fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Diabetes: 6 erros que comprometem o controle

A vida é feita de escolhas, e quando se tem diabetes, devemos ter uma vigilância constante para manter o seu nível de glicose no sangue sob controle. Manter-se saudável também significa reconhecer algumas armadilhas comuns, muitas das quais são frutos de maus hábitos adquiridos ao longo de muitos anos. Confira abaixo 6 erros que você deve evitar:

Erro #1: Não ter o controle de sua condição em suas mãos

Você é o único responsável, por isto o seu trabalho é monitorar sua dieta,  sua atividade física e tomar a sua medicação no horário prescrito pelo seu médico.

Entender como funciona o diabetes irá ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre como monitorá-lo e gerenciá-lo.

Participar de grupos de apoio é muito importante para se ter informações essenciais, além de ser um lugar que te permite conhecer e conversar com outras  pessoas que têm os mesmos desafios diários que os seus.

Erro #2: Esperar muito resultado em pouco tempo

Um dos maiores obstáculos em controlar o açúcar no sangue está em aderir novos hábitos alimentares e de atividade física para longo prazo.

A maioria das pessoas que receberam um diagnóstico de Diabetes Tipo 2, esperam que algo mágico aconteça de imediato, ao adotar um novo estilo de vida. Mas se você levou uma ou duas décadas para chegar onde chegou com seu estilo de vida desregrado, acredite, vai demorar um tempo para que você alcance o resultado como, por exemplo, perder de 5 a 10% de seu peso inicial.

Esperar uma mudança brusca de imediato é um erro. Quando se trata de atividade física, dar pequenos passos é fundamental. Se você fizer mais do que você pode tolerar, você pode se machucar. Portanto, comece devagar e transforme isso em hábito.

Certifique-se de conversar com seu médico antes de iniciar um novo programa de atividade física, especialmente se você é sedentário. Ele vai te ajudar a definir metas realistas e planejar uma rotina segura e eficaz.

SAIBA MAIS: Exames para Detectar e Acompanhar o Diabetes

Erro #3: Você não está sozinho

Um erro que muitas pessoas cometem quando iniciam o tratamento para o controle do Diabetes, é tentar iniciar sem a ajuda e esconder sua condição de outras pessoas.

Conte com o apoio de sua família e seus amigos. Não hesite em pedir a um ente querido para ajudá-lo a manter a sua programação de medicação, uma dieta saudável ou até mesmo para manter sua rotina de atividade física.

As pessoas que te amam são sua maior torcida. Conte com elas!

Erro #4: Negligenciar outros problemas

Muitas pessoas estão passando por momentos de depressão e estresse , além de Diabetes.

Pessoas com Diabetes tem duas vezes mais probabilidade de ficarem deprimidas, e estima-se que 1 em cada 3 pessoas com diabetes tem sintomas de depressão. A letargia comum (depressão) pode ser tão desanimadora que você pode desistir de seus esforços para cuidar do seu diabetes. Só que isso pode acabar piorando, podendo também intensificar a sua depressão, criando um ciclo vicioso.

Depressão e estresse também podem ter efeitos negativos sobre os níveis de açúcar no sangue. Estresse constante pode aumentar os hormônios que dificultam a capacidade da insulina em desempenhar seu trabalho. Qualquer atitude sua para reduzir o stress irá melhorar o seu nível de açúcar no sangue.

A boa notícia: Atividade física ajuda a aliviar o stress, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Erro #5: Incompreensão e abusar de medicamentos

O maior erro é pensar que o poder dos medicamentos é maior que os efeitos da atividade física e uma refeição balanceada. Em muitos casos, o diabetes tipo 2 pode ser controlada por uma combinação de uma dieta e exercício físico regular e saudável, sem a necessidade de medicação. Mas para muitas pessoas, a medicação pode ser útil também.

Entre aqueles que fazem uso de medicações, é surpreendente como muitas pessoas esquecem algumas doses diárias.

Escuto muito também as pessoas falando que usam medicação e por isso podem se alimentar de maneira NÃO SAUDÁVEL. Pular ou esquecer uma de suas doses de medicamentos é uma maneira rápida de levar o seu  controle do nível de açúcar no sangue por água abaixo.

SAIBA MAIS: Neuropatia Diabética | Sinais, Sintomas e Tratamento

Erro #6: Fazer escolhas alimentares pobres

Quando se trata de alimentos e de Diabetes, o grande erro não é aquela barra de chocolate que você não pode resistir, mas hábitos alimentares pouco saudáveis persistentes, aquilo que você come de vez em quando é que tem um efeito pior sobre o seu nível de açúcar no sangue.

“O peixe morre pela boca” diz o ditado.

Tenha um diário de sua dieta para manter o controle do que você está comendo e bebendo, e sempre leia nos rótulos as informações nutricionais para que você saiba o que está no alimento escolhido.

Não se alimentar em horários regulares é outro erro comum. Arranje tempo para o café da manhã e coma refeições regulares durante o dia para que você não perca o controle e coma em excesso à noite.

Melhorando a Alimentação

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas com diabetes. Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como ingerir comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

E você, se identificou com alguns destes erros? Conta pra mim aqui nos comentários!

 

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

O que é Diarreia Diabética

Será que o diabetes pode causar diarreia? A diarreia é um sinal comum para várias …

232 Comentários

  1. Flávio Nascimento

    Bom dia. Tenho 52 anos, 1,77 m e 100kg. Pedalo 22 km 3 a 4 vezes por semana. Tomo glifage e glimepirida no almoço e no jantar e minha glicose fica entre 140 e 150. Como faço para normalizar o nível??
    Obrigado!

  2. Dr Francesco Ademeo

    Saudações especiais para todos vocês, somos especializados hospital comprar diferentes tipos de órgãos, nós compramos o rim e fígado, por favor, se você deseja vender qualquer de seu órgão, como rim ou fígado para fins financeiros, você é livre para entrar em contato (médico Francesco Amedeo) hoje para obter uma informação confiável e para uma melhor cirurgia, você pode nos contactar Via: milanmedical.center@aol.com

    Esperando por suas respostas …
    Cumprimentos….
    Dr Francesco Amedeo

  3. Sou diabetico tipo 2 .tomo 2 comprimidos de mtiformina diários de 850 mg .ha poucos dias fiquei sabendo q poderia ACABAR com minha diabetes em 5 dias fazendo um regime de até 1000 calorias. Parei com os comprimidos e passei a tomar somente 1 de 750 mg .tem 3 dias q estou fazendo .estava tudo bem . Hoje minha glicose deu um pico subindo a 220 e não quer abaixar porque?

  4. Tenho 58 anos, meus exames de glicemia sempre estão na trave, há 3 anos me consideram pré-diabético. Um recente exame de curva glicêmica acusou diabetes. O de glicemia agora está baixo, 120 em jejum. Se tomar remédio cria-se uma dependência? Se eu não tomar medicamento e ficar sempre na trave ou com diabetes baixa eu prejudico outros órgãos? Se eu não tomar a diabetes sobe com o tempo, mesmo maneirando na alimentação? Me ajude, por favor, não sei se começo ou não a medicação.

