fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Entenda o que é Hipoglicemia

O termo hipoglicemia quer dizer: ”hipo”: baixo ou pouco; ”glicemia’‘: dosagem de glicose, açúcar. Ou seja, ter açúcar em níveis baixos no sangue. Mas de onde vem esta glicose, também chamada glicemia de jejum que dosamos no laboratório ou fazemos nos ‘‘aparelhinhos de diabete” – testes ”do dedo”?

Nos alimentamos de uma forma geral, de alimentos doces ou salgados. Os alimentos doces, sem dúvida alguma, já são ricos em açúcar por natureza. Os de sal, por sua vez, depois de digeridos, se transformarão em micro-partículas na forma de glicose, triglicérides e outros nutrientes no tubo digestivo.

Estes terão uma absorção mais saudável para o metabolismo quando ocorrer lentamente pois assim não haveria picos de hiperglicemia (açúcar elevado no sangue) com predisposição ao diabete.

Os alimentos de sal que se transformam em glicose são, por exemplo, o arroz, feijão, milho e outros grãos e cereais, os ditos carboidratos complexos. Eles levam mais tempo para serem digeridos e absorvidos do que os doces em geral, desde que sejam ingeridos em moderada quantidade e várias vezes ao dia, e não de forma concentrada num único horário.

Esses carboidratos complexos (não doces) quando ingeridos em pequenas porções junto com fibras, na forma de verduras, legumes, frutas e produtos integrais (aveia, linhaça, centeio, germe de trigo), serão absorvidos mais lentamente, o que é muito bom para o metabolismo, não gerando hiperglicemia e, por consequência, uma produçãoexagerada de insulina pelo pâncreas.

A insulina é um hormônio capaz de nivelar a glicemia dentro da normalidade para não estarmos em estado diabético, porque quando se tem uma hiperglicemia (alimentos ingeridos de forma concentrada ou muito doces num único horário), produzem uma quantidade muito grande da insulina e esta baixará demais a glicemia.

Quando hipoglicêmicos estamos predispostos a comer com mais voracidade numa próxima refeição e, com isto, temos uma tendência maior a nos tornarmos obesos e, como consequência, diabéticos.

Fonte: Bonde

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"