fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024
O médico consola o paciente em um diagnóstico de diabetes

Estou com Diabetes e agora?

Qual o melhor caminho quando se recebe o diagnóstico de Diabetes?

O melhor caminho é entender o diabetes para aprender a manejá-lo corretamente visando uma boa qualidade de vida e o controle das complicações.

É importante entender que o controle do diabetes vai depender do bom conhecimento sobre a doença, o que vai permitir um bom controle da glicemia, do uso correto da medicação, da realização e boa interpretação dos exames, da adoção de uma dieta adequada e da realização de atividade física. Aliás, todos nós deveríamos perseguir esses objetivos, apresentando ou não Diabetes, pois este é o caminho na busca da prevenção das doenças e da longevidade com saúde.

Entenda a Retinopatia, uma complicação do diabetes

As pessoas que tem Diabetes necessitam realizar exames periódicos, pois podem se sentir bem mesmo com altas taxas de açúcar no sangue, ou seja, sem apresentar sintomas.

É importante entender porque esses exames são feitos e como interpretá-los corretamente para que se possa corrigir os níveis de glicose no sangue, através dos medicamentos, da dieta e dos exercícios.

Conheça agora os principais exames que uma pessoa com diabetes deve fazer:

Glicemia de Jejum

Este exame será solicitado pelo seu médico pelo menos a cada 3 ou 4 meses ou até de 6 em 6 meses por ocasião das consultas e de como se apresenta o quadro da doença.

Consiste na coleta de uma amostra de sangue após jejum de 8 horas. A pessoa com diabetes não deve fazer jejum maior que 8 horas e, quando for fazer o exame não aplique insulina se for insulino-dependente ou faça uso da medicação antidiabética oral, pois como ficará em jejum, o risco de hipoglicemia é grande. Deixe para tomar a medicação após realizar o exame e puder alimentar-se. #FicaDica

Quando chegar ao local de coleta de exame, avise que é tem  Diabetes para que possa ser atendido com maior rapidez, reduzindo o risco de hipoglicemia.

O objetivo a ser alcançado vai depender da idade e das complicações já presentes no paciente. Por este motivo, a conversa com o médico é muito importante.

Veja no quadro abaixo as metas a serem alcançadas por faixa etária:

Entenda o que é açúcar no sangue

Hemoglobina Glicada (HbA1C):

Sabemos que a hemoglobina é uma proteína encontrada nas hemácias, as células vermelhas do sangue. A vida média das hemácias é de 3 meses.

A função da hemoglobina é realizar o transporte e troca dos gases oxigênio e gás carbônico em todo o nosso organismo.

Quanto mais a hemoglobina for exposta a maiores quantidades de glicose, maior quantidade de Hemoglobina Glicada será formada, pois a glicose se liga de forma irreversível na hemoglobina. Desta maneira, determinando a quantidade de Hemoglobina Glicada presente no sangue, conseguimos descobrir a média estimada de glicose sanguínea em 3 meses, tornando-se um marcador do controle da glicemia para um prognóstico das complicações da doença microvascular.

Pessoas sem Diabetes apresentam Hemoglobina Glicada abaixo de 6%.

O esquema abaixo faz a correlação do nível de Hemoglobina Glicada com o nível de glicose no sangue:

As sociedade de diabetes mundo afora,considera um bom controle dos níveis de glicose no sangue resultados de Hemoglobina Glicada abaixo de 6,5%, o que corresponde a uma média de Glicemia de Jejum de 150 mg/dL nos últimos 3 meses.

Portanto, conforme a imagem abaixo, se a pessoa com diabetes apresenta um resultado de Hemoglobina Glicada de 10%, sua média estimada de Glicemia durante 3 meses será de 275 mg/dL e ela estará correndo maior risco de desenvolver complicações.

Não há motivos para realizar o teste de Hemoglobina Glicada com maior freqüência que 3 meses, pois não haverá modificação nos resultado.

No vídeo abaixo, explicamos qual o tipo de teste de hemoglobina glicada é mais preciso e porque. Clique na imagem e assista:

Teste de Glicemia Capilar:

É o teste feito com uma gota de sangue colhida no dedo. Ele serve para a monitorização dos níveis de açúcar no sangue e controle da dose de insulina a serem aplicadas.

