fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Especial Criança: para um futuro saudável, precisamos de uma infância saudável

Você já deve ter ouvido falar da pequena Martha Payne, uma garota escocesa de apenas 9 anos que conseguiu atrair a atenção de mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo para a questão da qualidade da merenda escolar, e conseguiu o apoio do chef inglês Jamie Oliver e de outras figuras importantes no planeta.

A menina, que estuda na cidade de Argyll, onde mora, fazia comentários e dava notas às refeições da escola em seu blog “Never Seconds”, criado com a ajuda do pai, David Payne, diariamente. As fotos dos pratos eram publicadas com a permissão da escola. Entre os aspectos avaliados pela menina estavam: a qualidade da comida, a quantidade de ‘garfadas’ em uma porção e o número de fios de cabelo encontrados. A menina chegou a ser proibida pelo conselho municipal de publicar as fotos, mas devido à repercussão, o conselho voltou atrás.

Além de conseguir tamanha visibilidade e melhorar a qualidade da merenda na sua escola, Martha conseguiu algo muito maior, que o país e o mundo passassem a repensar a merenda escolar. A menina recebe e posta fotos de refeições escolares de diversos países, enviadas por crianças. Mais que isso, Martha conseguiu com o seu blog arrecadar 114 mil libras em fundos para caridade, destinadas ao Mary’s Meals, que fornece refeições para comunidades carentes ao redor do mundo. Parte do dinheiro foi para uma escola no Malawi, por exemplo, e será usado para alimentar 2 mil crianças durante um ano. A menina viajou ao país, com a família, para ver como está mudando a vida das pessoas, conforme noticiou a BBC de Londres.

E aí, vamos verificar e repensar a alimentação na escola também aqui no Brasil? Afinal, um futuro saudável depende de um presente ainda mais saudável!

Gostei muito dessa entrevista que Martha concedeu à revista independente Guaratujas Fantásticas. Recomendo! Clique aqui!

***

Na nossa próxima Sexta Azul, 5 de outubro, falaremos sobre Diabetes na Escola. Muito provavelmente você já teve de revolucionar o entendimento sobre a doença na instituição de ensino de seu filho. Se você quiser compartilhar conosco a sua experiência, mande sua história para blogueira@farmaciadocevida.com.br

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Quem tem diabetes pode engravidar?

Se você veio até esse post deve estar em busca da resposta para a pergunta: …

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"