fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Entenda o que é Índice Glicêmico e como ele Afeta o Controle do Diabetes

O que é Índice Glicêmico?

Conhecido pela sigla IG, o Índice Glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos. Este índice está, diretamente, relacionado com o nível de açúcar no sangue e a maneira com que determinado alimento irá afetar a mesma.

Toda vez que ingerimos diferentes tipos de carboidratos, eles irão ser entrar na corrente sanguínea em diferentes velocidades. É, exatamente, essa velocidade que os diferenciam.

O IG um método que representa a qualidade de uma quantidade fixa de carboidrato disponível em um determinado alimento, em relação a um alimento controle, que normalmente é o pão francês branco ou a glicose, a partir de então, são classificados baseados no seu potencial em aumentar a glicose no sangue. Relacionada em porcentagem, a escala usa o pão branco como alimento padrão, porque o mesmo apresenta IG igual a 100, obtendo maior índice glicêmico quando comparado à glicose.

Através da análise e comparação da curva glicêmica produzida por 50g de carboidrato disponível do alimento padrão em relação à curva de 50g de um alimento teste, é possível classificar o alimento teste como sendo de alto, médio ou baixo índice glicêmico.

Quanto mais rápido a elevação de açúcar no sangue, maior será a descarga de insulina pelo pâncreas, na busca de manter o equilíbrio. Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina são chamadas de baixo índice, e os que têm descarga alta, são de alto valor glicêmico.

Classificação  e Exemplo:

Os valores de Índice Glicêmico variam de 0 a 100 e os alimentos são classificados da seguinte maneira:

Baixo IG < 60: Ameixa, Cereja, Damasco seco, Lentilha, Ervilha, Soja, Leite integral e Desnatado, Maçã, nozes, Iogurte desnatado e Pera.

Moderado IG de 60 – 85: Aveia, Arroz Branco e Integral, Batata doce, banana, cenoura, feijão cozido, manga, macarrão, pipoca, Kiwi, Pêssego, uva,laranja e sorvete.

Alto IG > 85: Batata assada ou cozida, beterraba, bolo, biscoitos, farinha integral, centeio, mel, melancia, milho, pão branco, sacarose, passas, glicose, tapioca, fubá.

Importância do Índice Glicêmico

Sabemos que o carboidrato é o maior responsável pelo aumento da glicemia pós-prandial. Se ingerir comidas o alto IG, o organismo lança grande quantidade de insulina para tentar balancear os níveis sanguíneos de açúcar.

A insulina é responsável por levar a glicose para dentro das células do músculo, onde ficam armazenados na forma de glicogênio, porém estes depósitos possuem uma capacidade limitada de armazenamento, o que faz com que o excesso de glicose seja convertido em ácidos graxos e triglicérides, sendo então armazenados na forma de gordura. Até este ponto vimos a importância no IG no emagrecimento.

Ao continuar comendo alimentos de índices de carboidrato elevados, o corpo cria uma resistência à insulina, pelo fato do corpo começar a produzir e liberar uma quantidade maior de insulina.

As pessoas possuem diabetes precisam dar preferência aos alimentos de menor IG, podendo consumir, moderadamente, os alimentos de IG médio, dando preferência, aos alimentos ricos em fibras. No caso do consumo de alimentos de alto IG devemos usar técnicas que influenciam a absorção do mesmo, como as citadas no texto anterior

Como o IG pode ser útil no Diabetes?

Ao escolher o carboidrato a ser consumido em cada situação e hora do dia, deve-se levar em consideração o IG dos alimentos, essa escolha pode ajudar no controle glicêmico. Ou seja, este índice foi proposto para auxiliar a seleção dos alimentos.

A recomendação para o uso do IG baseia-se, principalmente, na substituição de alimentos de alto por baixo IG ao longo do dia. Carboidratos de baixo índice glicêmico atingem a corrente sanguínea de forma mais lenta e contínua, promovendo maior estabilidade da glicemia.