  5. Gostava de saber quais as consequências de um diabético não tomar insulina e não comer bem?

  6. Hoje a ficha caiu, em vários momentos dos últimos anos os exames que fiz constataram que taxas (glicose, triglicerídeo, colesterol) estavam elevadas, até então sempre respondia pontualmente, através de atividade física e alimentação saudável, porém sempre relaxava e cometia os mesmos erros. Mas recentemente os sintomas mudaram, e procurei um especialista, endocrinologista, pediu alguns exames e ela ficou horrorizada – glicose 364 / triglicerídeo 594 / Colesterol hdl 29 ldl 83 vldl 119. Porém é a primeira fez que faço uso de remédios: insulina, trezor, metformina. Sabia que um dia isso ia acontecer, meu pai é diabético, e os exames anteriores já era um prenuncio, contudo não estou bem, estou triste, com medo de não consegui, não apenas por mim mas pelo meu filho de 03 anos e minha esposa. O que faço para superar essa etapa inicial? me ajuda, quero uma palavra encorajadora. Obrigado!

    • Nascimento,

      Você esta no caminho certo, que é a aceitação. Busque o conhecimento certo e tenha disciplina que tudo será controlado novamente. Não olhe para o diabetes como uma crise, mas como uma oportunidade ara você ter uma vida saudável. Pratique atividade física e tenha uma alimentação balanceada.

    • Confia em Deus e o medo passa logo. Toda vez que sentir medo, pense Jesus está ao seu lado nesse momento e que nunca te desampara. Você é forte vai conseguir. Corragem vai?

  7. Gostei, bastante esclarecedor o artigo.

  8. como pode minha glicose sendo tirada em jejum 188 170 e no minimo ue chega eh 150 quase nao alintadno e o exame de sangue eh inferior laboratorial

  9. No no início de agosto minha glicerina chegou a 625, um mês depois está mantendo a média de 108 a 89 nas 3 medições diarias.
    Parei de tomar a insulina humalog por conta própria. Só faço uso da NPH 2 vezes ao dia. Quero parar. Faço atividades físicas diariamente, perdi 21 kilos e me alimento saudáveis.

  10. Boa tarde
    Fiz exame de sangue em abril e a glicose em jejum deu 91
    A hemoglobina glicada deu 5.7
    Já estou pre-diabética ?
    Consigo reverter isso sem remédios ?
    O médico me passou sinvastatina por estar com o colesterol em 250
    Mas pelo que li na bula essas estatinas podem elevar a h. Glicada, principalmente em quem tem pre disposição
    Ainda não comecei a tomar
    Estou sem saber o que faço
    Por enquanto mudei meus hábitos
    Faço caminhadas diariamente de 30m
    Como muita salada de folhas diversas
    Tirei o arroz branco , o macarrão ,o pai branco e o yakult, pois dizem que tem muito açúcar
    To meio que perdida
    Bárbara
    Grata

  11. Boa noite, gostaria de saber se metformina emagrece, descobri a 10 meses que estou com diabetes .estou domando a de 500 mg. Pesava 58 kg agora estou com 55. Não estou feliz com este emagrecimento.

    • Lany, a perda de peso devido ao uso de metformina é insignificante. Quando se tem diabetes, existe mudança de hábitos, como alimentação saudável e atividade física regular. Isto faz com que o peso diminua. Perder peso quando se tem diabetes é bom, pois diminui a resistência a insulina, melhorando o controle glicêmico.

      • Muito obrigada,pelo esclarecimento. Me ajudou bastante, pois estava confusa com relação a metformina.

      • Havia suspeita de dm tipo 2 e medica receitou metformina. Passado um mês estou medindo em casa e está normal. Se eu retirar o medicamento e os índices se mantendo normais posso abandonar o medicamento? Obrigado

        • João,
          O objetivo do tratamento do diabetes é manter os níveis de glicose no sangue próximos dos valores normais. Se você esta encontrando níveis normais, quer dizer que o tratamento esta fazendo o efeito esperado. Desta maneira NÃO ABANDONE o tratamento.

  12. dr. por favor tomo metformina a 4 anos ouvi dizer que é preciso trocar de medicamento a cada 2 anos e verdade essa informação, minha diabetes esta controlada em 120 130 tomo duas x ao dia metformina 850 mg.

    • Pedro,
      O tratamento deve ser reavaliado periodicamente. Quando os resultados dos exames se encontram dentro das faixas esperadas, não tem necessidade de trocar a medicação. Devem ser avaliados os valores de glicose em jejum, pós refeição e hemoglobina glicada.

  13. Oi bom dia, descobri que estou conseguindo m diabetes, na primeira semana tomando metformina foi em jejum para 185 na segunda semana 161 e na terceira semana 185 tudo em jejum será que está melhorando pois faz três semanas que estou tomando metiformina e fazendo a dieta. Por favor me responda. Por mais agradeço.

  14. ola dr descobri que sou diabético a 4 mês lhe confuso q estou muito nervoso pq nao sei o q fazer me ajude por favor

  15. Estou fazendo a dieta dos carboidratos a dois meses e meio as vezes como uma carambola ou uns quatro morangos unicas frutas. Mas qd voufazer o destro pela manhã acho que deveria estar uns 85 90 pela alimentação sem carboidrato geralmente está 160 180 e a noite costuma estar alta 250 200 280 isso consumo o mínimo de verdura e legumes acima da terra carne pouca e ovos pq será que está alta?

  16. Todo mundo só fala dos erros dos diabéticos, infelizmente temos muitos médicos despreparados, os dois médicos que me atendem, Clínico Geral e um Endócrino nem querem saber sobre meu problema de depressão crônica, se quiser me tratar adequadamente tenho que pagar do meu bolso um psiquiatra, sou atendida pelo SUS e não tenho condições de pagar um convênio. A minha diabete tem origem principalmente por problemas emocionais, não é fácil lidar com isso sozinha, os médicos te entocham toneladas de medicação, percebem que nunca conseguem o efeito desejado e sempre colocam a culpa no paciente, o erro é sempre nosso, só quem tem depressão entende, quando você fala com eles a respeito disso parece que você é um ET, não dão importância, dão a entender que é frescura da pessoa, passei várias vezes por isso, te olham com desconfiança e ironia.Você se vê derrotada, as pessoas de onde se espera ajuda não te olham nos olhos e pior não te olham como seres humanos, de dentro pra fora, somos mais um número nos prontuários ou pedaços de carnes a serem estudados. Fale a respeito disso também, nem sempre tudo é nossa culpa.

