quarta-feira , 25 de Abril de 2018
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Dicas de viagem para quem tem diabetes

Férias é sinônimo de viagens e de fugir da rotina. No carro, avião, ônibus, seja como for, sempre levamos uma guloseima para comer, afinal, é mais prático.

Quando vamos a um lugar distante, em que ficamos várias horas sentados, nosso gasto calórico é mínimo, sendo o consumo de alimentos muito maior que este gasto. Temos também que levar em consideração a alta perda de fluídos, quase que imperceptível, quando o ambiente tiver ar condicionado.

Por este motivo, temos que ter uma “carta na manga”. Como ficarmos satisfeitos sem comer besteiras? O que levar nas nossas malas?

Fomos atrás de dicas para iluminar sua lista de opções alimentícias e atentá-los a higiene dos produtos que serão consumidos.

  • Prepare seu lanche, pois ninguém melhor que você para saber a origem do alimento que preparou. Pense em lanches PRÁTICOS, como frutas secas e barras de cereais.
  • A hidratação é MUITO importante. Então, não se esqueça de ter uma garrafinha de água, suco natural, chás, água de coco ou mesmo isotônicos em mãos.
  • Preste atenção na higiene dos alimentos e na higiene pessoal:
  • Lave as mãos com sabão e seque, de preferência, com papel toalha (é descartável e não há manipulação de mais de uma pessoa, como a tolha de pano).
  • Lembre de levar um gel antiséptico na sua bolsa e utilize-o sempre antes de comer.
  • Beba, preferencialmente, água engarrafa.
  • Evite saladas e vegetais crus, a não ser que tenha certeza das condições da água utilizada para a higienização dos alimentos.
  • Utilize frutas que podem ser descascadas, por exemplo, banana, maçã, abacaxi, laranja e pêra.
  • Evite laticínios que não forem pasteurizados.
  • Lembre que alimentos como peixes e mariscos crus (sashimis, sushis, ostra) são alimentos de ALTO risco e devem ser ingeridos em um local com ótimas condições de higiene.
  • Prefira comer em restaurantes à la carte, pois o alimento é preparado com mais cuidado e na hora. Caso se alimente em self-service, prefira os alimentos cozidos e não consuma frituras.
  • Evite alimentos expostos ao ar livre, afinal, você não sabe há quanto tempo ele esta ali sob todas as condições ambientais possíveis.

Dicas para quem Pratica Atividade Física mesmo Viajando

Agora, se você for uma pessoa fisicamente ativa, ou seja, que pratique atividades físicas sempre, até durante as viagens, veja algumas dicas do que se alimentar e do que levar com você.

  • Cereais matinais e leite em pó desnatado;
  • Frutas embaladas em pacotes plásticos ou em recipientes com tampa;
  • Frutas secas, como figos, damascos, ameixa, passa, maçã e castanhas;
  • Queijo em fatias embalados em recipientes fechados;
  • Biscoitos, geleias, mel e pasta de amendoim (em pacotes individuais);
  • Barras de cereais;
  • Balas gelatinosas;
  • Bebidas esportivas em pó;
  • Suplementos em pó para refeições líquidas;
  • Suplementos multivitamínicos/minerais variados.

Conheça agora as dicas de Viagem para Quem tem Diabetes

  1. Faça um teste de glicemia antes de sair de casa. Assim você saberá como está sua glicose no sangue e não correrá o risco de partir com uma hiperglicemia ou uma hipoglicemia, evitando complicações durante o percurso.
  2. Leve em sua bagagem de mão o seu glicosímetro e acessórios necessários.  É sempre bom fazer um chek-list para verificar se não esta esquecendo nada: tiras reagentes, lancetas, lancetador, sachês de álcool e bateria extra.
  3. Se estiver viajando de carro, faça uma parada a cada 3 horas e verifique o seu nível de glicose no sangue.
  4. Se você estiver dirigindo e identificar sintomas diferentes, saia da estrada e estacione em um local seguro imediatamente, verifique seus níveis de glicose no sangue, pois você pode estar tendo uma crise de hipoglicemia. Faça as correções necessárias e aguarde até que sua glicemia se estabilize e os sintomas passem.
  5. Leve sempre com você um estoque de lanche, para um eventual atraso nas refeições. Nas férias é comum atrasos devido a engarrafamentos. Evite complicações!
  6. Leve sempre seus medicamentos e insumos em quantidade extra, para contornar eventuais problemas.

Viajando de avião ou para fora do país?

  1. Converse com seu médico para adequar o seu tempo de viagem, fuso horário e as peculiaridades do destino.
  2. Leve um relatório em português e em inglês (no caso de viagens para o exterior), com sua condição de saúde. Peça ao seu médico para destacar o CID – Cadastro Internacional de Saúde
  3. Tenha a receita de seus medicamentos e insumos em português e em inglês (no caso de viagens para o exterior), em sua bagagem de mão.
  4. Se precisar medir sua glicemia durante o voo, explique para a pessoa do seu lado o que você vai fazer, evitando assim, constrangimentos desnecessários.
  5. Evite ficar sentado por muitas horas. Uma dica é pegar um assento o corredor, desta maneira, você poderá esticar as suas pernas e andar pelo corredor, quando possível.

Preparei um vídeo, com mais algumas dicas para você viver bem com diabetes em sua viagem de férias ou mesmo de trabalho. É só clicar na imagem abaixo, para assistir agora.

Dica Extra

Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

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2 Comentários

  1. Monica, tenho diabete tipo 1e uso a nph 2x ao dia. No caso de uma viagem que passarei 3 dias, o q você recomenda … levar a insulina? Levar a receita para tomar em um posto no local onde irei ficar?

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