fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Entendendo os Sinais e Sintomas do Diabetes

Quais são os sinais e sintomas do diabetes?

Muitos dos sinais e sintomas do diabetes parecem inofensivos, levando a uma dificuldade no diagnóstico inicial. Estudos indicam que quanto mais precoce for o diagnóstico e o início do tratamento, menores são as chances de desenvolver as sérias complicações do diabetes.

Diabetes Tipo 1

  • Urinar em excesso (Poliúria);
  • Muita sede (Polidipsia);
  • Muita fome (Polifagia);
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Extrema fadiga e irritabilidade.

Diabetes Tipo 2

Normalmente os sintomas do diabetes tipo 2 são silenciosos, atrasando o diagnóstico e o início do tratamento.

  • Qualquer um dos sintomas listados acima (o tipo 1);
  • Infecções frequentes;
  • Visão turva;
  • Cortes / machucados que demoram a cicatrizar;
  • Formigueiro ou dormência / nas mãos / pés;
  • Recorrente pele, gengiva, ou infecções da bexiga.

Entendendo os sinais e sintomas do diabetes

Poliúria

Poliúria é uma condição em que o corpo urina mais do que o habitual, passando a eliminar quantidades excessivas de urina a cada micção, quantidades superiores a 3 litros por dia em comparação com a produção diária normal de urina em adultos que é de cerca de um a dois litros.

Este é um dos principais sintomas de diabetes (ambos os tipos de diabetes 1 e 2) e pode levar a desidratação grave. Quando não tratada pode afetar a função renal.

Parte do excesso de glicose na corrente sanguínea do paciente diabético, não é reabsorvida pelos rins, a eliminação deste excesso provoca um aumento do volume de urina.

Polidipsia

Polidipsia é o termo usado quando se tem sede excessiva e é um dos sintomas iniciais do diabetes. Também é geralmente acompanhada por secura temporária ou prolongada da boca, a xerostomia.

Todos nós temos sede em vários momentos durante o dia, no entanto, sentir sede todo o tempo ou se a sede é mais forte do que o habitual e continuar mesmo depois da ingesta de água, devemos ficar atentos.

A polidipsia em pessoas com diabetes é causada devido aos níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia), consequência do excesso de eliminação de líquidos causada pela poliúria.

Polifagia

Polifagia ou hiperfagia é o termo médico usado para descrever quando se tem um aumento excessivo da fome ou apetite, este é um dos 3 sintomas mais comuns em quem tem diabetes.

A Polifagia pode ocorrer quando se apresenta descontrole glicêmico: hiperglicemia ou hipoglicemia.

Hipoglicemia X Hiperglicemia: causas, sinais, sintomas e tratamento

Quando ocorre a hiperglicemia, temos um aumento da glicose na corrente sanguínea, pois a glicose não está sendo transportada para dentro das células para ser transformada em energia, isto ocorre devido a:

  • Ausência da secreção de insulina;
  • Quantidade de insulina secretada insuficiente;
  • Resistência Insulínica.

A não conversão dos alimentos ingeridos em energia, para o funcionamento do nosso corpo, faz com que ocorra um aumento da fome.

O simples ato de se alimentar, não irá diminuir o apetite, pois o alimento continua sem fornecer energia para o corpo, virando um ciclo vicioso. Para solucionar esta questão, é necessário procurar ajuda médica, para fazer o diagnóstico de diabetes, quando ainda não se tem, ou fazer revisão do tratamento quando se tem diagnóstico, com ajuste de doses de medicação, ou até mesmo troca de medicação.

Crises de hipoglicemia devido ao uso de agentes hipoglicemiantes (insulinas, medicamentos orais), faz com que nosso organismo demande por energia, aumentando a fome, para suprir esta necessidade.

Fadiga

Fadiga é o cansaço extremo que não passa nem com uma boa noite de sono. Este e um sintoma muito comum do diabetes. Ela pode ocorrer devido a:

  • A falta de insulina ou a resistência insulínica afetam a capacidade do corpo em transportar a glicose para o interior das células, causando hiperglicemia, desta maneira as necessidades energéticas do corpo não são atendidas.
  • O uso de insulina em dose maior que a necessária ou uso de medicações hipoglicemiantes (glibenclamida, glicazida, etc.), podem provocar uma baixa de glicose na corrente sanguínea (hipoglicemia) e consequentemente a falta de energia no corpo.

São sintomas de fadiga:

  • Cansaço ou falta de energia
  • Dificuldade na realização de tarefas diárias simples
  • Sentir-se para baixo ou deprimido (fadiga mental)

É muito importante, fazer o teste de glicemia capilar, para determinar se os sintomas estão sendo percebidos por hiper ou hipoglicemia.

Perda de peso

A perda de peso sem explicação, deve ser acompanhada de perto e quando associada a um aumento de apetite e cansaço excessivo, devemos nos preocupar com diabetes.

O peso de uma pessoa é determinado por uma série de fatores, tais como: idade, quantidade de calorias diárias ingeridas, estilo de vida, sedentarismo.

Indivíduos com diabetes apresentam perda de peso inexplicável, devido a não utilização da glicose fornecida pela digestão dos alimentos ingeridos, no fornecimento da necessidade de energia diária.

Para que o organismo continue seu funcionamento “normal”, células de gordura passam a ser queimadas, para fornecer a energia necessária para que o corpo funcione.

Esta condição é muito mais facilmente notada em indivíduos com diabetes tipo 1, mas pode ocorrer, também, em indivíduos com diabetes tipo 2.

Como é a alimentação de quem tem diabetes?

Entender seu tratamento é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida. Saber fazer boas escolhas e ainda mais fundamental,

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"