    • Maria Jose das Gracas Caramori

      Oi amiga encontrei eco em suas palavras, Sandra, ja tive que ouvir expressoes tais como ” quem sabe seu pancreas já era? – como resposta á minha fala de fazer tudo certo e nao conseguir baixar a glicemia, ou “por fora bela viola, por dentro pao bolorento” ao me ouvir falar de meu empenho nos exerciciose poucos efeitos e vai por aí. Já ouvi uma fala sinsera de um medico que foi fazer medicina porque se descobriu diabetico e quiz estudar para se tratar. Acho que este é o caminho embora já tenha quebrado a cara aí tambem, me joguei de corpo e alma num curso de homeopatia, parei de tomar os remedios por acreditar numa possivel causa e consequente tratamento diferenciado do alopata e nao deu certo, perdi um halux em consequencia de comprometimento de meu estado vascular que piorou devido ao controle precario da glicemia, mas poderia ter sido pior, aprendi muito e continuo estudando. Vou fazer cursos outros que aparecerem. Aprendi que é muito dificil o tratamento pois nao há interesse da medicina em nos curar, somos muito mais rentaveis assim, entao se queremos a cura temos que descobrir. Em minhas pesquisas escolhi algumas pessoas chave que sigo constantemente e até para adquirir suplementos que ajudam no controle temos que ter referencias confiaveis. Aprendi também que embora eu possa ter chegado á causa do diabetes para mim, que poderia ser uma intoxicaçao por cafezal na infancia, aliado a uma herança genetica, a cura poderia ter um medicamento homeopatico que até já existe, mas nao funcionou infelizmente, mas ainda acho que o comprometimento do pancreas já esta muito serio para que o medicamento homeopatico faça efito em pouco tempo. AQtualmente sigo um medico homeopata que infelizmente nao reside em sp o que dificulta para mim. Pretendo fazer um curso que possa ter um acompanhamento em um hospital onde se possa ter aparelhos á disposicao para acompanhar tratamentos e que possa orientar quanto á influencia de medicamentos e suplementos auxiliares.

  17. Silvio José luporini

    Olá fiz exames de glicemia. Acusou 109. Se repetir o exame após um mês e meio será o mesmo valor? Obrigado fico no aguardo.

  18. Esperança de Luna Batista

    Sou diabética há muitos anos. Minha glicose já me surpreendeu por duas vezes marcando acima de 600 e outra 580. Daí fui internada para tratar. Depois baixou um pouco. Estou tomando galvus me 1000 X 50, 2x dia. Em jejum tomo glimepirida. Logo que adaptei tomar cápsulas de pata de vaca 2x dia juntamente com a outra medicação citada ela vem consideravelmente controlada. Tenho observado em jejum ela chegou a marcarespeito 104. Recentemente ela está marcando muito valores tipo: 133 (jejum), 185 (alimentada), 90 ( jejum) e 110 (alimentada). Isso.nunca mais visto na minha vida. Sou desregrada. Como de tudo e faço pouco exercício. Tenho 62 anos, ultimamente estou fazendo natação 1 a 2 vezes por semana, por 1 hora. porque é o exercício de minha preferencia. Meu peso atual 74 kg. altura 1,65 m. Por favor me responda pelo email. elb957@hotmail.com. Esperança Batista…

  19. Oi Mônica. Acompanho vc bastante tempo. Gostaria que você falasse de diabetes tipo dois e acupuntura ( auriculoterapeuta).

  20. Marco Hilario da Silva Tavares

    Oi …Mônica,

    Venho endossar esse assunto por ser DM2 e observar muito de perto, pricipalmente para quem está na terceira idade, e que tem perspectiva de resultado no tratamento,com comprometimento em outros órgãos assim como, outras patologias,degenerativas da idade ou não, que vem somar numa preocupação constante para nós.
    O DIABÉTICO NA TERCEIRA IDADE. Sugestão, ter esse assunto mais aprofundado tanto para o homem ,como para a mulher
    .
    Fico grato,
    Abraço.
    M.Tavares.. .

  21. Excelentes dicas.Parabéns por seu trabalho esclarecedor e que nos auxilia sempre!

  22. É isso aí Drª. Mônica ! O peixe morre pela boca. Quando eu sigo os seus conselhos, a glicose cai drasticamente até aos níveis desejáveis, os que eu me sinto confortável, mas quando me acomodo, leva um tempinho para chegar aos níveis que normalmente me sinto bem; que são entre 120 e 140, pois não sei por quê se baixar para 100, me dá a impressão que vou sofrer uma hipoglicemia, o que é muito ruim ! Se entrar abaixo dos 100, o meu dia acaba aqui. Quanto ás refeições ; sigo suas recomendações, que aqui eu me dou muito bem ! Preciso de lhe perguntar : Tomo uma taça de vinho seco a cada refeição, não porque eu seja dependente, mas porque é um habito desde há muitos anos… o que me recomenda, continuo ou paro ? Obrigado, Beijo no seu coração.

  23. MONICA
    SOU DIABETICO HA QUAE 30 ANOS E AGORA COM 75ANOS TOPMO DIARIAMENTE UMA COLHER DE MEL DE ABELHAS EM JEJUM QUE ME FAZEM MUITO OBEM FISICAMENTE ….TERÁ ISTO GRANDE INFLUENCIA NA GLICOSE ,UMA VEZ QUE SE TRATA DE FRUTOSE>>>>>POR FAVOR SE HOUVER OPRTUNIDADE DE RESPONDER-ME POR E-MAIL FIK O-LHE MUITO GRATO
    teixeira.eliseu1@gmail.com

  24. muito Bom!Fundamental para refletir e tomar decisões.Abraço.

  25. Muito bom esse alerta. Precisamos de muito incentivo para manter o regime alimentar que não é nada fácil! Obrigado.s

  26. izabel das virgens barboza

    as pessoas que por problema fisico não pode faser atividade fisica não tem dinheirinho pra uma academia? ????

  27. Mara Angélica Gregório João

    O meu esposo tem diabet 1, mas não cuida….Já passou mal várias vezes…corremos para o Hospital….aí ele diz que vai mudar…..e depois continua tudo igual…..tenho que ficar em cima…mas é muito difícil…

  28. Preciso fazer uma cirurgia de Hernia Inguinal e minha Glucose está 139, posso fazer?

  29. Tô muito chateado com um resultado de 419 hj estou perdido me pegou de surpresa não imaginava,quem pode me ajudar?

  30. Alexandre Marcio da Silva

    Tomo meus remédios nos horários prescritos, caminho todos os dias, como balanceado, de inicio ela caiu de 199 pra 90/85, depois subiu tudo de novo, mesmo eu mantendo exatamente tudo igual.

  31. mauro regis de oliveira maia

    Dra Mônica
    Verifiquei hj a taxa de glicose após o café da manha…indicou 177 (duas horas depois)…lanchei três horas depois (barra de ceral light) e verifiquei a glicose duas horas depois e indicou 139…Almoçei tomei um glifage e verifiquei duas horas depois…a taxa foi 150…a minha glicose esta sob controle ou precisa de ajustes na medicação?…Quando iniciei o tratamento há mais ou menos quinze dias…o médico prescreveu 2 comprimidos em jejum de gliblencamida e um glifage após as refeições (almoço)….com essa medicação a taxa de glicose pela manhã em jejum chegou uma ves a 63…algumas vezes 70…verificava aleatoriamente e da va em média 84…sentia muitas tonturas e mal estar…a noite principalmente..agora so tomo os glifages….e a situação ficou mais ou menos como coloquei no inicio da minha conversa…tenho que tomar o gliblencamida novamente pra baixar mais ainda a taxa de glicose após as refeiçoes? pq que a noite a taxa de glicemia sempre esta mais baixa e sinto tonturas? Obs: nas duas formas de medicação a glicose em jejum estão dentro do desejável..

