fbpx
segunda-feira , 5 de fevereiro de 2024

Existe Cura para Diabetes Tipo 2?

Um novo medicamento esta sendo desenvolvido pela Universidade da Califórnia (EUA) e pode revelar-se finalmente uma “cura” para a diabetes tipo 2.

Diabetes, embora influenciada pela genética, é em grande parte causada por fatores ambientais como o excesso de stress, uma má dieta alimentar, ou o excesso de peso durante períodos prolongados de tempo, especialmente em uma idade avançada.

Nos pacientes com diabetes, o pâncreas é incapaz de produzir insulina suficiente, ou as células do corpo simplesmente não reagem a essa insulina, o que eleva os níveis de açúcar no sangue a valores perigosamente elevados.

Esta condição é conhecida como resistência à insulina e, atualmente, não há nenhum tratamento médico capaz de curar ou reverter. nem mesmo as dietas milagrosas que se encontram na internet tem este poder. Elas simplesmente ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue. Devemos ter muita cautela, pois o tratamento de diabetes é individualizado e estas dietas da moda podem comprometer sua saúde ao longo do tempo, se ela não for acompanhada por profissionais de saúde capacitados. Fica o alerta!

Pesquisa em andamento

Recentemente, num estudo desenvolvido por uma equipe de investigadores da Universidade da Califórnia, um novo medicamento foi administrado por via oral a um grupo de cobaias alimentadas com uma dieta extremamente rica em gordura, em resultado da qual os animais tinham desenvolvido obesidade e diabetes tipo 2.

O grupo de animais que recebeu o fármaco não apresentou efeitos colaterais. As suas células reagiram novamente à presença da insulina, e os seus níveis de açúcar no sangue voltaram ao normal durante pelo menos um mês.

Esta é a primeira vez que um tratamento efetivamente “elimina” a diabetes tipo 2. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os pesquisadores já tinha a noção de que uma determinada enzima era responsável por causar o diabetes. Conhecida como LMPTP, ou “proteína tirosina fosfatase de baixo peso molecular”, a enzima pode ser encontrada no fígado, e parece interagir com as células de tal forma que elas resistem à presença de insulina.

O medicamento foi especificamente projetado para dificultar a ação da enzima LMPTP, permitindo que os receptores de insulina das células sejam capazes de reagir a ela.

O que esta por vir

O próximo passo será verificar se o fármaco é seguro para uso em ensaios clínicos com seres humanos. A época para tal não poderia ser melhor. O diabetes, em particular o tipo 2, alcançará a  principal causa de morte em todo o mundo em 2030.

O número de pessoas que sofrem com diabetes tipo 2 aumentou 390% nos últimos 35 anos, e por enquanto há apenas formas de minimizar os seus sintomas, não uma verdadeira cura funcional. Talvez esta seja a droga que finalmente vai mudar isso.

Entendendo seu Tratamento

Entender seu tratamento é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida. Sugiro a leitura do livro digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, para você conhecer os detalhes de seu tratamento, clique no botão abaixo:

QUERO ENTENDER MEU TRATAMENTO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostrando alimentos saudáveis como frutas e legumes: tomates, brócolis, maçã. Uma fita métrica amarela com a numeração em preto um medidor de glicose e um estetoscópio

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do …

6 Comentários

  1. Lusval Oliveira Santos

    Se precisar de cobaia estou a disposição

  2. Precisam de voluntários?

  3. Maria Jose das Gracas Caramori

    Boa tarde
    gostaria de ter mais informaçoes tecnicas sobre a abrdagem para tratamento. Estudo meu organismo ha uns 10 anos e cheguei a uma pesquisa que garantia a neogenese dasw celulas pancreaticas atraves do ALA. Seria possivel? para isso tenho que suprimir os mesicamentos atuais e usar o ALA?

    grata pela resposta

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"