fbpx
terça-feira , 6 de fevereiro de 2024

Mito ou Verdade: Existe fruta proibida para diabéticos?

Quando se trata de Diabetes a fruta é vista com desconfiança, mas atualmente, com os novos tratamentos dietéticos as restrições de alimentos têm sido cada vez menor e o  termo “dieta para diabéticos”  já caiu em desuso. Não existe uma fruta que o portador de diabetes possa ou não comer, o que existe é a quantidade e o horário a ser respeitado.

É de grande importância que as pessoas com diabetes sejam educadas no sentido de adotar hábitos alimentares saudáveis, hábitos estes semelhantes aos das pessoas não diabéticas que pretendem alcançar um bom estado de saúde e qualidade de vida.

A Frutose é o açúcar natural das frutas e não prejudica a saúde dos diabéticos, desde que usadas em porções adequadas. Como não estamos falando de um indivíduo específico, a recomendação de frutas segue a da Pirâmide Alimentar da FAO (Food and Agriculrure Organization), ou seja, mínimo de 3 e máximo de 5 porções ao dia.

Cada indivíduo tem sua necessidade energética individualizada, e as porções são dadas em cima desse valor, dos fracionamentos e do objetivo do paciente, portanto procure um nutricionista.

Dicas de Consumo:

  • As frutas são alimentos saudáveis, ricas em vitaminas, minerais e fibras. É fonte de energia para o corpo, mas não por isso devem ser consumidas à vontade;
  • O uso exagerado de frutas pode causar hiperglicemia e ganho de peso;
  • Consumir uma porção de fruta nas grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar), é a indicação mínima de consumo – 3 porções/dia;
  • As frutas, quando possível, devem ser consumidas com as cascas e bagaços, ricos em fibras e, assim, diminuem o tempo de absorção da glicose;
  • Nos outros lanches, dê preferência ao consumo de uma fruta associada à produtos integrais: aveia, farelo de trigo, granola;
  • No caso de hipoglicemia, para correção prefira frutas de alto índice glicêmico e de rápida absorção, como: suco de uva, laranja ou melancia;
  • Algumas frutas, como a uva, o caqui, a banana nanica e a manga têm mais açúcar que outras, o que não proíbe o seu consumo, mas indica a necessidade de controlar o tamanho da porção a ser ingerida, o horário e glicemia do momento;

Com o avanço de pesquisas na área de Nutrição e Saúde mitos estão sendo quebrados e proibições estão sendo banidas do cardápio.

Recomeçando… As frutas contêm açúcar, mas um açúcar natural, que não prejudica a saúde do portador de Diabetes, desde que usadas em quantidades adequadas e horários corretos.

O que se vê agora é que as pessoas com Diabetes ganharam uma liberdade nutricional à medida que conseguimos evoluir com o tratamento da patologia, principalmente na dimensão multidisciplinar. Permitindo a implantação de um novo método dietoterápico chamado Contagem de Carboidratos.

Neste caso, o termo “Dieta para Diabetes” cai em desuso! Assim como o nosso título, não existem frutas proibidas para Diabéticos. A verdade é que todas as frutas são permitidas para pessoas com diabetes.

A alimentação do diabético contempla os mesmos padrões de Recomendações Nutricionais que a população saudável em geral, podendo ter como guia nutricional a mesma pirâmide alimentar da dieta saudável, sendo esta uma alimentação composta de variedade, proporcionalidade, diversidade e qualidade.

De acordo com o guia alimentar, isso significa que uma criança pode ingerir cerca de 3 frutas por dia, um adolescente ou uma gestante no máximo de 4 frutas diárias, um adulto entre 2 a 5 frutas, dependendo de sua atividade física, e um obeso poderá ter seu limite fixado em 3 frutas ao dia.

As frutas são cheias de benefícios para nossa saúde, portanto, o seu consumo diário é importante. Além de turbinar o sistema imunológico e prevenir doenças, também traz a sensação de bem-estar, saciedade e engana a vontade de comer os calóricos doces.