  32. mauro regis de oliveira maia

    Bom dia..
    Sou diabético..não sei a quanto tempo…descobri agora, mas ja sintia os sitomas ha três anos atras aproximadamente…nunca fazia exames. Resolvi fazer..e a minha glicose deu 240…Passei a tomar dois glifage um após cada refeição (almoço e jantar). Estou monitorando a taxa de glicemis…estou fazendo uma dieta rigorosa. Tenho percebido que a minha glicose após refeição (almoço)…duas horas após..é em média 140…e sinto umas tonturas..e a noite duas horas pós jantar é em média 100..e estou sentido tonturas…Por que será que estou sentindo essas tonturas?

    • Mauro,

      O que você deve estar tendo é sintomas de hipoglicemia, mesmo com glicemia normal, já que você viveu anos com glicemia alta. Nosso organismo é muito inteligente, por ter passado muito tempo com a glicemia alta, ele acha que isso é normal. Agora que você esta em tratamento, e consegue um controle das taxas de glicose, seu organismo acredita que as taxas estão baixas e você sente os sintomas de hipo.
      Não pare seu tratamento, pois logo estes sintomas vão passar e você continuará com as taxas sob controle.

  33. Ana Cristina Santos de Souza

    Gostei muito sou diabética a três anos tomo compridos mais vira e mexe tenho q tomar insulina pq os picos já chegou 600 estou com dificuldades em manter os níveis baixo

  34. Adorei ,precisava ler isso ,atividade física é o q preciso .Obrigada .Fatima

  35. Por enquanto estou no início da insulina duas vezes por dia tentando o controle.abraços.

  36. Descobri estar diabética a pouco mais de três meses. Tem sido muito, muito difícil pra mim. No comecinho cortei o açúcar e comecei uma dieta . Parei com tudo, estou depressiva e sem desejo de mais nada a não consumir tudo o que sempre gostei…

  37. Terezinha de Jesus Alves Gomes Miranda

    Tenho diabetes tipo 2 há 17 anos. Cometo praticamente os 6 erros, mas os mais fortes são o quarto e quinto erros. Preciso de ajuda!

  38. EU SOU UM POUCO REBELDE NÃO GOSTO QUE ME CONTROLA

  39. Vou acompanhar ectentar novamente o controle da diabetes. Meu triglicerídeos e 439 e a diabete é 149 e o colesterol todos só vem escrito: prejudicado pela lipemia.

  40. ANNA CAROLINE PONTES

    Boa tarde! Cometo TODOS! Sou diabética tipo 1 há 16anos e mesmo assim não consigo ser disciplinada. Gostaria demais da ajuda de vcs. Grande bjo

  41. Não consigo controlar minha diabetes

  42. Doutora Monica sou diabética a 3 anos , no primeiro ano fiz uso do remédio que o governo dá ou seja metformina e glibemclamida, durante todo este tempo tive alergia minha pele ficou como se estivesse tomada de acne , cheias de cravos e quando o calor aumentava coçava, ardia, ficava vermelho o medico foi mudando a medicação e depois de um ano penando com alergias pois ele mudava o nome do remédio mais tinha a mesma composição e eu não me toquei disso, troquei de médico e ele me passou o galvus 50 e eu de senti muito bem com níveis de glicose controlado e sem alergia , mais agora esbarrei no preço nossa o remédio é caro, custa 122,90, só vem 56 comprimidos e eu tomo 2 por dia , um antes do almoço e outro antes do jantar e esta pesado demais 240,00 no mesmo mês , o que posso fazer para tomar o remédio só uma vez ao dia pois assim ficaria melhor para mim financeiramente……e um detalhe ele mandou tomar sinvastatina associado ao remédio da glicose, tomo todo dia isso é correto, pois tenho amigos que são diabéticos e faz uso continuo deste remédio.

  43. Eloah Grana de Menezes

    Eu estou esquecendo demais de tomar meus remedios e isto esta me preocupando muito..ajude-me por favor. Bjs

  44. Preciso levar isso mais a sério…

  45. Cometo todos os erros meu deus!

  46. Fui em um aniversário e em uma festa de casamento e consumir salgados.

  47. Eu concordo com o erro 1 faço ensulina duas ao dia não me cuido bem porque tenho desculpa da insulina ela baixa se eu abusar faço insulina ela baixa. Ok

  48. Para meu filho falta atividades física e controlar melhor suas escolhas… Mas não e fácil qdo se trata de uma criança de sete anos

  49. Descobrir que tenho diabetes agora,mais já estou me cuidando.mais cm sou atlerta pra mim e mais fácil controla td.mais achei muito importante essas dicas de vcs,e desse jeito que as pessoas pensam e agem.esse informativo ajuda muito quem tem diabetes. Ionefernandes18@hotmail.

  50. Zulmira de Castro Guimarães Lauar

    Meu médico me proibiu de fazer controle glicêmico pq me tornava obsecada. Hj sou um pouco negligente na minha alimentação, mas evito ingerir alimentos q elevam minha glicose. Mas devido a um grd depressã ansiedade e sedentarismo q por causa da depressão nos me deixam sair da cama. Devido à isto ganhei 2 kg em 3 messes. Me sinto preocupada.

  51. Não consigo me regrar e me culpo por isso, mto, mto. Tomo os medicamentos, mas qdo faço a dieta, me sinto sonolenta, a glicose cai, fico sem animo animo pra nada. Preciso de ajuda!

    • Clemira, nosso corpo é inteligente…quando você consegue baixar sua glicêmia para níveis normais, seu corpo acha que esta muito baixa, daí você tem sintomas de hipoglicemia. Persista, que você vai passar a sentir melhor com níveis normais.

  52. Boa tarde!! Sou diabético tipo 2, estou completamente errada e não consigo me controlar. Gostaria muito de um grupo de apoio.
    Parabéns pelo o trabalho de vcs!

  53. Eu nunca anotei a minha comida , tomo medicação regularmente e não faço dextro diariamente aliás, só faço controle com exame de sangue principalmente o glicemia glicada q está sempre por.volta de 6 Tb não faço exercício sou uma diabetica Atípica?
    Será q isso basta?me de sua opinião abs

  54. sou diabetica ipertensi cardiaca,tomo Metiformina 500 mg 3 vezes ao dia,e cometo 3 destes erros, não faço caminhada como meu medico manda , pois eu tenho artrose no quadril não aquento caminhar2 erro como um dose de vez em quanto 3 erro as vezes paso da hora do medicamento no café da manhã mas a minha diabetis está controlada , já infartei tenho duas safenas no meu coração,e tenho muita má circulassão !

  55. Gostaria de saber qual o melhor horario pra medir a clicose?

    • Gloria, depende de quantos testes você faz por dia. Caso faça um teste diário, meça em horários alternativos, como o exemplo:
      Primeiro dia – antes do café da manhã
      Segundo dia – 2 horas após café da manhã
      Terceiro dia – antes do almoço
      Quarto dia – 2 horas após almoço
      Quinto dia – antes do jantar
      Sexto dia – 2 horas após o jantar
      Sétimo dia – antes de se deitar

  56. Eu me alimento muito a noite exagero.

  57. Muito bom, ultimamente tenho sentido tonturas, verifiquei a glicemia e estava em 148, nunca havia sentido isso, pois vou passar por uma avaliação médica para ver o que tenho de verdade, muito obrigado pelas dicas, há minha mãe é totalmente diabética.