Pacientes com diabetes tipo 2, bem controlados podem medir sua glicemia duas a três vezes por semana, antes das refeições em alguns dias e pós-refeições em outros dias. Pacientes com diabetes instáveis, grávidas, ou com infecção ou stress grave, deverão medir com maior freqüência, como antes e duas horas após as refeições, antes de deitar e, às vezes, de madrugada.

Entenda o que é glicemia capilar, clicando aqui.

Por exemplo, se a pessoa faz uso de insulina NPH 30 unidades às 7 horas da manhã e 10 unidades às 22 horas da noite e quer saber se o controle está sendo bem realizado, deverá fazer um teste de glicemia capilar às 15 horas em um dia da semana, pois estará medindo como estará a glicemia 8 horas após a 1ª dose de insulina e vai dizer se esta dose foi suficiente ou se a ingestão de carboidratos foi muito adequada.

A mesma coisa deverá ser feita em outro dia para checar a dose noturna de insulina. Se ela foi feita ás 22 horas, uma medida às 6 horas da manhã (8 horas depois) do dia seguinte vai conferir a dose de insulina, a quantidade de carboidratos ingeridos no jantar e a intensidade dos exercícios realizados durante o dia.

Devo anotar os valores da minha glicose?

É importante ter uma memória dessas medições, assim, um caderno com as anotações do horário e da dose de insulina, do que foi ingerido na refeição anterior e do exercício realizado se faz necessário para que se possa analisar, manter o que está certo e corrigir eventuais erros e, também para que se possa discutir com o médico as dúvidas que surgirem.

Os valores normais de glicemia são:

  • Em jejum — até 99mg/dL.
  • Duas horas após as refeições — até 140mg/dL.

Outros exames importantes são:

Glicosúria:

Mede o teor de glicose na urinária. Como já foi dito, a presença de glicose na urina significa que a glicose no sangue está em pelo menos 180 mg/dL (se não estiver maior), o que indica mal controle da glicemia e risco de desenvolvimento de complicações. Este exame será feito através de diferentes tipos de fitas que em contato com a urina vão indicar se o exame é positivo (glicose presente na urina) ou negativo.

Cetonúria:

Mede a quantidade de corpos cetônicos na urina. Cetonas podem aparecer na urina, quando se tem aumento importante da glicose sanguínea (geralmente maior que 250mg/dL ou glicosúria maior que três cruzes), jejum prolongado ou hipoglicemia.

Quando isso acontece, o corpo começa a utilizar as gorduras como fonte de energia, pois não consegue utilizar a glicose. Quando a gordura é quebrada os corpos cetônicos são produzidos, caem na corrente sanguínea e de lá vão para os rins, aparecendo na urina.

Quando houver HIPERGLICEMIA COM CETOSE (diabetes descompensado) temos glicosúria positiva e cetonúria positiva, além dos sinais de descontrole do diabetes.

Entenda o que é Cetoacidose

Na HIPOGLICEMIA, a glicosúria é negativa e a cetonúria pode ser negativa ou positiva, estando presentes também, os sintomas de queda de açúcar.

Portanto quando você tiver:

    • Glicosúria positivaCetonúria positivafalta insulina.
    • Glicosúria negativaCetonúria positivafalta alimentação.

A cetona na urina (cetonúria) demora mais para desaparecer que a glicosúria, mesmo quando se faz o tratamento correto.

É muito importante checar se os corpos cetônicos estão sendo produzidos, quando a glicemia estiver acima de 300mg/dL em duas medidas seguidas ou quando a pessoa apresentar algum mal estar.

Se isso acontecer hidrate-se (beba bastante líquido sem açúcar) e procure seu médico imediatamente!

Como Melhorar meu Controle do Diabetes Usando a  Alimentação?

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

2 Comentários

  1. cinthia mary da rosa

    gostei muito,me ajudou a compreender a minha doença, muito obrigado,cinthia mary

  2. minha diabete e muito alta mais nao tenho condiçoes de comprar o que preçiso

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"