Diabético pode comer Salada de Frutas?

Uma maneira diferente de estar consumindo as frutas é a salada , onde mistura-se diferentes tipo de frutas, uma maneira mais gostosa e saudável de comer tanta saúde, e é claro que as pessoas com diabetes não poderiam nunca ficar de fora dessa!

Pera, uva, maçã e suco de laranja natural…. Salada Mista: Conheça mais seus Ingredientes.

Pera: Contém quantidades razoáveis das Vitaminas A, C e do Complexo B e dos minerais: sódio, potássio, cálcio e fósforo. Além do mais, é rica em fibras.

Pera – 100g – 1 unidade média – 59 Kcal – 15g de CHO

Uva Itália: É uma fruta rica em carboidratos, apresentando também Vitaminas do Complexo B  e C e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e sódio. Contém compostos antioxidantes e anticancerígenos, e na sua casca contém resveratrol, uma substância funcional que inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o HDL, bom colesterol.

Uva – 80g – 10 gomos médios – 57 Kcal – 14g de CHO

Maçã: Fruta rica em Vitaminas B1, B2, Niacina e Sais Minerais, como: fósforo e ferro. Boa fonte de fibra, pois contém pectina que ajuda a evitar a constipação intestinal. Recomenda a ingestão com a casca.

Maçã – 80g – 1 unidade pequena – 47 Kcal – 12g de CHO

Laranja: Fruta bastante rica em Vitamina C, excelente fonte de antioxidante. Também contém minerais como: cálcio, ferro e fósforo e Vitaminas A e do Complexo B. Contém quantidade razoável de fibras. Na salada é usada na forma de suco, laranjada.

Laranja – 100g –  1 unidade média – 47 Kcal – 12g de CHO

Salada Mista – 150 ml – 1 copo pequeno cheio – 79 Kcal – 19g de CHO

Dica Extra para você que tem dúvidas sobre alimentação 

Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.

Por este motivo eu escrevi o Livro Digital Alimentação Sem Restrição, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital Alimentação sem Restrição, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Imagem mostra um medidor de glicose com u lancetador e alguns alimentos crus, como macarrão, pimentão, alho, tomate e cebola

Alimentos ideais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes deve cortar alimentos como refrigerantes e balas e investir nas fontes de …

10 Comentários

  1. Leio diariamente suas recomendações. Já vejo a doença com outros olhos e assim fica mas fácil seguir as restrições alimentares, além disso, eu sempre gostei de frutas.

    • Camila Cialdini Faria

      Bom Dia Branca!

      Obrigada pelo carinho de todo dia…

      Fico feliz que minhas informações sejam úteis… continue acompanhando os post da Doce Vida!
      O ideal é perder omedo da comida e saber que o controle está em suas mãos!

      Obrigada,
      Camila Faria

  2. Otima a reportagem sobre a dieta dos diabéticos, gostaria que você me informasse se existe alguma restrição de frutas para renal crônico por diabete, Grato

  3. Ismael da Silva Quinze Dias

    Abaixo a escravidão Diabética (eu me sinto um escravo diabético).

  4. Ana Lucia S. Cunha Ganci

    Super claro e objetivo… Leitura obrigatória para quem deseja receber ou doar informações consistentes em diabetes! Parabéns!

    • Camila Cialdini Faria

      Bom Dia Ana Lucia,

      Muito Obrigada!
      Fico feliz que a informação tenha sido útil e de fácil entendimento!

      Estou á disposição para dúvidas…

      Obrigada,
      Camila Faria

  5. zilda de amorim moura

    Muito bom saber disso…

    • Camila Cialdini Faria

      Bom Dia Zilda,

      Fico feliz que a informação tenha sido útil… continue acompanhando os post da Doce Vida!

      Obrigada,
      Camila Faria

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"