  58. É Glifage de um grama

  59. Estou diabética há quinze anos e ultimamente tomo três comprimidos de tiragem Dr 1 grama e um de dinâmicos 60 MG. So que eu tomo todos de Manhã está certo? Obrigada

  60. O meu erro grave é comer sempre mais e
    Alimentos que fazem mal
    Aos diabéticos

  61. Obrigado pelas informações. Sempre ti o noção da minha taxa de glicemia. Quando alta normalmente minhas mãos ficam como se estivessem inchadas, dormentes. Quando normal, entre 90 e 120 elas ficam ok. Posso fechar e abrir os dedos sem problemas. Há exatos 4 dias perdi essa referência. Pareço esta bem, minhas mãos estão normais, porém comecei a beber e urinar muitos, o que acontecia comigo habitualmente. Ontem bebi mais de 10 copos de água durante o dia e fui ao banheiro minutos depois de beber. Preocupado hoje as 3 da manhã medi a glicemia e deu 419. Notei também que nesses 4 dia minha urina está branca, quase da cor de água.. Será que nos rins deixaram de funcionar? Tomo 4 comprimidos de Glifage 500 mg, após o almoço, 1 comprimido de Trayentra 5 mg em jejum e 60 mg de Diamicrom também em jejum.

  62. Eu, sinto que, no almoço eu cometo um pecado. minha glicose em jejum está a baixo de 100. Mas nas hora do almoço, 2 h faço a medição ela fica acima de 140. Não tenho vícios de jantar. Sempre um lanche.

  63. Existe limite na quantidade de insulina utilizada (Lantus) ?

  64. Minha rejeição elo Diabetes é tão grande, que as vezes esqueço de tomar o remédio.Estou me corrigindo e muito.

  65. Adorei os 6 erros que comprometem a vida do diabético. Eu cometo pelo menos 4 deles. Não me alimentar na hora certa é uma. Não tomar os remédios também nas horas certas. Não praticar exercício físico. Tenho depressão, síndrome do pânico. Gosto muito da ajuda de vocês.

  66. Ola Dra Monica,
    Faco uso de medicamentos ha 8 anos.Consegui perder 8 Kgs nesses anos! Sera que se perder um valor X nao vou precisar mais tomar remedios?
    Grata,
    Celine

  67. Preciso de toda ajuda que me leve a compreender melhor o diabetes tipo 2.

  68. Monica eu tenho diabetes tipo 2 tomo 3 mettformina de 500 mg por dia mas se ele abaixa pra 90 ou 85 começo a passar mal com muitos tremores nas mãos parece que vou desmaiar isso é normal?

  69. A minha diabetes estou controlando. Já sei até alimentos que quando come sobe a glicemia. Tomo a insulina direto. Tomo trayenta 5mg. Estou levando. Procuro ler muito a respeito.

  70. Olá Dra. Monica fiquei bem feliz quando recebí suas preciosas lições sobre diabetes.
    Acho que quanto mais soubermos sobre ela melhor para nós
    seja Bem vinda. Deus a abençoe muito neste trabalho tão importante.
    Um abraço de Edith Purim

  71. Obrigado pelas dicas.
    Grato .

  72. Maria das Graças Almeida

    Boa tarde Monica! foi muito valida sua orientaçao, a minha glicemia varia, antes do cafe da manha, um dia é 125, outro 78, outro dia 2 hs antes do almoço 109, depende muito do que eu como. Mas ja foi 135. alta, baixa controlo sempre, e com suas informaçoes procuro sempre seguir. Faço atividade fisica duas vezes na semana, pilates, e caminhada, agora que aqui é calor. O exame q fiz no mes de abril minha glicose foi 125 MG/DL, em Julho fiz aqui na Italia deu 136 mg/dl. Ultimamente estou tendo crises de sinusite. Agradeço muito suas informaçoes.

  73. Tomo hormonio, devido a retirada da tireoide, isso interfere na glicemia. Não sinto muita sede.

  74. Difícil falar ou explicar qdo se trata do diabetes , uma pessoa diferente da outra , enfim cada caso um caso, logo orientação uma diferente da outra, acho q melhor orientação e se conhecer e cada ser responsável por si

  75. Informações importantes e úteis para quem sofre com o diabete. Todas as informações postadas com também os vídeos tem me ajudado a tomar consciência do meu problema.

  76. Arnaldo Francisco da Conceição

    Muito útil essa relação dos 6 erros, serviu pra mim repensar em algumas coisas que eu tinha deixado de fazer. Muito obrigado Monica Amaral Lenzi, por ser tão atenciosa conosco e passar informações tão útil para o nosso dia-dia. Abração e bom fim de semana.

  77. Bom dia eu só me sinto bem com a diabetes em 250 se ela sobe ou desce já começo a passar mal , mas tbm não consigo com que ela fiqie aos baixa que isso .pode me dar problemas futuros ?

    • Marina,

      Você deve procurar seu m´dico, pois os níveis de glicose estão altos e vão te trazer consequências futuras. Você passa mal quando abaixa, pois esta com esta glicose alta já faz muito tempo e seu organismo acha que este é o normal. Quando baixa para níveis normais, seu organismo acredita que você esta com hipoglicemia e aí você tem estes sintomas, mesmo com níveis normais. Com o tempo, estes sintomas passam e você vai ter mias saúde.

  78. Os meus dois maiores erros é comer muito a noite e não me exercitar.

  79. Olha agradeço, de coração, você tem me ajudado muito,mais graças a Deus,a minha diabeth está controlada. Faço minha dieta direito, e não tenho problemas.

  80. Adetildes Farias Santos

    Boa noite Monica! venho há dias acompanhando o seu trabalho e estes dias atrás assistir alguns vídeos seu em parceria com a Monique, confesso que são vídeos importantes e que merecem serem lvados a sério pelos diabéticos. Sua orientação é clara e inteligente, o difícil é encontrar pessoas dispostas a pagar o preço da obediência para por em prática suas orientações. Eu comento isso porque em abril, antes de conhecer o seu programa, vi no Face em uma mensagem enviada por um amigo, uma palestra, gostei muito do que ouvi e imediatamente me inscrevi em seu programa, ja li todo, mas até agora ainda não consegui colocá-lo em prática, não só pelo motivo de minhas constantes viagens, mas principalmente por falta de tomar uma decisão antes do acidente, pois dos 6 erros mencionaados no inicio de sua orientação, ainda piso na casca da banana em pelo menos 3, o que já diminuiu, porque antes de abril eu errava em todos os 6.

    Que continue abençoando o seu trabalho e o seu projeto. Parabéns!!!!

  81. Meu diabete varia de 120 a 240, mas ultimamente estou perdendo peso muito rápido, o que devo fazer?

  82. Joaquim L. de O. Neto

    Mônica, tenho 68 anos, percebi diabetes tipo 2 há uns 2 anos atrás, faço caminhada todas as manhas por 30 minutos, movimento muito durante o dia, cortei refrigerante, açúcar, doces, ( de vez em quando como pedaço de chocolate meio amargo) tomo medicamento nos horários certos, evito legumes que dá em baixo da terra, o meu nível não baixa dos 130/140, onde estou errando ?
    Grato, Joaquim.

