm naturalmente quantidades significativas de vitamina D. Certos alimentos são fortificados com vitamina D, incluindo o leite, alguns produtos de suco, alguns pães, iogurtes, e queijos.

A ingestão diária recomendada de vitamina D é de 600 UI para adultos saudáveis. A suplementação é geralmente necessário para atingir níveis ideais de vitamina D.

Vitamina E

A vitamina E age como um poderoso antioxidante, protegendo as células contra os efeitos nocivos dos radicais livres e é também intimamente envolvido com a função imunológica saudável. Promove a saúde dos olhos e podem prevenir o endurecimento das artérias, controlando os níveis de colesterol. O risco de doença cardíaca, derrame e ataque cardíaco podem ser ligados à deficiência em vitamina E.

Dentre os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina E, inclui-se as nozes, sementes e óleos vegetais. Os suplementos tais como Tocoferol fornece a forma sintética da vitamina E, mas tem apenas metade da bioatividade de ocorrência natural de vitamina E.

Magnésio

O magnésio é necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo. Ela ajuda a manter a massa muscular e função normal dos nervos, mantém regular o ritmo cardíaco, suporta um sistema imunológico saudável e mantém os ossos fortes. Também ajuda o organismo a digerir, absorver e utilizar as proteínas, gorduras e carboidratos .

Os pesquisadores tornaram-se muito interessado no papel que o magnésio desempenha na prevenção e gestão de doenças como o diabetes. É um mineral essencial na regulação do açúcar no sangue, desempenhando um papel importante na função e secreção de insulina através da abertura de membranas de células para a glicose.

Baixos níveis sanguíneos de magnésio são freqüentemente observadas em pessoas com diabetes tipo 2 . Sua deficiência pode causar a resistência à insulina , de modo que o pancreas deve produzir e secretar maiores quantidades de insulina, para manter o açúcar no sangue dentro dos níveis normais.

A dose diária recomendada de magnésio é de 400 mg. Alimentos ricos em magnésio incluem arroz, trigo e farelo de aveia, certas ervas, sementes e nozes.

Como uma alimentação balanceada pode ajudar?

É absolutamente crítico que não apenas as pessoas com diabetes trabalhem em estreita colaboração com o seu médico para controlar o açúcar no sangue, mas também preste a devida atenção à sua correta nutrição e suplementação nutricional. Pessoas com diabetes estão sempre em risco de feridas e cicatrização lenta, mas com tratamento médico adequado e nutrição, esses obstáculos podem ser superados.

Uma alimentação balanceada garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Descontrolar seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

Um Comentário

  1. Qual o papel do Cromo no combate a diabetes?

    O consumo de vinho, em função do resveratrol tem beneficios?

    O Omega 3 é util no controle da diabete?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"