fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Endocrinologia: especialidade médica que trata o diabetes

O diagnóstico de diabetes só pode ser dado por um médico. Ele vai te solicitar os exames necessários, que normalmente são: glicose em jejum, teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e hemoglobina glicada (A1c). Para saber quais são os principais exames para detectar e acompanhar o diabetes, clique aqui.

Após a realização do diagnóstico, o médico irá prescrever o tratamento ideal para você, lembrando sempre que o tratamento para diabetes é individualizado. Conheça mais sobre o tratamento do diabetes.

Quando se tem o diagnóstico de diabetes, é preciso entender um detalhe muito importante: só o uso da medicação prescrita pelo médico não é suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue.

A adoção de hábitos de vida saudável é fundamental, ou seja, adotar uma alimentação balanceada e atividade física regular é de extrema importância.

Por este motivo, não podemos ignorar que o diabetes afeta vários órgãos ao longo do tempo, desde o diagnóstico, sendo necessário se consultar com outros profissionais de saúde, para ter melhor controle dos níveis de glicose no sangue, com o intuito de prevenir, retardar ou, ainda, minimizar as complicações inerentes ao diabetes.

aparelho para ouvir o coração
Fonte: Parentingupstream / Pixabay

O que faz o profissional da área de endocrinologia?

O endocrinologista é um médico com formação específica que faz o diagnóstico e trata as doenças que afetam as glândulas. Eles sabem como tratar condições que são muitas vezes complexas e envolvem vários sistemas dentro do nosso corpo.

Endocrinologistas são treinados para diagnosticar e tratar os desequilíbrios hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio de hormônios em seu sistema. Eles cuidam de muitas condições, tais como:

  • Diabetes;
  • Doenças da tireoide;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Aumento ou diminuição na produção de hormônios;
  • Menopausa;
  • Osteoporose;
  • Hipertensão;
  • Distúrbios de colesterol;
  • Infertilidade;
  • Falta de crescimento (baixa estatura);
  • Câncer das glândulas endócrinas;

A endocrinologia, através de investigações, pode contar quando o seu corpo não está funcionando corretamente, auxiliando para que o reequilíbrio hormonal volte a funcionar corretamente. Este reequilíbrio pode ser através de medicamentos orais ou injetáveis, que vão permitir o correto funcionamento de nosso organismo.

Endocrinologistas, especialistas no tratamento do diabetes, são conhecidos como Diabetólogos.

Como Melhorar Minha Alimentação?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

69 Comentários

  1. Ola doutora estou procurando um endocrinologista pra minha mãe que sofre de diabetes, a senhora atende? Tem algum contato. Obrigado

  2. Boa noite , meu filho de 22 anos tem DM1 desde os 15, a glicada é sempre 10 já foi pior, ele gosta muito de comer, época de faculdade trabalho..tdo colabora …quero saber se além do endereço e nutrição e oftalmo preciso levá-lo em cardio, vascular, neuro, urologista ? Pq já libq são especialidades q um diabético deve ir.,

  3. Tenho diabetes tipo 2 faz um tempo q ela está alta 300 mesmo tomando remédio não está baixando, faço caminhada tomo remédio e não como nada q se transforme em açúcar, que posso fazer pra baixar.

  4. Neusa de Almeida Batista Alves

    Minha mãe tem pé dabético qual o melhor tratamento para esta doença

  5. Dra tenho 32 anos fiz uns exames de rotina onde deu 8.0 hemoglobina glicada o clínico disse que serei diabética e ñ a nada que eu faça para mudar isso.oque pode me dizer estou muito confusa pois perguntei se eu fazendo diate ajudaria previnit etc ele diase que ñ…

  6. Boa noite,descobri que tenho diabetes tipo 2 a pouco tempo e quem esta me acompanhando é a medica geral que trabalha no posto de saúde,teria algum problema isso?

  7. Olá doutora Boa noite
    Meu filho de 11 anos começou repentinamente um quadro de glicemia alta.
    Descobri porvquevele urinava muito e benpbia bastante água.
    Ele não tem sintomas de diabetes a não ser os dois citados.
    Seia possível ser outro diagnóstico.
    Devo nedicslo sem levar aonendocrinologista
    Obrigada.

  8. Oi meu país tem diabetes tipo 2 há uns 2 meses tá tomando o medicamento glibemclaminda mais tem sentidos fortes dores no estômago diarréia. Gostaria de saber se esse é um bom medicamento ele tem 87 anos

    • Boa noite Rosenda!
      Consta na bula a seguinte precaução:

      • Pacientes idosos: a hipoglicemia ocorre com maior frequência em pacientes idosos que usam glibenclamida. Doses conservadoras estão recomendadas em pacientes idosos para evitar hipoglicemia.
      Verifique com o médico uma reavaliação do tratamento.