  83. Tenho um pouco de conhecimento sobre o diabetes, sei a função dos carboidratos no organismo e quais frutas aumentam o nível glicêmico, além disso, tomo a medicação direitinha com a orientação do endócrino, mas tenho um problema: não posso fazer atividades físicas, por ser deficiente da perna e não posso caminhar. Qual sua orientação neste sentido?

    Aldemar Marinho

  84. Boa noite Monica, sou diabéticaha 14 anos ,minha glicose era ccontrolável ate eu ter uma iinfecção urinaria que subiu pro rim, minha glicose chegou a 620. Fui internada , mas o meu organismo estava resistente a alguns antibióticos , no hospital tive plaquetas baixas e pneumonia, fiquei muito frágil .A partir dai sou dependente de insulina, em abril tive uma hemorragia que atingiu a retina e estou com visãodupla. Estou me recuperando aos poucos. Agora ttambém sou hiprtensa. Sou consciente que tudo que estou passando é resultado da minha falta de consciência , nãolevei a serio a gravidade dessa neuropatia que age silenciosa no nosso organismo e por onde passa faz um estrago danado. Por isso quero deixar aqui o meu apelo a todos os bbrasileiros portadores da diabete tipo1ou 2 não deixem para se cuidar só quando tiver uma crise, por que pode não ter a mesma sorte que eu. Na maioria das vezes ela não mata ela mutila. Agradeço este eespaço.

  85. Monica, muito boa a sua contribuição.
    Sou Carlos de Laet, jornalista do RJ, e lhe peço para indicar alguns grupos de apoio em minha cidade. Às vezes vejo na TV muitos desses grupos, mas todos em São Paulo.
    Quero passar uma informação. tenho alguns cálculos renais e meu urologista me determinou para parar imediatamente de tomar injeções de Profenid quando começo a sentir dores. Ele afirma que o Profenid é uma bomba para o rim do diabético.
    Ficam meu abraço e minha gratidão por seu excelente trabalho de orientação. Abraços a todos.

  86. E quando o diabetes é emocional, como fazemos para controlá-lo???…..

    • Rosely,

      Não existe diabetes emocional, existe diabetes tipo 1 e tipo 2. O estado emocional pode alterar sua glicose sim, mas para controlar o diabetes é necessário associar ao seu tratamento medicamentoso uma alimentação balanceada e atividade física é fundamental.

  87. Jackeline Cerqueira Rolim

    Ola boa tarde sou diabetica ha nove anos tenho diabetes tipo I tenho 31 anos olha eu tenho um pessimo habito de beber líquido durante as refeições não estabelecer horários regulares pra fazer as principais refeições e twnho ainda serios problemas de depressão e ansiedade já ha muitos anos. Faço terapia e tenho acompanhamento psiquiátrico já ha 9 anos.e faço pilates há quase dois anos.Me ajudem também. Toda ajuda será bem vinda .obrigada

  88. Meu filho é diabético e não se cuida fico muito preocupada com isso quando era pequeno eu controlava agora depois de grande está difícil.

  89. eu como muitas frutas mais do que o recomendado faz mal isso?

  90. Muito boa suas orientações, gosto muito, têm me ajudado na disciplina.

  91. Oi bom dia Mônica como faço para controlar minha diabete no momento que estou passando por uma crise financeira e tambem por uma separaçao com minha esposa estou com um nivel de glicose altissima, ja não sei o que faço, estou chegando ao ponto de não me alimentar direito,tenho 2 filhos idade 46 anos,estou quase desistindo da vida,vontade de fazer uma coisas que nunca se passou em minha cabeça,isto é um sitoma de depessão?

    Obrigado por me ouvir.

  92. Não consigo fazer exercícios.

    • Noé,

      Você tem um cachorro? Leve-o para passear na rua, isto já é uma atividade física, você sabia? Varrer sua casa ou quintal também vai te ajudar com relação a atividade física. Procure fazer algo que te dê prazer. Existem várias mudanças ue você pode fazer em seus dia-a-dia que vão te ajudar a não ser sedentário.

  93. Maria Odete Schaurich Bernardes

    AMIGA, ainda não sei se sou diabética ou somente pré. Preciso fazer um exame para ter um resultado certo. Mas tenho ficado muito tonta, mas tirei o açúcar da minha dieta. Não sou dada a exercícios, faço uma caminhada leve, será que resolve alguma coisa?
    Obrigada pelas informações, estou preocupada em saber tudo sobre diabetes.
    Beijo no coração.

  94. Minha filha tem 2 anos e a 2 meses descobrimos a diabetes tipo 1 ela usa insulina estou muito angustiada pois a glicerina dela umas vezes está alta e outras vezes muito baixa já mudei toda a alimentação já não sei mais o que fazer pra controlar as glicemias

  95. TANIA
    GOSTEI MUITO DE SUAS INSTRUÇOES QUE ENTREGAM A ABSOLUTA RESPONSABILIDADE DO CONTROLE DOS DIABETICOS PARA NÓS MESMOS,,,CUNTUDO SOU INSULINO DEPENDENTE EM VIRTE DE CIRUGIA CARDICA COMO UMA FORMA DE PROTEÇÃO AOS RINS MAS TEM ANUCIADO PRO AI ALGUM=NS MEDICMANTOS NOVOS POR PODEM SUBSTIUIR A INSULINA ,
    A SRA PODERIA ME AJUDAR NUMA DESCRIÇÃO DESTE MEDCMANTOS.
    GRATO PELO RE
    ELISEU

  96. selma de araujo nogueira

    Infelizmente, cometo todos esses erros. Como errado e não faço exercícios. Muitas vezes esqueço também a medicação. To frita!

  97. Não consigo controlar a diabetes, não sou disciplinado, nada. não é que não gosto de atividades físicas eu simplesmente as odeio, não consigo comer em horas regulares não como quase nada, enfim acredito não existir possibilidade para o controle.

  98. Tenho muita dificuldade em controlar a diabetes, acabo comendo sempre em horários diferentes, pulo refeição e acabo tomando skates diet no lugar de refeição pois as vezes não tenho fome, dizem que diabetes da muita sede, eu quase não bebo água, não tenho sede, isso é normal? Não consigo fazer exercícios físicos começo mas logo paro. Gostaria muito de ter uma vida mais regrado. Tenho 1,60 m e peso 67, 68 k , acredito que não estou acima do peso. Acho que a diabetes no meu caso é emocional.

  99. Nao consigo abster-me totalmente por carboidratos, doce fico sem , mas as vezes passo o dia todo comendo certo qdo chega a noite , como pso bolo e outtos. Mas não sou gorda sou bem magra minha slimentacao e bem basica , tomo os remedios diariamente faco todos os dias atividade fisica , e, nao sei mais onde mudar pra baixar minha glucemia

  100. Eu cometo um monte de erros na alimentação de vez em quando eu vejo minha glicemia tento controlar todo mes e vou sempre so médico por indicacso dele. Faco pouco exercicio mas faço quero intensificar.