Conhecendo os alimentos e seu IG glicêmico pode utilizar de técnicas para melhorá-lo. Ao escolher o pão branco, de alto IG, para a hora do lanche, devemos associar o consumo de fibra na mesma refeição, diminuindo assim o IG da mesma.

Onde Encontrar Informações sobre o IG dos Alimentos?

Em 1981, foi divulgada a primeira tabela de IG e continha, em torno, de 62 alimentos. Hoje contamos com uma tabela mais diversificada.

A sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza em seu site a Tabela Internacional de Índice Glicêmico (IG) e Carga Glicêmica (CG),  revisada em 2002.

Fonte: SDB – Sociedade Brasileira de Diabetes – Disponível em http://www.diabetes.org.br/publico/images/pdf/2016/nutr-2002-foster-powell-5-56.pdf – Acessado em: 17/06/2017

400 Opções de Receitas para Diabéticos

O que é Carga Glicêmica (GC)?

Carga Glicêmica é um conceito baseado no índice glicêmico e no tamanho da porção de um alimento.

É um sistema de graduação do conteúdo de carboidrato em porções específicas de alimentos, ou seja, a CG fornece o resultado do efeito glicêmico da dieta como um todo, pois avalia a porção de carboidratos disponível nos diferentes alimentos, fornecendo o resultado do efeito glicêmico da dieta.

Podemos dizer que a CG é um indicador da qualidade e da quantidade de carboidrato, a partir de uma determinada porção de carboidrato.

Qual a sua utilidade?

Baseada na noção de que um alimento de alto índice glicêmico consumido em pequenas quantidades pode gerar o mesmo efeito na glicose sanguínea que um alimento de baixo índice glicêmico consumido em grandes quantidades.

Vamos observar o exemplo abaixo:

A Banana tem, em média,  o IG igual a 52 porém, a sua carga glicêmica é igual a 12, referente a uma porção de 120g, contendo 24 gramas de carboidrato. Então, a banana possui valor de IG moderado, mas baixo de CG.

A CG fornece uma noção mais real do efeito glicêmico de diferentes porções alimentares, mas precisa ser avaliada com cuidado porque os valores referentes ao tamanho das porções podem variar, podendo haver alteração na quantidade de carboidrato e nos valores da CG.

Índice Glicêmico (IG) X Carga Glicêmica (CG)

O índice glicêmico é uma medida de qualidade do alimento e a carga glicêmica É UMA medida que leva em consideração a qualidade e a quantidade do carboidrato de um alimento.

Atenção:

As controvérsias sobre a validade destes métodos ainda persistem. Portanto, vale ressaltar a importância da orientação nutricional especializada no atendimento as pessoas com diabetes, no sentido de esclarecer quanto a viabilidade e vantagens na escolha de alimentos  relacionados  a IG e CG.

 

Conhecendo os alimentos

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

6 Comentários

  1. TENHO DIABETES DO TIPO 2 E VENHO TENDO MUITAS CAIMBRAS AO AMANHECER, DOS PES A PANTORRILHAS, NAS DUAS PERNAS QUANDO ME ESPREGUIÇO AO ACORDAR. O QUE POSSO FAZER PARA DIMINUIR ESSAS CAIMBRAS

  2. qual a melhor insulina para diabeticos e a melhor hora para se tomar manha tarde ou noite e o ml recomendavel 15 30 40

  3. Airton Luiz de Souza

    Olá bom dia!

    Eu sou o Airton de Sampa.

    Tenho 64 anos, sou diabético a mais de dez anos, faço uso diário de Metformina 850 mg 3x ao dia e Glibenclamida 5 mg tbm 3 x ao dia, o que está ocorrendo é que na manhã em jejum o nível está quase sempre acima de 200 chegando as vezes a 240, A tarde ao anoitecer sem jejum está marcando abaixo de 120 as vezes chegando a 90. Gostaria saber o porque isto ocorre.

    Grato pela atenção.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"