  9. Boa tarde dra.!
    Moro em Belém do PA e ultimamente estou realizando exames de sangue porque sou hipertenso e nos últimos exames que fiz de glicose em jejum restam aumentando o último o resultado foi 96 fiquei preocupado, é normal me explique por genteleza.
    Desde ja agradeço

  10. Meu filho foi diagnósticado com DM1 com exame de glicemia , mas fiz outros exames e o anti-gad deu não reagente, ou seja, ele não tem doença auto.imune, e agora????

  11. Sou depressiva tomo tres ati depressivos a noite, pois. Nao durmo diariamente sinto calafrio durante a noite, tomo muitis remedios para abrir o apetite, pois nao como, e passei gostar de doces, tem dias q sinto com tonturas e perco muito peso eboca seca, isso pode levar a sofrer de um diabetes?

  12. Sou diabética a 3anos comecei a tomar medicamentos tem algum mês e não me sinto melhor me sinto muito fraca sem força tomo metformina e glimepirida e além de tudo sinto muito engou dor no estômago muito difícil me senti bem não sei me alimentar direito tenho muita dúvida pois sei que nada é bom para um diabético

  13. Boa tarde Dr. Monica

    há três meses atras fui diagnosticado hipertiroidismo, tenho feito a medicação com propycil e alguns dias atrás fiz um teste de Glicemia na farmacia e a minha glicemia estava á 135. gostaria saber se com este valor posso ser considerado Diabético. e qual tipo? quando fui diagnosticado com essa híper, a minha glicemia na altura estava 112 e o meu médico havia me dito que estava tudo bem e que estava alta devido a hipertiroidismo. será que volta ao normal?

  14. Boa tarde Sra. Valeria.

    há três meses atras fui diagnosticado hipertiroidismo, tenho feito a medicação com propycil e alguns dias atrás fiz um teste de Glimecia na farmacia e a minha glicemia estava á 135. gostaria saber se com este valor posso ser considerado Diabetico. e qual tipo?

  15. Marli Lopes Rodrigues

    Eu gostaria de saber se a pessoa magra tem diabetes, e se quem tem diabetes não engorda.
    Porque eu não consigo engordar de jeito nenhum, peso 46kilos já tomei remédio pra engordar e pra abrir o apetite.
    Porque eu não sinto fome, as vezes como bastante! Só que não dá pra entender.
    O que eu faço? Obrigada

  16. tenho diabetes tipo 2 sinto muita dormencia nos pes e a noite parece que esta pegando fogo as solas dos meus pes só sinto uma melhora quando coloco meu pe no lugar gelado da uma aliviada e normal

  17. Descobrir recentemente que sou pre diabetica meu nivel de açucar deu 112 em gejum mas depois que alimento vai 150 chega ate 200 tenho historico de familia pai e mae avos paternos enfim eu gostaria de saber se eu mim cudar direitinho seguindo a dieta eu posso mim livrar dessa doença?
    Obrigada.

  18. Neuzete Maria Cardoso

    Bom dia Dr Mônica.
    Minha mãe sente formigamento no lado esquerdo do braço e uma sensação estranha no coração, toda vez que toma o Metfotmina 850 mg ou Gibenclamida. Mais esses sintomas foram logo depois que ela passou por uma cirurgia. Antes ela não sentia nada com os medicamentos. E lá no hospital ela tomou insulina. Será q houve algo descontrole da glicemia depois da insulina!? O que pode estar acontecendo!?

  19. Eu queria saber porq todas vez que eu jogo bola a minha visão ele comerçar a enbaça e quando a visão fica boa ai a minha cabeça comerça a doer muito oque devo fazer

  20. Meu namorado tem diabete ele toma os remedios certo mas me falarao que o fiabetico pode ficar impotente isso e verdafe

    • Realmente esta possibilidade existe, mas somente se ele não controlar os níveis de glicose, pois o diabetes descontrolado traz complicações nos nervos e vasos sanguíneos. Para se conseguir uma ereção é necessário estímulos emocionais,do sistema nervos e de vasos sanguíneos.
      Para controlar os níveis de glicose é necessário disciplina e educação. A disciplina é dele, a educação, o conhecimento ele deve buscar com o médico que o atende e também através de um Educador em Diabetes.