  101. Lelia Sueli A. Santos

    Não havia ninguém mais rebelde que eu . Diabética 2 há mais de 15 anos , sem controle algum . Há um ano venho me cuidando com medicação , dieta e caminhada . Estou colhendo os frutos desse “sacrifício” , tive melhoras surpreendentes . Aprendí mt em grupos para diabéticos !!! Vale a pena , não tenham dúvidas !!!

  102. Marco Hilario da Silva Tavares

    Ola Mônica,

    Achei muito interessante e parabenizo por esse alerta “OS 6 ERROS QUE COMPROMETEM O CONTROLE DO DIABETES”. Depois de 20 anos de DM2 com cuidados,medicamentos e monitoramento constante, conclui que tenho muito que aprender e exercitar. Principalmente não arrumar disculpas para deixar de fazer atividade fisica tão necessária.

  103. Gostei muito de ler esses erros, assim vou me alertar, porque estou errando demais. Estou bem descontrolada.

  104. Olá Monica, tenho diabetes ha uns 10 anos ou mais um pouco e tomo insulina e medicação todos os dias, e só agora consegui controlar a glicose, através de muito exercício físico, não consigo emagrecer nada talvez porque cometo os erros 5 e 6 principalmente, às vezes não consigo controlar a ansiedade e a compulsão alimentar e isso reflete na glicêmia. Quando a glicemia está normal, abuso um pouco das coisas com açúcar por pensar que “só um não vai fazer mal”.

    • Rosana,

      2 palavras essenciais para um tratamento de diabetes eficaz: educação e disciplina
      Disciplina depende só de você e a educação, requer conhecimento, quanto mais conhecimento você tem melhor é seu controle glicêmico. Conhecer os alimentos e saber como eles vão influenciar em sua glicêmia é fundamental. O método “EU GOSTO, EU POSSO” vai ter dar ferramentas para um melhor controle.

  105. Credito minha DM 2 ao meu abandono ao vìcio do cigarro, pois logo ao deixar de fumar há cinco anos atrás, iniciei uma nova dieta alimentar em virtude dos efeitos colaterais da falta de nicotina. Iniciei tomando mais de três litros de água, meu paladar alterou, devido ausência de nicotina, e assim, aliado à abstinência, comi além do ideal, engordei em dois anos 20 quilos… cheguei aos 119kg,,, e daí então comecei a emagrecer até voltar aos 99kg… e descobrir que neste engorda emagrece era a Diabetes instalada, não me apercebi por causa dos efeitos da abstinência… confundiram-me… pois tomava muita água pela falta de cigarro e se urinava muito é porque bebia muita água…. muita fome era por causa do paladar e abstinência… só fui desconfiar que algo estava errado… quando minha visão começou a falhar…. cansaço além da conta… indisposição à toa… cãimbras… Imaginei… deve ser diabetes… BINGO… semana passada fiz o teste…. deu 380 o tal índice…. dali em diante larguei o açúcar… estou a fazer exames laboratorias…. e nesse ínterim, vasculho a internet em busca de discernimento. Cheguei nesta página através do meu Face, aproveito para agradecer-lhe Mônica… creio que de agora em diante estarei por aqui.

  106. LEONI FATIMA DE CAMPOS

    Tenho diabetes tipo 2, não consigo controlar, tomo insulina pela manha e a noite

  107. Tomar um sorvete, toda vez que vai ao shopping, comer bolo e brigadeiro quando vai a uma festa infantil…

  108. Qeria saber sobre quais alimentos seriam bom para manter o controle da glicemia ! Porque sei qe os carboidratos tbm são importantes, mas quais?! E a quantidade?!

  109. Maria José Cardoso Borges

    Meu marido, com 68 anos, foi diagnosticado há 51 anos com diabete tipo 1.. Uma longa caminhada….Ele segue direitinho todas as regras…Está bem…Criou uma associação (ADISGO) que conta com mais de 4.000 associados…exemplo de que é possível levar uma vida quase normal com o problema…Leio tudo a respeito e estou muito feliz por ter encontrado o seu Site……Estou encantada com seus vídeos e estamos estudando tudo o que é postado….Na idade dele preciso de muita informação sobre alimentação…Quero sua parceria…

  110. Regina Fernandes Tavares

    Faz algum tempo que fiz um teste e o diagnóstico relatou que era propensa à diabete, faço exames em laboratório anualmente, em casa naqueles aparelhos de vez em quando, sempre o valor nunca ultrapassava de 80 a 87. Semana passada fui fazer para uma cirurgia em um dente, e deu 197, inclusive na urina. Vou refazer, o que não consigo é deixar o sedentarismo. Será que se continuar nesse nível o meu dentista não vai fazer a cirurgia?

  111. Tenho um problema sério em beliscar à noite. Sei que preciso parar com isso…

  112. Tenho problemas sérios em manter uma dieta adequada…sou diabética a 16 anos, insulino-dependente e não sei como me alimentar direito. Começo bem…uma semana, depois desanimo e volto a comer tudo sem controle e meus níveis de glicose estão elevados..preciso de ajuda!!!! Não sei o que fazer. Aguardo respostas.

  113. parabéns, por me ajudar a cuidar da diabétes, geneticamente falando herdei de minha mãe
    mas para não esquecer horarios de medicação, logo cedo ao acordar já separo as doses do dia em uma embalagem propria.. assim sendo não fico preocupada se esqueci de algum, pois cada vez ao me medicar subtraio os comprimidos, fica mais facil, e a insulina tomo sempre no mesmo horario endicado pela medica, as 22hs, e cuido sempre medindo os niveis ao decorrer do dia…. quanto a dieta, não tenho nutricionista, mas sempre faço pesquisa, estou me controlando bem….um abraço

  114. Cintia Pineda Marcos

    Boa noite, Dra.
    MInha mãe é diabética e está sofrendo muito com a neuropatia sensitiva nos pés. A senhora indica ou conhece algum grupo multidisciplinar que possa fazer o acompanhamento com ela aqui em São Paulo?
    Grata,
    Cintia Pineda

  115. descobri a diabetes há 06 anos,mas a 01 ano resolvi fazer exercício regular
    a minha taxa dava entre 139 a 145 hj varia de 105 a 129 mas ando sentindo muita dor nos tornozelos e tendo algumas fraturas que está limitando os exercícios o que vc atribui a esses 02 fatores
    outra eu posso doar sangue ?

  116. Sou diabetico a aproximadamente 16 anos, hoje estou com 86 anos e a minha diabete está em torno de 110, deixei de tomar insulina, estou apenas tomando tres comprimidos de Metformina 800 por dia. Não faço exercicios mas ando bastante a pé.De manhã tomo uma chicara de café com leite e um paozinho c om manteiga, por volta das 10 horas como uma fruta, às 12;30 almoço, c omo só arroz ou só o feijão com uma salada cozida contendo fdavas, cenoura, couve flor. brocolis e vagens temperada com azeite virgem, à tarde por volta das 15 horas como ou uvas ou jaboticabas, ou uma laranja ou uma tangerina, às 18 horas tomos mais uma chicara de cafe com leite e um pao com manteiga e finalmente por volta das 22 horas como uma maça e tomo os ultimos remedios do dia .

