fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024
A IMAGEM APRESENTA UMA BOLSA DE VIAGEM DE MÃO NA COR MARROM, UM PEDAÇO DE JANELA E CORTINA EM BRANCO E UMA METADE DE CADIRA DE PLÁSTICO BRANCO COM OS PÉS EM TOM DE MADEIRA. pISO DE TÁBUA CORRIDA

Dicas de Viagem para quem tem Diabetes

Férias é sinônimo de viagens, e isso significa fugir da rotina, não é mesmo?!

Quando vamos a um lugar distante, em que ficamos várias horas sentados, nosso gasto calórico é mínimo, sendo o consumo de alimentos muito maior que este gasto. Por este motivo, temos que ter uma “carta na manga”.

Mas como ficar satisfeito sem comer besteiras? O que levar na mala?

Bem, para te ajudar na hora do lazer, fui atrás de algumas dicas para preencher sua lista de opções alimentícias e te deixar atento também quanto a higiene dos produtos que serão consumidos.

  • Prepare seu lanche, pois ninguém melhor que você para saber a origem do alimento que preparou. Pense em lanches PRÁTICOS, como frutas secas e barras de cereais.
  • A hidratação é MUITO importante. Então, não se esqueça de ter uma garrafinha de água, suco natural, chás, água de coco ou mesmo isotônicos em mãos.
  • Lave as mãos com sabão e seque, de preferência, com papel toalha (é descartável e não há manipulação de mais de uma pessoa, como a tolha de pano).
  • Lembre de levar um gel anticéptico na sua bolsa e utilize-o sempre antes de comer.
  • Beba, preferencialmente, água engarrafada.
  • Evite saladas e vegetais crus, a não ser que tenha certeza das condições da água utilizada para a higienização dos alimentos.
  • Utilize frutas que podem ser descascadas, por exemplo, banana, maçã, abacaxi, laranja e pera.
  • Evite laticínios que não forem pasteurizados.
  • Lembre que alimentos como peixes e mariscos crus (sashimi, sushi, ostra) são alimentos de ALTO risco e devem ser ingeridos em um local com ótimas condições de higiene.
  • Prefira comer em restaurantes à la carte, pois o alimento é preparado com mais cuidado e na hora. Caso se alimente em Self-service, prefira os alimentos cozidos e não consuma frituras.
  • Evite alimentos expostos ao ar livre, afinal, você não sabe há quanto tempo ele esta ali sob todas as condições ambientais possíveis.

Dicas de viagem para quem pratica atividade física e não quer parar

Agora, se você for uma pessoa fisicamente ativa, ou seja, que pratique atividades físicas sempre, até durante as viagens, veja algumas dicas do que se alimentar e do que levar com você.

  • Cereais matinais e leite em pó desnatado;
  • Frutas embaladas em pacotes plásticos ou em recipientes com tampa;
  • Frutas secas, como figos, damascos, ameixas, passas, maçãs e castanhas;
  • Queijo em fatias embalados em recipientes fechados;
  • Biscoitos, geleias, mel e pasta de amendoim (em pacotes individuais);
  • Barras de cereais;
  • Balas gelatinosas;
  • Bebidas esportivas em pó;
  • Suplementos em pó para refeições líquidas;
  • Suplementos multivitamínicos/minerais variados.

Dicas de viagem para quem tem diabetes

Este trecho é voltado especificamente para quem tem diabetes. Então, se você quer curtir as férias, mas está com receio de não conseguir manter o controle glicêmico, abaixo listei algumas dicas.

  1. Faça um teste de glicemia antes de sair de casa. Assim você saberá como está sua glicose no sangue e não correrá o risco de partir com uma hiperglicemia ou uma hipoglicemia, evitando complicações durante o percurso.
  2. Leve em sua bagagem de mão o seu glicosímetro e acessórios necessários.  É sempre bom fazer um check list para verificar se não está esquecendo nada: tiras reagentes, lancetas, lancetador, sachês de álcool e bateria extra.
  3. Se estiver viajando de carro, faça uma parada a cada 3 horas e verifique o seu nível de glicose no sangue.
  4. Se você estiver dirigindo e identificar sintomas diferentes, saia da estrada, estacione em um local seguro imediatamente e verifique seus níveis de glicose no sangue, pois você pode estar tendo uma crise de hipoglicemia. Faça as correções necessárias e aguarde até que sua glicemia se estabilize e os sintomas passem.
  5. Leve sempre com você um estoque de lanche, para um eventual atraso nas refeições. Nas férias é comum atrasos devido a engarrafamentos. Evite complicações!
  6. Leve sempre seus medicamentos e insumos em quantidade extra, para contornar eventuais problemas.

Viajando de avião ou para fora do país?

  1. Converse com seu médico para adequar o seu tempo de viagem, fuso horário e as peculiaridades do destino.
  2. Leve um relatório em português e em inglês (no caso de viagens para o exterior), com sua condição de saúde. Peça ao seu médico para destacar o CID – Cadastro Internacional de Saúde.
  3. Tenha a receita de seus medicamentos e insumos em português e em inglês (no caso de viagens para o exterior) em sua bagagem de mão.
  4. Se precisar medir sua glicemia durante o voo, explique para a pessoa do seu lado o que você vai fazer, evitando assim, constrangimentos desnecessários.
  5. Evite ficar sentado por muitas horas. Uma dica é pegar um assento no corredor, desta maneira, você poderá esticar as suas pernas e andar pelo corredor, quando possível.

Para completar, preparei um vídeo com mais algumas dicas para você viver bem com o diabetes em sua viagem de férias ou mesmo de trabalho. É só clicar na imagem abaixo, para assistir agora.

Dica Extra

Uma viagem deve ser bem planejada, para evitar imprevistos. Quando se tem diabetes, este planejamento deve ser ainda mais detalhado. Para te auxiliar em sua viagem com diabetes, escrevi o livro digital “Viajando com Diabetes – O Guia Completo para o Sucesso de sua Viagem”.

Neste e-book, você vai encontrar todas as informações sobre o que levar, como levar, documentação necessária, como se comportar em viagens com mudança de fuso horário, etc. Clique no botão abaixo e conheça.

VIAJANDO COM DIABETES

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

2 Comentários

  1. Monica, tenho diabete tipo 1e uso a nph 2x ao dia. No caso de uma viagem que passarei 3 dias, o q você recomenda … levar a insulina? Levar a receita para tomar em um posto no local onde irei ficar?

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"