  21. A minha mãe descobriu que tem diabetes recentemente, o cardiologista solictou um exame de glicemia que teve como resultado 134 mg. O cardiologista receitou para ela tomar durante quatro meses em jejum pela manhã metade de um comprimido de Daonil(5 mg), porém quando a minha mãe toma esse medicamento ela sente tontura, sonolênicia, dor no estômago, cansaço.Gostaria de saber se esses sintomas são normais e se devo procurar um endocrino?

  22. meu pai sofreu um corte na canela! tem mais de 2 semanas e nada de cicatrizar devo me preocupar? ele é diabético

  23. boa tarde eu acho a minha filha pequena para 10 anos, em todo lado ela é sempre a mais baixa 1.28 o que hei-de fazer? consultar que medico?
    Obrigado

  24. eu fiz um exame para detectar a diabete só que minha GLICOSE deu 83 mg/dL e a GLICOHEMOGLOBINA deu 9.8% o médico achou estranho e pediu pra repetir o exame, no entanto eu queria saber se eu corro risco de ser diabético ? obrigado desde já.

  25. meu cunhado descobriu que tem diabetes,ele emagreceu muito,já fez vários exames e até agora não vimos resultados,gostaria de saber se séria melhor procurar-mos logo um endocrinologista,já que ele só se consultou até agora com clinico geral.

    • Milene,

      O médico especialista em Diabetes é o Endocrinologista, por isto é importante procurar um para uma segunda opinião e um tratamento mais adequado.

  26. oi tenho diabetes nao sei qual tipo temo metaformina 850mg 2 por dia as vezes sinto ansia ,tontura ,dor no fundo do estomago gostaria de saber se e normal esses sintomas .obrigada

    • Rosenilda,

      A metformina realmente provoca algumas reações, como desconforto gastro intestinal. Faça uma reavaliação de seu tratamento com seu médico, relantando estes sintomas que você esta sentindo.

  27. Desde já meu muito obrigado, pela ajuda.
    Fique com Deus
    Michele

  28. Não sei por onde começa , meu pai descobriu que tem diabete tem uns três meses, feriu o seu pé que não vejo melhoras, dizem que é sangue pisado sendo que a pele dele esta totalmente preta , eu sinto vontade de chora estou totalmente desesperada. Pois além de não entender nada, fico muito nervosa ao ver a situação se agravando a dias eu não dormo. Minha mãe faz curativos duas vezes ao dia além disso ele toma dois tipos de medicamentos por dia, sendo antes de se alimentar. Ele vai a UPA proximo ao nosso bairro.
    Dizem que a diabete que é se encontra é emocional então e muito difícil ver a situação em que ele se encontra e demostra-lo que esta tudo bem.

    Gostaria muito de ter informações sobre o pé com a pele totalmente preta, Dra Monica saberia me dizer algo sobre esse assunto?

  29. OLA EU DESCOBRI Q MEU MARIDO TEM DIABETE MAS NAO SAB EMOS O TIPO EU ESTOU APAVORADA A ALIMENTÇAO MUDOU NADA DE AÇUCAR BASTANTE VERDURA E FRUTAS E VERDADE QUEM TEM DIABETE MORRE CEDO NAO DURA MUITO Q MEDO QUAL A DURABILIDADE DE VIDA

    • Sula,

      Não se apavore, o diagnóstico de Diabetes não é uma sentença de morte. A pessoa com diabetes deve se cuidar mais, ter disciplina, ter uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas, tomar a medicação no horário que o médico prescreveu, etc.

      Diabetes não tem cura, mas tem controle. Com informação e disciplina, você consegue ter uma vida normal e saudável.

  30. marize vecchivieira

    Quem cuida da supra renal é endocrinologista ? obrigada marize

  31. gostaria de saber poque o paciente diabético tipo 2 , não toma insulina, porque amolece os dentes e e os mesmos caem

  32. Gostaria de saber
    Eu uso 4 remedios por dia,e fiquei sabendo que medicamento fas mau aos rins.
    Nao seria melhor usar a isolina.
    grato

  33. a minha mãe é dibetica tipo 2 mellytus, ele vem fazendo uso de insulina tipo regular ,mais acontece que a taxa baixa muito pouco, não sei mais o que acontece o porque essa taxa fica tão alta.gostaria de uma orientação. ela tem uma boa alimentação

    • Boa Tarde Sra. Valeria.

      Essas orientações somente o médico que acompanha o tratamento dela poderá lhe informar.
      Infelizmente não podemos passar essas informações.

      Atenciosamente,

      Mônica Amaral Lenzi
      Farmacêutica – Educadora em Diabetes
      Farmacia Doce Vida Ltda
      (47)3340 8502
      http://www.farmaciadocevida.com.br

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"