  117. Jailton Lopes Machado

    Dra Mônica Amaral, você é um anjo!

  118. zilda de amorim moura

    descobri ser diabética aos 32 anos ,hoje tenho 55,faço dietas,tomo meus remédios de maneira correta mas não consigo praticar exercícios e as vezes saio da dieta não me alimentando nos horários recomendados e isto acontece pq tenho depressão devido ao stress então perco o apetite,tomo calmantes mas não consigo evitar a tristeza que vem com a depressão…

    • Zilda,

      A atividade física é um grande aliado no combate á depressão, além de te ajudar no controle da Diabetes.
      Comece com uma caminhada de 10 minutos por dia, e vá aumentando gradativamente. Se possível, vá escutando uma música que te dá prazer.

      Sua saúde esta em suas mãos e só você poderá mudar sua condição. por isto, dê o primeiro passo. Se não esta conseguindo ir sozinha, chame alguém da sua confiança para ir contigo e te incentivar.

      Força sempre, tudo na vida tem solução!

  119. Tenho diabete e muita dificuldade para manter uma alimentação saudável, principalmente no período da noite.

  120. Para quem é divorciado/separado/mora sozinho é difícil seguir uma dieta correta e mais difícil ainda resistir às “pequenas” (e graves) tentações de comer isto ou aquilo e tomar o remédio em seguida, , absolvendo-se psicologicamente, mas comprometendo a medida da hemoglobina glicada que no dia do exame vai denunciar nosso comportamento. PERGUNTA: EXISTE AQUI NO RIO/RJ ou em algum outro lugar uma rede que produza alimentos congelados para diabéticos que não têm empregada doméstica, trabalham fora o dia inteiro, e não dispõem de alguém para preparar sua alimentação diária? Seu post foi fantástico, estou incluído pelo menos na metade dos itens. Todos precisamos nos cuidar mais. Obrigado pelo seu precioso alerta. Abs.

    • Carlos,

      Obrigada pelo elogio! Minha misão como Educadora em Diabetes é melhorar a vida dos diabéticos.

      Infelizmente não tenho informação sobre este tipo de serviço no Rio de Janeiro, mas acredito que exista sim.

      A Sanofi junto com a Nestlé, lançaram uma linha de alimentos práticos chamado Optifast. Eu acabei de experimentar o omelete de queijo. Uma delicia!
      Além do Omelete, tem sopa de legumes e Mousse de Chocolate. Produtos desenvolvidos para diabéticos e que ajudam na perda ou manutenção do peso.

      Segue o link para conhecer melhor estes alimentos: http://bit.ly/Optifast

      Te convido também a curtir nossa FanPage Doce Vida Diabetes!

  121. Tenho 54 anos e descobri a diabetes e janeiro deste no ano. Fiz dieta e controlei a glicose tão bem que fui elogiada pelo endocrinologista, afinal foram 15 quilos em 2 meses, com reeducação alimentar e caminhadas. Hoje mantenho o peso, mas estou fugindo da dieta de vez em quando, ao ler a matéria percebo que está se tornando constante, não quero mais sair de casa e fico pensando o tempo todo se vale viver se furando e fugindo de tudo. Pois que não queira admitir, sinto que estou entrando em quadro depressivo. Me identifiquei com o erro # 4. Obrigada pela informação e orientação!!

    • Lúcia,

      Use a atividade física como aliada para fugir do baixo astral. 150 minutos de atividade física aeróbica por semana é suficiente para mudar a sua vida. 30 minutos de segunda a sexta.

      Não deixe o desanimo tomar conta de você!

      Um forte abraço!

  122. Bom dia Monica, mais uma vez fui acometido por um problema coronário, tenho 60 anos, descobriri que tinha diabetes a 1 ano, ontem dia 29.08.2014 tive que colocar mais 2 stents totalizando 3, e segundo meu cardiologista isso se deve em partes a diabete pois sou extremamente disrregrado em relação a alimentação. Meu níveis de açucar variam de 170 a 220. Faço caminhadas diárias de 4 a 5 KM mas só isso. Qual o melhor caminho hoje para tentar voltar a normalidade da minha glicose? Grato e Abraços

    • Dalton,

      Você tem a solução em suas mãos e acabou de falar que sua alimentação não é saudável. Procure manter uma alimentação equilibrada, procure um endocrinologista para rever o seu tratamento da Diabetes e continue com as atividades físicas.

      Um forte abraço!

  123. cometo todos os erros. tenho diabetes há 17 anos e de 3 aos prá cá perdi completamente o controle da doença. não consigo controlar a ansiedade, a depressão, a compulsão alimentar e isso reflete na glicêmia. apesar de exercicio fisicos tenho ganhado pesado e fico mais desanimada ainda para seguir a dieta. é uma condição de vida que exige mt disciplina e amor.

    • Alice,

      Procure um grupo de apoio em sua cidade, a troca de experiências é muito válida para te dar um incentivo para se cuidar melhor e conseguir um melhor controle glicêmico.

      Conte com nosso apoio em sua luta para controle do Diabetes!

  124. Olá tenho 52 anos meu diabete foi diagnosticada ha um ano atrás, não uso medicamento, meu medico disse que dar pra controlar apenas com dieta alimentar e exercício físico.
    De fato já melhorei bem seguindo esta orientação, mas lendo a matéria acima percebo que o tópico 6 tem muito a ver comigo, gostei muito da sugestão de anotar, fazer um diário da alimentação, ter um controle do que como e vou fazer, pois acho que isto desperta a gente para a realidade do que estamos cumprindo, ou descumprindo, fazendo com possamos nos policiar na hora da decisão de comer, ou não comer determinado alimento.

    De quando fiquei sabendo q estava com diabetes, já perdi 8 kilos, apenas com a dieta e exercício físico.

    Gostei muito da matéria,

    Att,

    Mª Djalma

    • Maria Djalma,

      Devemos nós lembrar que as pessoas são diferentes e reagem de maneira diferente diante de alimentos, medicamentos e atividade física. Somente anotando, você saberá identificar o que é bom ou ruim para o seu controle de glicose.

      Fico feliz em fazer a diferença na vida das pessoas.

      Conte sempre comigo para te ajudar nesta luta diária que é o controle da Diabetes.

  125. Sra. Maria Del Carmen, os sintomas como coração disparando, mal estar, muito suor, visão de estrelinhas ou pontos de luz, suor, e perda de noção do que esta fazendo, é sinal de Hipoglicemia, ou queda de açúcar no organismo, estes sintomas são percebidos quando medindo a glicose no sangue fica abaixo de 90mg.

  126. boa noite monica,eu to tendo muito cansanço e meu coraçao bate muito como se tubera brincando,eso medeja com um malestar ruim,nao se se e la alimentaçao.perdo muito o a petite,e meu aliementaçao nao e muito boa,eu so dependente de insulina.que eu posso fazer para melhorar todo eso que to sintendo.bjs obrigada

    • Maria,

      Você deve ter uma alimentação rica em fibras, não pular refeições e alimentar-se com pequenas porções várias vezes ao dia (5 refeições ao dia, sendo café da manhã, almoço e jantar. Entre as refeições principais, introduza um lanche.)

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"